Salário para o cargo de Analista de ocupações
CBO 2524-05 > Profissionais de recursos humanos

Analista de ocupações - Descrição, atividades e funções do cargo

Administram pessoal e plano de cargos e salários, promovem ações de treinamento e de desenvolvimento de pessoal. Efetuam processo de recrutamento e de seleção, geram plano de benefícios e promovem ações de qualidade de vida e assistência aos empregados. Administram relações de trabalho e coordenam sistemas de avaliação de desempenho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Profissionais de recursos humanos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Profissionais de recursos humanos exercem suas funções nos departamentos de recursos humanos de empresas. De modo geral são contratados na condição de empregados com carteira assinada, podendo, na sua minoria, atuar como prestadores de serviços autônomos. Trabalham de forma individual, sob supervisão, em ambiente fechado, no período diurno. Podem estar sujeitos a estresse, devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais de recursos humanos

O exercício dessa ocupação requer escolaridade de ensino superior. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Analista de ocupações

Profissionais de recursos humanos devem:

  • gerir plano de benefícios;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar relações de trabalho;
  • promover ações de qualidade de vida e assistência aos empregados;
  • efetuar processo de recrutamento e de seleção;
  • promover ações de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
  • coordenar sistemas de avaliação de desempenho;
  • administrar plano de cargos e salários;
  • executar administração de pessoal;

Atividades

  • manter documentos pertinentes aos empregados ativos e inativos;
  • prestar esclarecimentos aos sindicatos e órgãos fiscalizadores;
  • promover reintegração e adaptação do empregado;
  • realizar entrevista de desligamento;
  • persuadir pessoas;
  • avaliar perfil dos candidatos;
  • representar a empresa junto a entidades de classe;
  • contratar profissionais externos e instituições;
  • realizar avaliação de reação dos treinandos;
  • elaborar plano de desenvolvimento para ´trainees´ e estagiários;
  • orientar empregados sobre benefícios;
  • analisar criticamente;
  • elaborar programas de desenvolvimento;
  • redigir roteiro de entrevista de desligamento de funcionários;
  • avaliar o resultado do programa de treinamento desenvolvido;
  • subsidiar elaboração do balanço social da empresa;
  • pesquisar remuneração;
  • analisar custos de pessoal da empresa;
  • administrar os benefícios da empresa;
  • coordenar eventos sociais da empresa;
  • desenvolver programas de assistência e qualidade de vida aos empregados;
  • agir com liderança;
  • encaminhar candidato para entrevista com a área requisitante;
  • analisar currículos;
  • orientar áreas da empresa sobre legislação trabalhista;
  • trabalhar em equipe;
  • aplicar procedimentos para cumprimento dos acordos e convenções coletivos;
  • elaborar materiais e programas didáticos para os programas de treinamento e desenvolvimento;
  • falar em público;
  • selecionar assessoria jurídica e peritos;
  • elaborar orçamento destinado ao desenvolvimento e treinamento;
  • pesquisar custos envolvidos nos programas de treinamento e desenvolvimento;
  • definir perfil do cargo;
  • propor política de benefícios;
  • elaborar parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho dos empregados;
  • subsidiar negociações trabalhistas;
  • desenvolver modelos de remuneração fixa e variável;
  • aplicar instrumentos de avaliação de desempenho;
  • definir instrumentos de seleção;
  • analisar resultados do processo seletivo;
  • analisar estatísticas de informações salariais;
  • conduzir entrevista de triagem;
  • propor políticas de cargos e remunerações;
  • administrar política salarial da empresa;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • apoiar setores de medicina e segurança do trabalho;
  • elaborar proposta de planos de carreiras e de sucessão;
  • processar desligamentos de empregados;
  • acompanhar a homologação da rescisão contratual;
  • utilizar softwares aplicativos;
  • preparar multiplicadores para treinamento;
  • participar no desenvolvimento dos programas de gestão de qualidade;
  • administrar programa de bolsas de estudo;
  • mediar conflitos interpessoais no ambiente de trabalho;
  • utilizar telefone celular, fax e e-mail;
  • administrar contratos de mão-de-obra terceirizada;
  • formalizar processo de contratação de empregados;
  • indicar testemunhas para depor em causas trabalhistas;
  • divulgar processo de recrutamento interno e externo;
  • representar a empresa como preposto perante órgãos oficiais;
  • participar das negociações com fornecedores dos planos de benefícios;
  • demonstrar iniciativa;
  • emitir parecer técnico do processo seletivo;
  • assessorar gestores em avaliação de desempenho;
  • pesquisar políticas de benefícios oferecidas no mercado;
  • promover a integração de novos funcionários na empresa;
  • processar folha de pagamento;
  • ter capacidade de planejamento e organização;
  • planejar quadro de pessoal;
  • subsidiar área jurídica com informações para defesa em causas trabalhistas;
  • aplicar instrumentos de seleção;
  • elaborar relatórios;
  • acompanhar ou ministrar cursos de treinamento;
  • demonstrar flexibilidade;
  • apurar resultados do processo de avaliação de desempenho;
  • diagnosticar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • apurar valores relativos a encargos e impostos;
  • propor ações corretivas resultantes da avaliação;
  • agir com diplomacia;
  • realizar entrevistas com candidatos;
  • elaborar descrição de cargos;
  • participar de negociações sindicais;
  • analisar descrição do cargo a ser preenchido;
  • possuir empatia;
  • agir com dinamismo;
  • negociar com funcionários;
  • definir estratégias e fontes de recrutamento interno e externo;
  • pesquisar grau de satisfação dos funcionários com benefícios existentes;
  • efetuar manutenção de tabelas salariais;
  • agir de forma proativa;
  • administrar recursos destinados ao treinamento e desenvolvimento;
  • coordenar programação de férias dos empregados;


Setores que mais contratam Analista de ocupações no mercado de trabalho

  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de contabilidade
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Construção de edifícios
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Supermercados
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Serviços de engenharia
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Cartunista
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Cartunista