Salário para o cargo de Professor de geofísica
CBO 2343-15 > Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

Professor de geofísica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem no ensino superior atividades didáticas, de pesquisa e de extensão nas áreas de conhecimento da engenharia, arquitetura e urbanismo, geofísica e geologia e em áreas afins, podendo exercer atividades administrativas institucionais.

Quanto ganha um Professor de geofísica

Um Professor de geofísica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.987,20 e R$ 16.552,09, com a média salarial de R$ 7.880,60 e o salário mediana em R$ 8.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de geofísica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.880,60 94.567,20 1.970,15 40,62
1º Quartil 4.987,20 59.846,40 1.246,80 25,71
Salário Mediana 8.000,00 96.000,00 2.000,00 41,24
3º Quartil 12.623,33 151.480,00 3.155,83 65,07
Teto Salarial 16.552,09 198.625,12 4.138,02 85,32


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Niterói - RJ 4.700 - 11.386 7.838,00 4.700,00 8.000,00 9.400,00 11.385,56


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 4.700 - 11.386 7.838,00 4.700,00 8.000,00 9.400,00 11.385,56


Principais locais de trabalho

Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior lecionam disciplinas transversais e específicas nas áreas das engenharias, da arquitetura, da geologia e geofísica, nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão. Podem desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento, vinculados a universidades ou faculdades, predominantemente como empregados registrados. Trabalham em períodos diurnos e noturnos com supervisão ocasional. Parte das atividades dos professores de geofísica e geologia, em particular, se desenvolvem no campo, a céu aberto, muitas vezes em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos das altas temperaturas e de materiais tóxicos e radiação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior

As ocupações da família exigem para o seu exercício, formação de nível superior na área. No mercado de trabalho, é desejável que os titulares das ocupações tenham títulos adicionais de pós-graduação e especialização, bem como experiência na área superior a cinco anos.


Funções e atividades do Professor de geofísica

Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior devem:

  • divulgar trabalhos acadêmicos e técnicos;
  • participar de atividades administrativas;
  • preparar aulas e recursos didáticos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar cursos;
  • gerenciar e executar pesquisas;
  • orientar alunos;
  • ensinar conteúdos específicos;
  • realizar avaliações;
  • atuar em atividades de extensão;

  • Atividades

    • chefiar departamento;
    • participar de bancas de concursos;
    • executar levantamento de campo;
    • ter iniciativa de participar de intercâmbio científico;
    • dirigir unidades acadêmicas, institutos;
    • preparar acervo técnico;
    • dar entrevistas;
    • avaliar trabalhos técnicos e científicos;
    • participar de projetos sociais e comunitários;
    • atender alunos no apoio à atividade didática;
    • elaborar projetos de cursos (graduação, pós-graduação e especialização);
    • apoiar pesquisadores e professores visitantes;
    • discutir resultados em equipe;
    • ensinar utilização de ferramentas específicas (software e equipamentos);
    • elaborar pareceres;
    • elaborar projetos institucionais;
    • estimular alunos a desenvolverem a crítica e a ética;
    • participar de comissão de seleção de docentes;
    • conhecer idiomas estrangeiros;
    • assessorar órgãos de administração superior da universidade;
    • realizar visitas técnicas;
    • executar experimentos e observações;
    • coordenar projetos;
    • participar de reestruturação de currículos;
    • promover seminários e discussões;
    • planejar aulas de campo;
    • publicar livros, artigos e capítulos de livros especializados;
    • corrigir provas, exercícios e projetos;
    • publicar trabalhos em anais de congressos;
    • informar alunos sobre complementação de conhecimento em instituições nacionais e internacionais;
    • elaborar dossiê para obtenção de patente;
    • ensinar a projetar equipamentos, processos e produtos;
    • criar metodologia de pesquisa;
    • escrever livros didáticos;
    • ministrar aulas para ensino a distância;
    • participar de comissões de seleção de alunos;
    • ministrar palestras;
    • promover intercâmbio entre universidades;
    • coordenar laboratórios;
    • orientar alunos na produção e divulgação de textos, projetos e imagens;
    • associar ensino e pesquisa;
    • participar de processo de avaliação de docentes e funcionários;
    • preparar material audiovisual;
    • coordenar ensino e curso de graduação;
    • negociar direitos sobre patentes;
    • montar laboratórios de ensino;
    • participar na elaboração de projeto pedagógico de cursos;
    • ensinar o conhecimento teórico e aplicado de forma integrada;
    • divulgar trabalhos através de mídia impressa e digital;
    • ministrar aulas de campo;
    • disponibilizar informações na internet;
    • avaliar teses, dissertações, monografias;
    • divulgar trabalhos através da internet;
    • desenvolver métodos de ensino;
    • participar de corpo editorial de revistas, periódicos, anais de congressos, etc;
    • publicar trabalhos em revistas, periódicos especializados;
    • preparar textos, apostilas;
    • dirigir centros e núcleos de pesquisa;
    • ministrar aulas práticas em plantas piloto;
    • participar de congressos, eventos etc;
    • preparar material multimeios;
    • processar as informações levantadas;
    • coordenar cursos e programas de extensão;
    • gerenciar recursos humanos, financeiros e materiais;
    • participar da avaliação de cursos;
    • dirigir associações científicas e técnicas;
    • ministrar aulas práticas (de atelier);
    • orientar estagiários;
    • preparar aula de laboratório;
    • capacitar recursos humanos para pesquisa;
    • orientar monitores;
    • participar de órgãos colegiados;
    • elaborar relatório de pesquisa;
    • atender a comunidade em assuntos da própria especialidade;
    • coordenar programas de pós-graduação;
    • ensinar alunos a buscar informações (biblioteca, internet, pessoas etc);
    • elaborar projetos de interesse social;
    • assessorar entidades de apoio à pesquisa e serviços;
    • reestruturar disciplinas;
    • ensinar através do projeto;
    • dirigir entidade de apoio à pesquisa e serviços;
    • orientar alunos para exames, concursos e competições;
    • participar de fóruns e seminários para a discussão de currículos;
    • traduzir textos científicos e técnicos;
    • pesquisar através do projeto (espaços e ambientes);
    • buscar recursos financeiros de pesquisa junto a órgãos financiadores;
    • realizar projetos de extensão;
    • ministrar aulas expositivas;
    • dominar o uso de recursos didáticos;
    • participar de comissões;
    • ter titulação na área ou em áreas afins;
    • associar ensino e extensão;
    • criar página na internet para disciplina;
    • gerir órgãos de administração superior da universidade;
    • supervisionar estágios;
    • prestar consultoria;
    • trabalhar em equipe;
    • participar em conselhos e órgãos reguladores;
    • divulgar trabalhos, ensaios, textos críticos na grande mídia;
    • coordenar convênios;
    • manter-se atualizado no seu campo de atividade;
    • preparar exercícios e provas;
    • ensinar a desenvolver equipamentos, processos e produtos;
    • ministrar aulas práticas (em laboratório);
    • orientar alunos de graduação (tutoria);
    • participar de exposições e mostras;
    • participar de entidades de classe;
    • elaborar plano de orientação;
    • orientar mestrandos, doutorandos, alunos de especialização e aperfeiçoamento;
    • estimular alunos a desenvolverem criatividade e empreendedorismo;
    • montar estrutura de pesquisa (equipe, laboratório, materiais);
    • ensinar a projetar espaços e ambientes;
    • definir linhas de pesquisa;
    • participar da avaliação de cursos de unidades congêneres;
    • elaborar projeto de pesquisa;
    • analisar informações coletadas;
    • participar de grupos de trabalho, pesquisa e estudo;
    • participar da organização de congressos e eventos;
    • coordenar seminários de avaliação;
    • orientar alunos nos trabalhos de conclusão de curso;
    • estimular processo de ensino-aprendizado;
    • divulgar projetos de edifícios, cidades e paisagens;
    • ministrar cursos de extensão;
    • participar de associações científicas e técnicas;
    • representar a instituição em programas institucionais;
    • propor novas disciplinas;
    • orientar alunos em pesquisas de iniciação científica, tecnológica e artística;
    • buscar recursos financeiros;


    Setores que mais contratam Professor de geofísica no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação
    • Ensino fundamental
    • Educação superior - pós-graduação e extensão




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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