Salário para o cargo de Administrador de carteiras de crédito e cobrança
CBO 1417-20 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Administrador de carteiras de crédito e cobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Administrador de carteiras de crédito e cobrança

Um Administrador de carteiras de crédito e cobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.586,36 e R$ 26.355,40, com a média salarial de R$ 9.208,41 e o salário mediana em R$ 5.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Administrador de carteiras de crédito e cobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 9.208,41 110.500,92 2.302,10 42,85
1º Quartil 2.586,36 31.036,29 646,59 12,03
Salário Mediana 5.000,00 60.000,00 1.250,00 23,27
3º Quartil 20.099,76 241.197,06 5.024,94 93,53
Teto Salarial 26.355,40 316.264,82 6.588,85 122,64


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.270 - 35.577 15.719,00 4.270,49 15.000,00 29.372,72 35.577,12
Curitiba - PR 1.955 - 13.363 5.269,23 1.955,00 3.788,00 11.032,40 13.362,77
Fortaleza - CE 1.445 - 18.057 5.964,44 1.444,79 3.150,00 14.908,21 18.057,27
Osasco - SP 12.321 - 48.348 25.602,25 12.320,50 25.000,00 39.916,25 48.347,76
Goiânia - GO 2.696 - 32.418 10.930,94 2.695,50 6.410,50 26.764,88 32.418,42
Ribeirão Preto - SP 2.066 - 15.377 5.917,69 2.066,33 4.725,00 12.695,71 15.377,43
Porto Alegre - RS 2.835 - 40.617 16.567,78 2.835,00 14.000,00 33.533,50 40.616,78
Rio de Janeiro - RJ 2.055 - 25.873 11.102,50 2.055,20 11.536,50 21.360,80 25.872,84
Teresina - PI 1.419 - 6.473 2.485,68 1.419,20 1.424,00 5.344,00 6.472,81
Belo Horizonte - MG 2.634 - 14.992 6.793,29 2.633,60 6.214,50 12.377,89 14.992,47
Recife - PE 1.716 - 16.211 5.250,89 1.716,25 4.000,00 13.383,75 16.210,80
Barueri - SP 5.155 - 37.214 17.190,94 5.154,50 17.023,50 30.724,25 37.214,13
Campinas - SP 2.500 - 50.635 14.879,54 2.500,00 5.000,00 41.804,33 50.634,66
Salvador - BA 2.290 - 9.022 4.293,54 2.290,00 3.800,00 7.448,67 9.022,05
Uberlândia - MG 4.617 - 22.200 10.810,50 4.617,00 9.965,50 18.328,67 22.200,23
Pato Branco - PR 1.507 - 5.394 2.250,53 1.507,00 1.859,65 4.453,50 5.394,21
São Luís - MA 1.486 - 15.537 3.764,70 1.486,00 1.486,00 12.827,50 15.537,05
São José do Rio Preto - SP 3.224 - 27.196 11.767,67 3.223,50 9.000,00 22.453,50 27.196,35
Campo Grande - MS 3.947 - 22.762 11.884,44 3.947,00 12.424,00 18.792,50 22.762,04
Petrolina - PE 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.090 - 34.953 14.063,42 3.089,58 11.665,00 28.857,15 34.952,65
Paraná 1.763 - 14.245 5.111,49 1.763,41 3.500,00 11.760,38 14.244,52
Santa Catarina 1.906 - 15.607 4.861,81 1.905,73 2.178,00 12.885,51 15.607,31
Minas Gerais 1.615 - 18.025 6.486,93 1.614,70 4.437,00 14.881,63 18.025,08
Ceará 1.448 - 14.117 4.538,09 1.448,11 2.278,00 11.655,23 14.117,16
Rio Grande do Sul 1.914 - 35.108 11.925,35 1.914,29 5.869,50 28.985,77 35.108,43
Goiás 2.052 - 26.609 8.972,82 2.051,58 5.588,00 21.968,17 26.608,50
Rio de Janeiro 1.774 - 22.520 7.825,99 1.773,56 3.752,29 18.592,44 22.519,73
Bahia 1.583 - 9.951 4.088,50 1.582,75 3.800,00 8.215,25 9.950,56
Mato Grosso 2.567 - 22.874 9.444,57 2.567,14 8.882,00 18.884,63 22.873,62
Pernambuco 1.412 - 12.157 3.906,23 1.412,00 1.902,00 10.036,86 12.156,94
Piauí 1.420 - 6.403 2.503,14 1.420,00 1.424,64 5.286,67 6.403,37
Maranhão 1.422 - 8.994 3.032,85 1.422,13 1.486,00 7.425,33 8.993,79
Mato Grosso do Sul 2.028 - 20.594 8.038,41 2.028,00 4.500,00 17.002,50 20.593,94
Rondônia 1.720 - 10.094 4.491,00 1.720,00 2.937,50 8.333,67 10.093,99
Rio Grande do Norte 1.412 - 5.461 2.085,19 1.412,00 1.438,00 4.508,89 5.461,31
Espírito Santo 1.983 - 7.860 4.424,67 1.983,33 4.810,00 6.489,00 7.859,67
Pará 1.449 - 8.794 3.152,08 1.449,33 1.675,00 7.260,67 8.794,34
Tocantins 2.324 - 21.369 8.450,69 2.324,26 6.505,50 17.642,50 21.369,13
Amazonas 1.412 - 28.464 5.583,43 1.412,00 1.412,00 23.500,00 28.463,91
Paraíba 1.412 - 3.548 1.725,17 1.412,00 1.510,00 2.929,00 3.547,69
Distrito Federal 1.572 - 12.977 4.476,37 1.572,00 2.956,47 10.714,29 12.977,47


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Administrador de carteiras de crédito e cobrança

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • comunicar-se;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • implementar processos operacionais;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • gerenciar pessoas;

  • Atividades

    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • contratar serviços terceirizados;
    • coordenar equipes;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • classificar clientes (rating e score);
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • respeitar valores da instituição;
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • estudar sugestões de clientes;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • controlar orçamento da área;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • revisar plano diretor;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • motivar equipes;
    • consolidar informações gerenciais;
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • identificar necessidade de cliente;
    • implementar políticas internas e externas;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • incrementar resultados;
    • propor remuneração de pessoal;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • determinar perfil de ocupações;
    • atender auditoria interna e externa;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • elaborar orçamento da área;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • demonstrar liderança;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • demonstrar flexibilidade;
    • participar de comitê de crédito;
    • visitar clientes;
    • conferir autenticidade de informações;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • demonstrar poder de decisão;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • programar férias da equipe;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • demonstrar segurança;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • selecionar pessoas;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • controlar custos;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • analisar mercado e concorrência;
    • dispensar pessoas;
    • participar de projetos da instituição;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • promover interação da equipe;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • estipular políticas por produto;
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • acompanhar formalização de operações;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • examinar operações gerenciais;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • estabelecer prioridades;
    • remanejar pessoal;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • administrar conflitos;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • demonstrar visão gerencial;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • executar consultas de crédito;
    • demonstrar persuasão;
    • delegar atribuições;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • gerir processos de crédito;


    Setores que mais contratam Administrador de carteiras de crédito e cobrança no mercado de trabalho

    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Atividades de teleatendimento
    • Cooperativas de crédito mútuo
    • Comércio varejista de calçados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
    • Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo
    • Serviços advocatícios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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