Salário para o cargo de Balanceador
CBO 9921-10 > Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Balanceador - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam manutenção de equipamentos, montagem e desmontagem de pneu e alinhamento. Controlam vida útil e utilização do pneu. Trocam e ressulcam pneus. Consertam pneus a frio e a quente, reparam câmara de ar e balanceiam conjunto de roda e pneu. Prestam socorro a veículos e lavam chassi e peças. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Quanto ganha um Balanceador

Um Balanceador trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.544,35 e R$ 2.975,40, com a média salarial de R$ 1.835,73 e o salário mediana em R$ 1.785,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Balanceador

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.835,73 22.028,81 458,93 8,41
1º Quartil 1.544,35 18.532,24 386,09 7,07
Salário Mediana 1.785,50 21.426,00 446,38 8,18
3º Quartil 2.269,17 27.230,03 567,29 10,39
Teto Salarial 2.975,40 35.704,84 743,85 13,63


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção
    • Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação
      • Trabalhadores elementares da manutenção
        • Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Carlos - SC 1.910 - 2.496 1.973,04 1.910,00 1.996,00 2.060,57 2.495,83
Sorocaba - SP 1.811 - 2.687 1.943,53 1.810,55 1.884,50 2.218,45 2.687,06
São Paulo - SP 1.803 - 3.055 2.057,71 1.803,44 1.938,00 2.521,89 3.054,59
Chapeco - SC 1.718 - 3.793 2.267,73 1.717,55 2.000,00 3.131,25 3.792,66
Divinópolis - MG 1.417 - 2.087 1.527,71 1.416,97 1.473,00 1.723,00 2.086,95
Ponta Grossa - PR 1.500 - 2.725 1.737,13 1.500,00 1.550,00 2.249,67 2.724,86
Cunhatai - SC 1.927 - 2.439 1.983,31 1.927,22 1.996,00 2.014,00 2.439,42
Campinas - SP 1.834 - 2.952 2.009,13 1.833,75 1.888,00 2.437,25 2.952,07
Ipatinga - MG 1.412 - 2.715 1.774,75 1.412,00 1.667,50 2.241,75 2.715,27
Vilhena - RO 1.600 - 2.646 1.871,27 1.600,00 1.890,00 2.184,67 2.646,13
Crato - CE 1.412 - 1.734 1.416,14 1.412,00 1.412,00 1.431,33 1.733,67
Barueri - SP 1.946 - 4.166 2.386,00 1.945,67 2.159,00 3.439,33 4.165,82
Campo Grande - MS 1.489 - 2.205 1.628,86 1.489,33 1.567,00 1.820,33 2.204,84
Porto Alegre - RS 1.799 - 2.366 1.900,08 1.799,00 1.940,00 1.953,67 2.366,34
Lucas do Rio Verde - MT 1.500 - 3.634 2.063,23 1.500,00 1.962,00 3.000,00 3.633,69
Governador Valadares - MG 1.461 - 2.001 1.531,67 1.461,33 1.490,00 1.652,33 2.001,36
Rio de Janeiro - RJ 1.497 - 2.512 1.690,58 1.496,67 1.550,00 2.074,00 2.512,09
Belo Horizonte - MG 1.412 - 2.236 1.534,17 1.412,00 1.415,00 1.846,33 2.236,33
Joinville - SC 1.699 - 3.096 1.963,42 1.698,67 1.761,50 2.555,67 3.095,50
Maceió - AL 1.423 - 3.028 1.712,42 1.423,00 1.445,00 2.500,00 3.028,08


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.697 - 3.330 2.064,41 1.697,17 1.893,00 2.748,96 3.329,63
Santa Catarina 1.762 - 3.218 2.079,74 1.762,44 1.978,00 2.657,10 3.218,36
Minas Gerais 1.413 - 2.275 1.563,43 1.412,61 1.490,00 1.878,43 2.275,21
Rio Grande do Sul 1.665 - 2.801 1.919,85 1.664,84 1.828,00 2.312,83 2.801,37
Paraná 1.481 - 2.811 1.853,41 1.481,00 1.803,00 2.320,57 2.810,75
Bahia 1.412 - 2.366 1.569,63 1.412,00 1.460,00 1.953,10 2.365,65
Ceará 1.412 - 1.943 1.481,33 1.412,00 1.470,00 1.604,00 1.942,81
Mato Grosso 1.478 - 3.057 1.863,08 1.478,44 1.800,00 2.524,11 3.057,28
Rondônia 1.453 - 2.463 1.674,04 1.453,40 1.600,00 2.033,63 2.463,19
Rio de Janeiro 1.489 - 2.322 1.628,32 1.489,12 1.550,00 1.916,71 2.321,58
Goiás 1.412 - 2.236 1.550,32 1.412,00 1.500,00 1.846,17 2.236,13
Espírito Santo 1.436 - 2.011 1.508,67 1.435,67 1.450,00 1.660,33 2.011,05
Mato Grosso do Sul 1.499 - 3.241 1.842,21 1.499,00 1.690,00 2.675,50 3.240,65
Alagoas 1.412 - 2.725 1.601,74 1.412,00 1.445,00 2.250,00 2.725,27
Pernambuco 1.412 - 2.640 1.612,18 1.412,00 1.470,00 2.180,00 2.640,48
Paraíba 1.412 - 1.774 1.455,36 1.412,00 1.465,00 1.465,00 1.774,45
Pará 1.412 - 2.525 1.642,92 1.412,00 1.554,50 2.084,60 2.524,93
Tocantins 1.440 - 1.919 1.483,43 1.440,00 1.440,00 1.584,00 1.918,59
Maranhão 1.478 - 2.408 1.783,33 1.478,00 1.841,50 1.988,00 2.407,93
Sergipe 1.412 - 1.831 1.452,00 1.412,00 1.412,00 1.512,00 1.831,38


Principais locais de trabalho

Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular atuam no segmento de transportes terrestres e na venda, manutenção e reparação de veículos automotores. Trabalham por conta própria ou como autônomos, em equipe, sem supervisão, no caso do borracheiro, e com supervisão permanente (demais ocupações). O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. O borracheiro também pode trabalhar a céu aberto e no período noturno. Em suas atividades diárias, podem permanecer durante longos períodos em posições desconfortáveis. Podem também permanecer expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Para o exercício desse cargo requer-se a quarta série do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Balanceador

Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular devem:

  • ressulcar pneus;
  • demonstrar competências pessoais;
  • lavar chassi;
  • balancear conjunto roda e pneu;
  • consertar pneus a frio e a quente;
  • reparar câmara de ar;
  • trocar pneus;
  • controlar vida Útil e utilização do pneu;
  • realizar montagem e desmontagem de pneu;
  • realizar manutenção de equipamentos;
  • lavar peças;
  • prestar socorro a veículos;
  • realizar alinhamento;

  • Atividades

    • cobrir remendo com papel celofane;
    • resfriar câmaras de ar em temperatura ambiente ou na água;
    • separar peças recebidas por origem e posição do carro;
    • verificar vazamentos do macaco hidráulico;
    • selecionar lâminas da máquina de ressulcagem;
    • limpar ferramentas;
    • demonstrar conhecimentos básicos em mecânica de veículos;
    • retirar protetor da câmara de ar;
    • calibrar pneu;
    • demonstrar capacidade de resistência física;
    • levantar informações sobre o local;
    • examinar estado de carcaça do pneu;
    • verificar resíduos após lavagem;
    • acoplar máquina de balanceamento no pneu;
    • armazenar peças lavadas em local protegido de impurezas do ar;
    • verificar desligamento do varão do sistema elétrico do veículo;
    • verificar amortecedores e seus componentes;
    • inspecionar atravessamento de eixo traseiro e dianteiro;
    • repor óleo do macaco hidráulico;
    • preencher ficha de especificação do serviço;
    • aplicar cimento vulcanizante;
    • controlar entrada e saída de pneus para recapagem;
    • especificar ponto de referência no pneu para execução do balanceamento;
    • lavar diferencial, eixo cardã e eixo dianteiro (carro elétrico);
    • controlar número de reformas sofridas pelo pneu;
    • lavar com jato de água quente ou frio o chassi do carro;
    • demonstrar senso de humor;
    • verificar bexiga de ar da suspensão dianteira e traseira (linha pesada);
    • mergulhar câmara de ar em uma caixa d´água;
    • fixar remendo com rolete no pneu;
    • inflar câmara de ar com a válvula;
    • dirigir-se ao local com os equipamentos necessários;
    • regular eixo do estirante (linha pesada);
    • lavar carro para reforma e ou revisão;
    • selecionar macaco hidráulico de acordo com peso a ser levantado;
    • aplicar talco grafite ou pasta entre as regiões de contato da câmara e pneu;
    • verificar torsão nos eixos dianteiro e traseiro;
    • centralizar rodas raiadas;
    • escovar roda e friso da roda;
    • retirar agulha do refil;
    • verificar cambagem e caster dos eixos dianteiros e traseiros;
    • verificar necessidade de mais ou menos peso de chumbo no pneu;
    • retirar câmara de ar da máquina vulcanizadora;
    • colocar câmara no pneu;
    • informar sobre ano e modelo do carro;
    • retirar pneu da roda;
    • utilizar equipamentos de proteção individual;
    • secar peças com ar comprimido ou pano;
    • verificar borrachas da barra de torsão acima do diferencial (linha pesada);
    • verificar molas espirais (linha leve);
    • colocar água na câmara (trator agrícola);
    • levantar informações sobre o acontecido;
    • verificar óleo do compressor;
    • posicionar macaco na base do carro;
    • verificar pivôs das bandejas de suspensão;
    • colocar roda nos prisioneiros dos cubos;
    • manter válvula de alívio fechada após uso;
    • aplicar lubrificante no talão (linha do pneu);
    • fixar castanhas e porcas em rodas raiadas;
    • medir alinhamento do chassi;
    • afrouxar porcas;
    • consultar ficha do pneu;
    • escarear local do remendo;
    • preparar produto (desengraxante);
    • aplicar desengraxante nas peças;
    • demonstrar atenção pelos clientes;
    • fixar válvula na câmara;
    • realizar rodízio de pneus;
    • separar pneus por medidas;
    • posicionar cavalete de segurança;
    • investigar folgas dos pivôs superiores e inferiores;
    • retirar objeto perfurante;
    • preencher ficha de controle de uso de pneus;
    • verificar freios;
    • fixar borracha de ligação;
    • colocar pesos de chumbo na parte superior horizontal da roda;
    • descontaminar local do conserto;
    • fixar manchão no pneu;
    • verificar se o pneu é ressulcável;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • levantar informações sobre tipo de roda (raiada ou disco);
    • vulcanizar pneu;
    • receber peças desmontadas;
    • verificar temperatura do motor para utilização de água quente ou fria;
    • isolar sistema elétrico do veículo;
    • secar câmara de ar;
    • aplicar desengraxante no chassi com ar comprimido;
    • trocar água de caixa d'água;
    • proteger o sistema de distribuição do veículo;
    • retirar câmara de ar do pneu;
    • verificar terminal e caixa de direção;
    • colocar calço no estirante quando necessário (linha pesada);
    • verificar vazamentos;
    • remover resíduos;
    • lavar com água fria a carroceria do veículo;
    • verificar borrachas da barra de torção e do estabilizador de direção;
    • esgotar água do compressor;
    • aparar refil rente ao pneu;
    • passar cola no local do furo;
    • fixar rodas com parafusos;
    • colocar conjunto protetor, câmara e pneu na roda;
    • demonstrar senso de observação;
    • inspecionar pneu;
    • dispor as peças sobre uma grade;
    • ressulcar o pneu acompanhando o desenho do sulco original;
    • localizar furo;
    • erguer veículos;
    • descolar talões do pneu;
    • calçar rodas dianteiras e traseiras;
    • acionar máquina para girar pneu;
    • retirar cônicos e porcas;
    • verificar condições do pneu;
    • demonstrar responsabilidade;
    • trabalhar com segurança;
    • demonstrar eficiência;
    • trabalhar em equipe;
    • inflar pneu ou câmara com ar comprimido;
    • apertar porcas em sentido x;
    • colocar câmara na máquina vulcanizadora;
    • utilizar produto de lavagem adequado;
    • retirar friso;
    • localizar vazamento na camara de ar;
    • limpar lado externo do pneu;
    • assentar friso na roda;
    • demonstrar paciência;
    • participar em reuniões da cipa;
    • verificar buchas de bandeja inferior e superior (linha leve);
    • lixar câmara de ar com esmeril ao redor do furo;
    • demonstrar pontualidade;
    • limpar parte interna do pneu;
    • verificar conjunto de feixe de molas (linha pesada);
    • controlar as peças;
    • retirar cavalete e macaco hidráulico;
    • verificar ovalação da roda;
    • introduzir refil de vedação no furo;
    • escolher remendo adequado de acordo com local danificado;
    • marcar pneu;
    • colocar cônicos e porcas no prisioneiro;
    • colocar cavalete no eixo do carro;
    • utilizar ferramentas adequadas;
    • manter calibragem dos pneus;
    • examinar pneu;
    • verificar folga de cubo e manga de eixo;
    • retirar núcleo de válvula;
    • verificar se o vazamento foi vedado;
    • informar-se sobre dimensão e medidas do pneu;
    • demonstrar educação;
    • retirar conjunto pneu e roda do carro;
    • sinalizar pista;


    Setores que mais contratam Balanceador no mercado de trabalho

    • Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
    • Serviços de alinhamento e balanceamento de veículos automotores
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços de instalação, manutenção e reparação de acessórios para veículos automotores
    • Serviços de borracharia para veículos automotores
    • Restaurantes e similares
    • Reforma de pneumáticos usados




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: