Salário para o cargo de Representante técnico de vendas
CBO 3541-35 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Representante técnico de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Representante técnico de vendas

Um Representante técnico de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.938,42 e R$ 10.480,30, com a média salarial de R$ 4.159,44 e o salário mediana em R$ 2.745,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Representante técnico de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.159,44 49.913,23 1.039,86 19,36
1º Quartil 1.938,42 23.261,01 484,60 9,02
Salário Mediana 2.745,00 32.940,00 686,25 12,78
3º Quartil 7.992,72 95.912,66 1.998,18 37,21
Teto Salarial 10.480,30 125.763,56 2.620,07 48,79


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.781 - 14.206 5.235,50 1.781,12 3.250,00 11.728,41 14.205,80
Curitiba - PR 1.701 - 9.922 3.736,22 1.701,50 2.650,00 8.191,61 9.921,92
Rio de Janeiro - RJ 1.494 - 8.650 3.165,84 1.494,15 1.850,00 7.141,17 8.649,60
Belo Horizonte - MG 1.546 - 7.363 3.128,51 1.545,87 2.282,00 6.078,89 7.362,94
Campinas - SP 1.812 - 11.303 4.304,94 1.812,19 2.852,00 9.331,77 11.302,91
Goiânia - GO 1.708 - 5.259 2.862,85 1.708,00 2.785,00 4.341,54 5.258,61
Barueri - SP 2.495 - 13.288 5.863,43 2.495,32 5.000,00 10.970,82 13.288,19
Brasília - DF 1.523 - 9.375 3.695,89 1.522,97 2.511,00 7.740,46 9.375,48
Londrina - PR 1.794 - 10.031 3.759,91 1.794,49 2.331,00 8.281,97 10.031,37
Porto Alegre - RS 1.760 - 19.995 6.364,65 1.759,51 3.121,00 16.508,13 19.995,15
Ribeirão Preto - SP 1.909 - 14.038 5.242,25 1.909,33 3.200,00 11.590,09 14.038,27
Recife - PE 1.508 - 5.436 2.557,80 1.507,52 2.004,00 4.487,76 5.435,71
Salvador - BA 1.490 - 6.301 2.660,96 1.490,13 1.789,00 5.202,26 6.301,13
São Bernardo do Campo - SP 2.025 - 11.040 4.732,15 2.024,74 3.580,00 9.114,89 11.040,23
Uberlândia - MG 1.540 - 9.433 3.720,54 1.540,17 2.539,50 7.787,95 9.433,00
Fortaleza - CE 1.472 - 5.586 2.507,95 1.472,13 1.872,00 4.611,69 5.585,82
Jundiaí - SP 1.755 - 9.286 3.619,22 1.755,48 2.500,00 7.666,54 9.285,94
Piracicaba - SP 2.149 - 12.923 5.361,73 2.148,56 3.891,00 10.669,57 12.923,30
Florianópolis - SC 1.678 - 7.687 3.213,37 1.678,04 2.241,00 6.346,49 7.687,06
Blumenau - SC 1.796 - 6.881 3.093,09 1.795,58 2.440,00 5.681,20 6.881,24


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.824 - 12.956 4.931,17 1.823,76 3.218,00 10.696,35 12.955,74
Paraná 1.715 - 11.820 4.295,53 1.715,08 2.711,00 9.758,76 11.820,10
Minas Gerais 1.485 - 8.459 3.411,34 1.485,49 2.436,00 6.983,54 8.458,67
Rio Grande do Sul 1.661 - 9.719 3.720,80 1.660,65 2.700,00 8.023,98 9.718,88
Santa Catarina 1.709 - 8.197 3.398,59 1.709,03 2.481,00 6.767,74 8.197,29
Rio de Janeiro 1.495 - 8.203 3.086,11 1.494,66 1.853,50 6.772,51 8.203,07
Bahia 1.425 - 5.463 2.494,11 1.425,30 1.870,00 4.510,16 5.462,84
Mato Grosso 1.602 - 12.874 5.102,90 1.601,74 3.829,00 10.628,91 12.874,05
Goiás 1.586 - 10.191 3.912,47 1.585,76 2.785,00 8.414,04 10.191,34
Pernambuco 1.452 - 5.667 2.526,07 1.452,08 2.000,00 4.678,39 5.666,61
Ceará 1.475 - 16.173 4.955,30 1.475,20 2.321,00 13.352,94 16.173,48
Espírito Santo 1.499 - 5.292 2.606,09 1.499,39 2.316,00 4.368,92 5.291,76
Pará 1.784 - 6.447 3.123,44 1.783,60 2.745,00 5.322,28 6.446,50
Distrito Federal 1.523 - 9.375 3.695,89 1.522,97 2.511,00 7.740,46 9.375,48
Mato Grosso do Sul 1.607 - 7.583 3.153,27 1.606,61 2.215,00 6.260,77 7.583,23
Tocantins 1.573 - 7.528 3.449,22 1.572,55 3.300,00 6.214,82 7.527,58
Maranhão 1.450 - 7.650 3.215,60 1.450,48 2.200,00 6.315,59 7.649,63
Rondônia 1.526 - 6.012 2.822,68 1.525,97 2.482,00 4.963,48 6.011,92
Paraíba 1.449 - 4.313 2.082,27 1.449,30 1.524,00 3.560,91 4.313,08
Amazonas 1.412 - 4.812 2.116,96 1.412,33 1.542,00 3.972,62 4.811,76
Piauí 1.418 - 6.481 2.615,02 1.418,00 1.864,00 5.351,04 6.481,34
Alagoas 1.412 - 4.198 2.036,56 1.412,00 1.605,00 3.465,80 4.197,88
Rio Grande do Norte 1.447 - 4.184 2.201,83 1.446,95 1.985,00 3.454,46 4.184,15
Sergipe 1.470 - 5.957 2.617,81 1.469,88 1.830,45 4.918,29 5.957,19
Acre 1.466 - 5.000 2.097,06 1.466,29 1.488,00 4.127,86 4.999,78
Roraima 1.412 - 3.634 1.741,20 1.412,00 1.412,00 3.000,00 3.633,69
Amapá 2.000 - 2.422 2.000,00 2.000,00 2.000,00 2.000,00 2.422,46


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Representante técnico de vendas

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • divulgar produtos e serviços;
  • sugerir políticas de vendas;
  • concretizar vendas;
  • participar de eventos;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar visitas e contatos;

  • Atividades

    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • fazer itinerário de visitas;
    • preencher contrato;
    • definir participação no mercado;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • organizar material de trabalho;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • planejar sequência de trabalho;
    • fornecer amostras;
    • alterar contratos de clientes;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • classificar clientes por faturamento;
    • treinar novos funcionários;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • contatar clientes;
    • tomar decisões;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • entrevistar novos candidatos;
    • discriminar tipos de produtos;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • requisitar material de consumo;
    • contornar situações adversas;
    • discriminar tipos de serviços;
    • controlar vendas efetuadas;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • requisitar assistência técnica;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • agendar horário;
    • atender solicitação de clientes;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • integrar novos funcionários;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • trabalhar sob pressão;
    • gerar demanda de produtos;
    • entregar brindes ao cliente;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • tirar pedidos de produtos;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • classificar clientes por potencial;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • analisar potencial de clientes;
    • verificar opiniões do cliente;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • entregar produtos vendidos;
    • participar de reuniões;
    • visitar cliente pós-venda;
    • demonstrar confiança;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • requisitar material de divulgação;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • demonstrar senso de organização;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • explicar objetivos da visita;
    • trabalhar em equipe;
    • receber pagamento do produto;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • comunicar as transações realizadas;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • implantar contratos de serviços;
    • calcular custo do produto;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • enviar brindes ao cliente;
    • requisitar troca de produtos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • divulgar eventos científicos;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • definir estratégia de marketing;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • renovar contratos;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • gerenciar verbas;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • obter informações de pré-venda;
    • identificar necessidades do cliente;
    • explicar formas de pagamento;
    • discutir estratégias com o superior;
    • consultar publicações técnicas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • relatar visitas;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • visitar área industrial da empresa;
    • organizar eventos científicos;
    • emitir recibo de venda;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • demonstrar resiliência;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • prever vendas;
    • definir autonomia para negociação;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • apresentar tabelas de preços;
    • demonstrar senso ético;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • implementar estratégias de marketing;


    Setores que mais contratam Representante técnico de vendas no mercado de trabalho

    • Comércio atacadista de cerveja, chope e refrigerante
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de artigos esportivos
    • Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
    • Fabricação de defensivos agrícolas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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