Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Capitão de longo curso (comandante)
- Agente de manobra e docagem
- Comandante da marinha mercante
- Capitão de longo curso
- Capitão de longo curso (imediato)
- Primeiro oficial de náutica (imediato)
- Capitão de cabotagem
- Prático de portos da marinha mercante
- Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
- Vistoriador naval
- Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
- Segundo oficial de náutica
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Capitão de cabotagem (imediato)
Oficiais de convés devem:
- administrar pessoal;
- realizar inspeção naval a bordo;
- gerenciar material de bordo;
- coordenar manutenção de bordo;
- demonstrar competências pessoais;
- gerenciar operações;
- qualificar pessoal;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- operar cargas;
- navegar com segurança;
Atividades
- tomar decisões;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- trabalhar sob pressão;
- acionar plano de contingência;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- orientar a navegação;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- inspecionar equipamentos de convés;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- supervisionar equipe de convés;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- avaliar as condições para amarração;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- supervisionar o sms;
- trabalhar em equipe;
- preparar a unidade para reboque;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- transportar passageiros;
- testar equipamentos de segurança;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- conferir certificação da tripulação;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- operar guincho de reboque;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- operar o sistema de lastro;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- avaliar o preparo da tripulação;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- controlar certificação da tripulação;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- demonstrar percepção espacial;
- avaliar as condições meteorológicas;
- discriminar cores;
- controlar material de passadiço;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- coordenar operações de reboque;
- operar rampas de cargas;
- manobrar a embarcação;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- demonstrar liderança;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- avaliar as condições para desatracação;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- coordenar operações de resgate;
- demonstrar percepção cinemática;
- demonstrar raciocínio sintético;
- inspecionar as condições de segurança;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- efetuar os registros pertinentes;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- elaborar conteúdo programático;
- verificar marcação das cargas;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- supervisionar seção de câmara;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- fiscalizar o uso de epi;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- conduzir embarcação de salvamento;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- emitir permissão para trabalho;
- avaliar as condições de calado;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- elaborar o plano para reboque;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- avaliar as condições de atracação;
- controlar atmosfera do tanque;
- controlar temperatura dos tanques;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- operar equipamentos de navegação;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- operar rampas de acesso;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- coordenar reuniões de segurança;
- controlar medicamento de bordo;
- ministrar treinamento a bordo;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- realizar o plano de viagem;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- avaliar as condições para desamarração;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- aplicar legislação;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- coordenar postos de emergência;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- discriminar sons e ruídos;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- efetuar auditorias internas;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- demonstrar comportamento proativo;
- coordenar operação de controle à poluição;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- controlar rancho;
- acionar plano de emergência;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- realizar comunicação de bordo;
- elaborar plano de manuseio da carga;
- controlar epi e epc;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- demonstrar raciocínio matemático;
- operar tampas de escotilha;
- demonstrar capacidade de negociação;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- controlar planos de bordo;
- controlar material de combate à poluição;
- elaborar material didático;
- verificar compatibilidade de cargas;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- elaborar planos de carregamento descarga;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- ministrar treinamento em terra;
- proferir palestras;
- operar cobertas de cargas;
- elaborar apresentações;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- definir área segura para trabalho;
- consultar legislação;
- demonstrar raciocínio analítico;
- controlar material de custeio;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- ministrar aulas de formação profissional;
- verificar peação da carga;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- conferir certificação da embarcação;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- demonstrar criatividade;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- manusear cargas a bordo;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- testar equipamentos de salvatagem;
Setores que mais contratam Capitão de cabotagem (imediato) no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Atividades de agenciamento marítimo
- Locação de embarcações sem tripulação
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
- Escafandria e mergulho