Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Segundo oficial de náutica (imediato)
- Vistoriador naval
- Capitão de cabotagem (comandante)
- Segundo oficial de náutica (comandante)
- Capitão de cabotagem
- Capitão de longo curso (comandante)
- Capitão de manobra da marinha mercante
- Agente de manobra e docagem
- Inspetor naval
- Comandante da marinha mercante
- Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
- Primeiro oficial de náutica (comandante)
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Capitão de cabotagem (imediato)
Oficiais de convés devem:
- gerenciar operações;
- realizar inspeção naval a bordo;
- gerenciar material de bordo;
- coordenar manutenção de bordo;
- operar cargas;
- administrar pessoal;
- demonstrar competências pessoais;
- qualificar pessoal;
- navegar com segurança;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
Atividades
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- demonstrar capacidade de negociação;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- coordenar operações de reboque;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- controlar rancho;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- inspecionar as condições de segurança;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- trabalhar em equipe;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- realizar comunicação de bordo;
- avaliar as condições para desatracação;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- avaliar as condições meteorológicas;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- ministrar treinamento em terra;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- consultar legislação;
- coordenar postos de emergência;
- avaliar o preparo da tripulação;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- aplicar legislação;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- demonstrar raciocínio sintético;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- elaborar material didático;
- operar tampas de escotilha;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- emitir permissão para trabalho;
- demonstrar percepção cinemática;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- efetuar auditorias internas;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- operar guincho de reboque;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- demonstrar comportamento proativo;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- acionar plano de contingência;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- demonstrar percepção espacial;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- coordenar operações de resgate;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- controlar material de custeio;
- conferir certificação da embarcação;
- orientar a navegação;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- manusear cargas a bordo;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- fiscalizar o uso de epi;
- controlar medicamento de bordo;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- testar equipamentos de salvatagem;
- avaliar as condições para desamarração;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- ministrar treinamento a bordo;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- transportar passageiros;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- controlar planos de bordo;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- demonstrar raciocínio analítico;
- elaborar o plano para reboque;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- discriminar sons e ruídos;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- controlar material de passadiço;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- coordenar reuniões de segurança;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- elaborar conteúdo programático;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- elaborar planos de carregamento descarga;
- demonstrar raciocínio matemático;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- definir área segura para trabalho;
- proferir palestras;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- discriminar cores;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- conduzir embarcação de salvamento;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- verificar marcação das cargas;
- verificar compatibilidade de cargas;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- inspecionar equipamentos de convés;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- controlar temperatura dos tanques;
- demonstrar liderança;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- coordenar operação de controle à poluição;
- operar cobertas de cargas;
- elaborar plano de manuseio da carga;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- avaliar as condições de calado;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- controlar certificação da tripulação;
- testar equipamentos de segurança;
- avaliar as condições para amarração;
- supervisionar o sms;
- operar rampas de cargas;
- ministrar aulas de formação profissional;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- elaborar apresentações;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- acionar plano de emergência;
- tomar decisões;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- controlar atmosfera do tanque;
- manobrar a embarcação;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- operar equipamentos de navegação;
- supervisionar equipe de convés;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- supervisionar seção de câmara;
- verificar peação da carga;
- preparar a unidade para reboque;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- operar o sistema de lastro;
- efetuar os registros pertinentes;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- operar rampas de acesso;
- conferir certificação da tripulação;
- trabalhar sob pressão;
- demonstrar criatividade;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- controlar epi e epc;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- controlar material de combate à poluição;
- avaliar as condições de atracação;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- realizar o plano de viagem;
- executar procedimentos para navegação costeira;
Setores que mais contratam Capitão de cabotagem (imediato) no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Atividades de agenciamento marítimo
- Locação de embarcações sem tripulação
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
- Escafandria e mergulho