Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Comandante da marinha mercante
- Prático de portos da marinha mercante
- Inspetor de terminal
- Capitão de longo curso (imediato)
- Primeiro oficial de náutica (comandante)
- Vistoriador naval
- Inspetor naval
- Capitão de cabotagem (comandante)
- Capitão de manobra da marinha mercante
- Segundo oficial de náutica (imediato)
- Capitão de longo curso
- Segundo oficial de náutica (comandante)
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Capitão de cabotagem (imediato)
Oficiais de convés devem:
- administrar pessoal;
- demonstrar competências pessoais;
- gerenciar material de bordo;
- operar cargas;
- realizar inspeção naval a bordo;
- qualificar pessoal;
- coordenar manutenção de bordo;
- navegar com segurança;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- gerenciar operações;
Atividades
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- transportar passageiros;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- orientar a navegação;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- controlar epi e epc;
- avaliar as condições de calado;
- manusear cargas a bordo;
- definir área segura para trabalho;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- trabalhar em equipe;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- controlar temperatura dos tanques;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- controlar certificação da tripulação;
- supervisionar seção de câmara;
- operar cobertas de cargas;
- controlar material de combate à poluição;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- inspecionar as condições de segurança;
- ministrar aulas de formação profissional;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- verificar compatibilidade de cargas;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- trabalhar sob pressão;
- elaborar plano de manuseio da carga;
- emitir permissão para trabalho;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- controlar material de custeio;
- operar rampas de acesso;
- tomar decisões;
- efetuar os registros pertinentes;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- controlar atmosfera do tanque;
- consultar legislação;
- verificar peação da carga;
- demonstrar percepção espacial;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- manobrar a embarcação;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- realizar o plano de viagem;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- testar equipamentos de salvatagem;
- operar equipamentos de navegação;
- operar rampas de cargas;
- preparar a unidade para reboque;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- controlar rancho;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- realizar comunicação de bordo;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- efetuar auditorias internas;
- conduzir embarcação de salvamento;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- elaborar o plano para reboque;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- discriminar sons e ruídos;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- avaliar as condições de atracação;
- avaliar o preparo da tripulação;
- conferir certificação da tripulação;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- controlar material de passadiço;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- executar procedimentos de serviços no porto;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- coordenar operações de reboque;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- acionar plano de contingência;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- coordenar reuniões de segurança;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- coordenar operação de controle à poluição;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- inspecionar condições de navegabilidade;
- verificar marcação das cargas;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- operar tampas de escotilha;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- operar o sistema de lastro;
- demonstrar comportamento proativo;
- inspecionar equipamentos de convés;
- proferir palestras;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- ministrar treinamento em terra;
- controlar planos de bordo;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- avaliar as condições para desatracação;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- supervisionar equipe de convés;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- demonstrar raciocínio sintético;
- operar guincho de reboque;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- ministrar treinamento a bordo;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- avaliar as condições meteorológicas;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- demonstrar percepção cinemática;
- conferir certificação da embarcação;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- aplicar legislação;
- elaborar material didático;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- avaliar as condições para desamarração;
- demonstrar liderança;
- supervisionar o sms;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- coordenar operações de resgate;
- demonstrar capacidade de negociação;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- demonstrar raciocínio analítico;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- fiscalizar o uso de epi;
- elaborar planos de carregamento descarga;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- demonstrar criatividade;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- elaborar apresentações;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- controlar medicamento de bordo;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- avaliar as condições para amarração;
- demonstrar raciocínio matemático;
- acionar plano de emergência;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- coordenar postos de emergência;
- discriminar cores;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- elaborar conteúdo programático;
- testar equipamentos de segurança;
Setores que mais contratam Capitão de cabotagem (imediato) no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Atividades de agenciamento marítimo
- Locação de embarcações sem tripulação
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
- Escafandria e mergulho