Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Primeiro oficial de náutica (comandante)
- Comandante da marinha mercante
- Capitão de cabotagem
- Capitão de longo curso (comandante)
- Capitão de manobra da marinha mercante
- Segundo oficial de náutica
- Segundo oficial de náutica (imediato)
- Vistoriador naval
- Capitão de cabotagem (comandante)
- Imediato da marinha mercante
- Primeiro oficial de náutica (imediato)
- Prático de portos da marinha mercante
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Capitão de cabotagem (imediato)
Oficiais de convés devem:
- administrar pessoal;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- demonstrar competências pessoais;
- coordenar manutenção de bordo;
- qualificar pessoal;
- gerenciar operações;
- operar cargas;
- realizar inspeção naval a bordo;
- navegar com segurança;
- gerenciar material de bordo;
Atividades
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- controlar epi e epc;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- verificar marcação das cargas;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- avaliar as condições para amarração;
- transportar passageiros;
- aplicar legislação;
- elaborar conteúdo programático;
- operar rampas de cargas;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- consultar legislação;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- elaborar planos de carregamento descarga;
- efetuar auditorias internas;
- avaliar o preparo da tripulação;
- conduzir embarcação de salvamento;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- verificar compatibilidade de cargas;
- trabalhar sob pressão;
- efetuar os registros pertinentes;
- coordenar operações de resgate;
- conferir certificação da tripulação;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- demonstrar raciocínio matemático;
- controlar rancho;
- fiscalizar o uso de epi;
- coordenar postos de emergência;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- controlar medicamento de bordo;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- conferir certificação da embarcação;
- emitir permissão para trabalho;
- operar tampas de escotilha;
- inspecionar equipamentos de convés;
- controlar material de combate à poluição;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- elaborar plano de manuseio da carga;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- elaborar material didático;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- testar equipamentos de salvatagem;
- testar equipamentos de segurança;
- discriminar sons e ruídos;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- demonstrar criatividade;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- inspecionar as condições de segurança;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- demonstrar raciocínio sintético;
- verificar peação da carga;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- controlar material de custeio;
- demonstrar liderança;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- ministrar aulas de formação profissional;
- avaliar as condições para desamarração;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- preparar a unidade para reboque;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- coordenar reuniões de segurança;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- demonstrar percepção cinemática;
- manusear cargas a bordo;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- coordenar operações de reboque;
- realizar comunicação de bordo;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- controlar material de passadiço;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- tomar decisões;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- operar cobertas de cargas;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- elaborar apresentações;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- demonstrar percepção espacial;
- elaborar o plano para reboque;
- realizar o plano de viagem;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- demonstrar raciocínio analítico;
- controlar planos de bordo;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- ministrar treinamento em terra;
- demonstrar comportamento proativo;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- controlar temperatura dos tanques;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- discriminar cores;
- trabalhar em equipe;
- coordenar operação de controle à poluição;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- controlar atmosfera do tanque;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- ministrar treinamento a bordo;
- avaliar as condições de calado;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- proferir palestras;
- controlar certificação da tripulação;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- operar o sistema de lastro;
- acionar plano de emergência;
- operar equipamentos de navegação;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- manobrar a embarcação;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- demonstrar capacidade de negociação;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- operar guincho de reboque;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- acionar plano de contingência;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- avaliar as condições de atracação;
- operar rampas de acesso;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- orientar a navegação;
- supervisionar seção de câmara;
- avaliar as condições para desatracação;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- supervisionar equipe de convés;
- avaliar as condições meteorológicas;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- definir área segura para trabalho;
- supervisionar o sms;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
Setores que mais contratam Capitão de cabotagem (imediato) no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Atividades de agenciamento marítimo
- Locação de embarcações sem tripulação
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
- Escafandria e mergulho