Salário para o cargo de Administrador de carteiras de crédito e cobrança
CBO 1417-20 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Administrador de carteiras de crédito e cobrança - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Administrador de carteiras de crédito e cobrança

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • gerenciar pessoas;
  • implementar processos operacionais;
  • comunicar-se;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;

Atividades

  • solicitar compra de equipamentos;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • demonstrar poder de decisão;
  • programar férias da equipe;
  • acompanhar formalização de operações;
  • atender auditoria interna e externa;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • visitar clientes;
  • demonstrar liderança;
  • desenvolver processos de prospecção de clientes;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • demonstrar segurança;
  • analisar mercado e concorrência;
  • participar de projetos da instituição;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • consolidar informações gerenciais;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • mensurar composição dos ativos do banco;
  • elaborar orçamento da área;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • delegar atribuições;
  • conferir autenticidade de informações;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • identificar necessidade de cliente;
  • implementar políticas internas e externas;
  • controlar custos;
  • controlar orçamento da área;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • promover interação da equipe;
  • administrar conflitos;
  • propor remuneração de pessoal;
  • remanejar pessoal;
  • determinar perfil de ocupações;
  • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • coordenar processo de revisão de crédito;
  • revisar plano diretor;
  • selecionar pessoas;
  • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
  • sugerir promoção de pessoal;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • verificar enquadramento de garantias;
  • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
  • executar consultas de crédito;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • demonstrar persuasão;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • estudar sugestões de clientes;
  • estabelecer prioridades;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • coordenar equipes;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • respeitar valores da instituição;
  • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • monitorar qualidade da carteira de crédito;
  • contratar serviços terceirizados;
  • gerir processos de crédito;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • classificar clientes (rating e score);
  • conduzir reuniões com equipe;
  • participar de comitê de crédito;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • participar das comissões febraban, abecip;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • examinar operações gerenciais;
  • motivar equipes;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • dispensar pessoas;
  • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • estipular políticas por produto;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • incrementar resultados;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • reestudar políticas operacionais e de crédito;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • demonstrar visão gerencial;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • demonstrar flexibilidade;


Setores que mais contratam Administrador de carteiras de crédito e cobrança no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Atividades de teleatendimento
  • Cooperativas de crédito mútuo
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de móveis
  • Comércio varejista de calçados
  • Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo
  • Administração de cartões de crédito
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
  • Bancos comerciais
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Sociedades de crédito, financiamento e investimento - financeiras
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados




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