Salário para o cargo de Capitão de cabotagem (imediato)
CBO 2151-25 > Oficiais de convés

Capitão de cabotagem (imediato) - Descrição, atividades e funções do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Capitão de cabotagem (imediato)

Oficiais de convés devem:

  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • gerenciar material de bordo;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • navegar com segurança;
  • operar cargas;
  • qualificar pessoal;
  • gerenciar operações;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • administrar pessoal;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • operar cobertas de cargas;
  • controlar certificação da tripulação;
  • manusear cargas a bordo;
  • controlar temperatura dos tanques;
  • elaborar material didático;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • supervisionar o sms;
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • controlar material de passadiço;
  • conferir certificação da tripulação;
  • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • tomar decisões;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • avaliar as condições de calado;
  • emitir permissão para trabalho;
  • supervisionar seção de câmara;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • controlar material de custeio;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • realizar o plano de viagem;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • coordenar postos de emergência;
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • acionar plano de contingência;
  • proferir palestras;
  • consultar legislação;
  • trabalhar sob pressão;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • coordenar operações de resgate;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • controlar atmosfera do tanque;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • supervisionar equipe de combate à poluição;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • controlar medicamento de bordo;
  • controlar planos de bordo;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • conferir certificação da embarcação;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • transportar passageiros;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • manobrar a embarcação;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • acionar plano de emergência;
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • controlar material de combate à poluição;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • elaborar conteúdo programático;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • realizar comunicação de bordo;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • ministrar treinamento em terra;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • controlar rancho;
  • operar rampas de cargas;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • operar tampas de escotilha;
  • elaborar apresentações;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • demonstrar criatividade;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • elaborar planos de carregamento descarga;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • avaliar as condições de atracação;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • definir área segura para trabalho;
  • testar equipamentos de segurança;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • elaborar o plano para reboque;
  • supervisionar equipe de convés;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • verificar marcação das cargas;
  • trabalhar em equipe;
  • operar guincho de reboque;
  • orientar a navegação;
  • efetuar auditorias internas;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • operar o sistema de lastro;
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • discriminar sons e ruídos;
  • demonstrar percepção espacial;
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • preparar a unidade para reboque;
  • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
  • operar rampas de acesso;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • verificar compatibilidade de cargas;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • verificar peação da carga;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • elaborar plano de manuseio da carga;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • operar equipamentos de navegação;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • coordenar operações de reboque;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • avaliar as condições para amarração;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • demonstrar liderança;
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • discriminar cores;
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • controlar epi e epc;
  • supervisionar equipe de conexão de mangote;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • aplicar legislação;


Setores que mais contratam Capitão de cabotagem (imediato) no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Locação de embarcações sem tripulação
  • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Escafandria e mergulho




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