Salário para o cargo de Administrador de carteiras de crédito e cobrança
CBO 1417-20 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Administrador de carteiras de crédito e cobrança - Descrição, atividades e funções do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Administrador de carteiras de crédito e cobrança

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • comunicar-se;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • gerenciar pessoas;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;
  • implementar processos operacionais;
  • planejar processos de operações bancárias;

Atividades

  • demonstrar raciocínio analítico;
  • otimizar fluxo de trabalho;
  • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
  • implementar políticas internas e externas;
  • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
  • demonstrar persuasão;
  • revisar plano diretor;
  • divulgar objetivos e metas da área;
  • conferir autenticidade de informações;
  • adequar perfil ocupacional à função;
  • demonstrar poder de decisão;
  • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
  • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
  • acompanhar formalização de operações;
  • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
  • visitar clientes;
  • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
  • identificar necessidade de cliente;
  • verificar enquadramento de garantias;
  • gerir processos de crédito;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
  • motivar equipes;
  • consolidar informações gerenciais;
  • determinar perfil de ocupações;
  • programar desenvolvimento de equipes;
  • avaliar potencial de pessoal da equipe;
  • estabelecer prioridades;
  • demonstrar visão gerencial;
  • avaliar riscos inerentes ao produto;
  • participar de comitê de crédito;
  • recomendar ações de marketing e vendas;
  • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
  • dispensar pessoas;
  • realizar avaliação cruzada de desempenho;
  • especificar condições e fluxos operacionais;
  • propor remuneração de pessoal;
  • analisar mercado e concorrência;
  • demonstrar liderança;
  • participar de projetos da instituição;
  • monitorar qualidade da carteira de crédito;
  • coordenar processo de revisão de crédito;
  • participar das comissões febraban, abecip;
  • sugerir promoção de pessoal;
  • respeitar valores da instituição;
  • mensurar composição dos ativos do banco;
  • executar consultas de crédito;
  • executar políticas de manutenção de clientes;
  • promover interação da equipe;
  • contratar serviços terceirizados;
  • solicitar compra de equipamentos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • assegurar padrões de atendimento;
  • fomentar prospecção de clientes;
  • elaborar orçamento da área;
  • programar férias da equipe;
  • reciclar-se profissionalmente;
  • reconhecer nichos de mercado;
  • incrementar resultados;
  • estabelecer indicadores de resultados;
  • atender auditoria interna e externa;
  • delegar atribuições;
  • reestudar políticas operacionais e de crédito;
  • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
  • divulgar normas e procedimentos;
  • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
  • estudar sugestões de clientes;
  • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
  • controlar orçamento da área;
  • administrar conflitos;
  • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
  • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
  • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
  • demonstrar percepção (feeling);
  • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
  • demonstrar pensamento estruturado;
  • solucionar reclamações de clientes;
  • remanejar pessoal;
  • estabelecer objetivos e metas;
  • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
  • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
  • interagir com demais áreas do banco;
  • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
  • desenvolver processos de prospecção de clientes;
  • estipular políticas por produto;
  • classificar clientes (rating e score);
  • coordenar equipes;
  • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
  • controlar custos;
  • definir estrutura organizacional da área;
  • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • submeter plano diretor à aprovação superior;
  • examinar operações gerenciais;
  • controlar execução de serviços de terceiros;
  • propor alteração de rating ou score para clientes;
  • selecionar pessoas;
  • conduzir reuniões com equipe;
  • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
  • definir atribuições para cada cargo;
  • prever impactos de normas internas e externas;
  • demonstrar segurança;
  • ajustar parâmetros operacionais;
  • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);


Setores que mais contratam Administrador de carteiras de crédito e cobrança no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Atividades de teleatendimento
  • Cooperativas de crédito mútuo
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de móveis
  • Comércio varejista de calçados
  • Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo
  • Administração de cartões de crédito
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
  • Bancos comerciais
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Sociedades de crédito, financiamento e investimento - financeiras
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados




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