Salário para o cargo de Técnico de processo petroquímico
CBO 3112-05 > Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Técnico de processo petroquímico - Descrição, atividades e funções do cargo

Programam atividades e coordenam processos de produção petroquímica. Controlam a qualidade de insumos e produtos. Analisam dados estatísticos do processo produtivo, interpretam laudos de análises químicas e identificam produtos e insumos. Mantêm equipamentos e materiais em condições operacionais e coordenam equipe de trabalho. Trabalham conforme normas e procedimentos técnicos de qualidade, de segurança, de preservação ambiental e saúde.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnico em ciências físicas e químicas
        • Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás são empregados formais com carteira assinada que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional. Atuam em indústrias químicas, petroquímicas, de produção de álcool ou de elaboração de combustíveis nucleares. Trabalham em locais fechados e abertos sujeitos a pressões, grandes alturas e trabalho confinado. Freqüentemente são expostos a altas temperaturas, ruídos, radiação e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Essas ocupações são exercidas por profissionais com formação técnica de nível médio em controle de processos de produção química e/ou petroquímica e refinaria ou em áreas afins. A atuação como técnico titular ocorre com pelo menos cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Técnico de processo petroquímico

Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás devem:

  • coordenar equipe de trabalho;
  • controlar a qualidade de insumos e produtos;
  • trabalhar conforme as normas de segurança, preservação ambiental, saúde ocupacional e legislação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • manter os equipamentos e materiais em condições operacionais;
  • programar atividades de produção petroquímica;
  • coordenar o processo de produção;

Atividades

  • relacionar equipamentos para manutenção externa;
  • ordenar produtos, insumos intermediários e finais;
  • operar recursos de comunicação (rádio, viva-voz, telefone, fax e outros);
  • interpretar laudos de análises químicas;
  • identificar tarefas e ações necessárias ao planejamento;
  • analisar riscos em conjunto com outros profissionais;
  • compartilhar tarefas;
  • identificar necessidades de treinamento;
  • tomar decisões;
  • especificar materiais e equipamentos para suprimento;
  • elaborar plano de análise contingencial (quebra de equipamentos, parada não programada);
  • avaliar solicitações e opiniões;
  • providenciar serviços de manutenção corretiva dos processos e equipamentos;
  • inspecionar sistemas de segurança, qualidade, meio ambiente e saúde ocupacional;
  • trocar experiências com outros profissionais;
  • coletar amostras de produtos;
  • programar parada e partida de equipamentos;
  • elaborar cronograma de atividades operacionais;
  • monitorar o desempenho dos equipamentos;
  • analisar a eficácia da ação corretiva;
  • definir meios e recursos necessários para o cumprimento de metas e custos;
  • realizar ensaios qualitativos, quantitativos e instrumentais;
  • utilizar equipamentos, recursos informatizados e, de comunicação;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • buscar autodesenvolvimento;
  • divulgar normas e procedimentos junto a equipe;
  • desenvolver relações interpessoais;
  • inspecionar serviços contratados vinculados à área de produção;
  • monitorar a execução de manobras operacionais;
  • identificar produtos não conformes (falhas, fora de padrão e outros);
  • consultar relatórios e ocorrências de turno;
  • elaborar em equipe, métodos e técnicas de avaliação de treinamento;
  • comunicar-se;
  • monitorar a continuidade do processo de produção;
  • programar serviços complementares (pinturas, andaimes, limpeza e outros);
  • revisar cronograma de atividades operacionais;
  • planejar desenvolvimento da equipe;
  • implementar ações corretivas;
  • acionar órgãos de segurança, meio ambiente e saúde ocupacional;
  • promover a motivação da equipe;
  • interpretar documentação técnica (desenhos, normas, procedimentos e outras);
  • rastrear produtos e insumos para identificar falhas;
  • requisitar serviços complementares;
  • elaborar relatórios e boletins de ocorrências;
  • realizar serviços de manutenção de primeiro nível;
  • controlar emoções em situação de conflito;
  • fazer uso dos equipamentos de proteção individual;
  • interagir com clientes internos e externos durante a realização de manobras operacionais;
  • executar manobras operacionais (trocas, ajustes, alterações e outras);
  • demonstrar criatividade;
  • preencher ordem de serviço para realização de manutenção dos equipamentos;
  • elaborar procedimentos em conformidade com as normas de segurança;
  • orientar a seleção do pessoal em conjunto com a área de recursos humanos;
  • aferir instrumentos após manutenção;
  • desenvolver habilidades de negociação;
  • elaborar propostas para o desenvolvimento de novos produtos, métodos e sistemas;
  • elaborar procedimentos e instruções operacionais;
  • implantar programas institucionais;
  • desenvolver treinamentos no ambiente de trabalho;
  • analisar as variáveis do processo produtivo;
  • divulgar conhecimentos;
  • analisar dados estatísticos do processo produtivo;
  • instruir a equipe quanto a utilização de equipamentos de proteção;
  • admitir opiniões da equipe;
  • controlar o cronograma de produção;
  • avaliar o desempenho da equipe;
  • identificar normas de segurança e procedimentos pertinentes;
  • elaborar escalas de movimentação de pessoal (férias, folgas, trocas e aposentadorias);
  • monitorar o descarte de resíduos, efluentes e gases conforme normas ambientais;
  • distribuir tarefas à equipe;
  • monitorar estoques de materiais e insumos;
  • monitorar o cumprimento do plano de análises laboratoriais;
  • empregar normas e procedimentos de segurança;
  • preparar material didático e instrucional para treinamento;
  • emitir relatório de acidente e incidente;
  • investigar acidentes em conjunto com profissionais das áreas envolvidas;
  • controlar índices técnicos (produção, custos e outros);
  • identificar situações de risco;
  • revisar documentos técnicos operacionais;
  • propor discussões sobre problemas operacionais;


Setores que mais contratam Técnico de processo petroquímico no mercado de trabalho

  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de engenharia
  • Fabricação de resinas termoplásticas
  • Instalação e manutenção elétrica




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