Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Capitão de longo curso (imediato)
- Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
- Inspetor naval
- Capitão de longo curso
- Segundo oficial de náutica
- Capitão de cabotagem (comandante)
- Segundo oficial de náutica (imediato)
- Comandante da marinha mercante
- Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
- Primeiro oficial de náutica (imediato)
- Inspetor de terminal
- Primeiro oficial de náutica
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Capitão de cabotagem (imediato)
Oficiais de convés devem:
- navegar com segurança;
- administrar pessoal;
- demonstrar competências pessoais;
- qualificar pessoal;
- realizar inspeção naval a bordo;
- gerenciar material de bordo;
- coordenar manutenção de bordo;
- gerenciar operações;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- operar cargas;
Atividades
- orientar a navegação;
- elaborar material didático;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- elaborar apresentações;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- coordenar reuniões de segurança;
- proferir palestras;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- avaliar as condições para desatracação;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- controlar material de combate à poluição;
- avaliar o preparo da tripulação;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- transportar passageiros;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- coordenar postos de emergência;
- controlar material de custeio;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- discriminar cores;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- consultar legislação;
- operar guincho de reboque;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- efetuar os registros pertinentes;
- avaliar as condições de atracação;
- avaliar as condições meteorológicas;
- trabalhar sob pressão;
- operar rampas de acesso;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- supervisionar o sms;
- conferir certificação da tripulação;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- operar cobertas de cargas;
- demonstrar raciocínio matemático;
- realizar comunicação de bordo;
- acionar plano de contingência;
- supervisionar seção de câmara;
- aplicar legislação;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- acionar plano de emergência;
- operar tampas de escotilha;
- supervisionar equipe de convés;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- inspecionar equipamentos de convés;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- controlar temperatura dos tanques;
- demonstrar raciocínio analítico;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- controlar material de passadiço;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- verificar peação da carga;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- elaborar planos de carregamento descarga;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- verificar compatibilidade de cargas;
- demonstrar percepção cinemática;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- ministrar treinamento em terra;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- conferir certificação da embarcação;
- verificar marcação das cargas;
- discriminar sons e ruídos;
- fiscalizar o uso de epi;
- demonstrar percepção espacial;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- elaborar o plano para reboque;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- manusear cargas a bordo;
- controlar atmosfera do tanque;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- inspecionar as condições de segurança;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- conduzir embarcação de salvamento;
- avaliar as condições para amarração;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- testar equipamentos de segurança;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- controlar planos de bordo;
- demonstrar criatividade;
- operar rampas de cargas;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- coordenar operações de resgate;
- demonstrar raciocínio sintético;
- avaliar as condições de calado;
- ministrar treinamento a bordo;
- demonstrar liderança;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- controlar certificação da tripulação;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- emitir permissão para trabalho;
- demonstrar capacidade de negociação;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- definir área segura para trabalho;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- realizar o plano de viagem;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- operar equipamentos de navegação;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- demonstrar comportamento proativo;
- operar o sistema de lastro;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- controlar medicamento de bordo;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- controlar rancho;
- manobrar a embarcação;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- avaliar as condições para desamarração;
- ministrar aulas de formação profissional;
- coordenar operação de controle à poluição;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- preparar a unidade para reboque;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- coordenar operações de reboque;
- trabalhar em equipe;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- testar equipamentos de salvatagem;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- elaborar plano de manuseio da carga;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- controlar epi e epc;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- tomar decisões;
- efetuar auditorias internas;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- elaborar conteúdo programático;
Setores que mais contratam Capitão de cabotagem (imediato) no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Atividades de agenciamento marítimo
- Locação de embarcações sem tripulação
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
- Escafandria e mergulho