O Guia de turismo especializado em atrativo turístico (CBO 5114-05) conduz grupo de pessoas na realização de roteiros e itinerários turísticos, organizando e orientando o grupo durante traslados, passeios, visitas e viagens, intermediando relações entre o grupo, a população local e os prestadores de serviços turísticos, fornecendo informações socioculturais, históricas, ambientais e geográficas referentes ao roteiro, e prestando assistência ao grupo para resolver problemas relacionados à segurança, à saúde e à documentação. Atua no desenvolvimento de roteiros e itinerários turísticos, selecionando locais ou regiões, estruturando roteiros e itinerários, planejando e organizando a execução dos roteiros e itinerários estruturados. Realiza tarefas administrativas, para execução de roteiros e itinerários turísticos. Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Também chamado de Guia de turismo especializado em excursão internacional · Guia de turismo especializado em excursão nacional · Guia de turismo especializado em turismo regional
Estrutura roteiro e itinerário turístico, avaliando locais potenciais para realização de turismo, selecionando itinerário, identificando infraestrutura necessária para execução do novo roteiro, verificando grau de dificuldade para acesso ao local ou realização de passeios, coletando dados sobre atrativos – tais como aspectos históricos, culturais e naturais - do local ou da região, e avaliando potencial turístico. Consolida informações do novo roteiro turístico, para apresentá-lo às operadoras e às empresas especializadas em turismo.
Organiza plano de viagem e cronograma da programação do roteiro ou itinerário, conforme demanda de operadora ou empresa de turismo.
Planeja e organiza a execução de roteiro turístico, verificando forma de transporte – avião, navio, transporte rodoviário ou transporte ferroviário - ao local ou região do passeio, selecionando guia local especializado, providenciando veículo para transporte local e organizando seu trajeto e suas paradas técnicas, selecionando prestadores de serviços – hotéis, restaurantes, entre outros – de acordo com o perfil de visitantes ou grupos, e indicando passeios opcionais. Elabora instruções sobre documentação exigida em visitas a diversos locais do itinerário.
Executa o roteiro turístico, conduzindo e orientando grupo de pessoas na realização de traslados, visitas e passeios previstos na programação. Confere documentos e passa a cuidar da unidade do grupo pela lista de presença.
Presta informações ao grupo sobre os passeios a serem realizados, comentando programação geral, explicando normas de conduta a serem observadas ao longo da excursão, esclarecendo, em viagens internacionais, o câmbio de moeda no país, e detalhando normas e regulamentos dos locais visitados no itinerário. Salienta diferenças culturais existentes no local visitado. Orienta sobre procedimentos de segurança. Informa sobre os equipamentos e serviços de apoio em cada local do itinerário. Faz intermediação das relações entre o grupo, a população local e os prestadores de serviços. Pode traduzir textos e conversações durante a visita.
Acompanha as pessoas no período contratado, orientando o grupo nas atividades previstas no roteiro de viagem. Alerta sobre apetrechos e indumentária para as atividades do dia. Supervisiona refeições, inclusas ou não no roteiro. Cumpre horário da programação, localizando pessoas do grupo atrasadas para saída. Promove ações para integração e bom relacionamento entre as pessoas, selecionando as estratégias de acordo com o perfil do grupo. Apresenta guia local ao grupo, quando for o caso.
Apresenta pontos visitados, informando o grupo sobre infraestrutura e facilidades do local, e descrevendo os atrativos culturais e naturais.
Pode fazer adaptações no roteiro de viagem, em decorrência de problemas na localidade ou nos serviços turísticos contratados.
Pode adequar o ritmo do roteiro à capacidade física do grupo. Pode apresentar atividades opcionais ao roteiro original para participantes que apresentem restrições físicas para a atividade do dia.
Assiste o grupo durante a realização dos roteiros e itinerários turísticos, acompanhando pessoa para solicitar, às autoridades locais, solução de problemas relacionados à segurança e à documentação, providenciando assistência médica e prestando primeiros-socorros em casos de emergência, e apoiando processos de “check-in” e “checkout” em hotéis e aeroportos.
Atua na proteção do meio ambiente, orientando os visitantes para cumprimento das normas ambientais durante os passeios.
Realiza tarefas administrativas, tais como confirmar voos, fazer reservas de atividades opcionais e controlar ingressos, documentos e valores da excursão. Realiza prestação de contas da excursão para agência de viagens.
Encaminha, à agência, a avaliação dos serviços prestados, feita pelo grupo que finalizou o itinerário turístico.
Elabora relatórios diário e final, incluindo ocorrências durante o itinerário.
A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 5114-05 se encontra hoje em zona de em equilíbrio.
Os principais empregadores concentram-se em: Agências de Viagens, Hotéis, Vinícolas, Operadoras de Turismo, Parques de Diversão, Lojas de Variedades.
O exercício dessas ocupações requer escolaridade mínima de ensino médio e domínio de línguas estrangeiras. O pleno desempenho das atividades ocorre após cinco anos de experiência.
O curso de Técnico em guia de turismo é a porta de entrada mais comum (tecnico), com duração típica de 18 meses.
Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Ciências biológicas | Ecologia e gestão ambiental | Meio ambiente | 3 | 3 | 4 |
| Ciências exatas e informática | Matemática e estatística | Matemática aplicada | 3 | 3 | 3 |
| Tecnologia da informação e comunicação | Informática | 3 | 3 | 3 | |
| Internet | 3 | 3 | 3 | ||
| Outros conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação - plataformas digitais para pesquisa, desenvolvimento e execução de roteiros e visitas turísticas | 4 | 4 | 4 | ||
| Ciências humanas | Estudos sociais | Estudos sobre cultura | 4 | 4 | 4 |
| Geografia | Geografia relacionada à área ocupacional | 4 | 4 | 5 | |
| História | Outros conhecimentos de história - história da profissão de guia de turismo | 3 | 3 | 3 | |
| Psicologia | Outros conhecimentos de psicologia - fundamentos e técnicas de relacionamento interpessoal | 3 | 3 | 3 | |
| Ciências sociais aplicadas | Comunicação | Redes sociais | 3 | 3 | 3 |
| Direito | Legislação aplicada à área ocupacional | 4 | 4 | 4 | |
| Normas regulamentadoras relativas à saúde, segurança e higiene no trabalho | 4 | 4 | 4 | ||
| Linguística, letras e artes | Artes | Outros conhecimentos de artes - fundamentos de história da arte | 1 | 2 | 2 |
| Línguas | Português: comunicação e expressão | 4 | 4 | 4 | |
| Português instrumental | 4 | 4 | 4 | ||
| Espanhol instrumental | 3 | 3 | 3 | ||
| Francês instrumental | 2 | 2 | 2 | ||
| Inglês instrumental | 3 | 3 | 3 |
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Administração, gestão e negócios | Organização da produção | Outros conhecimentos de organização da produção - rotinas, processos, etapas e equipe de produção de pesquisa, desenvolvimento e execução de roteiros, atividades e itinerários turísticos | 4 | 4 | 4 |
| Planejamento e controle da produção (pcp) | Planejamento do trabalho | 4 | 4 | 5 | |
| Processos administrativos e organizacionais | Outros conhecimentos de processos administrativos e organizacionais - principais rotinas administrativas relacionadas ao guiamento turístico: confirmação de voos, controle de documentos e valores, prestação de contas, e elaboração de relatórios, dentre outras | 4 | 4 | 5 | |
| Qualidade e produtividade | Outros conhecimentos de qualidade e produtividade - fundamentos da qualidade aplicados ao guiamento turístico: avaliação dos serviços prestados e melhoria contínua dos processos | 4 | 4 | 4 | |
| Saúde e segurança | Ergonomia | 3 | 3 | 3 | |
| Primeiros socorros | 3 | 3 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de saúde e segurança - noções de saúde e segurança do trabalho aplicadas à profissão de guia de turismo | 4 | 4 | 5 | ||
| Produção cultural, design e decoração | Museologia e patrimônio histórico | Outros conhecimentos de museologia e patrimônio histórico - fundamentos de museologia e patrimônio cultural, histórico e natural aplicados à profissão de guia de turismo | 3 | 3 | 3 |
| Serviços de transportes, armazenagem e correios | Logística no transporte | Modais de transportes (aéreo, aquático, dutoviário e terrestre) | 2 | 4 | 4 |
| Serviços financeiros e afins | Serviços bancários | Câmbio | 2 | 4 | 4 |
| Turismo, hospedagem, alimentação, eventos, esporte e lazer | Gastronomia e alimentação | Outros conhecimentos de gastronomia e alimentação - noções de gastronomia e alimentação aplicadas à profissão de guia de turismo | 2 | 3 | 3 |
| Hospedagem | Meios de hospedagem | 3 | 3 | 3 | |
| Normas técnicas e regulamentadoras para turismo, hospedagem, alimentação, eventos, esporte e lazer | Normas técnicas para turismo | 4 | 4 | 4 | |
| Robotização na área de turismo, hospedagem, alimentação, eventos, esporte e lazer | Robotização na área de turismo | 2 | 2 | 2 | |
| Tendências e inovação na área de turismo, hospedagem, alimentação, eventos, esporte e lazer | Inovação na área de turismo | 3 | 3 | 3 | |
| Tendências da área de turismo | 3 | 3 | 3 | ||
| Turismo | Acessibilidade em espaços turísticos | 3 | 3 | 4 | |
| Adaptação de espaço para uso turístico | 2 | 2 | 2 | ||
| Ecoturismo | 4 | 3 | 4 | ||
| Elaboração de projetos turísticos | 3 | 3 | 3 | ||
| Elaboração de roteiros e itinerários em turismo | 4 | 4 | 5 | ||
| Orientação e condução de pessoas | 4 | 5 | 5 | ||
| Turismo cultural | 4 | 4 | 4 | ||
| Turismo de aventura | 2 | 2 | 2 | ||
| Turismo pedagógico | 2 | 2 | 2 | ||
| Turismo receptivo | 4 | 4 | 4 | ||
| Turismo rural | 3 | 3 | 3 | ||
| Outros conhecimentos de turismo - procedimentos e técnicas de guiamento turístico regional, nacional e internacional | 4 | 5 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de turismo - turismo acadêmico | 3 | 3 | 3 | ||
| Outros conhecimentos de turismo - turismo de grandes eventos | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de turismo - turismo de negócios | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de turismo - turismo religioso | 3 | 3 | 3 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| comunicação | Compreensão oral | 4 | 4 |
| Escuta ativa | 4 | 4 | |
| Expressão oral | 4 | 4 | |
| Compreensão escrita | 4 | 4 | |
| Expressão escrita | 3 | 3 | |
| Aprendizado ativo | 4 | 4 | |
| Persuasão | 3 | 3 | |
| Negociação | 3 | 3 | |
| Outras habilidades de cognitivas (especificar...) | Outras - capacidade de improvisação | 4 | 4 |
| Raciocínio | Raciocínio concreto para seguir instruções | 4 | 4 |
| Raciocínio abstrato para resolução de problemas | 3 | 3 | |
| Raciocínio analítico | 3 | 3 | |
| Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting) | 3 | 3 | |
| Trabalho com números | Transcrição de dados | 4 | 4 |
| Comparação de dados | 3 | 3 | |
| Compreensão numérica | 3 | 3 | |
| Análise de dados | 2 | 2 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades físicas | Coordenação corporal bruta | 3 | 3 |
| Flexibilidade de extensão | 3 | 3 | |
| Flexibilidade dinâmica | 4 | 4 | |
| Vigor (estamina) | 3 | 3 | |
| Habilidades psicomotoras | Destreza dos dedos (ou digital) | 3 | 3 |
| Destreza manual | 2 | 2 | |
| Coordenação multimembros | 3 | 3 | |
| Habilidades sensoriais | Atenção auditiva | 4 | 4 |
| Reconhecimento de fala | 4 | 4 | |
| Clareza de fala | 4 | 4 | |
| Percepção de profundidade | 3 | 3 | |
| Visão a distância | 4 | 5 | |
| Visão de perto (ou a curta distância) | 4 | 4 | |
| Visão periférica | 3 | 3 | |
| Discriminação de cor visual | 3 | 3 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades interpessoais | Trabalho em equipe | 4 | 4 |
| Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas... | 4 | 4 | |
| Troca de informações | 3 | 3 | |
| Fornecimento de informações | 4 | 5 | |
| Cooperação | 4 | 4 | |
| Persuasão de pessoas em favor de ideias, produtos e/ou serviços | 3 | 3 | |
| Orientação de pessoas | 4 | 5 | |
| Percepção da realidade social | 4 | 4 | |
| Habilidades operacionais | Aplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas | 3 | 3 |
| Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade | 3 | 3 | |
| Habilidades organizacionais | Análise de garantia de qualidade | 4 | 4 |
| Análise sistêmica | 3 | 3 | |
| Análise de riscos | 3 | 3 | |
| Outras habilidades práticas (especificar: ....) | Outras - empatia | 4 | 4 |
| Tipo | Postura | Peso |
|---|---|---|
| Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho | Autonomia na execução das tarefas que lhe foram atribuídas | 4 |
| Avaliação de trabalho ou atividade | Avaliação do próprio desempenho | 4 |
Trabalham predominantemente em empresas de turismo e órgãos governamentais de fomento ao turismo, nas esferas municipal, estadual e municipal. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional, em diversos tipos de ambientes - fechado, em veículos e a céu aberto e, geralmente, durante o dia. No desempenho das atividades estão sujeitos à situações estressantes.
O Guia de turismo especializado em atrativo turístico (CBO 5114-05) pertence à família dos Guias de turismo, dentro do grande grupo dos trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados .
O código é CBO 5114-05 (ou CBO 511405 sem o hífen), dentro da família 5114 (Guias de turismo), no grande grupo 5 (Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados ).
Conduz grupo de pessoas na realização de roteiros e itinerários turísticos, organizando e orientando o grupo durante traslados, passeios, visitas e viagens, intermediando relações entre o grupo, a população local e os prestadores de serviços turísticos, fornecendo informações socioculturais, históricas, ambientais e geográficas referentes ao roteiro, e prestando assistência ao grupo para resolver…
Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.
Os principais empregadores estão em Agências de Viagens, Hotéis, Vinícolas, Operadoras de Turismo.
A jornada predominante é de 43 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.