Salário para o cargo de Diretor de produção e operações de alimentação
CBO 1225-05 > Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Diretor de produção e operações de alimentação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Dirigem como representantes dos proprietários, ou acionistas, ou por conta própria, as atividades dos serviços de turismo, de alojamento e de alimentação. Planejam e executam projetos e programas inerentes a atividade turística buscando o desenvovimento sustentável e o fomento do turismo. Para tanto, definem planos, políticas e diretrizes, traçam e executam planos de negócios. Buscam produzir os melhores resultados através de pesquisas e análises de mercado e garantem a qualidade de produtos e serviços oferecidos.

Quanto ganha um Diretor de produção e operações de alimentação

Um Diretor de produção e operações de alimentação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.157,82 e R$ 56.280,33, com a média salarial de R$ 16.324,36 e o salário mediana em R$ 4.021,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de produção e operações de alimentação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 16.324,36 195.892,31 4.081,09 75,63
1º Quartil 2.157,82 25.893,81 539,45 10,00
Salário Mediana 4.021,00 48.252,00 1.005,25 18,63
3º Quartil 42.921,78 515.061,39 10.730,45 198,84
Teto Salarial 56.280,33 675.363,94 14.070,08 260,73


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 6.478 - 89.220 38.805,61 6.478,17 39.398,00 73.660,64 89.219,98
Brasília - DF 1.926 - 9.084 3.368,09 1.925,75 2.200,00 7.500,00 9.084,23
Valinhos - SP 2.016 - 3.970 2.396,44 2.016,00 2.180,00 3.278,00 3.970,41
Capela do Alto - SP 1.591 - 2.097 1.635,50 1.591,00 1.591,00 1.731,00 2.096,64
Londrina - PR 1.877 - 6.329 2.747,29 1.877,00 1.936,00 5.225,00 6.328,68
Campinas - SP 15.000 - 43.604 22.172,29 15.000,00 20.000,00 36.000,00 43.604,28


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.902 - 74.322 24.973,73 1.902,32 17.533,00 61.360,58 74.321,78
Minas Gerais 1.600 - 18.844 4.900,93 1.600,00 1.915,00 15.557,67 18.843,91
Distrito Federal 1.926 - 9.084 3.368,09 1.925,75 2.200,00 7.500,00 9.084,23
Paraná 1.649 - 5.890 2.750,33 1.648,50 1.936,00 4.862,50 5.889,61
Rio Grande do Sul 1.652 - 41.621 12.380,71 1.652,00 8.000,00 34.363,00 41.621,50


Principais locais de trabalho

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.


Funções e atividades do Diretor de produção e operações de alimentação

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação devem:

  • executar planos de negócios;
  • coordenar equipes;
  • garantir qualidade de produtos e serviços;
  • comunicar-se;
  • realizar pesquisas;
  • produzir resultados;
  • analisar mercado;
  • traçar plano operacional;
  • definir planos, políticas e diretrizes;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • definir parâmetros para cozinhas;
    • zelar pela imagem da organização;
    • definir tipos e quantidade de auditorias;
    • avaliar margem de lucros;
    • controlar divulgação de produtos;
    • monitorar indicadores de desempenho;
    • analisar pesquisa de satisfação do cliente;
    • capacitar pessoas envolvidas no sistema de turismo;
    • definir políticas de benefícios para colaboradores;
    • acompanhar desenvolvimento das viagens;
    • pesquisar fornecedores;
    • elaborar plano de marketing turístico;
    • assegurar salubridade dos alimentos processados;
    • supervisionar qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos;
    • promover funcionários;
    • participar da elaboração de planos de manejo;
    • fixar metas;
    • analisar localidades nacionais e internacionais, do ponto de vista turístico;
    • detectar tendências de mercado;
    • adequar estratégias e planos;
    • gerir recursos materiais e financeiros;
    • autorizar planejamento de cozinhas;
    • demonstrar dinamismo;
    • realizar diagnósticos turísticos;
    • assegurar higiene dos funcionários;
    • definir políticas de manutenção;
    • premiar desempenho de funcionários;
    • prestar contas a superiores;
    • ceder vantagens para agências em aliança;
    • gerir reuniões participativas;
    • avaliar desempenho dos parceiros;
    • estabelecer parcerias;
    • organizar eventos;
    • alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final;
    • definir prioridades;
    • firmar contratos de compras;
    • identificar público alvo;
    • planejar logística terrestre, aérea e aquaviária;
    • elaborar conteúdo programático para capacitação em turismo;
    • acompanhar contratos negociados;
    • elaborar cronogramas de viagens;
    • programar eventos;
    • implementar parcerias;
    • analisar oferta e demanda turística;
    • coordenar cerimonial;
    • demonstrar poder de convencimento;
    • escolher produtos para promoção;
    • classificar estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos;
    • elaborar projetos e programas turísticos, culturais e ambientais;
    • informar-se da situação da organização;
    • representar empresa em eventos;
    • dispensar gerentes e chefes;
    • analisar pontos turísticos;
    • demonstrar fluência em outro idioma;
    • emitir declaração de interesse e relevância turística;
    • contatar fornecedores;
    • aprovar orçamentos;
    • escolher produtos para veiculação;
    • decidir políticas de comissionamento;
    • demonstrar agilidade;
    • assessorar a realização de eventos;
    • definir políticas de segurança;
    • elaborar programas turísticos;
    • selecionar equipes;
    • definir indicadores de desempenho;
    • contratar auditorias;
    • avaliar vendas;
    • monitorar eventos;
    • demonstrar visão de mercado;
    • assegurar higiene dos utensílios e do ambiente;
    • aprovar eventos;
    • realizar visitas de inspeção;
    • articular com os atores sociais envolvidos;
    • monitorar projetos;
    • acompanhar mercado de comodities;
    • estabelecer preços de produtos e serviços;
    • comparar condições da concorrência;
    • planejar eventos;
    • avaliar relatórios;
    • trabalhar em equipe;
    • aprovar alterações de padrão;
    • negociar com fornecedores, clientes e parceiros;
    • avaliar impactos socioambientais e econômicos;
    • captar eventos;
    • capacitar equipes;
    • elaborar políticas públicas de desenvolvimento do turismo;
    • prestar consultoria e auditoria;
    • calcular retorno de investimento;
    • orientar equipes;
    • captar recursos, patrocínios e apoio;
    • elaborar orçamentos;
    • elaborar plano de negócios;
    • aprovar campanhas de marketing;
    • implementar projetos;
    • atender a franqueados e parceiros;
    • identificar os atores sociais envolvidos;
    • avaliar comportamento dos resultados;
    • zelar pelo funcionamento da organização;
    • identificar nichos de mercado;
    • fomentar o envolvimento da sociedade;
    • demonstrar proatividade;
    • visitar parceiros;
    • definir padrões da organização (móveis, uniformes, utensílios etc.);
    • corrigir desvios;
    • inventariar oferta turística;
    • assegurar qualidade da matéria-prima;
    • definir políticas de promoções para gerentes e chefes;
    • escolher formas de divulgação;
    • elaborar planos de desenvolvimento local;
    • receber visitantes;
    • estabelecer relações institucionais;
    • definir estratégias de vendas;
    • emitir pareceres e laudos técnicos;
    • acompanhar concorrência;
    • conceder entrevistas;
    • analisar legislação pertinente;
    • definir estratégias de marketing;
    • coordenar elaboração de planos de uso público;
    • definir objetivos;
    • elaborar planos de turismo;
    • elaborar planos de lazer e entretenimento;
    • programar promoções;
    • demonstrar liderança;
    • planejar roteiros turísticos;
    • gerir informação turística;
    • visualizar futuro;
    • demonstrar confiabilidade;
    • supervisionar contratos de serviços turísticos;
    • avaliar desempenho de equipes;
    • participar de feiras nacionais e internacionais;
    • estabelecer formas de pagamento;
    • controlar reservas;
    • cobrar padronização de produtos e serviços;
    • definir políticas de qualidade;
    • monitorar metas;
    • demonstrar criatividade;
    • participar de processo de licenciamento ambiental;
    • demonstrar objetividade;
    • demonstrar flexibilidade;
    • tomar decisões;
    • gerir custos;
    • firmar contratos de seguros;
    • coordenar programas de sensibilização em comunidades;
    • solicitar pesquisa de satisfação do cliente;
    • autorizar investimento;


    Setores que mais contratam Diretor de produção e operações de alimentação no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Restaurantes e similares
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Fabricação de outros produtos alimentícios não especificados anteriormente
    • Fabricação de outras aguardentes e bebidas destiladas
    • Fabricação de produtos de panificação industrial
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Fabricação de produtos derivados do cacau e de chocolates
    • Fabricação de laticínios
    • Comércio atacadista de alimentos para animais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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