Quanto ganha um Capitão de cabotagem (imediato)
Um Capitão de cabotagem (imediato) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 6.052,33 e R$ 16.007,69, com a média salarial de R$ 8.915,97 e o salário mediana em R$ 8.475,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 8.915,97 | 106.991,64 | 2.228,99 | 41,47 |
1º Quartil | 6.052,33 | 72.627,96 | 1.513,08 | 28,15 |
Salário Mediana | 8.475,00 | 101.700,00 | 2.118,75 | 39,42 |
3º Quartil | 13.216,06 | 158.592,72 | 3.304,02 | 61,47 |
Teto Salarial | 16.007,69 | 192.092,28 | 4.001,92 | 74,45 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Capitão de longo curso
- Prático de portos da marinha mercante
- Inspetor de terminal
- Inspetor naval
- Segundo oficial de náutica (imediato)
- Capitão de longo curso (imediato)
- Vistoriador naval
- Comandante da marinha mercante
- Capitão de cabotagem (comandante)
- Capitão de cabotagem
- Segundo oficial de náutica (comandante)
- Segundo oficial de náutica
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Capitão de cabotagem (imediato)
Oficiais de convés devem:
- gerenciar operações;
- demonstrar competências pessoais;
- gerenciar material de bordo;
- administrar pessoal;
- coordenar manutenção de bordo;
- navegar com segurança;
- qualificar pessoal;
- realizar inspeção naval a bordo;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- operar cargas;
Atividades
- inspecionar condições de navegabilidade;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- inspecionar equipamentos de convés;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- controlar material de custeio;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- avaliar as condições meteorológicas;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- controlar certificação da tripulação;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- controlar planos de bordo;
- demonstrar raciocínio matemático;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- operar cobertas de cargas;
- controlar material de passadiço;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- coordenar reuniões de segurança;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- avaliar as condições para desamarração;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- controlar medicamento de bordo;
- coordenar postos de emergência;
- trabalhar em equipe;
- elaborar apresentações;
- avaliar o preparo da tripulação;
- operar o sistema de lastro;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- avaliar as condições de atracação;
- definir área segura para trabalho;
- manobrar a embarcação;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- elaborar plano de manuseio da carga;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- fiscalizar o uso de epi;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- demonstrar comportamento proativo;
- testar equipamentos de segurança;
- supervisionar o sms;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- trabalhar sob pressão;
- orientar a navegação;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- elaborar o plano para reboque;
- acionar plano de emergência;
- verificar peação da carga;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- coordenar operação de controle à poluição;
- acionar plano de contingência;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- realizar comunicação de bordo;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- discriminar sons e ruídos;
- supervisionar seção de câmara;
- operar equipamentos de navegação;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- operar rampas de acesso;
- avaliar as condições para amarração;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- coordenar operações de reboque;
- controlar rancho;
- elaborar conteúdo programático;
- conferir certificação da tripulação;
- controlar material de combate à poluição;
- verificar compatibilidade de cargas;
- efetuar os registros pertinentes;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- demonstrar capacidade de negociação;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- preparar a unidade para reboque;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- conduzir embarcação de salvamento;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- verificar marcação das cargas;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- consultar legislação;
- operar guincho de reboque;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- conferir certificação da embarcação;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- inspecionar as condições de segurança;
- operar rampas de cargas;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- elaborar material didático;
- avaliar as condições para desatracação;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- discriminar cores;
- controlar temperatura dos tanques;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- ministrar treinamento a bordo;
- testar equipamentos de salvatagem;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- emitir permissão para trabalho;
- aplicar legislação;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- controlar atmosfera do tanque;
- demonstrar criatividade;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- avaliar as condições de calado;
- efetuar auditorias internas;
- tomar decisões;
- demonstrar raciocínio sintético;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- demonstrar percepção espacial;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- controlar epi e epc;
- supervisionar equipe de convés;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- transportar passageiros;
- manusear cargas a bordo;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- ministrar aulas de formação profissional;
- ministrar treinamento em terra;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- proferir palestras;
- demonstrar raciocínio analítico;
- coordenar operações de resgate;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- demonstrar percepção cinemática;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- realizar o plano de viagem;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- elaborar planos de carregamento descarga;
- operar tampas de escotilha;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- demonstrar liderança;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
Setores que mais contratam Capitão de cabotagem (imediato) no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Atividades de agenciamento marítimo
- Locação de embarcações sem tripulação
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
- Escafandria e mergulho