Salário para o cargo de Administrador de carteiras de crédito e cobrança
CBO 1417-20 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Administrador de carteiras de crédito e cobrança - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Administrador de carteiras de crédito e cobrança

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • gerenciar pessoas;
  • implementar processos operacionais;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;

Atividades

  • demonstrar liderança;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • demonstrar segurança;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • contratar serviços terceirizados;
  • controlar orçamento da área;
  • incrementar resultados;
  • participar de comitê de crédito;
  • executar consultas de crédito;
  • analisar mercado e concorrência;
  • participar das comissões febraban, abecip;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • gerir processos de crédito;
  • demonstrar visão gerencial;
  • examinar operações gerenciais;
  • monitorar qualidade da carteira de crédito;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • revisar plano diretor;
  • desenvolver processos de prospecção de clientes;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • atender auditoria interna e externa;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • solucionar reclamações de clientes;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • propor remuneração de pessoal;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • demonstrar flexibilidade;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • estabelecer prioridades;
  • implementar políticas internas e externas;
  • consolidar informações gerenciais;
  • estipular políticas por produto;
  • acompanhar formalização de operações;
  • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
  • dispensar pessoas;
  • motivar equipes;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • selecionar pessoas;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
  • coordenar equipes;
  • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • conferir autenticidade de informações;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • administrar conflitos;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • mensurar composição dos ativos do banco;
  • elaborar orçamento da área;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • controlar custos;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • demonstrar persuasão;
  • delegar atribuições;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • coordenar processo de revisão de crédito;
  • reestudar políticas operacionais e de crédito;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • respeitar valores da instituição;
  • classificar clientes (rating e score);
  • definir estrutura organizacional da área;
  • promover interação da equipe;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
  • programar férias da equipe;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • verificar enquadramento de garantias;
  • determinar perfil de ocupações;
  • visitar clientes;
  • demonstrar poder de decisão;
  • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
  • identificar necessidade de cliente;
  • estudar sugestões de clientes;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • participar de projetos da instituição;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • remanejar pessoal;


Setores que mais contratam Administrador de carteiras de crédito e cobrança no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Atividades de teleatendimento
  • Cooperativas de crédito mútuo
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de móveis
  • Comércio varejista de calçados
  • Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo
  • Administração de cartões de crédito
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
  • Bancos comerciais
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Sociedades de crédito, financiamento e investimento - financeiras
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados




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