Salário para o cargo de Auxiliar de escrituração fiscal
Auxiliares de contabilidade > CBO 4131-10

Auxiliar de escrituração fiscal - Descrição, atividades e funções do cargo

Organizam documentos e efetuam sua classificação contábil, geram lançamentos contábeis, auxiliam na apuração dos impostos, conciliam contas e preenchimento de guias de recolhimento e de solicitações, junto a órgãos do governo. Emitem notas de venda e de transferência entre outras, realizam o arquivo de documentos.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Escriturários
      • Escriturários contábeis e de finanças
        • Auxiliares de contabilidade

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Auxiliares de contabilidade exercem suas funções em atividades empresariais como empregados formais. Trabalham com supervisão permanente em ambientes fechados e em horário diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Auxiliares de contabilidade

Embora não exista exigência legal, requer-se escolaridade de nível médio, preferencialmente com curso técnico ou superior incompleto. Não há exigência de experiência anterior. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar de escrituração fiscal

Auxiliares de contabilidade devem:

  • registrar atos e fatos contábeis;
  • organizar documentos;
  • calcular impostos;
  • preparar documentações;
  • elaborar demonstrações financeiras;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • elaborar relatórios gerenciais;
  • registrar dados em planilha ou ficha de lançamentos contábeis;
  • demonstrar capacidade de participação;
  • utilizar e-mail e intranet;
  • verificar a consistência das contas;
  • demonstrar capacidade de crítica;
  • depreciar bens;
  • apurar valores referentes ao icms;
  • calcular imposto de empresas classificadas no regime simples;
  • preencher guias de recolhimento;
  • arquivar documentos;
  • solicitar certidões negativas junto a órgãos públicos;
  • demonstrar conhecimentos técnicos específicos;
  • calcular imposto de renda;
  • preencher contrato social;
  • dar manutenção em plano de contas;
  • apurar valores referentes ao ipi;
  • elaborar declaração de imposto de renda sobre pessoa física (dirf);
  • montar processos administrativos da empresa;
  • efetuar lançamentos contábeis;
  • relacionar documentos;
  • demonstrar habilidade em cálculos;
  • conciliar contas contábeis;
  • trabalhar em equipe;
  • digitar dados e informações;
  • elaborar balancete de verificação;
  • preparar documentos para obtenção de alvará de funcionamento;
  • buscar auto desenvolvimento;
  • consultar normas e procedimentos internos;
  • preencher a declaração de irpf;
  • expressar-se de forma oral e escrita;
  • cultivar a ética;
  • calcular contribuição social;
  • calcular pis-pasep;
  • preparar documentação para cisão, fusão e incorporação de empresas;
  • elaborar demonstrações das mutações patrimônio líquido;
  • calcular cofins;
  • auxiliar na elaboração do balanço;
  • requisitar documentos junto ao arquivo;
  • acompanhar legislação trabalhista;
  • demonstrar empatia;
  • apurar valores referentes ao iss;
  • elaborar a demonstração de resultados do exercício (dre);
  • utilizar telefone e fax;
  • controlar entrada e saída de documentos no arquivo;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • preencher formulários e requerimentos;
  • reunir dados e documentos para atender fiscalizações e auditorias;
  • contabilizar valores referentes à folha de pagamento;
  • enviar documentos para arquivo morto;
  • manter-se dinâmico;
  • preencher declaração de irpj;
  • levantar dados para a elaboração da demonstração de origem e aplicação dos recursos (doar);
  • escriturar os livros fiscais e auxiliares;
  • classificar documentos segundo o plano de contas;
  • utilizar recursos de informática;
  • preencher declaração de contribuições e tributos federais (dctf);
  • levantar informações relacionadas a custos;
  • solicitar a verificação de empresas com o mesmo nome social;
  • demonstrar iniciativa;


Setores que mais contratam Auxiliar de escrituração fiscal no mercado de trabalho

  • Atividades de contabilidade
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Atividades de consultoria e auditoria contábil e tributária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Supermercados
  • Construção de edifícios
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Gestão e administração da propriedade imobiliária
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Confecção de peças do vestuário




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