Salário para o cargo de Auxiliar de estúdio
CBO 3741-05 > Técnicos em áudio

Auxiliar de estúdio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Auxiliar de estúdio

Um Auxiliar de estúdio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.693,68 e R$ 5.057,71, com a média salarial de R$ 2.505,94 e o salário mediana em R$ 2.100,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de estúdio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.505,94 30.071,24 626,48 12,12
1º Quartil 1.693,68 20.324,20 423,42 8,19
Salário Mediana 2.100,00 25.200,00 525,00 10,15
3º Quartil 3.857,23 46.286,70 964,31 18,65
Teto Salarial 5.057,71 60.692,51 1.264,43 24,46


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.873 - 7.065 3.143,37 1.873,33 2.418,00 5.832,59 7.064,61
Brasília - DF 1.995 - 3.788 2.363,24 1.994,50 2.020,25 3.127,42 3.788,02
Belo Horizonte - MG 1.578 - 5.360 3.036,71 1.577,55 3.000,00 4.425,18 5.359,91
Rio de Janeiro - RJ 1.550 - 5.405 2.542,48 1.549,50 2.092,00 4.462,00 5.404,51
Recife - PE 1.521 - 2.926 1.734,30 1.521,00 1.546,00 2.415,60 2.925,85
Sinop - MT 1.590 - 2.006 1.605,00 1.590,00 1.590,00 1.656,00 2.005,80
Curitiba - PR 1.721 - 5.270 2.578,62 1.720,88 2.035,00 4.350,60 5.269,58
Teresina - PI 2.527 - 4.313 2.872,94 2.527,00 2.704,00 3.561,25 4.313,49
Birigui - SP 1.544 - 2.151 1.602,93 1.544,33 1.560,00 1.776,00 2.151,14
Fortaleza - CE 1.464 - 4.378 2.282,98 1.464,00 1.916,00 3.614,56 4.378,06
Goiânia - GO 1.412 - 3.110 1.787,92 1.412,00 1.626,00 2.567,33 3.109,63
Manaus - AM 1.412 - 2.214 1.562,54 1.412,00 1.412,00 1.828,15 2.214,31
Serra - ES 1.450 - 1.920 1.532,50 1.450,00 1.577,50 1.585,00 1.919,80
Matias Barbosa - MG 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26
Maceió - AL 1.445 - 4.451 2.082,39 1.444,55 1.605,00 3.675,00 4.451,27
Belém - PA 1.412 - 2.854 1.648,00 1.412,00 1.412,00 2.356,00 2.853,66
Mauá - SP 2.369 - 4.335 2.923,25 2.368,50 2.771,00 3.579,00 4.334,99
Jacareí - SP 1.412 - 2.422 1.496,00 1.412,00 1.412,00 2.000,00 2.422,46
Paraopeba - MG 1.415 - 3.239 1.609,14 1.415,00 1.415,00 2.674,00 3.238,83
Ribeirão Preto - SP 1.800 - 4.277 2.250,14 1.800,00 2.000,00 3.531,00 4.276,85


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.713 - 6.351 2.906,17 1.712,90 2.205,00 5.243,10 6.350,60
Minas Gerais 1.412 - 4.998 2.462,70 1.412,32 2.000,00 4.126,32 4.997,92
Rio de Janeiro 1.566 - 5.068 2.530,87 1.566,07 2.148,50 4.184,50 5.068,39
Distrito Federal 1.995 - 3.788 2.363,24 1.994,50 2.020,25 3.127,42 3.788,02
Paraná 1.718 - 4.177 2.246,17 1.717,65 2.000,00 3.448,73 4.177,20
Mato Grosso 1.433 - 2.488 1.660,17 1.433,00 1.590,00 2.054,00 2.487,87
Pernambuco 1.490 - 2.989 1.786,81 1.489,86 1.546,00 2.467,71 2.988,97
Santa Catarina 1.962 - 3.858 2.433,81 1.961,83 2.312,00 3.185,17 3.857,97
Rio Grande do Sul 1.502 - 3.437 1.957,09 1.502,25 1.750,00 2.837,50 3.436,87
Bahia 1.427 - 5.304 2.420,37 1.427,00 2.251,00 4.379,25 5.304,28
Piauí 2.527 - 4.313 2.872,94 2.527,00 2.704,00 3.561,25 4.313,49
Ceará 1.452 - 6.143 2.803,39 1.451,75 2.060,00 5.071,42 6.142,66
Espírito Santo 1.450 - 2.001 1.530,86 1.450,00 1.510,00 1.652,33 2.001,36
Pará 1.412 - 2.843 1.650,12 1.412,00 1.456,00 2.347,33 2.843,16
Goiás 1.412 - 3.110 1.763,46 1.412,00 1.550,00 2.567,33 3.109,63
Amazonas 1.412 - 2.214 1.562,54 1.412,00 1.412,00 1.828,15 2.214,31
Paraíba 1.415 - 2.252 1.519,09 1.415,00 1.420,00 1.859,50 2.252,28
Alagoas 1.445 - 4.451 2.082,39 1.444,55 1.605,00 3.675,00 4.451,27
Rondônia 1.412 - 2.326 1.526,29 1.412,00 1.485,00 1.920,00 2.325,56
Sergipe 1.440 - 1.831 1.454,40 1.440,00 1.440,00 1.512,00 1.831,38


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de estúdio

Técnicos em áudio devem:

  • tratar registros sonoros;
  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;
  • comunicar-se;
  • operar sistemas de gravação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • executar músicas e arquivos sonoros;
  • operar sistemas de sonorização;
  • compilar registros sonoros;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;

  • Atividades

    • demonstrar paciência;
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • definir mapa de palco e input list;
    • divulgar trabalho;
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • minimizar ruídos e distorções;
    • embalar equipamentos;
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • configurar sistemas de sonorização;
    • gerenciar repertório;
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • inserir áudio descrição;
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • selecionar repertório;
    • orçar evento;
    • analisar roteiro de programação musical;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • escolher meio de registro (mídia);
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • monitorar sinais gravados;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • configurar sistemas de gravação;
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • analisar registros sonoros mixados;
    • discutir briefing do evento;
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • definir padrões de sincronismo;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • operar equipamentos específicos;
    • gerar master;
    • demonstrar criatividade;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • interagir com o público;
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • analisar ambiente de gravação;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • trabalhar em equipe;
    • orientar microfonista e assistente;
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • adequar repertório ao público;
    • passar o som (sound check);
    • selecionar registros sonoros;
    • demonstrar iniciativa;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • cumprir roteiro do evento;
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • demonstrar flexibilidade;
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • identificar público alvo;
    • substituir equipamentos com defeito;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • editar registros sonoros;
    • mixar músicas;
    • mixar banda musical;
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • mapear pistas de gravação;
    • sugerir fornecedores;
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • interagir com áreas afins;
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • participar de reunião com área de produção;
    • equalizar registros sonoros;
    • selecionar estilos musicais;
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • demonstrar concentração;
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • lidar com imprevistos;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • trabalhar com precisão;
    • alinhar sistemas de gravação;
    • trabalhar sob pressão;
    • organizar repertório;
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • limpar equipamentos;
    • analisar sinais de áudio;
    • conduzir a pista;
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • verificar dimensões físicas do local;


    Setores que mais contratam Auxiliar de estúdio no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Atividades de rádio
    • Atividades de sonorização e de iluminação
    • Atividades de organizações religiosas
    • Atividades de televisão aberta
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
    • Educação superior - graduação e pós-graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Gerente de albergue
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de albergue