Salário para o cargo de Administrador de carteiras de crédito e cobrança
CBO 1417-20 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Administrador de carteiras de crédito e cobrança - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Administrador de carteiras de crédito e cobrança

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • gerenciar pessoas;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar processos operacionais;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • comunicar-se;

Atividades

  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • demonstrar persuasão;
  • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • selecionar pessoas;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • gerir processos de crédito;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • executar consultas de crédito;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • motivar equipes;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • conferir autenticidade de informações;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • participar de projetos da instituição;
  • estipular políticas por produto;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • contratar serviços terceirizados;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • estabelecer prioridades;
  • demonstrar segurança;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • coordenar processo de revisão de crédito;
  • elaborar orçamento da área;
  • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
  • visitar clientes;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • implementar políticas internas e externas;
  • administrar conflitos;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • estudar sugestões de clientes;
  • demonstrar liderança;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • demonstrar visão gerencial;
  • programar férias da equipe;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • promover interação da equipe;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • acompanhar formalização de operações;
  • examinar operações gerenciais;
  • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
  • analisar mercado e concorrência;
  • dispensar pessoas;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • delegar atribuições;
  • controlar custos;
  • revisar plano diretor;
  • controlar orçamento da área;
  • atender auditoria interna e externa;
  • determinar perfil de ocupações;
  • classificar clientes (rating e score);
  • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
  • desenvolver processos de prospecção de clientes;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • incrementar resultados;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • demonstrar poder de decisão;
  • demonstrar flexibilidade;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • identificar necessidade de cliente;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • participar de comitê de crédito;
  • propor remuneração de pessoal;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • respeitar valores da instituição;
  • consolidar informações gerenciais;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • reestudar políticas operacionais e de crédito;
  • remanejar pessoal;
  • monitorar qualidade da carteira de crédito;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • mensurar composição dos ativos do banco;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • coordenar equipes;
  • participar das comissões febraban, abecip;
  • verificar enquadramento de garantias;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;


Setores que mais contratam Administrador de carteiras de crédito e cobrança no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Atividades de teleatendimento
  • Cooperativas de crédito mútuo
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de móveis
  • Comércio varejista de calçados
  • Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo
  • Administração de cartões de crédito
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
  • Bancos comerciais
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Sociedades de crédito, financiamento e investimento - financeiras
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados




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