Salário para o cargo de Telefonista
CBO 4222-05 > Operadores de telefonia

Telefonista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Telefonista

Um Telefonista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.481,02 e R$ 2.691,35, com a média salarial de R$ 1.704,82 e o salário mediana em R$ 1.617,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Telefonista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.704,82 20.457,80 426,20 9,24
1º Quartil 1.481,02 17.772,27 370,26 8,02
Salário Mediana 1.617,00 19.404,00 404,25 8,76
3º Quartil 2.052,54 24.630,50 513,14 11,12
Teto Salarial 2.691,35 32.296,25 672,84 14,58


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.540 - 2.929 1.883,37 1.539,64 1.823,00 2.418,29 2.929,10
Rio de Janeiro - RJ 1.464 - 2.437 1.663,67 1.464,49 1.570,00 2.011,63 2.436,55
Belo Horizonte - MG 1.432 - 2.785 1.760,10 1.432,39 1.585,00 2.299,38 2.785,07
Barueri - SP 1.601 - 2.227 1.708,52 1.600,89 1.694,00 1.838,71 2.227,10
Porto Alegre - RS 1.448 - 2.181 1.540,94 1.447,73 1.451,00 1.800,62 2.180,96
Goiânia - GO 1.462 - 2.216 1.624,22 1.462,24 1.566,59 1.829,62 2.216,09
Curitiba - PR 1.444 - 2.449 1.731,07 1.443,54 1.756,00 2.022,13 2.449,26
São Jose - SC 1.653 - 3.651 2.145,65 1.652,98 1.872,84 3.014,13 3.650,80
Brasília - DF 1.412 - 2.164 1.528,05 1.412,00 1.448,00 1.786,40 2.163,74
Florianópolis - SC 1.563 - 2.719 1.907,57 1.562,77 1.911,50 2.245,20 2.719,46
Fortaleza - CE 1.412 - 2.516 1.623,40 1.412,00 1.447,00 2.077,57 2.516,41
Salvador - BA 1.412 - 1.999 1.499,66 1.412,08 1.464,00 1.650,01 1.998,54
Joinville - SC 1.505 - 2.546 1.701,67 1.504,65 1.633,00 2.101,95 2.545,95
Campinas - SP 1.551 - 2.792 1.843,14 1.551,11 1.736,00 2.305,36 2.792,32
Teresina - PI 1.412 - 2.287 1.609,84 1.412,00 1.486,00 1.888,16 2.287,00
Recife - PE 1.413 - 2.000 1.483,75 1.412,65 1.424,00 1.651,44 2.000,28
Guarulhos - SP 1.630 - 2.424 1.767,12 1.630,09 1.696,46 2.001,00 2.423,67
São Luís - MA 1.412 - 2.504 1.599,09 1.412,00 1.444,00 2.067,62 2.504,36
Bauru - SP 1.598 - 2.021 1.630,70 1.598,50 1.628,00 1.668,37 2.020,78
São João de Meriti - RJ 1.729 - 2.271 1.800,62 1.729,00 1.833,00 1.874,68 2.270,66


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.530 - 2.706 1.809,87 1.529,90 1.735,00 2.234,40 2.706,38
Santa Catarina 1.542 - 3.069 1.941,08 1.541,76 1.872,00 2.533,92 3.069,15
Minas Gerais 1.414 - 2.736 1.677,99 1.413,86 1.511,00 2.259,08 2.736,26
Rio Grande do Sul 1.444 - 2.423 1.645,80 1.443,54 1.554,00 2.000,19 2.422,70
Rio de Janeiro 1.462 - 2.441 1.690,38 1.462,10 1.625,00 2.015,15 2.440,82
Paraná 1.440 - 2.475 1.714,87 1.440,24 1.686,00 2.043,24 2.474,83
Goiás 1.433 - 2.224 1.608,40 1.432,76 1.566,00 1.836,24 2.224,11
Bahia 1.412 - 2.006 1.500,79 1.412,00 1.476,00 1.656,05 2.005,86
Distrito Federal 1.412 - 2.164 1.528,05 1.412,00 1.448,00 1.786,40 2.163,74
Ceará 1.412 - 2.494 1.612,97 1.412,00 1.447,00 2.058,93 2.493,83
Pernambuco 1.413 - 2.050 1.491,42 1.412,82 1.424,00 1.692,77 2.050,34
Espírito Santo 1.429 - 2.301 1.588,45 1.429,35 1.485,00 1.899,51 2.300,75
Mato Grosso 1.412 - 2.280 1.567,27 1.412,00 1.493,00 1.882,11 2.279,66
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.406 1.591,65 1.412,00 1.509,00 1.986,77 2.406,43
Paraíba 1.412 - 2.308 1.581,66 1.412,00 1.424,00 1.905,51 2.308,01
Maranhão 1.412 - 2.427 1.577,30 1.412,00 1.431,00 2.004,04 2.427,35
Piauí 1.412 - 2.286 1.608,43 1.412,00 1.486,00 1.887,73 2.286,48
Mato Grosso do Sul 1.412 - 2.161 1.551,64 1.412,44 1.476,00 1.783,95 2.160,77
Pará 1.412 - 2.498 1.662,47 1.412,00 1.510,00 2.061,96 2.497,51
Amazonas 1.412 - 2.114 1.512,22 1.412,00 1.447,50 1.745,48 2.114,18
Sergipe 1.412 - 1.861 1.469,51 1.412,00 1.486,00 1.536,82 1.861,44
Alagoas 1.412 - 2.245 1.581,88 1.412,00 1.500,00 1.853,52 2.245,04
Tocantins 1.412 - 1.982 1.478,57 1.412,00 1.430,00 1.636,57 1.982,26
Rondônia 1.421 - 2.449 1.648,57 1.420,50 1.600,00 2.022,08 2.449,21
Acre 1.421 - 2.258 1.617,63 1.420,86 1.606,00 1.864,29 2.258,08
Amapá 1.412 - 2.452 1.672,89 1.412,00 1.735,00 2.024,00 2.451,53
Roraima 1.412 - 1.750 1.419,33 1.412,00 1.412,00 1.445,00 1.750,23


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Telefonista

Operadores de telefonia devem:

  • monitorar atendimentos;
  • comunicar-se;
  • prestar serviços;
  • treinar funcionários;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • fornecer informações;
  • operar equipamentos;
  • atender o cliente;
  • cadastrar informações;

  • Atividades

    • demonstrar objetividade;
    • lançar ligações manualmente;
    • ouvir o cliente;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • pronunciar-se claramente;
    • digitar mensagem;
    • demonstrar imparcialidade;
    • preencher bilhete;
    • falar formalmente;
    • operar pabx;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • demonstrar entusiasmo;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • demonstrar pontualidade;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • atualizar cadastro;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • monitorar tempo de pausa;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • relatar informações de troca de turno;
    • cadastrar números de telefones;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • registrar reclamações de trote;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • orientar trajeto do motorista;
    • enviar mensagens;
    • redigir ordens de serviço;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • documentar serviços prestados;
    • sugerir agenda de folgas;
    • propor medidas corretivas;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • registrar pendências de informações;
    • identificar pontos de melhoria;
    • demonstrar autocontrole;
    • demonstrar segurança;
    • ler mensagem para cliente;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • programar pabx;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • fazer monitoria ativa;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • demonstrar prontidão;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • controlar frequência de funcionários;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • especificar atendimentos diários;
    • adequar o tom de voz;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • consultar terminal de informações;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • gravar informações;
    • trocar senha do cliente;
    • informar horário de atendimento;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • transmitir informações corretamente;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • retornar contato com cliente;
    • demonstrar cordialidade;
    • anotar recados;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • interceptar ligações;
    • programar mensagem;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • informar tarifas;
    • saudar o cliente;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • identificar tipo de chamada;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • consultar código de grupo;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • localizar pessoas;
    • elaborar relatórios mensais;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • informar alteração de número telefônico;
    • participar de cursos específicos;
    • retransmitir mensagens;
    • elaborar revezamento;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • monitorar tempo de atendimento;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • manter sigilo;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • preencher boleto de tarifa;
    • demonstrar agilidade;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • digitar teclados;
    • transmitir recados;
    • informar ramais;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • informar fuso-horário;
    • acionar despertador automático;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • acompanhar ligação;
    • dominar o idioma inglês;
    • demonstrar paciência;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • enviar correio eletrônico;
    • informar números de telefones internos;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • atualizar código de grupo;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • identificar necessidades do cliente;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • simular situações reais;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • acessar códigos;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • bloquear ligações;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • identificar origem da chamada;


    Setores que mais contratam Telefonista no mercado de trabalho

    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Outras obras de acabamento da construção
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de teleatendimento
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Instrutor educacional
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Instrutor educacional