Salário para o cargo de Disc jóquei
CBO 3741-45 > Técnicos em áudio

Disc jóquei - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Disc jóquei

Um Disc jóquei trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.639,98 e R$ 4.639,99, com a média salarial de R$ 2.371,05 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Disc jóquei

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.371,05 28.452,54 592,76 11,44
1º Quartil 1.639,98 19.679,71 409,99 7,91
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 9,65
3º Quartil 3.538,66 42.463,89 884,66 17,07
Teto Salarial 4.639,99 55.679,93 1.160,00 22,38


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Curitiba - PR 2.113 - 3.391 2.535,75 2.113,33 2.649,50 2.800,00 3.391,44
Mata de São Joao - BA 3.165 - 3.987 3.253,48 3.165,00 3.292,00 3.292,00 3.987,37
São Paulo - SP 1.530 - 5.870 2.608,80 1.530,00 1.962,00 4.846,00 5.869,62


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Paraná 1.793 - 3.391 2.355,50 1.792,50 2.395,00 2.800,00 3.391,44
São Paulo 1.644 - 5.591 2.642,47 1.643,75 2.059,00 4.616,00 5.591,04
Bahia 2.399 - 3.987 3.106,07 2.398,50 3.292,00 3.292,00 3.987,37
Santa Catarina 1.755 - 6.123 2.644,75 1.755,00 1.847,00 5.055,00 6.122,77
Rio de Janeiro 1.494 - 3.163 1.738,20 1.494,00 1.546,00 2.611,00 3.162,52
Rio Grande do Sul 1.550 - 4.603 2.029,20 1.550,00 1.610,00 3.800,00 4.602,67


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Disc jóquei

Técnicos em áudio devem:

  • operar sistemas de sonorização;
  • compilar registros sonoros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • tratar registros sonoros;
  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;
  • comunicar-se;
  • operar sistemas de gravação;
  • executar músicas e arquivos sonoros;

  • Atividades

    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • selecionar registros sonoros;
    • definir padrões de sincronismo;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • lidar com imprevistos;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • divulgar trabalho;
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • configurar sistemas de sonorização;
    • minimizar ruídos e distorções;
    • demonstrar flexibilidade;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • organizar repertório;
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • identificar público alvo;
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • sugerir fornecedores;
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • orientar microfonista e assistente;
    • adequar repertório ao público;
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • trabalhar sob pressão;
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • equalizar registros sonoros;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • operar equipamentos específicos;
    • editar registros sonoros;
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • demonstrar paciência;
    • embalar equipamentos;
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • analisar roteiro de programação musical;
    • inserir áudio descrição;
    • gerar master;
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • configurar sistemas de gravação;
    • trabalhar em equipe;
    • gerenciar repertório;
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • selecionar repertório;
    • escolher meio de registro (mídia);
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • interagir com áreas afins;
    • orçar evento;
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • interagir com o público;
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • verificar dimensões físicas do local;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • passar o som (sound check);
    • trabalhar com precisão;
    • selecionar estilos musicais;
    • demonstrar criatividade;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • cumprir roteiro do evento;
    • mixar banda musical;
    • participar de reunião com área de produção;
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • monitorar sinais gravados;
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • limpar equipamentos;
    • mixar músicas;
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • substituir equipamentos com defeito;
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • definir mapa de palco e input list;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • discutir briefing do evento;
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • analisar sinais de áudio;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • analisar ambiente de gravação;
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • demonstrar concentração;
    • demonstrar iniciativa;
    • conduzir a pista;
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • mapear pistas de gravação;
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • analisar registros sonoros mixados;
    • alinhar sistemas de gravação;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;


    Setores que mais contratam Disc jóquei no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Atividades de sonorização e de iluminação
    • Restaurantes e similares
    • Discotecas, danceterias, salões de dança e similares
    • Comércio varejista especializado de instrumentos musicais e acessórios
    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Produção musical
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Administração pública em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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