Salário para o cargo de Superintendente de desenvolvimento de produtos e processos
CBO 1237-05 > Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Superintendente de desenvolvimento de produtos e processos - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam do planejamento estratégico, traçam diretrizes científicas e tecnológicas, estabelecem políticas de gestão de p&d, promovem a inovação tecnológica e científica e coordenam a política de comunicação e divulgação na área de p&d, para dar suporte à empresa, instituto de pesquisa ou organização no cumprimento de sua missão. Orientam e dirigem equipes de p&d na execução do planejamento estratégico da instituição.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de pesquisa e desenvolvimento o trabalho pode ser exercido em vários setores de atividade, sendo mais comum em empresas de grande porte ou em instituições de pesquisas vinculadas às áreas pública ou privada, suas atividades se desenvolvem em equipe e, dependendo do tipo de pesquisa de que participam, podem estar submetidos a condições especiais de trabalho (exposição a substâncias nocivas à saúde, fadiga mental etc). Seu vínculo de trabalho mais comum é como empregado com carteira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Dos profissionais da família espera-se que tenham concluído, no mínimo, o nível superior completo ou freqüentado cursos de pósgraduação. É desejável que tenham experiência em função gerencial por mais de cinco anos.


Funções e atividades do Superintendente de desenvolvimento de produtos e processos

Diretores de pesquisa e desenvolvimento devem:

  • promover a inovação tecnológica e científica;
  • coordenar política de comunicação e divulgação na Área de p&d;
  • estabelecer políticas de gestão da qualidade em processos de p&d;
  • comunicar-se;
  • participar do planejamento estratégico da instituição;
  • demonstrar competências pessoais;
  • definir planos táticos;
  • gerir recursos humanos e materiais;
  • traçar diretrizes científicas, tecnológicas e de gestão;

Atividades

  • delinear visão;
  • desenvolver expressão verbal;
  • definir grandes linhas de p&d;
  • definir estratégias;
  • analisar resultados de pesquisas de clima organizacional;
  • promover a capacitação de recursos humanos;
  • demonstrar persistência;
  • participar de comitês;
  • negociar financiamento para pesquisa;
  • cultivar a capacidade de ouvir;
  • exercer ações de ´endo-marketing´;
  • definir indicadores de desempenho;
  • estabelecer canais de comunicação com o usuário;
  • identificar tecnologias críticas e estratégicas;
  • desenvolver capacidade de síntese;
  • definir objetivos permanentes e atuais;
  • implantar novas metodologias de gestão;
  • desenvolver expressão escrita;
  • avaliar desempenho dos recursos;
  • promover condições para a geração de ideias inovadoras;
  • avaliar fatores de impacto;
  • dimensionar recursos;
  • analisar portfólios de projetos, atividades e produtos;
  • identificar demandas científicas e tecnológicas;
  • propor orçamento;
  • identificar necessidades de mudança;
  • cultivar autoconhecimento;
  • analisar relatórios do serviço de atendimento ao cliente;
  • desenvolver pensamento estratégico;
  • analisar resultados das pesquisas de opinião;
  • estabelecer políticas de parcerias;
  • demonstrar liderança;
  • estudar cenários e conjuntura;
  • definir missão;
  • avaliar resultados dos projetos;
  • desenvolver visão holística;
  • identificar fornecedores;
  • desenvolver habilidade de negociação;
  • promover a transferência de soluções tecnológicas para o setor de produção;
  • trabalhar em equipe;
  • identificar fontes de financiamento;
  • garantir a análise crítica e periódica;
  • autorizar a aplicação de recursos;
  • representar a instituição;
  • avaliar planos e projetos elaborados pela equipe;
  • estabelecer mecanismos de avaliação de desempenho de fornecedores;
  • desenvolver habilidade para lidar com conflito;
  • elaborar orçamento;
  • demonstrar habilidade de tomar decisões;
  • priorizar o uso dos recursos;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • facilitar a interação entre setores;
  • aprovar metas para os indicadores;
  • definir política de divulgação interna e externa;
  • participar da definição dos planos estratégicos;
  • aprovar plano de ação de projeto;
  • cuidar do relacionamento interpessoal;
  • definir ações de melhoria;
  • acompanhar execução e desempenho técnico e econômico de planos e projetos;
  • evidenciar vivência em p&d;
  • promover a formação de grupos multidisciplinares;
  • participar de eventos (seminários, congressos, feiras).;
  • acompanhar desempenho do processo produtivo;
  • demonstrar espírito crítico;
  • garantir o cumprimento dos aspectos legais e ambientais;
  • coordenar proteção da propriedade intelectual;
  • monitorar desenvolvimento científico e tecnológico;
  • negociar com os gerentes as metas dos indicadores;
  • demonstrar objetividade;
  • melhorar a gestão das interfaces interna e externa;
  • acompanhar orçamento;
  • definir portfólio de projetos;
  • definir sistemas de reconhecimento e recompensa;
  • demonstrar criatividade;
  • avaliar execução do plano tático;
  • analisar o comportamento do mercado e da concorrência;
  • exercer ações de ´marketing´ tecnológico;
  • demonstrar dinamismo;
  • harmonizar linhas de p&d;
  • otimizar a alocação de recursos;


Setores que mais contratam Superintendente de desenvolvimento de produtos e processos no mercado de trabalho

  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano




Profissões em Destaque: