Salário para o cargo de Assistente trilíngüe
CBO 2523-15 > Secretárias(os) executivas(os)

Assistente trilíngüe - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Assistente trilíngüe

Um Assistente trilíngüe trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.510,00 e R$ 6.453,77, com a média salarial de R$ 2.722,63 e o salário mediana em R$ 1.799,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Assistente trilíngüe

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.722,63 32.671,50 680,66 12,72
1º Quartil 1.510,00 18.120,05 377,50 7,05
Salário Mediana 1.799,00 21.588,00 449,75 8,40
3º Quartil 4.921,92 59.063,08 1.230,48 22,99
Teto Salarial 6.453,77 77.445,29 1.613,44 30,14


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.566 - 14.680 6.108,63 1.565,83 5.402,50 12.120,00 14.680,11
Brasília - DF 1.430 - 7.365 2.789,19 1.429,50 1.717,50 6.080,75 7.365,19
Barueri - SP 1.694 - 10.272 4.820,91 1.693,50 4.065,00 8.480,50 10.271,84
Goiânia - GO 1.600 - 2.008 1.611,60 1.600,00 1.600,00 1.658,00 2.008,22
São José do Rio Preto - SP 1.761 - 3.528 2.185,23 1.761,00 1.995,16 2.913,00 3.528,31
Rio de Janeiro - RJ 1.575 - 6.792 3.468,17 1.574,77 3.000,00 5.607,50 6.791,97
Linhares - ES 1.450 - 1.905 1.492,50 1.450,00 1.450,00 1.572,50 1.904,66
Divinópolis - MG 1.600 - 3.043 2.305,33 1.600,00 2.430,00 2.512,00 3.042,61
Lages - SC 1.858 - 3.302 2.271,83 1.858,00 2.287,00 2.726,00 3.301,81
Patos de Minas - MG 1.412 - 2.422 1.632,00 1.412,00 1.536,00 2.000,00 2.422,46


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.556 - 11.712 4.242,88 1.556,29 2.500,00 9.669,72 11.712,25
Minas Gerais 1.412 - 3.567 1.942,69 1.412,00 1.732,50 2.945,00 3.567,07
Goiás 1.412 - 1.973 1.518,68 1.412,00 1.600,00 1.629,00 1.973,09
Espírito Santo 1.439 - 1.999 1.510,63 1.439,25 1.450,00 1.650,00 1.998,53
Distrito Federal 1.430 - 7.365 2.789,19 1.429,50 1.717,50 6.080,75 7.365,19
Santa Catarina 1.706 - 4.201 2.330,87 1.706,33 2.176,00 3.468,46 4.201,10
Paraná 1.420 - 6.314 2.580,30 1.419,67 1.888,45 5.212,50 6.313,54
Rio de Janeiro 1.431 - 6.792 3.167,87 1.430,77 3.000,00 5.607,50 6.791,97
Mato Grosso 1.561 - 4.276 2.198,50 1.561,00 2.000,00 3.530,00 4.275,64
Tocantins 1.412 - 3.421 1.767,25 1.412,00 1.412,00 2.824,00 3.420,51
Bahia 1.412 - 2.422 1.696,67 1.412,00 1.688,00 2.000,00 2.422,46
Mato Grosso do Sul 1.412 - 2.810 1.643,40 1.412,00 1.528,00 2.320,00 2.810,05
Rio Grande do Sul 1.444 - 8.479 2.793,39 1.443,94 1.800,00 7.000,00 8.478,61


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Assistente trilíngüe

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • gerir suprimentos;
  • elaborar documentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar eventos e viagens;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • gerenciar informações;
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;

  • Atividades

    • cobrar ações;
    • cobrar relatórios;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • anotar recados;
    • ler documentos;
    • traduzir documentos;
    • divulgar informações;
    • cobrar respostas;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • capacitar equipe;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • controlar malote;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • elaborar lista de presença;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • datilografar documentos;
    • orientar pessoas;
    • colher assinatura;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • pesquisar informações e dados;
    • reproduzir documentos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • administrar estresse;
    • elaborar prestação de contas;
    • cancelar compromissos;
    • elaborar convites e convocações;
    • selecionar pessoal;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • marcar compromissos;
    • tomar ditados;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • atender ligações telefônicas;
    • definir horários;
    • formatar documentos;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • enviar correspondência;
    • prestar serviço de intérprete;
    • administrar arquivos;
    • controlar cronogramas;
    • demonstrar discrição;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • dar suporte durante o evento;
    • demonstrar sensibilidade;
    • contornar situações adversas;
    • atualizar arquivos;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • demonstrar senso de organização;
    • preparar apresentações;
    • pesquisar local;
    • confirmar presença;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • acompanhar processos;
    • arquivar correspondência;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • elaborar relatórios;
    • fazer ligações telefônicas;
    • encaminhar certificados;
    • administrar conflitos;
    • demonstrar dinamismo;
    • recepcionar pessoas;
    • encaminhar pessoas;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar proatividade;
    • elaborar base de dados;
    • trabalhar sob pressão;
    • direcionar informações;
    • levantar necessidades de material;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • receber correspondência;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • enviar convite ou convocação;
    • avaliar a equipe;
    • transmitir fax;
    • anotar informações;
    • elaborar documentação escolar;
    • solicitar verbas;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • dar suporte a expatriados;
    • administrar pendências;
    • atender pedidos e solicitações;
    • triar correspondência;
    • programar as atividades da equipe;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • requisitar material;
    • controlar prazos;
    • classificar documentos;
    • transmitir recados;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • redigir documentos;
    • fornecer informações;
    • elaborar atas;
    • preparar sala/local;
    • transcrever textos;
    • registrar correspondência;
    • reservar sala/local;
    • ciceronear visitas;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • protocolar correspondência;
    • digitar documentos;
    • identificar a natureza do documento;
    • demonstrar iniciativa;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • dar suporte em reuniões;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • revisar traduções;
    • fazer checklist;
    • ordenar documentos;
    • conferir material;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • adaptar-se a mudanças;
    • identificar o assunto;
    • assinar documentação escolar;
    • encaminhar documentos;
    • formular pedidos de compra;
    • cotar preços;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • secretariar reuniões;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • cadastrar documentos;
    • demonstrar paciência;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • escolher cardápio;
    • confeccionar clippings;


    Setores que mais contratam Assistente trilíngüe no mercado de trabalho

    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante, exceto ressonância magnética
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Serviços advocatícios
    • Organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais
    • Serviço de transporte de passageiros - locação de automóveis com motorista
    • Serviços de diagnóstico por registro gráfico - ecg, eeg e outros exames análogos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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