Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Capitão de manobra da marinha mercante
- Capitão de cabotagem (comandante)
- Capitão de longo curso (comandante)
- Imediato da marinha mercante
- Primeiro oficial de náutica (comandante)
- Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
- Primeiro oficial de náutica
- Segundo oficial de náutica (comandante)
- Capitão de cabotagem
- Inspetor naval
- Comandante da marinha mercante
- Inspetor de terminal
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Capitão de cabotagem (imediato)
Oficiais de convés devem:
- administrar pessoal;
- gerenciar operações;
- qualificar pessoal;
- gerenciar material de bordo;
- coordenar manutenção de bordo;
- realizar inspeção naval a bordo;
- navegar com segurança;
- operar cargas;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- ministrar treinamento em terra;
- transportar passageiros;
- tomar decisões;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- consultar legislação;
- proferir palestras;
- avaliar as condições de calado;
- demonstrar raciocínio sintético;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- avaliar as condições para desatracação;
- operar equipamentos de navegação;
- avaliar o preparo da tripulação;
- operar o sistema de lastro;
- demonstrar percepção cinemática;
- testar equipamentos de segurança;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- discriminar cores;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- testar equipamentos de salvatagem;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- elaborar material didático;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- orientar a navegação;
- aplicar legislação;
- controlar atmosfera do tanque;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- demonstrar percepção espacial;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- fiscalizar o uso de epi;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- coordenar reuniões de segurança;
- preparar a unidade para reboque;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- verificar peação da carga;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- operar guincho de reboque;
- operar rampas de cargas;
- definir área segura para trabalho;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- operar tampas de escotilha;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- coordenar postos de emergência;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- efetuar os registros pertinentes;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- controlar material de combate à poluição;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- demonstrar capacidade de negociação;
- elaborar planos de carregamento descarga;
- coordenar operações de reboque;
- supervisionar equipe de convés;
- emitir permissão para trabalho;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- demonstrar comportamento proativo;
- demonstrar raciocínio matemático;
- avaliar as condições para desamarração;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- elaborar apresentações;
- verificar compatibilidade de cargas;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- ministrar aulas de formação profissional;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- operar rampas de acesso;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- trabalhar sob pressão;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- realizar comunicação de bordo;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- avaliar as condições de atracação;
- elaborar conteúdo programático;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- demonstrar criatividade;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- conferir certificação da embarcação;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- demonstrar liderança;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- acionar plano de emergência;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- ministrar treinamento a bordo;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- controlar medicamento de bordo;
- demonstrar raciocínio analítico;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- elaborar o plano para reboque;
- inspecionar equipamentos de convés;
- supervisionar o sms;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- coordenar operação de controle à poluição;
- conduzir embarcação de salvamento;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- controlar rancho;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- controlar certificação da tripulação;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- avaliar as condições para amarração;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- conferir certificação da tripulação;
- realizar o plano de viagem;
- controlar material de custeio;
- trabalhar em equipe;
- supervisionar seção de câmara;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- avaliar as condições meteorológicas;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- inspecionar as condições de segurança;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- efetuar auditorias internas;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- manusear cargas a bordo;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- manobrar a embarcação;
- coordenar operações de resgate;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- operar cobertas de cargas;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- controlar material de passadiço;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- verificar marcação das cargas;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- acionar plano de contingência;
- controlar planos de bordo;
- elaborar plano de manuseio da carga;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- controlar temperatura dos tanques;
- discriminar sons e ruídos;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- controlar epi e epc;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
Setores que mais contratam Capitão de cabotagem (imediato) no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Atividades de agenciamento marítimo
- Locação de embarcações sem tripulação
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
- Escafandria e mergulho