Salário para o cargo de Vendedor pracista
CBO 3541-45 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Vendedor pracista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Vendedor pracista

Um Vendedor pracista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.551,72 e R$ 4.369,59, com a média salarial de R$ 2.197,76 e o salário mediana em R$ 1.784,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Vendedor pracista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.197,76 26.373,10 549,44 10,08
1º Quartil 1.551,72 18.620,64 387,93 7,12
Salário Mediana 1.784,00 21.408,00 446,00 8,19
3º Quartil 3.332,44 39.989,25 833,11 15,29
Teto Salarial 4.369,59 52.435,10 1.092,40 20,05


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.484 - 6.653 2.779,16 1.483,71 1.917,00 5.492,98 6.653,26
Curitiba - PR 1.600 - 4.309 2.215,89 1.600,22 1.807,00 3.557,42 4.308,85
Rio de Janeiro - RJ 1.479 - 4.138 2.062,03 1.478,86 1.668,00 3.416,72 4.138,43
Goiânia - GO 1.412 - 3.502 1.850,39 1.412,00 1.500,00 2.890,94 3.501,59
São Jose - SC 1.683 - 2.774 1.851,47 1.682,73 1.688,00 2.290,63 2.774,48
Porto Alegre - RS 1.589 - 3.624 2.013,77 1.589,29 1.735,00 2.991,85 3.623,82
Brasília - DF 1.483 - 3.525 1.880,31 1.482,71 1.541,00 2.910,46 3.525,24
Campinas - SP 1.584 - 5.363 2.597,08 1.584,45 2.100,00 4.427,72 5.362,98
Campo Grande - MS 1.570 - 4.429 2.257,75 1.569,57 1.860,00 3.656,67 4.429,07
Macapá - AP 1.412 - 1.841 1.439,75 1.412,00 1.412,00 1.519,81 1.840,84
Fortaleza - CE 1.422 - 3.831 1.918,09 1.422,41 1.550,00 3.163,08 3.831,22
Belo Horizonte - MG 1.477 - 4.264 2.067,77 1.476,89 1.600,00 3.520,49 4.264,12
São José dos Pinhais - PR 1.647 - 3.273 1.977,22 1.646,79 1.800,00 2.702,12 3.272,89
Recife - PE 1.412 - 3.076 1.759,63 1.412,00 1.561,00 2.539,91 3.076,42
Passo Fundo - RS 1.670 - 3.210 1.986,66 1.669,95 1.800,00 2.650,19 3.209,99
João Pessoa - PB 1.479 - 2.432 1.626,07 1.478,81 1.510,00 2.008,27 2.432,47
Manaus - AM 1.412 - 2.868 1.655,04 1.412,00 1.412,00 2.367,59 2.867,70
Chapeco - SC 1.653 - 3.443 2.022,06 1.652,61 1.800,00 2.842,79 3.443,28
Itajaí - SC 1.462 - 4.641 2.308,40 1.461,89 1.900,00 3.831,57 4.640,92
Cascavel - PR 1.677 - 4.261 2.231,23 1.677,18 1.832,00 3.517,53 4.260,53


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.582 - 6.592 2.832,10 1.581,82 2.000,00 5.442,43 6.592,04
Rio Grande do Sul 1.609 - 4.063 2.142,91 1.609,42 1.750,00 3.354,68 4.063,28
Paraná 1.649 - 3.969 2.174,95 1.648,84 1.867,00 3.276,69 3.968,83
Santa Catarina 1.645 - 4.377 2.267,91 1.644,99 1.876,00 3.613,40 4.376,66
Minas Gerais 1.424 - 4.115 2.025,48 1.424,17 1.575,00 3.397,08 4.114,65
Rio de Janeiro 1.475 - 4.269 2.079,77 1.474,83 1.620,00 3.524,47 4.268,94
Bahia 1.416 - 3.046 1.725,87 1.415,76 1.477,00 2.514,72 3.045,91
Goiás 1.412 - 3.421 1.834,37 1.412,00 1.501,00 2.824,73 3.421,40
Pernambuco 1.412 - 3.183 1.756,61 1.412,00 1.491,00 2.628,16 3.183,30
Pará 1.412 - 3.229 1.787,03 1.412,00 1.519,00 2.665,75 3.228,84
Mato Grosso 1.420 - 4.237 2.062,07 1.419,95 1.600,00 3.497,79 4.236,62
Mato Grosso do Sul 1.525 - 4.044 2.109,36 1.524,68 1.750,00 3.338,73 4.043,97
Ceará 1.412 - 3.592 1.843,48 1.412,00 1.484,00 2.965,21 3.591,55
Distrito Federal 1.483 - 3.525 1.880,31 1.482,71 1.541,00 2.910,46 3.525,24
Paraíba 1.430 - 2.417 1.609,37 1.429,78 1.510,00 1.995,22 2.416,67
Espírito Santo 1.425 - 3.722 1.965,19 1.425,49 1.692,00 3.072,60 3.721,63
Rondônia 1.415 - 2.933 1.708,47 1.415,43 1.500,00 2.421,16 2.932,58
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.067 1.490,01 1.412,00 1.418,00 1.706,84 2.067,37
Amapá 1.412 - 1.839 1.439,12 1.412,00 1.412,00 1.517,99 1.838,64
Amazonas 1.412 - 2.686 1.613,87 1.412,00 1.412,00 2.217,79 2.686,25
Sergipe 1.412 - 2.156 1.509,82 1.412,00 1.413,00 1.780,16 2.156,18
Maranhão 1.412 - 3.344 1.774,36 1.412,00 1.452,00 2.760,81 3.343,98
Tocantins 1.434 - 2.526 1.663,36 1.433,72 1.605,00 2.085,59 2.526,13
Acre 1.412 - 2.454 1.574,91 1.412,00 1.412,00 2.026,00 2.453,95
Piauí 1.415 - 2.307 1.544,44 1.415,26 1.424,00 1.904,86 2.307,22
Alagoas 1.412 - 2.957 1.702,56 1.412,00 1.445,00 2.441,66 2.957,41
Roraima 1.412 - 2.096 1.490,19 1.412,00 1.412,00 1.730,36 2.095,86


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Vendedor pracista

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • divulgar produtos e serviços;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • participar de eventos;
  • concretizar vendas;
  • sugerir políticas de vendas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • planejar visitas e contatos;

  • Atividades

    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • planejar sequência de trabalho;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • contatar clientes;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • identificar necessidades do cliente;
    • consultar publicações técnicas;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • visitar área industrial da empresa;
    • discutir estratégias com o superior;
    • treinar novos funcionários;
    • organizar eventos científicos;
    • trabalhar sob pressão;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • tomar decisões;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • organizar material de trabalho;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • controlar vendas efetuadas;
    • comunicar as transações realizadas;
    • discriminar tipos de produtos;
    • demonstrar senso ético;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • visitar cliente pós-venda;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • requisitar assistência técnica;
    • requisitar material de consumo;
    • explicar objetivos da visita;
    • relatar visitas;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • definir estratégia de marketing;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • divulgar eventos científicos;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • preencher contrato;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • implantar contratos de serviços;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • definir participação no mercado;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • atender solicitação de clientes;
    • renovar contratos;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • agendar horário;
    • verificar opiniões do cliente;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • obter informações de pré-venda;
    • trabalhar em equipe;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • demonstrar confiança;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • discriminar tipos de serviços;
    • apresentar tabelas de preços;
    • entregar produtos vendidos;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • enviar brindes ao cliente;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • calcular custo do produto;
    • receber pagamento do produto;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • classificar clientes por potencial;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • entregar brindes ao cliente;
    • demonstrar senso de organização;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • emitir recibo de venda;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • contornar situações adversas;
    • requisitar material de divulgação;
    • gerenciar verbas;
    • classificar clientes por faturamento;
    • definir autonomia para negociação;
    • requisitar troca de produtos;
    • demonstrar resiliência;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • fazer itinerário de visitas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • prever vendas;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • participar de reuniões;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • entrevistar novos candidatos;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • implementar estratégias de marketing;
    • alterar contratos de clientes;
    • tirar pedidos de produtos;
    • integrar novos funcionários;
    • gerar demanda de produtos;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • analisar potencial de clientes;
    • fornecer amostras;
    • explicar formas de pagamento;


    Setores que mais contratam Vendedor pracista no mercado de trabalho

    • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Comércio atacadista de cerveja, chope e refrigerante
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Comércio atacadista de carnes bovinas e suínas e derivados
    • Promoção de vendas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Esteticista
    Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas

    Esteticista