Salário para o cargo de Administrador de carteiras de crédito e cobrança
CBO 1417-20 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Administrador de carteiras de crédito e cobrança - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Administrador de carteiras de crédito e cobrança

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • gerenciar pessoas;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • implementar processos operacionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • comunicar-se;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;

Atividades

  • contratar serviços terceirizados;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • estabelecer prioridades;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • participar de projetos da instituição;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • atender auditoria interna e externa;
  • remanejar pessoal;
  • demonstrar poder de decisão;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
  • acompanhar formalização de operações;
  • selecionar pessoas;
  • visitar clientes;
  • dispensar pessoas;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • motivar equipes;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
  • gerir processos de crédito;
  • definir atribuições para cada cargo;
  • propor remuneração de pessoal;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • estipular políticas por produto;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • controlar orçamento da área;
  • coordenar processo de revisão de crédito;
  • identificar necessidade de cliente;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • controlar custos;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • participar de comitê de crédito;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • programar férias da equipe;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • desenvolver processos de prospecção de clientes;
  • elaborar orçamento da área;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • respeitar valores da instituição;
  • demonstrar liderança;
  • demonstrar segurança;
  • implementar políticas internas e externas;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • incrementar resultados;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • determinar perfil de ocupações;
  • analisar mercado e concorrência;
  • participar das comissões febraban, abecip;
  • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
  • verificar enquadramento de garantias;
  • mensurar composição dos ativos do banco;
  • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • demonstrar flexibilidade;
  • examinar operações gerenciais;
  • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
  • classificar clientes (rating e score);
  • executar consultas de crédito;
  • delegar atribuições;
  • administrar conflitos;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • conferir autenticidade de informações;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • monitorar qualidade da carteira de crédito;
  • promover interação da equipe;
  • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • demonstrar persuasão;
  • coordenar equipes;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • reestudar políticas operacionais e de crédito;
  • consolidar informações gerenciais;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • revisar plano diretor;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • demonstrar visão gerencial;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • estudar sugestões de clientes;
  • ajustar parâmetros operacionais;


Setores que mais contratam Administrador de carteiras de crédito e cobrança no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Atividades de teleatendimento
  • Cooperativas de crédito mútuo
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de móveis
  • Comércio varejista de calçados
  • Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo
  • Administração de cartões de crédito
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
  • Bancos comerciais
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Sociedades de crédito, financiamento e investimento - financeiras
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados




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