Quanto ganha um Piloto comercial
Um Piloto comercial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.763,97 e R$ 22.251,22, com a média salarial de R$ 6.463,18 e o salário mediana em R$ 3.584,61 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 6.463,18 | 77.558,19 | 1.615,80 | 30,60 |
1º Quartil | 1.763,97 | 21.167,58 | 440,99 | 8,35 |
Salário Mediana | 3.584,61 | 43.015,32 | 896,15 | 16,97 |
3º Quartil | 16.969,73 | 203.636,80 | 4.242,43 | 80,35 |
Teto Salarial | 22.251,22 | 267.014,69 | 5.562,81 | 105,35 |
Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos de nível médio em serviços de transportes
- Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
- Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 1.970 - 12.861 | 4.952,40 | 1.969,86 | 3.500,00 | 10.617,76 | 12.860,55 |
Manaus - AM | 1.675 - 15.148 | 4.996,06 | 1.674,53 | 3.584,61 | 12.505,97 | 15.147,60 |
Goiânia - GO | 1.635 - 247.044 | 45.558,83 | 1.634,51 | 2.629,57 | 203.961,18 | 247.043,90 |
Arapongas - PR | 1.675 - 10.301 | 4.078,33 | 1.674,53 | 3.584,61 | 8.504,54 | 10.300,95 |
Santarém - PA | 3.348 - 8.742 | 4.051,45 | 3.347,86 | 3.347,86 | 7.217,62 | 8.742,20 |
Cuiabá - MT | 2.400 - 17.820 | 5.726,92 | 2.400,00 | 3.000,00 | 14.712,25 | 17.819,92 |
Fortaleza - CE | 3.544 - 19.210 | 8.249,43 | 3.543,85 | 7.705,74 | 15.860,07 | 19.210,19 |
Canta - RR | 3.850 - 4.663 | 3.850,18 | 3.850,18 | 3.850,18 | 3.850,18 | 4.663,45 |
Luís Eduardo Magalhaes - BA | 1.045 - 11.096 | 4.228,62 | 1.045,00 | 4.000,00 | 9.160,77 | 11.095,80 |
Curitiba - PR | 1.900 - 10.819 | 5.092,58 | 1.900,00 | 4.210,00 | 8.932,00 | 10.818,71 |
Campo Grande - MS | 1.437 - 3.742 | 2.080,78 | 1.437,27 | 1.700,00 | 3.089,48 | 3.742,07 |
Cascavel - PR | 1.750 - 8.479 | 3.857,14 | 1.750,00 | 4.000,00 | 7.000,00 | 8.478,61 |
Barra do Garças - MT | 1.045 - 1.332 | 1.052,86 | 1.045,00 | 1.045,00 | 1.100,00 | 1.332,35 |
Porto Velho - RO | 1.675 - 4.342 | 2.947,92 | 1.674,53 | 3.584,61 | 3.584,61 | 4.341,79 |
Cruzeiro do Sul - AC | 2.390 - 6.311 | 3.669,56 | 2.389,79 | 3.581,61 | 5.210,20 | 6.310,75 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.931 - 13.125 | 5.012,25 | 1.930,88 | 3.515,00 | 10.835,94 | 13.124,82 |
Paraná | 1.776 - 14.334 | 5.312,10 | 1.776,31 | 3.584,61 | 11.833,88 | 14.333,55 |
Mato Grosso | 1.217 - 13.755 | 4.724,91 | 1.217,00 | 2.519,50 | 11.356,51 | 13.755,34 |
Pará | 2.515 - 7.195 | 3.772,20 | 2.515,03 | 3.347,86 | 5.940,55 | 7.195,38 |
Goiás | 1.552 - 150.791 | 29.017,01 | 1.552,17 | 3.500,00 | 124.494,52 | 150.791,50 |
Amazonas | 1.675 - 13.390 | 4.717,62 | 1.674,53 | 3.584,00 | 11.054,48 | 13.389,51 |
Minas Gerais | 1.679 - 19.099 | 6.163,70 | 1.679,00 | 3.712,80 | 15.768,60 | 19.099,40 |
Bahia | 1.210 - 13.721 | 5.184,96 | 1.210,00 | 5.000,00 | 11.327,74 | 13.720,50 |
Santa Catarina | 2.146 - 7.994 | 4.320,41 | 2.145,69 | 4.678,72 | 6.600,00 | 7.994,12 |
Ceará | 3.937 - 16.844 | 7.955,50 | 3.936,66 | 6.852,87 | 13.906,71 | 16.844,23 |
Rio Grande do Sul | 2.735 - 5.451 | 3.176,68 | 2.734,79 | 2.734,79 | 4.500,00 | 5.450,54 |
Roraima | 3.850 - 4.663 | 3.850,18 | 3.850,18 | 3.850,18 | 3.850,18 | 4.663,45 |
Acre | 2.986 - 5.536 | 3.670,36 | 2.985,70 | 3.584,61 | 4.570,91 | 5.536,42 |
Mato Grosso do Sul | 1.437 - 4.140 | 2.202,84 | 1.437,27 | 1.700,00 | 3.417,82 | 4.139,77 |
Rondônia | 1.675 - 4.342 | 2.756,85 | 1.674,53 | 2.884,14 | 3.584,61 | 4.341,79 |
Principais locais de trabalho
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.
O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Piloto comercial
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:
Atividades
- verificar existência e condições de local para pouso;
- providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
- preencher comunicado de segurança;
- conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
- expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
- "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
- desligar motores;
- ativar sistemas alternativos;
- conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
- demonstrar paciência;
- conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
- demonstrar liderança;
- dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
- tomar decisões;
- realizar inspeção externa da aeronave;
- trabalhar em equipe;
- checar sistemas operacionais da aeronave;
- efetuar voo pairado;
- realizar operações resgate e salvamento;
- acionar apoios de terra;
- manusear garrafas de oxigênio portáteis;
- submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
- conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
- aplicar regras de voo visual;
- gerenciar procedimentos;
- consultar manuais da aeronave;
- conferir peso da carga;
- operar descida;
- supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
- preencher documentação de bordo;
- comunicar-se por sinais;
- determinar velocidade e posição de;
- aplicar regras de voo por instrumentos;
- determinar peso máximo de decolagem e pouso;
- alijar (liberar) faixa de propaganda;
- treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
- realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
- comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
- monitorar sistemas que compõem a aeronave;
- conviver com diferenças;
- expressar-se verbalmente;
- "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
- combater incêndio;
- decolar aeronave;
- pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
- adaptar-se a diferentes climas e horários;
- preparar notificação de voo;
- comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
- efetuar procedimentos de abandono;
- examinar posicionamento e distribuição das cargas;
- demonstrar uso de equipamentos de emergência;
- tirar fotografias aéreas;
- comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
- verificar condições operacionais do destino e alternativas;
- agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
- providenciar descontaminação do sistema de pulverização;
- alijar (soltar) carga e ou combustível;
- calcular número de voos para pulverização;
- reconfigurar performance da aeronave;
- usar equipamentos de proteção individual;
- combater causas da emergência;
- participar de treinamentos de segurança;
- acompanhar navegação e consumo de combustível;
- adaptar-se à diversidade de culturas;
- efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
- interpretar cartas e mapas;
- operar aproximação;
- administrar o estresse;
- operar subida;
- examinar amarração das cargas;
- conferir equipamentos de emergência e segurança;
- consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
- controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
- proceder à partida e táxi;
- "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
- reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
- analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
- orientar-se espacialmente;
- manusear extintores de incêndio;
- usar máscara de oxigênio (voo sem pressurização, acima de 10.000 pés);
- efetuar voo a baixa altura;
- lançar paraquedistas;
- calcular quantidade de combustível;
- monitorar rota e altitude autorizadas;
- regular sistemas que compõem a aeronave;
- ajustar potência do motor;
- manejar guincho de içamento (carga externa);
- manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
- mostrar-se apto fisicamente;
- obter autorização para local de pouso;
- pescar (enganchar) faixa de propaganda;
- operar cruzeiro;
- obter autorização de voo;
- planejar rota e nível de voo (altitude);
- identificar a anormalidade ou emergência;
- taxiar aeronave;
- determinar potências do motor conforme tabelas;
- analisar dimensões do heliponto;
- operar sistema de pulverização agrícola;
- demonstrar autocontrole;
- providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
- efetuar acrobacias;
- pousar aeronave;
- examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
- seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
- desativar sistemas previstos;
- demonstrar raciocínio lógico;
- verificar condições meteorológicas;
Setores que mais contratam Piloto comercial no mercado de trabalho
- Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
- Cultivo de soja
- Criação de bovinos para corte
- Outros serviços de transporte aéreo de passageiros não-regular
- Holdings de instituições não-financeiras
- Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
- Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Atividades auxiliares dos transportes aéreos, exceto operação dos aeroportos e campos de aterrissagem
- Transporte aéreo de carga
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br