Salário para o cargo de Borracheiro
CBO 9921-15 > Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Borracheiro - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam manutenção de equipamentos, montagem e desmontagem de pneu e alinhamento. Controlam vida útil e utilização do pneu. Trocam e ressulcam pneus. Consertam pneus a frio e a quente, reparam câmara de ar e balanceiam conjunto de roda e pneu. Prestam socorro a veículos e lavam chassi e peças. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Quanto ganha um Borracheiro

Um Borracheiro trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.223,12 e R$ 2.863,68, com a média salarial de R$ 1.586,80 e o salário mediana em R$ 1.411,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Borracheiro

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.586,80 19.041,64 396,70 7,27
1º Quartil 1.223,12 14.677,43 305,78 5,60
Salário Mediana 1.411,00 16.932,00 352,75 6,47
3º Quartil 2.183,96 26.207,55 545,99 10,01
Teto Salarial 2.863,68 34.364,13 715,92 13,12


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção
    • Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação
      • Trabalhadores elementares da manutenção
        • Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.288 - 2.784 1.691,55 1.288,23 1.566,36 2.298,69 2.784,25
Rio de Janeiro - RJ 1.185 - 2.716 1.542,19 1.185,36 1.331,00 2.242,07 2.715,67
Goiânia - GO 1.092 - 2.293 1.416,12 1.091,60 1.358,50 1.893,27 2.293,19
Curitiba - PR 1.327 - 2.273 1.533,82 1.327,23 1.450,00 1.876,99 2.273,47
Belo Horizonte - MG 1.125 - 2.192 1.391,02 1.124,70 1.291,00 1.809,49 2.191,71
Uberlândia - MG 1.101 - 1.941 1.276,33 1.100,80 1.174,88 1.602,10 1.940,51
Contagem - MG 1.093 - 2.405 1.429,90 1.092,83 1.274,06 1.985,55 2.404,96
Brasília - DF 1.141 - 2.361 1.469,45 1.140,81 1.400,00 1.948,88 2.360,55
Guarulhos - SP 1.445 - 2.706 1.779,28 1.444,81 1.676,22 2.234,29 2.706,24
São Bernardo do Campo - SP 1.384 - 2.881 1.777,59 1.384,26 1.600,00 2.378,55 2.880,97
Campo Grande - MS 1.120 - 2.427 1.430,38 1.120,03 1.276,00 2.003,85 2.427,12
Rondonópolis - MT 1.157 - 2.461 1.525,16 1.157,40 1.461,40 2.032,11 2.461,35
Fortaleza - CE 1.112 - 2.190 1.386,96 1.111,66 1.300,00 1.808,46 2.190,46
Itajaí - SC 1.288 - 2.419 1.544,53 1.288,32 1.400,00 1.997,19 2.419,06
Manaus - AM 1.090 - 2.302 1.373,85 1.090,26 1.183,51 1.900,46 2.301,90
Maringá - PR 1.458 - 2.611 1.725,01 1.458,10 1.600,00 2.155,81 2.611,18
Sete Lagoas - MG 1.152 - 1.905 1.327,44 1.152,23 1.296,13 1.573,19 1.905,50
Porto Alegre - RS 1.244 - 2.238 1.478,24 1.243,75 1.388,53 1.847,84 2.238,16
Serra - ES 1.130 - 2.334 1.464,02 1.129,75 1.396,13 1.927,14 2.334,21
São Luís - MA 1.111 - 2.154 1.380,36 1.111,42 1.251,70 1.778,57 2.154,26


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.315 - 4.353 2.026,73 1.315,10 1.600,00 3.593,66 4.352,75
Minas Gerais 1.080 - 2.223 1.363,69 1.080,14 1.229,22 1.835,11 2.222,74
Paraná 1.227 - 2.290 1.511,35 1.226,85 1.448,96 1.890,25 2.289,53
Rio Grande do Sul 1.229 - 3.030 1.623,03 1.229,03 1.365,00 2.501,32 3.029,67
Santa Catarina 1.270 - 2.386 1.527,47 1.269,92 1.400,80 1.969,63 2.385,68
Goiás 1.073 - 2.361 1.435,64 1.072,87 1.372,80 1.949,30 2.361,05
Mato Grosso 1.086 - 2.627 1.544,98 1.085,73 1.436,24 2.169,18 2.627,38
Rio de Janeiro 1.191 - 2.801 1.570,48 1.190,86 1.341,93 2.312,60 2.801,09
Mato Grosso do Sul 1.139 - 2.479 1.509,75 1.138,70 1.405,30 2.046,96 2.479,34
Pará 1.079 - 2.233 1.388,31 1.078,56 1.300,00 1.843,99 2.233,50
Bahia 1.048 - 2.190 1.332,10 1.047,98 1.200,00 1.807,78 2.189,64
Espírito Santo 1.087 - 2.115 1.334,11 1.086,66 1.200,00 1.746,40 2.115,30
Pernambuco 1.072 - 1.914 1.261,84 1.071,99 1.189,00 1.579,82 1.913,53
Ceará 1.052 - 2.135 1.304,18 1.051,77 1.168,00 1.762,52 2.134,82
Maranhão 1.085 - 2.163 1.369,64 1.085,28 1.251,70 1.785,54 2.162,71
Rondônia 1.092 - 2.137 1.308,87 1.092,38 1.178,00 1.764,28 2.136,95
Alagoas 1.070 - 1.814 1.274,46 1.070,35 1.282,53 1.497,93 1.814,34
Tocantins 1.076 - 1.948 1.284,05 1.076,18 1.217,00 1.608,03 1.947,70
Distrito Federal 1.141 - 2.361 1.469,45 1.140,81 1.400,00 1.948,88 2.360,55
Paraíba 1.047 - 1.797 1.189,66 1.047,05 1.110,00 1.483,47 1.796,82
Amazonas 1.090 - 2.318 1.387,45 1.089,90 1.258,63 1.913,52 2.317,71
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.709 1.186,67 1.045,16 1.148,88 1.410,62 1.708,58
Piauí 1.049 - 1.899 1.245,72 1.048,71 1.108,92 1.568,24 1.899,50
Sergipe 1.077 - 1.690 1.212,82 1.076,75 1.189,42 1.395,13 1.689,82
Acre 1.109 - 1.682 1.192,07 1.108,90 1.128,60 1.388,74 1.682,09
Amapá 1.052 - 2.443 1.434,91 1.051,97 1.364,63 2.017,21 2.443,30
Roraima 1.054 - 2.149 1.325,70 1.054,33 1.210,00 1.773,97 2.148,68


Principais locais de trabalho

Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular atuam no segmento de transportes terrestres e na venda, manutenção e reparação de veículos automotores. Trabalham por conta própria ou como autônomos, em equipe, sem supervisão, no caso do borracheiro, e com supervisão permanente (demais ocupações). O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. O borracheiro também pode trabalhar a céu aberto e no período noturno. Em suas atividades diárias, podem permanecer durante longos períodos em posições desconfortáveis. Podem também permanecer expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Para o exercício desse cargo requer-se a quarta série do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Borracheiro

Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular devem:

  • controlar vida Útil e utilização do pneu;
  • lavar chassi;
  • ressulcar pneus;
  • consertar pneus a frio e a quente;
  • realizar alinhamento;
  • prestar socorro a veículos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar montagem e desmontagem de pneu;
  • trocar pneus;
  • reparar câmara de ar;
  • lavar peças;
  • realizar manutenção de equipamentos;
  • balancear conjunto roda e pneu;

  • Atividades

    • verificar pivôs das bandejas de suspensão;
    • separar peças recebidas por origem e posição do carro;
    • verificar vazamentos;
    • lavar carro para reforma e ou revisão;
    • fixar remendo com rolete no pneu;
    • informar-se sobre dimensão e medidas do pneu;
    • vulcanizar pneu;
    • localizar vazamento na camara de ar;
    • retirar friso;
    • lavar com jato de água quente ou frio o chassi do carro;
    • verificar óleo do compressor;
    • retirar agulha do refil;
    • preencher ficha de controle de uso de pneus;
    • verificar borrachas da barra de torsão acima do diferencial (linha pesada);
    • aplicar cimento vulcanizante;
    • retirar objeto perfurante;
    • sinalizar pista;
    • aplicar desengraxante no chassi com ar comprimido;
    • inflar câmara de ar com a válvula;
    • utilizar produto de lavagem adequado;
    • descolar talões do pneu;
    • colocar calço no estirante quando necessário (linha pesada);
    • verificar buchas de bandeja inferior e superior (linha leve);
    • verificar terminal e caixa de direção;
    • trabalhar em equipe;
    • acionar máquina para girar pneu;
    • resfriar câmaras de ar em temperatura ambiente ou na água;
    • repor óleo do macaco hidráulico;
    • aplicar lubrificante no talão (linha do pneu);
    • verificar amortecedores e seus componentes;
    • verificar conjunto de feixe de molas (linha pesada);
    • assentar friso na roda;
    • fixar borracha de ligação;
    • colocar pesos de chumbo na parte superior horizontal da roda;
    • manter calibragem dos pneus;
    • retirar pneu da roda;
    • informar sobre ano e modelo do carro;
    • proteger o sistema de distribuição do veículo;
    • medir alinhamento do chassi;
    • verificar vazamentos do macaco hidráulico;
    • secar peças com ar comprimido ou pano;
    • escovar roda e friso da roda;
    • participar em reuniões da cipa;
    • consultar ficha do pneu;
    • selecionar lâminas da máquina de ressulcagem;
    • verificar ovalação da roda;
    • levantar informações sobre o acontecido;
    • verificar resíduos após lavagem;
    • retirar câmara de ar do pneu;
    • demonstrar eficiência;
    • verificar torsão nos eixos dianteiro e traseiro;
    • verificar freios;
    • trabalhar com segurança;
    • cobrir remendo com papel celofane;
    • limpar ferramentas;
    • ressulcar o pneu acompanhando o desenho do sulco original;
    • verificar folga de cubo e manga de eixo;
    • inflar pneu ou câmara com ar comprimido;
    • esgotar água do compressor;
    • preencher ficha de especificação do serviço;
    • apertar porcas em sentido x;
    • afrouxar porcas;
    • levantar informações sobre tipo de roda (raiada ou disco);
    • verificar se o pneu é ressulcável;
    • investigar folgas dos pivôs superiores e inferiores;
    • colocar cônicos e porcas no prisioneiro;
    • posicionar macaco na base do carro;
    • verificar bexiga de ar da suspensão dianteira e traseira (linha pesada);
    • limpar parte interna do pneu;
    • demonstrar atenção pelos clientes;
    • colocar água na câmara (trator agrícola);
    • calibrar pneu;
    • examinar pneu;
    • verificar cambagem e caster dos eixos dianteiros e traseiros;
    • separar pneus por medidas;
    • aplicar talco grafite ou pasta entre as regiões de contato da câmara e pneu;
    • preparar produto (desengraxante);
    • fixar válvula na câmara;
    • verificar borrachas da barra de torção e do estabilizador de direção;
    • retirar núcleo de válvula;
    • colocar conjunto protetor, câmara e pneu na roda;
    • colocar cavalete no eixo do carro;
    • limpar lado externo do pneu;
    • colocar câmara na máquina vulcanizadora;
    • aplicar desengraxante nas peças;
    • lavar diferencial, eixo cardã e eixo dianteiro (carro elétrico);
    • retirar câmara de ar da máquina vulcanizadora;
    • controlar as peças;
    • utilizar ferramentas adequadas;
    • verificar molas espirais (linha leve);
    • regular eixo do estirante (linha pesada);
    • inspecionar atravessamento de eixo traseiro e dianteiro;
    • remover resíduos;
    • selecionar macaco hidráulico de acordo com peso a ser levantado;
    • colocar roda nos prisioneiros dos cubos;
    • posicionar cavalete de segurança;
    • retirar conjunto pneu e roda do carro;
    • lavar com água fria a carroceria do veículo;
    • secar câmara de ar;
    • demonstrar senso de observação;
    • examinar estado de carcaça do pneu;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • lixar câmara de ar com esmeril ao redor do furo;
    • retirar protetor da câmara de ar;
    • realizar rodízio de pneus;
    • inspecionar pneu;
    • retirar cônicos e porcas;
    • introduzir refil de vedação no furo;
    • fixar castanhas e porcas em rodas raiadas;
    • demonstrar senso de humor;
    • dirigir-se ao local com os equipamentos necessários;
    • verificar condições do pneu;
    • armazenar peças lavadas em local protegido de impurezas do ar;
    • receber peças desmontadas;
    • fixar rodas com parafusos;
    • centralizar rodas raiadas;
    • verificar necessidade de mais ou menos peso de chumbo no pneu;
    • erguer veículos;
    • verificar desligamento do varão do sistema elétrico do veículo;
    • marcar pneu;
    • mergulhar câmara de ar em uma caixa d´água;
    • calçar rodas dianteiras e traseiras;
    • controlar número de reformas sofridas pelo pneu;
    • fixar manchão no pneu;
    • utilizar equipamentos de proteção individual;
    • verificar temperatura do motor para utilização de água quente ou fria;
    • descontaminar local do conserto;
    • isolar sistema elétrico do veículo;
    • demonstrar educação;
    • levantar informações sobre o local;
    • escarear local do remendo;
    • trocar água de caixa d'água;
    • passar cola no local do furo;
    • manter válvula de alívio fechada após uso;
    • controlar entrada e saída de pneus para recapagem;
    • aparar refil rente ao pneu;
    • retirar cavalete e macaco hidráulico;
    • demonstrar responsabilidade;
    • especificar ponto de referência no pneu para execução do balanceamento;
    • escolher remendo adequado de acordo com local danificado;
    • demonstrar conhecimentos básicos em mecânica de veículos;
    • dispor as peças sobre uma grade;
    • demonstrar pontualidade;
    • acoplar máquina de balanceamento no pneu;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar capacidade de resistência física;
    • verificar se o vazamento foi vedado;
    • colocar câmara no pneu;
    • localizar furo;


    Setores que mais contratam Borracheiro no mercado de trabalho

    • Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
    • Reforma de pneumáticos usados
    • Serviços de borracharia para veículos automotores
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Fabricação de açúcar em bruto
    • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
    • Serviços de alinhamento e balanceamento de veículos automotores
    • Fabricação de álcool
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: