Salário para o cargo de Registrador civil de pessoas naturais
CBO 2413-15 > Tabeliães e registradores

Registrador civil de pessoas naturais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Formalizam juridicamente a vontade das partes, no exercício da fé pública delegada pelo estado e de acordo com as determinações previstas em lei. Registram atos e fatos jurídicos, tais como nascimentos, casamentos, óbitos e outros e também as sociedades civis, associações e fundações, os títulos e documentos públicos e particulares, as operações imobiliárias, os contratos marítimos e as embarcações marítimas, a distribuição de títulos, feitos ajuizados e outros documentos, averbam alterações em todos estes atos e fatos. Reconhecem a veracidade de documentos e fatos, conferindo aos documentos forma e autenticidade legal e pública, aconselham e prestam informações ao usuário do serviço. Conservam o acervo e gerenciam a serventia. Prestam informações.

Quanto ganha um Registrador civil de pessoas naturais

Um Registrador civil de pessoas naturais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.482,23 e R$ 9.964,30, com a média salarial de R$ 3.610,18 e o salário mediana em R$ 1.850,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Registrador civil de pessoas naturais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.610,18 43.322,15 902,54 17,46
1º Quartil 1.482,23 17.786,71 370,56 7,17
Salário Mediana 1.850,00 22.200,00 462,50 8,95
3º Quartil 7.599,20 91.190,43 1.899,80 36,76
Teto Salarial 9.964,30 119.571,63 2.491,08 48,20


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências jurídicas
      • Advogados, procuradores, tabeliães
        • Tabeliães e registradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Itaboraí - RJ 1.503 - 1.820 1.503,00 1.503,00 1.503,00 1.503,00 1.820,48


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.412 - 32.323 7.258,53 1.412,00 2.062,00 26.686,00 32.322,88
Bahia 1.412 - 6.696 2.457,59 1.412,00 1.412,00 5.528,00 6.695,68
Rio de Janeiro 1.503 - 1.940 1.524,21 1.503,00 1.503,00 1.602,00 1.940,39
São Paulo 1.875 - 7.461 2.899,00 1.875,00 2.080,00 6.160,00 7.461,18


Principais locais de trabalho

Tabeliães e registradores trabalham em cartórios, como empregadores. Atuam em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno e horários irregulares (oficial de registro de pessoas naturais).


O que é preciso para trabalhar na área dos Tabeliães e registradores

O exercício desse cargo requer bacharelado em Direito ou dez anos de experiência cartorária. A fé pública para o exercício notorial e de registro é delegada por concurso.


Funções e atividades do Registrador civil de pessoas naturais

Tabeliães e registradores devem:

  • aconselhar o usuário do serviço;
  • conservar acervo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • autenticar documentos e fatos;
  • registrar atos e fatos jurídicos;
  • gerir a serventia (tabelionato e registro);
  • prestar informações;
  • formalizar juridicamente a vontade das partes;

  • Atividades

    • fornecer informações estatísticas para órgãos públicos;
    • informar entidades e associações de crédito de informações sobre protestos lavrados e cancelado;
    • contratar serviços de terceiros;
    • desenvolver relacionamentos sociais positivos;
    • aprovar testamento cerrado;
    • fiscalizar o pagamento de tributos;
    • elaborar informações estatísticas;
    • registrar títulos e documentos;
    • registrar capacidade civil e ausência;
    • acatar sustações judiciais e desistências de protesto;
    • arquivar documentos de pessoas físicas e jurídicas;
    • recolher tributos dos usuários;
    • escriturar a contabilidade da serventia;
    • emitir notificações;
    • analisar a vontade do usuário;
    • registrar sociedades civis, associações e fundações;
    • contratar funcionários e serviços de terceiros;
    • registrar óbitos;
    • verificar conformidade do ato à vontade do usuário;
    • registrar casamentos;
    • reconhecer firmas, letras e chancelas;
    • atuar com eficiência;
    • matricular empresas de radiodifusão, jornais, revistas e outros periódicos;
    • lavrar protestos de títulos;
    • averbar alterações nos registros de distribuições;
    • sensibilizar-se com aspectos sociais;
    • escrever corretamente;
    • adequar espaço físico;
    • verificar conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel;
    • agir com urbanidade;
    • administrar acervo;
    • compor acervo segundo critérios práticos;
    • ler o ato ao usuário;
    • agir com equilíbrio emocional;
    • certificar conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel;
    • definir espaço físico de acomodação do acervo;
    • receber pagamentos de títulos;
    • preparar condições ambientais para conservação do acervo;
    • registrar a distribuição de títulos, feitos ajuizados e outros documentos;
    • registrar escritos particulares;
    • arquivar certidões e guias de impostos;
    • pagar tributos;
    • prenotar títulos;
    • esclarecer usuário sobre as implicações de seus atos;
    • treinar pessoal;
    • suportar pressões externas;
    • registrar nascimentos;
    • averbar alterações de estado civil;
    • registrar operações imobiliárias;
    • recomendar busca de certidões negativas complementares de bens e pessoas;
    • coordenar os serviços;
    • averbar alterações de registros de títulos e documentos;
    • fornecer informações sobre alienação de imóveis às prefeituras;
    • promover atualização dos funcionários;
    • decidir rapidamente;
    • averbar alterações de contratos sociais e atas;
    • redigir atas notariais;
    • agir eticamente;
    • empreender inovações;
    • comunicar cumprimento de determinação judicial;
    • adquirir equipamentos;
    • lavrar instrumentos públicos: procurações, testamentos, escrituras de compra e venda e outros;
    • agir com imparcialidade;
    • certificar a veracidade das cópias conforme original;
    • colher assinaturas dos usuários;
    • empregar criatividade;
    • expedir intimações;
    • matricular imóveis;
    • protocolar títulos;
    • fornecer informações sobre alienações de bens para receita federal;
    • ouvir o usuário;
    • averbar modificações dos dados de imóveis, de pessoas e direitos;
    • orientar sobre documentos obrigatórios;
    • fazer uso da paciência;
    • guardar sigilo;
    • responder a requisição de informações, judiciais e administrativas;
    • fornecer certidões;
    • examinar documentos;
    • registrar embarcações marítimas;
    • manter-se atualizado;
    • autenticar livros;
    • selecionar funcionários;
    • apontar soluções para problemas;
    • raciocinar logicamente;
    • registrar contratos marítimos;
    • verificar capacidade e identificação dos usuários;
    • registrar chancelas mecânicas;
    • registrar protesto de títulos;
    • participar às serventias de origem as alterações dos fatos da vida civil;
    • expressar-se com clareza;
    • selecionar recursos materiais para conservação de acervo;
    • cancelar registros;
    • fornecer informações verbais;


    Setores que mais contratam Registrador civil de pessoas naturais no mercado de trabalho

    • Cartórios
    • Fabricação de produtos de papel, cartolina, papel-cartão e papelão ondulado para uso comercial e de escritório, exceto formulário contínuo
    • Atividades auxiliares da justiça
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Cabeleireiros
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Confecção de roupas profissionais, exceto sob medida




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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