Salário para o cargo de Tecnólogo em construção de edifícios
CBO 2142-80 > Engenheiros civis

Tecnólogo em construção de edifícios - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram projetos de engenharia civil, gerenciam obras, controlam a qualidade de empreendimentos. Coordenam a operação e manutenção do empreendimento. Podem prestar consultoria, assistência e assessoria e elaborar pesquisas tecnológicas.

Quanto ganha um Tecnólogo em construção de edifícios

Um Tecnólogo em construção de edifícios trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.963,27 e R$ 8.651,36, com a média salarial de R$ 4.601,91 e o salário mediana em R$ 4.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Tecnólogo em construção de edifícios

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.601,91 55.222,92 1.150,48 21,40
1º Quartil 2.963,27 35.559,24 740,82 13,78
Salário Mediana 4.000,00 48.000,00 1.000,00 18,60
3º Quartil 7.142,62 85.711,44 1.785,66 33,22
Teto Salarial 8.651,36 103.816,32 2.162,84 40,24


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Engenheiros, arquitetos
        • Engenheiros civis

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Engenheiros civis atuam na maioria das atividades econômicas com concentração na construção civil. Trabalham na área de planejamento e gerenciamento de projetos construtivos para as mais diversas finalidades. Costumam trabalhar em equipe multidisciplinar, em laboratórios e escritórios e também 'à céu aberto´, ou ´no campo´. Os vínculos de trabalho mais comum são como trabalhador assalariado, ou por conta-própria, na condição de prestador de serviços. Eventualmente, em certas atividades, alguns profissionais trabalham em condições especiais, por exemplo, em ambientes subterrâneos ou confinados, expostos à poeira, mau cheiro, ruído intenso e materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Engenheiros civis

Para o exercício profissional requer-se formação em nível superior em tecnologia em Construção Civil ou Engenharia Civil e registro no CREA, sendo frequente os profissionais portadores de títulos de especialização e pós-graduação lato sensu. O exercício pleno da atividade ocorre, em média, após cinco anos de experiência, para engenheiros civis e em média até dois anos no caso dos tecnólogos.


Funções e atividades do Tecnólogo em construção de edifícios

Engenheiros civis devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar consultoria, assistência e assessoria;
  • orçar o empreendimento;
  • pesquisar tecnologias;
  • controlar qualidade do empreendimento;
  • contratar execução de obras e serviços;
  • elaborar projetos de engenharia civil;
  • comunicar-se;
  • gerenciar obras civis;
  • coordenar operação e manutenção do empreendimento;

Atividades

  • programar intervenções no empreendimento;
  • preparar proposta comerciais para prestação de serviços e obras;
  • planejar empreendimento;
  • coordenar pesquisas tecnológicas;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • preparar edital de licitação para obras e serviços de engenharia;
  • medir serviços executados;
  • divulgar tecnologias;
  • implementar novas tecnologias;
  • preparar propostas técnicas para prestação de serviços e obras;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • julgar propostas técnicas e financeiras;
  • coordenar apoio logístico;
  • especificar equipamentos, materiais e serviços;
  • gerenciar suprimento de materiais e serviços;
  • executar ensaios de materiais, resíduos, insumos e produto final;
  • controlar documentação técnica;
  • gerenciar recursos humanos;
  • fiscalizar controle ambiental do empreendimento;
  • propor soluções técnicas;
  • demonstrar visão espacial;
  • elaborar estudo de modelagem;
  • supervisionar aspectos ambientais da obra;
  • administrar contratos;
  • supervisionar segurança da obra;
  • avaliar desempenho da obra;
  • avaliar relatórios de inspeção;
  • definir metodologia de execução;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • elaborar relatórios;
  • demonstrar capacidade de decisão;
  • desenvolver estudos ambientais;
  • gerenciar recursos técnico-financeiros;
  • trabalhar em equipe;
  • detalhar projetos;
  • fazer estudo da viabilidade técnica, econômica e ambiental do empreendimento;
  • verificar atendimento a normas, padrões e procedimentos;
  • usar epi;
  • demonstrar dinamismo;
  • fiscalizar obras;
  • selecionar mão-de-obra, equipamentos, materiais e serviços;
  • programar inspeção preventiva e corretiva;
  • demonstrar criatividade;
  • cotar preços e custos de insumos do empreendimento;
  • preparar termo de referência para contratação de serviços e obras;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • realizar capacitação técnica;
  • elaborar normas, procedimentos e especificações técnicas;
  • realizar levantamentos técnicos;
  • elaborar programas e planos;
  • controlar situações adversas;
  • apropriar custos específicos e gerais do empreendimento;
  • periciar projetos e obras;
  • gerar projeto conforme construído (as built);
  • analisar ensaios de materiais, resíduos e insumos;
  • dimensionar elementos de projetos;
  • compor custos unitários de mão-de-obra, equipamentos, materiais e serviços;
  • elaborar publicações científicas;
  • estabelecer critérios para pré-qualificação de serviços e obras;
  • avaliar projetos e obras;
  • elaborar cronograma físico e financeiro;
  • elaborar laudos e avaliações;
  • emitir parecer técnico;
  • propor alternativas técnicas, econômicas e ambientais;
  • ensaiar novos produtos, métodos, equipamentos e procedimentos;
  • realizar ajuste de campo;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • avaliar dados técnicos e operacionais;
  • controlar cronograma físico e financeiro da obra;
  • verificar aferição, calibração dos equipamentos;
  • quantificar mão-de-obra, equipamentos, materiais e serviços;
  • realizar auditorias;
  • identificar métodos e locais de instalação de instrumentos de controle de qualidade;
  • analisar dados primários e secundários;
  • realizar investigação de campo;
  • controlar recebimento de materiais e serviços;


Setores que mais contratam Tecnólogo em construção de edifícios no mercado de trabalho

  • Construção de edifícios
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Serviços de engenharia
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Testes e análises técnicas
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Corretagem no aluguel de imóveis
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Obras de alvenaria
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Outras obras de engenharia civil
  • Atividades técnicas relacionadas à engenharia e arquitetura




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