Salário para o cargo de Registrador civil de pessoas naturais
CBO 2413-15 > Tabeliães e registradores

Registrador civil de pessoas naturais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Formalizam juridicamente a vontade das partes, no exercício da fé pública delegada pelo estado e de acordo com as determinações previstas em lei. Registram atos e fatos jurídicos, tais como nascimentos, casamentos, óbitos e outros e também as sociedades civis, associações e fundações, os títulos e documentos públicos e particulares, as operações imobiliárias, os contratos marítimos e as embarcações marítimas, a distribuição de títulos, feitos ajuizados e outros documentos, averbam alterações em todos estes atos e fatos. Reconhecem a veracidade de documentos e fatos, conferindo aos documentos forma e autenticidade legal e pública, aconselham e prestam informações ao usuário do serviço. Conservam o acervo e gerenciam a serventia. Prestam informações.

Quanto ganha um Registrador civil de pessoas naturais

Um Registrador civil de pessoas naturais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.482,23 e R$ 9.964,30, com a média salarial de R$ 3.610,18 e o salário mediana em R$ 1.850,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Registrador civil de pessoas naturais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.610,18 43.322,15 902,54 17,46
1º Quartil 1.482,23 17.786,71 370,56 7,17
Salário Mediana 1.850,00 22.200,00 462,50 8,95
3º Quartil 7.599,20 91.190,43 1.899,80 36,76
Teto Salarial 9.964,30 119.571,63 2.491,08 48,20


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências jurídicas
      • Advogados, procuradores, tabeliães
        • Tabeliães e registradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Itaboraí - RJ 1.503 - 1.820 1.503,00 1.503,00 1.503,00 1.503,00 1.820,48


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.412 - 32.323 7.258,53 1.412,00 2.062,00 26.686,00 32.322,88
Bahia 1.412 - 6.696 2.457,59 1.412,00 1.412,00 5.528,00 6.695,68
Rio de Janeiro 1.503 - 1.940 1.524,21 1.503,00 1.503,00 1.602,00 1.940,39
São Paulo 1.875 - 7.461 2.899,00 1.875,00 2.080,00 6.160,00 7.461,18


Principais locais de trabalho

Tabeliães e registradores trabalham em cartórios, como empregadores. Atuam em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno e horários irregulares (oficial de registro de pessoas naturais).


O que é preciso para trabalhar na área dos Tabeliães e registradores

O exercício desse cargo requer bacharelado em Direito ou dez anos de experiência cartorária. A fé pública para o exercício notorial e de registro é delegada por concurso.


Funções e atividades do Registrador civil de pessoas naturais

Tabeliães e registradores devem:

  • formalizar juridicamente a vontade das partes;
  • aconselhar o usuário do serviço;
  • registrar atos e fatos jurídicos;
  • conservar acervo;
  • autenticar documentos e fatos;
  • prestar informações;
  • gerir a serventia (tabelionato e registro);
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • ouvir o usuário;
    • preparar condições ambientais para conservação do acervo;
    • responder a requisição de informações, judiciais e administrativas;
    • recomendar busca de certidões negativas complementares de bens e pessoas;
    • fazer uso da paciência;
    • protocolar títulos;
    • certificar conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel;
    • registrar embarcações marítimas;
    • colher assinaturas dos usuários;
    • empregar criatividade;
    • registrar escritos particulares;
    • registrar contratos marítimos;
    • apontar soluções para problemas;
    • administrar acervo;
    • fornecer informações estatísticas para órgãos públicos;
    • registrar nascimentos;
    • suportar pressões externas;
    • acatar sustações judiciais e desistências de protesto;
    • compor acervo segundo critérios práticos;
    • reconhecer firmas, letras e chancelas;
    • fornecer informações verbais;
    • matricular empresas de radiodifusão, jornais, revistas e outros periódicos;
    • elaborar informações estatísticas;
    • registrar a distribuição de títulos, feitos ajuizados e outros documentos;
    • pagar tributos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • fornecer certidões;
    • adequar espaço físico;
    • contratar funcionários e serviços de terceiros;
    • raciocinar logicamente;
    • registrar capacidade civil e ausência;
    • escriturar a contabilidade da serventia;
    • ler o ato ao usuário;
    • averbar alterações nos registros de distribuições;
    • registrar títulos e documentos;
    • certificar a veracidade das cópias conforme original;
    • verificar conformidade do ato à vontade do usuário;
    • desenvolver relacionamentos sociais positivos;
    • agir com equilíbrio emocional;
    • participar às serventias de origem as alterações dos fatos da vida civil;
    • registrar operações imobiliárias;
    • expedir intimações;
    • fiscalizar o pagamento de tributos;
    • guardar sigilo;
    • prenotar títulos;
    • selecionar recursos materiais para conservação de acervo;
    • examinar documentos;
    • coordenar os serviços;
    • verificar conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel;
    • matricular imóveis;
    • fornecer informações sobre alienações de bens para receita federal;
    • empreender inovações;
    • autenticar livros;
    • adquirir equipamentos;
    • analisar a vontade do usuário;
    • registrar óbitos;
    • receber pagamentos de títulos;
    • registrar protesto de títulos;
    • promover atualização dos funcionários;
    • lavrar instrumentos públicos: procurações, testamentos, escrituras de compra e venda e outros;
    • decidir rapidamente;
    • lavrar protestos de títulos;
    • cancelar registros;
    • registrar sociedades civis, associações e fundações;
    • arquivar certidões e guias de impostos;
    • atuar com eficiência;
    • definir espaço físico de acomodação do acervo;
    • averbar alterações de contratos sociais e atas;
    • agir com imparcialidade;
    • treinar pessoal;
    • sensibilizar-se com aspectos sociais;
    • escrever corretamente;
    • comunicar cumprimento de determinação judicial;
    • aprovar testamento cerrado;
    • esclarecer usuário sobre as implicações de seus atos;
    • fornecer informações sobre alienação de imóveis às prefeituras;
    • averbar alterações de estado civil;
    • registrar chancelas mecânicas;
    • informar entidades e associações de crédito de informações sobre protestos lavrados e cancelado;
    • emitir notificações;
    • manter-se atualizado;
    • expressar-se com clareza;
    • verificar capacidade e identificação dos usuários;
    • agir eticamente;
    • orientar sobre documentos obrigatórios;
    • selecionar funcionários;
    • arquivar documentos de pessoas físicas e jurídicas;
    • averbar modificações dos dados de imóveis, de pessoas e direitos;
    • averbar alterações de registros de títulos e documentos;
    • recolher tributos dos usuários;
    • registrar casamentos;
    • redigir atas notariais;
    • agir com urbanidade;


    Setores que mais contratam Registrador civil de pessoas naturais no mercado de trabalho

    • Cartórios
    • Fabricação de produtos de papel, cartolina, papel-cartão e papelão ondulado para uso comercial e de escritório, exceto formulário contínuo
    • Atividades auxiliares da justiça
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Cabeleireiros
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Confecção de roupas profissionais, exceto sob medida




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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