Salário para o cargo de Técnico de processo petroquímico
CBO 3112-05 > Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Técnico de processo petroquímico - Descrição, atividades e funções do cargo

Programam atividades e coordenam processos de produção petroquímica. Controlam a qualidade de insumos e produtos. Analisam dados estatísticos do processo produtivo, interpretam laudos de análises químicas e identificam produtos e insumos. Mantêm equipamentos e materiais em condições operacionais e coordenam equipe de trabalho. Trabalham conforme normas e procedimentos técnicos de qualidade, de segurança, de preservação ambiental e saúde.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnico em ciências físicas e químicas
        • Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás são empregados formais com carteira assinada que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional. Atuam em indústrias químicas, petroquímicas, de produção de álcool ou de elaboração de combustíveis nucleares. Trabalham em locais fechados e abertos sujeitos a pressões, grandes alturas e trabalho confinado. Freqüentemente são expostos a altas temperaturas, ruídos, radiação e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Essas ocupações são exercidas por profissionais com formação técnica de nível médio em controle de processos de produção química e/ou petroquímica e refinaria ou em áreas afins. A atuação como técnico titular ocorre com pelo menos cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Técnico de processo petroquímico

Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • programar atividades de produção petroquímica;
  • coordenar o processo de produção;
  • trabalhar conforme as normas de segurança, preservação ambiental, saúde ocupacional e legislação;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • controlar a qualidade de insumos e produtos;
  • manter os equipamentos e materiais em condições operacionais;

Atividades

  • emitir relatório de acidente e incidente;
  • identificar necessidades de treinamento;
  • implantar programas institucionais;
  • avaliar solicitações e opiniões;
  • utilizar equipamentos, recursos informatizados e, de comunicação;
  • programar serviços complementares (pinturas, andaimes, limpeza e outros);
  • programar parada e partida de equipamentos;
  • distribuir tarefas à equipe;
  • executar manobras operacionais (trocas, ajustes, alterações e outras);
  • aferir instrumentos após manutenção;
  • revisar cronograma de atividades operacionais;
  • analisar a eficácia da ação corretiva;
  • especificar materiais e equipamentos para suprimento;
  • preparar material didático e instrucional para treinamento;
  • rastrear produtos e insumos para identificar falhas;
  • elaborar procedimentos em conformidade com as normas de segurança;
  • elaborar escalas de movimentação de pessoal (férias, folgas, trocas e aposentadorias);
  • analisar as variáveis do processo produtivo;
  • analisar riscos em conjunto com outros profissionais;
  • interpretar laudos de análises químicas;
  • implementar ações corretivas;
  • monitorar a continuidade do processo de produção;
  • demonstrar criatividade;
  • identificar situações de risco;
  • elaborar em equipe, métodos e técnicas de avaliação de treinamento;
  • monitorar o descarte de resíduos, efluentes e gases conforme normas ambientais;
  • identificar produtos não conformes (falhas, fora de padrão e outros);
  • monitorar o cumprimento do plano de análises laboratoriais;
  • desenvolver treinamentos no ambiente de trabalho;
  • desenvolver relações interpessoais;
  • revisar documentos técnicos operacionais;
  • interpretar documentação técnica (desenhos, normas, procedimentos e outras);
  • propor discussões sobre problemas operacionais;
  • admitir opiniões da equipe;
  • fazer uso dos equipamentos de proteção individual;
  • controlar índices técnicos (produção, custos e outros);
  • realizar ensaios qualitativos, quantitativos e instrumentais;
  • inspecionar sistemas de segurança, qualidade, meio ambiente e saúde ocupacional;
  • consultar relatórios e ocorrências de turno;
  • providenciar serviços de manutenção corretiva dos processos e equipamentos;
  • comunicar-se;
  • analisar dados estatísticos do processo produtivo;
  • buscar autodesenvolvimento;
  • monitorar a execução de manobras operacionais;
  • monitorar estoques de materiais e insumos;
  • monitorar o desempenho dos equipamentos;
  • controlar emoções em situação de conflito;
  • identificar tarefas e ações necessárias ao planejamento;
  • elaborar relatórios e boletins de ocorrências;
  • interagir com clientes internos e externos durante a realização de manobras operacionais;
  • avaliar o desempenho da equipe;
  • trocar experiências com outros profissionais;
  • realizar serviços de manutenção de primeiro nível;
  • divulgar conhecimentos;
  • coletar amostras de produtos;
  • elaborar plano de análise contingencial (quebra de equipamentos, parada não programada);
  • relacionar equipamentos para manutenção externa;
  • operar recursos de comunicação (rádio, viva-voz, telefone, fax e outros);
  • ordenar produtos, insumos intermediários e finais;
  • orientar a seleção do pessoal em conjunto com a área de recursos humanos;
  • definir meios e recursos necessários para o cumprimento de metas e custos;
  • instruir a equipe quanto a utilização de equipamentos de proteção;
  • inspecionar serviços contratados vinculados à área de produção;
  • preencher ordem de serviço para realização de manutenção dos equipamentos;
  • elaborar cronograma de atividades operacionais;
  • requisitar serviços complementares;
  • controlar o cronograma de produção;
  • divulgar normas e procedimentos junto a equipe;
  • elaborar propostas para o desenvolvimento de novos produtos, métodos e sistemas;
  • investigar acidentes em conjunto com profissionais das áreas envolvidas;
  • elaborar procedimentos e instruções operacionais;
  • planejar desenvolvimento da equipe;
  • desenvolver habilidades de negociação;
  • identificar normas de segurança e procedimentos pertinentes;
  • compartilhar tarefas;
  • promover a motivação da equipe;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • tomar decisões;
  • acionar órgãos de segurança, meio ambiente e saúde ocupacional;
  • empregar normas e procedimentos de segurança;


Setores que mais contratam Técnico de processo petroquímico no mercado de trabalho

  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de engenharia
  • Fabricação de resinas termoplásticas
  • Instalação e manutenção elétrica




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