Salário para o cargo de Técnico de inspeção e especificação de materiais e equipamentos de obras de saneamento
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Técnico de inspeção e especificação de materiais e equipamentos de obras de saneamento - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Técnico de inspeção e especificação de materiais e equipamentos de obras de saneamento

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • desenvolver projetos de infraestrutura;
  • realizar trabalhos em laboratório;
  • realizar vistorias técnicas;
  • preservar o meio ambiente;
  • supervisionar obras;
  • supervisionar equipes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • orçar obras;
  • fazer levantamento e tabulação de dados;
  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;
  • padronizar procedimentos técnicos;
  • estruturar coleta de resíduos sólidos;
  • planejar o trabalho;

Atividades

  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • especificar materiais;
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • realizar ensaios;
  • efetuar levantamento topográfico;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • elaborar croqui;
  • demonstrar criatividade;
  • calcular ensaios;
  • requisitar materiais;
  • elaborar memória de cálculo;
  • identificar fontes de poluição;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • detalhar o projeto;
  • elaborar relatórios;
  • solicitar projetos complementares;
  • identificar procedimentos técnicos;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • empregar normas técnicas;
  • trabalhar em equipe;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • programar os serviços;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • elaborar cronograma;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • emitir ordem de compra;
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • propor ações preventivas;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • estudar projetos;
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;
  • atuar com liderança;
  • coletar amostras;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • fiscalizar obras;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • cotar insumos e serviços;
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • elaborar memorial descritivo;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • aplicar ações corretivas;
  • negociar propostas;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • relatar anomalias aos superiores;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • fazer vistoria técnica;
  • preparar ensaios;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • diagnosticar a realidade do local;
  • emitir parecer técnico;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • analisar dados coletados;
  • verificar tipo de vistoria;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • programar a execução dos serviços;
  • atender às necessidades do cliente;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • analisar origem das solicitações;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • supervisionar campanha educativa;
  • elaborar composições unitárias;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • aprovar roteiro de coleta;
  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • dominar softwares específicos;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • fixar parâmetros técnicos;
  • controlar parâmetros desejados;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • revisar os projetos;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • elaborar propostas de venda;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • agir com iniciativa;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • emitir relatório final;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • submeter o projeto à aprovação;
  • registrar alterações de serviços;
  • preparar o local de trabalho;
  • discutir o projeto;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • verificar condições técnicas do local;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • realizar medições;
  • elaborar anteprojeto;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • treinar equipes;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • identificar as características dos resíduos;
  • gerenciar logística;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • analisar contrato de obras;
  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • atuar com ousadia;


Setores que mais contratam Técnico de inspeção e especificação de materiais e equipamentos de obras de saneamento no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Escultor
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Escultor