Salário para o cargo de Administrador de carteiras de crédito e cobrança
CBO 1417-20 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Administrador de carteiras de crédito e cobrança - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Administrador de carteiras de crédito e cobrança

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • comunicar-se;
  • gerenciar pessoas;
  • implementar processos operacionais;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;

Atividades

  • desenvolver processos de prospecção de clientes;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • gerir processos de crédito;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • incrementar resultados;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • demonstrar persuasão;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • determinar perfil de ocupações;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • remanejar pessoal;
  • reestudar políticas operacionais e de crédito;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • dispensar pessoas;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
  • examinar operações gerenciais;
  • visitar clientes;
  • promover interação da equipe;
  • revisar plano diretor;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • demonstrar liderança;
  • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • executar consultas de crédito;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • participar de comitê de crédito;
  • demonstrar poder de decisão;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • mensurar composição dos ativos do banco;
  • implementar políticas internas e externas;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • delegar atribuições;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • atender auditoria interna e externa;
  • coordenar equipes;
  • selecionar pessoas;
  • elaborar orçamento da área;
  • demonstrar visão gerencial;
  • demonstrar segurança;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • participar de projetos da instituição;
  • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
  • acompanhar formalização de operações;
  • verificar enquadramento de garantias;
  • conferir autenticidade de informações;
  • estabelecer prioridades;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • analisar mercado e concorrência;
  • propor remuneração de pessoal;
  • controlar custos;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
  • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • participar das comissões febraban, abecip;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • motivar equipes;
  • controlar orçamento da área;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • coordenar processo de revisão de crédito;
  • identificar necessidade de cliente;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • estipular políticas por produto;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • respeitar valores da instituição;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • demonstrar flexibilidade;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • administrar conflitos;
  • monitorar qualidade da carteira de crédito;
  • programar férias da equipe;
  • consolidar informações gerenciais;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • contratar serviços terceirizados;
  • estudar sugestões de clientes;
  • classificar clientes (rating e score);
  • demonstrar percepção (feeling);


Setores que mais contratam Administrador de carteiras de crédito e cobrança no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Atividades de teleatendimento
  • Cooperativas de crédito mútuo
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de móveis
  • Comércio varejista de calçados
  • Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo
  • Administração de cartões de crédito
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
  • Bancos comerciais
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Sociedades de crédito, financiamento e investimento - financeiras
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados




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