Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
- Técnicos em metalmecânica
- Técnicos em mecânica veicular
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Técnicos em mecânica veicular trabalham principalmente em empresas de fabricação e manutenção automotiva, aeronáutica e naval, bem como em empresas de transporte sobre rodas, marítimo e aéreo. São empregados assalariados, com carteira assinada, organizados em times (grupos de trabalho), sob supervisão ocasional. Trabalham por rodízio de turnos em locais abertos, fechados ou em veículos. Eventualmente, no trabalho podem ser submetidos a ruídos e a situações estressantes.
O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em mecânica veicular
Para o ingresso nas ocupações requer-se curso de mecânica veicular, em nível médio profissionalizante, ou que estejam cursando o ensino superior na área de engenharia mecânica, naval ou aeronáutica. O pleno exercício das atividades como técnico titular ocorre com menos de um ano de experiência profissional.
Funções e atividades do Técnico em automobilística
Técnicos em mecânica veicular devem:
- participar do programa de qualidade da empresa;
- trabalhar com segurança;
- demonstrar competências pessoais;
- executar testes;
- montar componentes em veículos automotores;
- prestar assessoria técnica interna e externa;
- elaborar documentação técnica;
- realizar manutenção em estruturas e sistemas mecânicos e eletroeletrônicos de veículos automotores;
- executar ensaios de fabricação de veículos automotores;
Atividades
- organizar o local de trabalho;
- verificar alinhamento para ajustes na estrutura;
- agir com bom senso;
- emitir relatório técnico e de campo;
- fabricar peças, dispositivos e ferramentas;
- assegurar a qualidade das operações em todas as fases do processo;
- realizar visita técnica;
- participar de programas de prevenção de acidentes;
- aceitar inovações;
- tomar decisões em situação de emergência;
- preparar o local de instalação;
- manter as metas de qualidade definidas pela empresa;
- eliminar interferências prejudiciais à segurança veicular na montagem de sistemas;
- manter harmonia no grupo de trabalho;
- adaptar dispositivos e ferramentas;
- fornecer informações técnicas para execução do controle estatístico do processo;
- assegurar ajustes entre peças e, peças e estrutura;
- comunicar-se com clareza;
- verificar a disponibilidade de componentes para montagem;
- atuar de forma organizada;
- emitir documento para liberação final do produto;
- manter o local de trabalho limpo e organizado;
- fazer simulação de processos;
- acompanhar o processo de montagem e manutenção;
- identificar defeitos e falhas;
- agir com responsabilidade;
- participar de testes finais de ensaios de montagem;
- identificar necessidade de ajustes dimensionais;
- seguir normas e manuais técnicos;
- obedecer normas de segurança;
- realizar testes iniciais para confirmação de problemas apresentados;
- identificar a forma de utilização do veículo automotor;
- seguir cronograma do processo de fabricação;
- utilizar materiais e equipamentos definidos no projeto;
- adequar modificações às características do veículo;
- treinar equipes de trabalho;
- seguir normas de qualidade adotadas pela empresa e definidas por órgãos competentes;
- dar suporte técnico a equipes de trabalho e clientes;
- utilizar ferramentas da qualidade;
- zelar pelo patrimônio do cliente e pelo ferramental da empresa;
- colaborar nas ações de prevenção de acidentes;
- eliminar objetos que afetam o funcionamento do veículo e da segurança;
- realizar testes funcionais;
- providenciar primeiros socorros;
- utilizar adequadamente ferramentas e equipamentos de instalação;
- manter registro de não-conformidade de componentes reparados pelo tempo definido nos procedimentos;
- examinar as condições de componentes para instalação;
- instalar componentes em sistemas de veículo de acordo com o projeto;
- fornecer registros para liberação das fases de processos;
- documentar serviços concluídos;
- propor programas de treinamento e aperfeiçoamento;
- interpretar desenhos de componentes de montagem;
- utilizar equipamentos de proteção individual e coletiva (epi e epc);
- adaptar peças e acessórios;
- utilizar recursos básicos de informática;
- propor melhorias para redução de tempo, utilização de materiais e execução de processos;
- elaborar plano de ação referente às não-conformidades detectadas em produtos e processos;
- montar componentes em bancada de acordo com instruções de trabalho;
- analisar resultados da assessoria prestada;
- resolver problemas;
- coordenar equipes de trabalho;
- incorporar conhecimentos afins;
- registrar a não-conformidade do componente substituído;
- propor inovações;
- testar sistemas operacionais elétricos, eletrônicos, mecânicos e de estrutura;
- liberar processos para itens de segurança;
- registrar a identificação dos componentes instalados;
- utilizar ferramentas de traçagem;
- regular componentes substituídos;
- fornecer registros do programa da qualidade aos clientes;
- elaborar croqui de peças;
- utilizar equipamentos específicos e calibrados;
- cumprir procedimentos de teste;
- identificar pontos críticos de processos;
- utilizar ferramentas e equipamentos apropriados;
- seguir desenhos de projeto;
- avaliar a eficiência de epi´s e epc´s fornecidos pela empresa;
- analisar as condições do local de instalação;
- seguir parâmetros estabelecidos pelo fabricante;
- agir com iniciativa;
- propor melhorias para manutenção da integridade física e mental;
- fazer reparos estruturais;
- emitir parecer técnico;
- fazer orçamentos com estimativa de tempo e de custo;
- assegurar a satisfação dos clientes;
- seguir procedimentos de serviço;
- substituir componentes danificados;
- reparar componentes mecânicos e eletroeletrônicos;
- fazer análise dimensional por etapas de montagem;
- manter-se técnica e tecnologicamente atualizado;
- difundir metas propostas do programa de qualidade e resultados alcançados;
- prestar atendimento de emergência;
- zelar pela preservação do meio ambiente;
- participar de auditorias internas e externas;
- interpretar textos em outros idiomas;
- utilizar técnicas de proteção química e de acabamento de superfície;
- zelar pela otimização de recursos;
Setores que mais contratam Técnico em automobilística no mercado de trabalho
- Locação de automóveis sem condutor
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
- Serviços de engenharia
- Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Testes e análises técnicas
- Serviços de instalação, manutenção e reparação de acessórios para veículos automotores
- Locação de mão-de-obra temporária
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Serviços de desenho técnico relacionados à arquitetura e engenharia
- Serviços de manutenção e reparação elétrica de veículos automotores
- Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
- Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio por atacado de automóveis, camionetas e utilitários novos e usados
- Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
- Fabricação de açúcar em bruto
- Serviços de alinhamento e balanceamento de veículos automotores