Salário para o cargo de Técnico de produção (petroquímica)
CBO 3112-05 > Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Técnico de produção (petroquímica) - Descrição, atividades e funções do cargo

Programam atividades e coordenam processos de produção petroquímica. Controlam a qualidade de insumos e produtos. Analisam dados estatísticos do processo produtivo, interpretam laudos de análises químicas e identificam produtos e insumos. Mantêm equipamentos e materiais em condições operacionais e coordenam equipe de trabalho. Trabalham conforme normas e procedimentos técnicos de qualidade, de segurança, de preservação ambiental e saúde.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnico em ciências físicas e químicas
        • Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás são empregados formais com carteira assinada que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional. Atuam em indústrias químicas, petroquímicas, de produção de álcool ou de elaboração de combustíveis nucleares. Trabalham em locais fechados e abertos sujeitos a pressões, grandes alturas e trabalho confinado. Freqüentemente são expostos a altas temperaturas, ruídos, radiação e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Essas ocupações são exercidas por profissionais com formação técnica de nível médio em controle de processos de produção química e/ou petroquímica e refinaria ou em áreas afins. A atuação como técnico titular ocorre com pelo menos cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Técnico de produção (petroquímica)

Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás devem:

  • manter os equipamentos e materiais em condições operacionais;
  • trabalhar conforme as normas de segurança, preservação ambiental, saúde ocupacional e legislação;
  • controlar a qualidade de insumos e produtos;
  • programar atividades de produção petroquímica;
  • coordenar o processo de produção;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar equipe de trabalho;

Atividades

  • interpretar laudos de análises químicas;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • identificar produtos não conformes (falhas, fora de padrão e outros);
  • preencher ordem de serviço para realização de manutenção dos equipamentos;
  • desenvolver treinamentos no ambiente de trabalho;
  • tomar decisões;
  • monitorar a execução de manobras operacionais;
  • interpretar documentação técnica (desenhos, normas, procedimentos e outras);
  • buscar autodesenvolvimento;
  • providenciar serviços de manutenção corretiva dos processos e equipamentos;
  • implantar programas institucionais;
  • especificar materiais e equipamentos para suprimento;
  • preparar material didático e instrucional para treinamento;
  • monitorar o cumprimento do plano de análises laboratoriais;
  • distribuir tarefas à equipe;
  • requisitar serviços complementares;
  • instruir a equipe quanto a utilização de equipamentos de proteção;
  • orientar a seleção do pessoal em conjunto com a área de recursos humanos;
  • monitorar o descarte de resíduos, efluentes e gases conforme normas ambientais;
  • controlar o cronograma de produção;
  • revisar cronograma de atividades operacionais;
  • avaliar solicitações e opiniões;
  • analisar dados estatísticos do processo produtivo;
  • elaborar procedimentos e instruções operacionais;
  • monitorar a continuidade do processo de produção;
  • elaborar procedimentos em conformidade com as normas de segurança;
  • compartilhar tarefas;
  • desenvolver habilidades de negociação;
  • realizar serviços de manutenção de primeiro nível;
  • propor discussões sobre problemas operacionais;
  • coletar amostras de produtos;
  • elaborar propostas para o desenvolvimento de novos produtos, métodos e sistemas;
  • interagir com clientes internos e externos durante a realização de manobras operacionais;
  • identificar necessidades de treinamento;
  • utilizar equipamentos, recursos informatizados e, de comunicação;
  • realizar ensaios qualitativos, quantitativos e instrumentais;
  • analisar riscos em conjunto com outros profissionais;
  • promover a motivação da equipe;
  • consultar relatórios e ocorrências de turno;
  • avaliar o desempenho da equipe;
  • elaborar escalas de movimentação de pessoal (férias, folgas, trocas e aposentadorias);
  • comunicar-se;
  • trocar experiências com outros profissionais;
  • identificar normas de segurança e procedimentos pertinentes;
  • programar parada e partida de equipamentos;
  • ordenar produtos, insumos intermediários e finais;
  • revisar documentos técnicos operacionais;
  • desenvolver relações interpessoais;
  • identificar situações de risco;
  • inspecionar serviços contratados vinculados à área de produção;
  • identificar tarefas e ações necessárias ao planejamento;
  • relacionar equipamentos para manutenção externa;
  • monitorar estoques de materiais e insumos;
  • rastrear produtos e insumos para identificar falhas;
  • definir meios e recursos necessários para o cumprimento de metas e custos;
  • emitir relatório de acidente e incidente;
  • implementar ações corretivas;
  • operar recursos de comunicação (rádio, viva-voz, telefone, fax e outros);
  • elaborar em equipe, métodos e técnicas de avaliação de treinamento;
  • fazer uso dos equipamentos de proteção individual;
  • admitir opiniões da equipe;
  • programar serviços complementares (pinturas, andaimes, limpeza e outros);
  • elaborar relatórios e boletins de ocorrências;
  • analisar as variáveis do processo produtivo;
  • controlar índices técnicos (produção, custos e outros);
  • aferir instrumentos após manutenção;
  • elaborar cronograma de atividades operacionais;
  • analisar a eficácia da ação corretiva;
  • investigar acidentes em conjunto com profissionais das áreas envolvidas;
  • demonstrar criatividade;
  • divulgar conhecimentos;
  • executar manobras operacionais (trocas, ajustes, alterações e outras);
  • planejar desenvolvimento da equipe;
  • monitorar o desempenho dos equipamentos;
  • elaborar plano de análise contingencial (quebra de equipamentos, parada não programada);
  • acionar órgãos de segurança, meio ambiente e saúde ocupacional;
  • controlar emoções em situação de conflito;
  • inspecionar sistemas de segurança, qualidade, meio ambiente e saúde ocupacional;
  • empregar normas e procedimentos de segurança;
  • divulgar normas e procedimentos junto a equipe;


Setores que mais contratam Técnico de produção (petroquímica) no mercado de trabalho

  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de engenharia
  • Fabricação de resinas termoplásticas
  • Instalação e manutenção elétrica




Profissões em Destaque: