Salário para o cargo de Técnico de processo petroquímico
CBO 3112-05 > Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Técnico de processo petroquímico - Descrição, atividades e funções do cargo

Programam atividades e coordenam processos de produção petroquímica. Controlam a qualidade de insumos e produtos. Analisam dados estatísticos do processo produtivo, interpretam laudos de análises químicas e identificam produtos e insumos. Mantêm equipamentos e materiais em condições operacionais e coordenam equipe de trabalho. Trabalham conforme normas e procedimentos técnicos de qualidade, de segurança, de preservação ambiental e saúde.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnico em ciências físicas e químicas
        • Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás são empregados formais com carteira assinada que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional. Atuam em indústrias químicas, petroquímicas, de produção de álcool ou de elaboração de combustíveis nucleares. Trabalham em locais fechados e abertos sujeitos a pressões, grandes alturas e trabalho confinado. Freqüentemente são expostos a altas temperaturas, ruídos, radiação e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Essas ocupações são exercidas por profissionais com formação técnica de nível médio em controle de processos de produção química e/ou petroquímica e refinaria ou em áreas afins. A atuação como técnico titular ocorre com pelo menos cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Técnico de processo petroquímico

Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás devem:

  • trabalhar conforme as normas de segurança, preservação ambiental, saúde ocupacional e legislação;
  • controlar a qualidade de insumos e produtos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • manter os equipamentos e materiais em condições operacionais;
  • programar atividades de produção petroquímica;
  • coordenar o processo de produção;
  • coordenar equipe de trabalho;

Atividades

  • elaborar procedimentos em conformidade com as normas de segurança;
  • tomar decisões;
  • desenvolver relações interpessoais;
  • revisar documentos técnicos operacionais;
  • compartilhar tarefas;
  • analisar a eficácia da ação corretiva;
  • inspecionar serviços contratados vinculados à área de produção;
  • interpretar laudos de análises químicas;
  • distribuir tarefas à equipe;
  • demonstrar criatividade;
  • divulgar normas e procedimentos junto a equipe;
  • avaliar solicitações e opiniões;
  • propor discussões sobre problemas operacionais;
  • planejar desenvolvimento da equipe;
  • programar parada e partida de equipamentos;
  • monitorar o desempenho dos equipamentos;
  • orientar a seleção do pessoal em conjunto com a área de recursos humanos;
  • definir meios e recursos necessários para o cumprimento de metas e custos;
  • elaborar cronograma de atividades operacionais;
  • requisitar serviços complementares;
  • fazer uso dos equipamentos de proteção individual;
  • empregar normas e procedimentos de segurança;
  • identificar normas de segurança e procedimentos pertinentes;
  • elaborar relatórios e boletins de ocorrências;
  • elaborar procedimentos e instruções operacionais;
  • acionar órgãos de segurança, meio ambiente e saúde ocupacional;
  • analisar dados estatísticos do processo produtivo;
  • implantar programas institucionais;
  • comunicar-se;
  • elaborar propostas para o desenvolvimento de novos produtos, métodos e sistemas;
  • programar serviços complementares (pinturas, andaimes, limpeza e outros);
  • investigar acidentes em conjunto com profissionais das áreas envolvidas;
  • avaliar o desempenho da equipe;
  • elaborar em equipe, métodos e técnicas de avaliação de treinamento;
  • preparar material didático e instrucional para treinamento;
  • monitorar a execução de manobras operacionais;
  • especificar materiais e equipamentos para suprimento;
  • emitir relatório de acidente e incidente;
  • identificar necessidades de treinamento;
  • interagir com clientes internos e externos durante a realização de manobras operacionais;
  • analisar riscos em conjunto com outros profissionais;
  • inspecionar sistemas de segurança, qualidade, meio ambiente e saúde ocupacional;
  • instruir a equipe quanto a utilização de equipamentos de proteção;
  • operar recursos de comunicação (rádio, viva-voz, telefone, fax e outros);
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • realizar ensaios qualitativos, quantitativos e instrumentais;
  • divulgar conhecimentos;
  • realizar serviços de manutenção de primeiro nível;
  • monitorar a continuidade do processo de produção;
  • rastrear produtos e insumos para identificar falhas;
  • monitorar estoques de materiais e insumos;
  • revisar cronograma de atividades operacionais;
  • monitorar o cumprimento do plano de análises laboratoriais;
  • relacionar equipamentos para manutenção externa;
  • executar manobras operacionais (trocas, ajustes, alterações e outras);
  • elaborar escalas de movimentação de pessoal (férias, folgas, trocas e aposentadorias);
  • preencher ordem de serviço para realização de manutenção dos equipamentos;
  • coletar amostras de produtos;
  • implementar ações corretivas;
  • interpretar documentação técnica (desenhos, normas, procedimentos e outras);
  • identificar produtos não conformes (falhas, fora de padrão e outros);
  • controlar o cronograma de produção;
  • analisar as variáveis do processo produtivo;
  • trocar experiências com outros profissionais;
  • desenvolver habilidades de negociação;
  • elaborar plano de análise contingencial (quebra de equipamentos, parada não programada);
  • desenvolver treinamentos no ambiente de trabalho;
  • identificar situações de risco;
  • ordenar produtos, insumos intermediários e finais;
  • utilizar equipamentos, recursos informatizados e, de comunicação;
  • controlar emoções em situação de conflito;
  • providenciar serviços de manutenção corretiva dos processos e equipamentos;
  • promover a motivação da equipe;
  • monitorar o descarte de resíduos, efluentes e gases conforme normas ambientais;
  • admitir opiniões da equipe;
  • consultar relatórios e ocorrências de turno;
  • aferir instrumentos após manutenção;
  • controlar índices técnicos (produção, custos e outros);
  • buscar autodesenvolvimento;
  • identificar tarefas e ações necessárias ao planejamento;


Setores que mais contratam Técnico de processo petroquímico no mercado de trabalho

  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de engenharia
  • Fabricação de resinas termoplásticas
  • Instalação e manutenção elétrica




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