Salário para o cargo de Técnico de inspeção e especificação de materiais e equipamentos de obras de saneamento
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Técnico de inspeção e especificação de materiais e equipamentos de obras de saneamento - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Técnico de inspeção e especificação de materiais e equipamentos de obras de saneamento

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • realizar trabalhos em laboratório;
  • supervisionar equipes;
  • estruturar coleta de resíduos sólidos;
  • preservar o meio ambiente;
  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;
  • fazer levantamento e tabulação de dados;
  • realizar vistorias técnicas;
  • desenvolver projetos de infraestrutura;
  • orçar obras;
  • demonstrar competências pessoais;
  • supervisionar obras;
  • padronizar procedimentos técnicos;
  • planejar o trabalho;

Atividades

  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • identificar procedimentos técnicos;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;
  • elaborar cronograma;
  • detalhar o projeto;
  • revisar os projetos;
  • efetuar levantamento topográfico;
  • agir com iniciativa;
  • emitir ordem de compra;
  • calcular ensaios;
  • negociar propostas;
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • submeter o projeto à aprovação;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • diagnosticar a realidade do local;
  • controlar parâmetros desejados;
  • identificar fontes de poluição;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • cotar insumos e serviços;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • atender às metas preestabelecidas;
  • programar os serviços;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • fazer vistoria técnica;
  • programar a execução dos serviços;
  • relatar anomalias aos superiores;
  • elaborar relatórios;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • trabalhar em equipe;
  • fiscalizar obras;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • empregar normas técnicas;
  • verificar condições técnicas do local;
  • elaborar croqui;
  • preparar o local de trabalho;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • elaborar memorial descritivo;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • aplicar ações corretivas;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • aprovar roteiro de coleta;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • atuar com ousadia;
  • discutir o projeto;
  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • elaborar propostas de venda;
  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • emitir parecer técnico;
  • propor ações preventivas;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • elaborar memória de cálculo;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • treinar equipes;
  • coletar amostras;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • atender às necessidades do cliente;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • analisar contrato de obras;
  • solicitar projetos complementares;
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • demonstrar criatividade;
  • requisitar materiais;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • identificar as características dos resíduos;
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • gerenciar logística;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • emitir relatório final;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • elaborar composições unitárias;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • especificar materiais;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • supervisionar campanha educativa;
  • fixar parâmetros técnicos;
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • analisar dados coletados;
  • dominar softwares específicos;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • estudar projetos;
  • analisar origem das solicitações;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • preparar ensaios;
  • atuar com liderança;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • elaborar anteprojeto;
  • verificar tipo de vistoria;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • realizar ensaios;
  • realizar medições;
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • registrar alterações de serviços;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;


Setores que mais contratam Técnico de inspeção e especificação de materiais e equipamentos de obras de saneamento no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




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