Salário para o cargo de Professor de geologia
CBO 2343-20 > Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

Professor de geologia - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem no ensino superior atividades didáticas, de pesquisa e de extensão nas áreas de conhecimento da engenharia, arquitetura e urbanismo, geofísica e geologia e em áreas afins, podendo exercer atividades administrativas institucionais.

Quanto ganha um Professor de geologia

Um Professor de geologia trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.163,63 e R$ 7.878,33, com a média salarial de R$ 3.636,46 e o salário mediana em R$ 2.975,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de geologia

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.636,46 43.637,57 909,12 24,36
1º Quartil 2.163,63 25.963,56 540,91 14,49
Salário Mediana 2.975,00 35.700,00 743,75 19,93
3º Quartil 6.008,35 72.100,18 1.502,09 40,25
Teto Salarial 7.878,33 94.539,92 1.969,58 52,77


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.855 - 5.285 2.691,00 1.855,00 1.855,00 4.363,00 5.284,60
Crato - CE 3.316 - 8.456 5.223,74 3.316,00 5.741,00 6.981,00 8.455,60


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.855 - 5.285 2.722,84 1.855,00 2.302,35 4.363,00 5.284,60
Ceará 3.316 - 8.456 5.223,74 3.316,00 5.741,00 6.981,00 8.455,60


Principais locais de trabalho

Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior lecionam disciplinas transversais e específicas nas áreas das engenharias, da arquitetura, da geologia e geofísica, nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão. Podem desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento, vinculados a universidades ou faculdades, predominantemente como empregados registrados. Trabalham em períodos diurnos e noturnos com supervisão ocasional. Parte das atividades dos professores de geofísica e geologia, em particular, se desenvolvem no campo, a céu aberto, muitas vezes em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos das altas temperaturas e de materiais tóxicos e radiação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

As ocupações da família exigem para o seu exercício, formação de nível superior na área. No mercado de trabalho, é desejável que os titulares das ocupações tenham títulos adicionais de pós-graduação e especialização, bem como experiência na área superior a cinco anos.


Funções e atividades do Professor de geologia

Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior devem:

  • realizar avaliações;
  • participar de atividades administrativas;
  • preparar aulas e recursos didáticos;
  • gerenciar e executar pesquisas;
  • orientar alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar cursos;
  • ensinar conteúdos específicos;
  • divulgar trabalhos acadêmicos e técnicos;
  • atuar em atividades de extensão;

  • Atividades

    • promover intercâmbio entre universidades;
    • associar ensino e pesquisa;
    • ministrar aulas expositivas;
    • participar da avaliação de cursos de unidades congêneres;
    • reestruturar disciplinas;
    • coordenar projetos;
    • ministrar aulas de campo;
    • elaborar projetos de interesse social;
    • publicar trabalhos em anais de congressos;
    • participar de projetos sociais e comunitários;
    • preparar aula de laboratório;
    • participar de entidades de classe;
    • participar da organização de congressos e eventos;
    • promover seminários e discussões;
    • publicar livros, artigos e capítulos de livros especializados;
    • preparar textos, apostilas;
    • assessorar entidades de apoio à pesquisa e serviços;
    • criar página na internet para disciplina;
    • participar de grupos de trabalho, pesquisa e estudo;
    • desenvolver métodos de ensino;
    • atender a comunidade em assuntos da própria especialidade;
    • trabalhar em equipe;
    • gerenciar recursos humanos, financeiros e materiais;
    • elaborar relatório de pesquisa;
    • analisar informações coletadas;
    • divulgar projetos de edifícios, cidades e paisagens;
    • dirigir entidade de apoio à pesquisa e serviços;
    • negociar direitos sobre patentes;
    • disponibilizar informações na internet;
    • participar em conselhos e órgãos reguladores;
    • avaliar trabalhos técnicos e científicos;
    • participar de comissões;
    • ensinar a projetar espaços e ambientes;
    • divulgar trabalhos através da internet;
    • ensinar alunos a buscar informações (biblioteca, internet, pessoas etc);
    • participar de comissão de seleção de docentes;
    • orientar alunos na produção e divulgação de textos, projetos e imagens;
    • orientar estagiários;
    • participar de reestruturação de currículos;
    • ter titulação na área ou em áreas afins;
    • estimular alunos a desenvolverem a crítica e a ética;
    • dominar o uso de recursos didáticos;
    • orientar alunos para exames, concursos e competições;
    • discutir resultados em equipe;
    • participar na elaboração de projeto pedagógico de cursos;
    • escrever livros didáticos;
    • participar da avaliação de cursos;
    • participar de processo de avaliação de docentes e funcionários;
    • ministrar cursos de extensão;
    • estimular processo de ensino-aprendizado;
    • participar de associações científicas e técnicas;
    • prestar consultoria;
    • manter-se atualizado no seu campo de atividade;
    • assessorar órgãos de administração superior da universidade;
    • orientar alunos nos trabalhos de conclusão de curso;
    • ter iniciativa de participar de intercâmbio científico;
    • coordenar ensino e curso de graduação;
    • participar de comissões de seleção de alunos;
    • participar de congressos, eventos etc;
    • montar estrutura de pesquisa (equipe, laboratório, materiais);
    • estimular alunos a desenvolverem criatividade e empreendedorismo;
    • propor novas disciplinas;
    • orientar mestrandos, doutorandos, alunos de especialização e aperfeiçoamento;
    • corrigir provas, exercícios e projetos;
    • gerir órgãos de administração superior da universidade;
    • elaborar dossiê para obtenção de patente;
    • montar laboratórios de ensino;
    • coordenar seminários de avaliação;
    • elaborar projeto de pesquisa;
    • orientar alunos de graduação (tutoria);
    • elaborar projetos de cursos (graduação, pós-graduação e especialização);
    • ensinar através do projeto;
    • representar a instituição em programas institucionais;
    • coordenar programas de pós-graduação;
    • participar de órgãos colegiados;
    • orientar monitores;
    • coordenar laboratórios;
    • capacitar recursos humanos para pesquisa;
    • executar experimentos e observações;
    • supervisionar estágios;
    • coordenar convênios;
    • processar as informações levantadas;
    • associar ensino e extensão;
    • elaborar pareceres;
    • atender alunos no apoio à atividade didática;
    • elaborar projetos institucionais;
    • divulgar trabalhos, ensaios, textos críticos na grande mídia;
    • divulgar trabalhos através de mídia impressa e digital;
    • participar de bancas de concursos;
    • buscar recursos financeiros;
    • elaborar plano de orientação;
    • chefiar departamento;
    • participar de fóruns e seminários para a discussão de currículos;
    • preparar material multimeios;
    • buscar recursos financeiros de pesquisa junto a órgãos financiadores;
    • apoiar pesquisadores e professores visitantes;
    • dirigir centros e núcleos de pesquisa;
    • conhecer idiomas estrangeiros;
    • planejar aulas de campo;
    • ministrar aulas práticas (de atelier);
    • realizar projetos de extensão;
    • dirigir unidades acadêmicas, institutos;
    • executar levantamento de campo;
    • ensinar utilização de ferramentas específicas (software e equipamentos);
    • participar de exposições e mostras;
    • preparar exercícios e provas;
    • dirigir associações científicas e técnicas;
    • preparar material audiovisual;
    • avaliar teses, dissertações, monografias;
    • ministrar aulas práticas (em laboratório);
    • coordenar cursos e programas de extensão;
    • preparar acervo técnico;
    • realizar visitas técnicas;
    • dar entrevistas;
    • ensinar o conhecimento teórico e aplicado de forma integrada;
    • participar de corpo editorial de revistas, periódicos, anais de congressos, etc;
    • ensinar a desenvolver equipamentos, processos e produtos;
    • ministrar palestras;
    • criar metodologia de pesquisa;
    • definir linhas de pesquisa;
    • pesquisar através do projeto (espaços e ambientes);
    • ministrar aulas para ensino a distância;
    • orientar alunos em pesquisas de iniciação científica, tecnológica e artística;
    • traduzir textos científicos e técnicos;
    • ministrar aulas práticas em plantas piloto;
    • informar alunos sobre complementação de conhecimento em instituições nacionais e internacionais;
    • publicar trabalhos em revistas, periódicos especializados;
    • ensinar a projetar equipamentos, processos e produtos;


    Setores que mais contratam Professor de geologia no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação superior - graduação
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Aquarelista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Aquarelista