Salário para o cargo de Técnico de processo petroquímico
CBO 3112-05 > Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Técnico de processo petroquímico - Descrição, atividades e funções do cargo

Programam atividades e coordenam processos de produção petroquímica. Controlam a qualidade de insumos e produtos. Analisam dados estatísticos do processo produtivo, interpretam laudos de análises químicas e identificam produtos e insumos. Mantêm equipamentos e materiais em condições operacionais e coordenam equipe de trabalho. Trabalham conforme normas e procedimentos técnicos de qualidade, de segurança, de preservação ambiental e saúde.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnico em ciências físicas e químicas
        • Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás são empregados formais com carteira assinada que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional. Atuam em indústrias químicas, petroquímicas, de produção de álcool ou de elaboração de combustíveis nucleares. Trabalham em locais fechados e abertos sujeitos a pressões, grandes alturas e trabalho confinado. Freqüentemente são expostos a altas temperaturas, ruídos, radiação e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Essas ocupações são exercidas por profissionais com formação técnica de nível médio em controle de processos de produção química e/ou petroquímica e refinaria ou em áreas afins. A atuação como técnico titular ocorre com pelo menos cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Técnico de processo petroquímico

Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás devem:

  • coordenar o processo de produção;
  • programar atividades de produção petroquímica;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • manter os equipamentos e materiais em condições operacionais;
  • controlar a qualidade de insumos e produtos;
  • trabalhar conforme as normas de segurança, preservação ambiental, saúde ocupacional e legislação;

Atividades

  • identificar situações de risco;
  • elaborar escalas de movimentação de pessoal (férias, folgas, trocas e aposentadorias);
  • controlar índices técnicos (produção, custos e outros);
  • comunicar-se;
  • orientar a seleção do pessoal em conjunto com a área de recursos humanos;
  • elaborar relatórios e boletins de ocorrências;
  • monitorar a execução de manobras operacionais;
  • elaborar em equipe, métodos e técnicas de avaliação de treinamento;
  • divulgar normas e procedimentos junto a equipe;
  • inspecionar sistemas de segurança, qualidade, meio ambiente e saúde ocupacional;
  • implantar programas institucionais;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • instruir a equipe quanto a utilização de equipamentos de proteção;
  • buscar autodesenvolvimento;
  • propor discussões sobre problemas operacionais;
  • inspecionar serviços contratados vinculados à área de produção;
  • elaborar cronograma de atividades operacionais;
  • planejar desenvolvimento da equipe;
  • identificar tarefas e ações necessárias ao planejamento;
  • aferir instrumentos após manutenção;
  • controlar emoções em situação de conflito;
  • monitorar o desempenho dos equipamentos;
  • investigar acidentes em conjunto com profissionais das áreas envolvidas;
  • especificar materiais e equipamentos para suprimento;
  • operar recursos de comunicação (rádio, viva-voz, telefone, fax e outros);
  • analisar as variáveis do processo produtivo;
  • identificar necessidades de treinamento;
  • elaborar propostas para o desenvolvimento de novos produtos, métodos e sistemas;
  • identificar normas de segurança e procedimentos pertinentes;
  • programar serviços complementares (pinturas, andaimes, limpeza e outros);
  • compartilhar tarefas;
  • interagir com clientes internos e externos durante a realização de manobras operacionais;
  • requisitar serviços complementares;
  • empregar normas e procedimentos de segurança;
  • utilizar equipamentos, recursos informatizados e, de comunicação;
  • realizar ensaios qualitativos, quantitativos e instrumentais;
  • ordenar produtos, insumos intermediários e finais;
  • admitir opiniões da equipe;
  • interpretar documentação técnica (desenhos, normas, procedimentos e outras);
  • relacionar equipamentos para manutenção externa;
  • desenvolver habilidades de negociação;
  • elaborar procedimentos em conformidade com as normas de segurança;
  • executar manobras operacionais (trocas, ajustes, alterações e outras);
  • revisar documentos técnicos operacionais;
  • demonstrar criatividade;
  • analisar a eficácia da ação corretiva;
  • tomar decisões;
  • providenciar serviços de manutenção corretiva dos processos e equipamentos;
  • avaliar o desempenho da equipe;
  • elaborar plano de análise contingencial (quebra de equipamentos, parada não programada);
  • analisar dados estatísticos do processo produtivo;
  • analisar riscos em conjunto com outros profissionais;
  • divulgar conhecimentos;
  • fazer uso dos equipamentos de proteção individual;
  • monitorar estoques de materiais e insumos;
  • promover a motivação da equipe;
  • controlar o cronograma de produção;
  • emitir relatório de acidente e incidente;
  • monitorar o cumprimento do plano de análises laboratoriais;
  • programar parada e partida de equipamentos;
  • preencher ordem de serviço para realização de manutenção dos equipamentos;
  • monitorar a continuidade do processo de produção;
  • consultar relatórios e ocorrências de turno;
  • avaliar solicitações e opiniões;
  • revisar cronograma de atividades operacionais;
  • monitorar o descarte de resíduos, efluentes e gases conforme normas ambientais;
  • elaborar procedimentos e instruções operacionais;
  • rastrear produtos e insumos para identificar falhas;
  • trocar experiências com outros profissionais;
  • definir meios e recursos necessários para o cumprimento de metas e custos;
  • realizar serviços de manutenção de primeiro nível;
  • desenvolver relações interpessoais;
  • implementar ações corretivas;
  • preparar material didático e instrucional para treinamento;
  • coletar amostras de produtos;
  • distribuir tarefas à equipe;
  • identificar produtos não conformes (falhas, fora de padrão e outros);
  • desenvolver treinamentos no ambiente de trabalho;
  • acionar órgãos de segurança, meio ambiente e saúde ocupacional;
  • interpretar laudos de análises químicas;


Setores que mais contratam Técnico de processo petroquímico no mercado de trabalho

  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de engenharia
  • Fabricação de resinas termoplásticas
  • Instalação e manutenção elétrica




Profissões em Destaque: