Salário para o cargo de Balanceador
CBO 9921-10 > Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Balanceador - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam manutenção de equipamentos, montagem e desmontagem de pneu e alinhamento. Controlam vida útil e utilização do pneu. Trocam e ressulcam pneus. Consertam pneus a frio e a quente, reparam câmara de ar e balanceiam conjunto de roda e pneu. Prestam socorro a veículos e lavam chassi e peças. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Quanto ganha um Balanceador

Um Balanceador trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.211,99 e R$ 2.424,21, com a média salarial de R$ 1.470,57 e o salário mediana em R$ 1.425,94 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Balanceador

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.470,57 17.646,85 367,64 6,71
1º Quartil 1.211,99 14.543,85 303,00 5,53
Salário Mediana 1.425,94 17.111,28 356,49 6,51
3º Quartil 1.848,81 22.185,67 462,20 8,44
Teto Salarial 2.424,21 29.090,52 606,05 11,07


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção
    • Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação
      • Trabalhadores elementares da manutenção
        • Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.393 - 2.433 1.665,61 1.393,48 1.564,20 2.009,07 2.433,44
Ponta Grossa - PR 1.375 - 2.177 1.520,18 1.375,00 1.500,00 1.797,60 2.177,31
Curitiba - PR 1.317 - 2.140 1.536,52 1.316,73 1.526,00 1.766,53 2.139,68
Divinópolis - MG 1.116 - 2.289 1.324,91 1.115,71 1.148,32 1.890,14 2.289,39
Vilhena - RO 1.128 - 1.557 1.167,42 1.128,00 1.128,00 1.285,69 1.557,26
São Bernardo do Campo - SP 1.461 - 2.363 1.670,00 1.460,67 1.611,50 1.951,00 2.363,11
Sorocaba - SP 1.454 - 2.942 1.884,08 1.454,00 1.835,50 2.429,33 2.942,48
Pitangui - MG 1.150 - 1.392 1.149,50 1.149,50 1.149,50 1.149,50 1.392,31
Porto Velho - RO 1.109 - 1.432 1.128,90 1.109,00 1.109,82 1.182,00 1.431,67
Sorriso - MT 1.083 - 2.296 1.390,72 1.083,09 1.300,00 1.895,85 2.296,31
Salvador - BA 1.089 - 1.945 1.439,66 1.089,45 1.606,00 1.606,00 1.945,24
São José do Rio Preto - SP 1.645 - 2.615 1.901,66 1.645,00 1.800,00 2.159,15 2.615,23
Rio do Sul - SC 1.318 - 2.320 1.529,38 1.317,50 1.442,50 1.915,00 2.319,51
Ipatinga - MG 1.144 - 1.690 1.297,23 1.143,68 1.332,24 1.395,33 1.690,06
Palmas - TO 1.087 - 2.713 1.898,57 1.087,35 2.133,42 2.240,10 2.713,28
Mogi-Guaçu - SP 1.457 - 1.805 1.481,44 1.457,07 1.489,13 1.490,00 1.804,73
Florianópolis - SC 1.380 - 2.245 1.626,50 1.379,50 1.650,00 1.853,50 2.245,01
Araras - SP 1.394 - 1.911 1.492,91 1.394,12 1.500,00 1.577,50 1.910,72
Diadema - SP 1.450 - 2.083 1.621,43 1.450,00 1.651,00 1.720,00 2.083,32
Itajaí - SC 1.136 - 2.850 1.644,75 1.136,25 1.515,00 2.353,00 2.850,02


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.399 - 2.519 1.681,19 1.398,80 1.629,00 2.080,02 2.519,39
Minas Gerais 1.055 - 1.863 1.219,77 1.054,71 1.148,32 1.538,12 1.863,01
Paraná 1.275 - 2.159 1.503,31 1.275,46 1.496,59 1.782,70 2.159,26
Santa Catarina 1.320 - 2.374 1.558,79 1.319,61 1.486,05 1.959,71 2.373,66
Rio Grande do Sul 1.307 - 2.219 1.501,88 1.306,74 1.496,00 1.831,69 2.218,59
Bahia 1.068 - 1.965 1.266,21 1.068,27 1.118,00 1.622,00 1.964,62
Rondônia 1.100 - 1.599 1.171,67 1.100,33 1.128,00 1.320,36 1.599,26
Mato Grosso 1.067 - 2.123 1.379,74 1.067,31 1.357,14 1.752,61 2.122,81
Goiás 1.047 - 1.858 1.204,04 1.047,03 1.110,30 1.534,00 1.858,03
Rio de Janeiro 1.269 - 2.402 1.541,60 1.269,06 1.409,61 1.983,46 2.402,43
Espírito Santo 1.108 - 1.521 1.172,81 1.107,77 1.165,79 1.255,58 1.520,79
Maranhão 1.045 - 1.763 1.161,87 1.045,00 1.097,25 1.455,27 1.762,66
Pernambuco 1.045 - 1.429 1.089,83 1.045,00 1.055,00 1.180,00 1.429,25
Pará 1.115 - 3.387 1.652,28 1.115,27 1.288,50 2.796,32 3.386,99
Tocantins 1.087 - 2.713 1.688,12 1.087,34 2.026,73 2.240,10 2.713,28
Piauí 1.078 - 1.711 1.173,73 1.077,50 1.117,84 1.412,75 1.711,17
Ceará 1.045 - 1.415 1.101,05 1.045,00 1.080,70 1.168,00 1.414,72
Alagoas 1.045 - 1.429 1.082,50 1.045,00 1.052,50 1.180,00 1.429,25
Mato Grosso do Sul 1.100 - 1.999 1.305,14 1.100,00 1.217,00 1.650,00 1.998,53
Sergipe 1.093 - 1.940 1.181,48 1.093,00 1.093,00 1.602,00 1.940,39


Principais locais de trabalho

Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular atuam no segmento de transportes terrestres e na venda, manutenção e reparação de veículos automotores. Trabalham por conta própria ou como autônomos, em equipe, sem supervisão, no caso do borracheiro, e com supervisão permanente (demais ocupações). O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. O borracheiro também pode trabalhar a céu aberto e no período noturno. Em suas atividades diárias, podem permanecer durante longos períodos em posições desconfortáveis. Podem também permanecer expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Para o exercício desse cargo requer-se a quarta série do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Balanceador

Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular devem:

  • controlar vida Útil e utilização do pneu;
  • realizar alinhamento;
  • lavar peças;
  • trocar pneus;
  • reparar câmara de ar;
  • realizar montagem e desmontagem de pneu;
  • prestar socorro a veículos;
  • lavar chassi;
  • balancear conjunto roda e pneu;
  • ressulcar pneus;
  • demonstrar competências pessoais;
  • consertar pneus a frio e a quente;
  • realizar manutenção de equipamentos;

  • Atividades

    • verificar condições do pneu;
    • resfriar câmaras de ar em temperatura ambiente ou na água;
    • demonstrar senso de observação;
    • dirigir-se ao local com os equipamentos necessários;
    • aplicar lubrificante no talão (linha do pneu);
    • aplicar desengraxante no chassi com ar comprimido;
    • investigar folgas dos pivôs superiores e inferiores;
    • informar-se sobre dimensão e medidas do pneu;
    • lixar câmara de ar com esmeril ao redor do furo;
    • aplicar desengraxante nas peças;
    • aplicar talco grafite ou pasta entre as regiões de contato da câmara e pneu;
    • controlar entrada e saída de pneus para recapagem;
    • mergulhar câmara de ar em uma caixa d´água;
    • remover resíduos;
    • examinar estado de carcaça do pneu;
    • erguer veículos;
    • escarear local do remendo;
    • verificar borrachas da barra de torsão acima do diferencial (linha pesada);
    • retirar protetor da câmara de ar;
    • secar peças com ar comprimido ou pano;
    • acoplar máquina de balanceamento no pneu;
    • utilizar produto de lavagem adequado;
    • colocar conjunto protetor, câmara e pneu na roda;
    • armazenar peças lavadas em local protegido de impurezas do ar;
    • demonstrar pontualidade;
    • colocar calço no estirante quando necessário (linha pesada);
    • selecionar macaco hidráulico de acordo com peso a ser levantado;
    • verificar vazamentos do macaco hidráulico;
    • verificar buchas de bandeja inferior e superior (linha leve);
    • sinalizar pista;
    • calçar rodas dianteiras e traseiras;
    • lavar diferencial, eixo cardã e eixo dianteiro (carro elétrico);
    • retirar cavalete e macaco hidráulico;
    • escolher remendo adequado de acordo com local danificado;
    • inflar pneu ou câmara com ar comprimido;
    • separar peças recebidas por origem e posição do carro;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • calibrar pneu;
    • demonstrar capacidade de resistência física;
    • verificar freios;
    • aparar refil rente ao pneu;
    • afrouxar porcas;
    • inspecionar atravessamento de eixo traseiro e dianteiro;
    • localizar furo;
    • demonstrar educação;
    • retirar friso;
    • colocar cônicos e porcas no prisioneiro;
    • controlar número de reformas sofridas pelo pneu;
    • demonstrar senso de humor;
    • verificar amortecedores e seus componentes;
    • utilizar ferramentas adequadas;
    • retirar câmara de ar do pneu;
    • acionar máquina para girar pneu;
    • examinar pneu;
    • dispor as peças sobre uma grade;
    • repor óleo do macaco hidráulico;
    • trocar água de caixa d'água;
    • trabalhar com segurança;
    • marcar pneu;
    • selecionar lâminas da máquina de ressulcagem;
    • medir alinhamento do chassi;
    • verificar cambagem e caster dos eixos dianteiros e traseiros;
    • fixar válvula na câmara;
    • assentar friso na roda;
    • verificar molas espirais (linha leve);
    • verificar ovalação da roda;
    • limpar ferramentas;
    • apertar porcas em sentido x;
    • colocar roda nos prisioneiros dos cubos;
    • verificar conjunto de feixe de molas (linha pesada);
    • inspecionar pneu;
    • retirar agulha do refil;
    • descontaminar local do conserto;
    • preparar produto (desengraxante);
    • receber peças desmontadas;
    • localizar vazamento na camara de ar;
    • colocar pesos de chumbo na parte superior horizontal da roda;
    • verificar bexiga de ar da suspensão dianteira e traseira (linha pesada);
    • verificar temperatura do motor para utilização de água quente ou fria;
    • verificar torsão nos eixos dianteiro e traseiro;
    • retirar câmara de ar da máquina vulcanizadora;
    • manter válvula de alívio fechada após uso;
    • colocar água na câmara (trator agrícola);
    • retirar cônicos e porcas;
    • realizar rodízio de pneus;
    • demonstrar conhecimentos básicos em mecânica de veículos;
    • especificar ponto de referência no pneu para execução do balanceamento;
    • retirar conjunto pneu e roda do carro;
    • verificar folga de cubo e manga de eixo;
    • verificar desligamento do varão do sistema elétrico do veículo;
    • escovar roda e friso da roda;
    • verificar resíduos após lavagem;
    • colocar câmara no pneu;
    • cobrir remendo com papel celofane;
    • posicionar macaco na base do carro;
    • demonstrar atenção pelos clientes;
    • secar câmara de ar;
    • verificar terminal e caixa de direção;
    • verificar necessidade de mais ou menos peso de chumbo no pneu;
    • levantar informações sobre o acontecido;
    • fixar remendo com rolete no pneu;
    • lavar com jato de água quente ou frio o chassi do carro;
    • ressulcar o pneu acompanhando o desenho do sulco original;
    • esgotar água do compressor;
    • aplicar cimento vulcanizante;
    • introduzir refil de vedação no furo;
    • lavar carro para reforma e ou revisão;
    • verificar se o pneu é ressulcável;
    • inflar câmara de ar com a válvula;
    • trabalhar em equipe;
    • vulcanizar pneu;
    • verificar se o vazamento foi vedado;
    • verificar borrachas da barra de torção e do estabilizador de direção;
    • separar pneus por medidas;
    • retirar núcleo de válvula;
    • demonstrar eficiência;
    • lavar com água fria a carroceria do veículo;
    • preencher ficha de controle de uso de pneus;
    • participar em reuniões da cipa;
    • fixar borracha de ligação;
    • colocar câmara na máquina vulcanizadora;
    • verificar pivôs das bandejas de suspensão;
    • posicionar cavalete de segurança;
    • passar cola no local do furo;
    • retirar objeto perfurante;
    • fixar manchão no pneu;
    • fixar castanhas e porcas em rodas raiadas;
    • colocar cavalete no eixo do carro;
    • manter calibragem dos pneus;
    • proteger o sistema de distribuição do veículo;
    • demonstrar paciência;
    • centralizar rodas raiadas;
    • levantar informações sobre tipo de roda (raiada ou disco);
    • limpar lado externo do pneu;
    • consultar ficha do pneu;
    • descolar talões do pneu;
    • fixar rodas com parafusos;
    • verificar óleo do compressor;
    • retirar pneu da roda;
    • utilizar equipamentos de proteção individual;
    • limpar parte interna do pneu;
    • demonstrar responsabilidade;
    • informar sobre ano e modelo do carro;
    • controlar as peças;
    • regular eixo do estirante (linha pesada);
    • isolar sistema elétrico do veículo;
    • preencher ficha de especificação do serviço;
    • verificar vazamentos;
    • levantar informações sobre o local;


    Setores que mais contratam Balanceador no mercado de trabalho

    • Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Serviços de alinhamento e balanceamento de veículos automotores
    • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
    • Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Reforma de pneumáticos usados
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Serviços de borracharia para veículos automotores
    • Fabricação de artefatos de cerâmica e barro cozido para uso na construção, exceto azulejos e pisos
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Tradutor
    Filólogos, tradutores ,intérpretes

    Tradutor