Salário para o cargo de Administrador de carteiras de crédito e cobrança
CBO 1417-20 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Administrador de carteiras de crédito e cobrança - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Administrador de carteiras de crédito e cobrança

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • comunicar-se;
  • implementar processos operacionais;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • gerenciar pessoas;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;

Atividades

  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • contratar serviços terceirizados;
  • desenvolver processos de prospecção de clientes;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • promover interação da equipe;
  • analisar mercado e concorrência;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • executar consultas de crédito;
  • participar de projetos da instituição;
  • demonstrar liderança;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • dispensar pessoas;
  • estudar sugestões de clientes;
  • implementar políticas internas e externas;
  • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
  • demonstrar visão gerencial;
  • estabelecer prioridades;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
  • demonstrar persuasão;
  • propor remuneração de pessoal;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • verificar enquadramento de garantias;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • gerir processos de crédito;
  • demonstrar flexibilidade;
  • selecionar pessoas;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • motivar equipes;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • demonstrar segurança;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • monitorar qualidade da carteira de crédito;
  • coordenar equipes;
  • participar de comitê de crédito;
  • determinar perfil de ocupações;
  • controlar custos;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
  • controlar orçamento da área;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • remanejar pessoal;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • consolidar informações gerenciais;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • classificar clientes (rating e score);
  • visitar clientes;
  • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
  • administrar conflitos;
  • delegar atribuições;
  • examinar operações gerenciais;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • elaborar orçamento da área;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • reestudar políticas operacionais e de crédito;
  • coordenar processo de revisão de crédito;
  • mensurar composição dos ativos do banco;
  • atender auditoria interna e externa;
  • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • acompanhar formalização de operações;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • demonstrar poder de decisão;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • conferir autenticidade de informações;
  • revisar plano diretor;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • incrementar resultados;
  • participar das comissões febraban, abecip;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • respeitar valores da instituição;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • programar férias da equipe;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • identificar necessidade de cliente;
  • estipular políticas por produto;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • demonstrar capacidade de negociação;


Setores que mais contratam Administrador de carteiras de crédito e cobrança no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Atividades de teleatendimento
  • Cooperativas de crédito mútuo
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de móveis
  • Comércio varejista de calçados
  • Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo
  • Administração de cartões de crédito
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
  • Bancos comerciais
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Sociedades de crédito, financiamento e investimento - financeiras
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados




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