Salário para o cargo de Redator de textos comerciais
CBO 2615-30 > Profissionais da escrita

Redator de textos comerciais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Escrevem textos literários para publicação, representação e outras formas de veiculação e para tanto criam projetos líterários, pesquisando temas, elaborando esquemas preliminares. Podem buscar publicação ou encenação da obra literária bem como sua divulgação.

Quanto ganha um Redator de textos comerciais

Um Redator de textos comerciais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.481,81 e R$ 11.174,91, com a média salarial de R$ 3.893,74 e o salário mediana em R$ 2.759,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Redator de textos comerciais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.893,74 46.724,93 973,44 19,03
1º Quartil 1.481,81 17.781,75 370,45 7,24
Salário Mediana 2.759,00 33.108,00 689,75 13,49
3º Quartil 8.522,47 102.269,61 2.130,62 41,66
Teto Salarial 11.174,91 134.098,98 2.793,73 54,63


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Profissionais da escrita

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.162 - 8.809 4.293,37 2.161,94 3.600,00 7.272,74 8.808,95
Rio de Janeiro - RJ 2.189 - 9.074 4.207,56 2.189,22 3.775,25 7.491,64 9.074,10
Florianópolis - SC 1.579 - 5.502 2.852,07 1.579,16 2.515,01 4.542,67 5.502,22
Curitiba - PR 1.410 - 4.229 2.157,48 1.410,16 1.800,00 3.491,82 4.229,39
Brasília - DF 2.278 - 5.706 3.240,13 2.277,67 3.000,00 4.710,68 5.705,71
Fortaleza - CE 1.370 - 3.903 2.292,08 1.369,51 2.017,33 3.222,57 3.903,28
Belo Horizonte - MG 1.561 - 3.866 2.184,16 1.561,06 2.000,00 3.191,47 3.865,61
Jacareí - SP 2.741 - 7.669 4.239,82 2.741,42 3.608,00 6.331,20 7.668,54
Campinas - SP 1.296 - 6.518 2.745,88 1.296,21 2.450,00 5.381,25 6.517,93
Goiânia - GO 1.423 - 3.670 2.198,72 1.423,33 2.007,24 3.029,68 3.669,64
Barueri - SP 2.300 - 10.114 4.137,12 2.299,82 3.000,00 8.350,59 10.114,49
Contagem - MG 2.715 - 3.342 2.750,23 2.715,14 2.759,00 2.759,00 3.341,78
Betim - MG 2.000 - 5.682 2.676,71 2.000,00 2.100,00 4.691,32 5.682,26
Recife - PE 1.246 - 3.468 1.892,11 1.246,30 1.537,50 2.863,33 3.468,16
Blumenau - SC 1.967 - 4.673 2.890,10 1.966,67 2.603,25 3.858,22 4.673,20
Porto Alegre - RS 1.717 - 6.993 3.024,12 1.716,67 2.129,00 5.773,67 6.993,24
Boituva - SP 4.273 - 5.176 4.273,24 4.273,24 4.273,24 4.273,24 5.175,88
Uberlândia - MG 1.300 - 3.517 2.006,10 1.300,00 1.800,00 2.903,39 3.516,67
Londrina - PR 1.397 - 2.416 1.730,58 1.397,00 1.800,00 1.995,00 2.416,40
Novo Hamburgo - RS 1.665 - 2.180 1.687,50 1.665,00 1.665,00 1.800,00 2.180,21


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.929 - 8.413 4.020,01 1.929,01 3.444,73 6.945,92 8.413,11
Santa Catarina 1.325 - 5.127 2.590,94 1.324,64 2.420,07 4.232,95 5.127,07
Minas Gerais 1.414 - 4.049 2.302,75 1.414,45 2.100,00 3.343,23 4.049,42
Rio de Janeiro 1.826 - 8.790 3.936,35 1.826,03 3.626,82 7.257,33 8.790,30
Paraná 1.343 - 3.966 2.045,67 1.342,51 1.800,00 3.274,54 3.966,23
Rio Grande do Sul 1.318 - 78.188 16.385,87 1.318,20 1.942,50 64.552,44 78.187,86
Distrito Federal 2.278 - 5.706 3.240,13 2.277,67 3.000,00 4.710,68 5.705,71
Ceará 1.323 - 3.867 2.240,32 1.323,15 2.017,33 3.192,83 3.867,25
Goiás 1.423 - 3.369 2.176,98 1.422,79 2.253,62 2.781,51 3.369,04
Pernambuco 1.246 - 3.468 1.856,96 1.246,30 1.518,75 2.863,33 3.468,16
Espírito Santo 1.500 - 4.179 2.447,29 1.500,00 2.915,92 3.450,00 4.178,74
Bahia 1.045 - 2.725 1.570,94 1.045,00 1.388,75 2.250,00 2.725,27
Mato Grosso 1.205 - 2.583 1.641,79 1.205,00 1.512,00 2.132,76 2.583,26
Mato Grosso do Sul 1.400 - 3.086 1.676,40 1.400,00 1.467,00 2.548,00 3.086,21


Principais locais de trabalho

Profissionais da escrita desenvolvem a escrita, trabalho intelectual e subjetivo, tanto no conteúdo, como na forma de organizá-lo e desenvolvê-lo. Trabalham geralmente como autônomos, podendo exercer outras atividades de forma concomitante à escrita. São encontrados em várias atividades econômicas, dentre elas, no ensino e nas atividades culturais e recreativas. Costumam trabalhar sozinhos - exceção feita aos autores- roteiristas que trabalham em equipes interdisciplinares, em geral, em horários irregulares. Os processos de concepção e criação são partes importantes do seu trabalho, assim como as habilidades de organização, pesquisa, obervação e reflexão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais da escrita

O exercício do trabalho não requer formação escolar definida, senso imprescindível o domínio da língua, bem como das linguagens específicas aos vários veículos de comunicação para os quais se pode escrever, como teatro, TV, cinema etc. É freqüente a ocorrência de profissionais autodidatas.


Funções e atividades do Redator de textos comerciais

Profissionais da escrita devem:

  • divulgar a obra;
  • demonstrar competências pessoais;
  • criar projeto literário;
  • escrever textos;
  • elaborar esquema preliminar;
  • buscar a publicação ou encenação da obra literária;
  • pesquisar temas pertinentes ao projeto;

  • Atividades

    • pesquisar os sons das palavras;
    • demonstrar senso de observação;
    • desenvolver intuição;
    • analisar propostas de trabalho pré-definidas;
    • pesquisar palavras, gírias e formas de expressão;
    • desenvolver enredo;
    • participar de comissões julgadoras;
    • utilizar a internet como meio de divulgação da obra;
    • reelaborar o texto final considerando pareceres críticos;
    • conceder entrevistas;
    • pesquisar cinema;
    • definir personagem;
    • considerar público alvo;
    • negociar contrato de edição;
    • pesquisar fontes historiográficas;
    • realizar palestras para divulgar a obra;
    • participar de concursos;
    • pesquisar textos jornalísticos;
    • procurar agentes literários;
    • considerar diretrizes formuladas para projeto;
    • participar de lançamentos da obra;
    • justificar as ideias apresentadas no texto técnico, didático e científico;
    • dominar a língua;
    • procurar editor para publicação;
    • demonstrar criatividade;
    • situar projeto em um determinado espaço, tempo.;
    • dominar a linguagem específica do veículo (tv, livro, cinema, teatro, jornal etc);
    • considerar prazos na elaboração do texto;
    • procurar coordenador de coleções;
    • divulgar a obra junto a críticos e resenhistas;
    • definir gênero da obra (forma e conteúdo);
    • demonstrar hábito de leitura;
    • definir espaço;
    • buscar subsídios na memória (emocionais, experiência pessoal);
    • procurar produtor de teatro, cinema e televisão;
    • definir foco narrativo;
    • pesquisar iconografia;
    • buscar subsídios nas memórias de leituras (textos escritos, imagens, espetáculos etc);
    • enviar textos para concursos literários;
    • considerar as diretrizes comerciais do projeto;
    • pesquisar teatro;
    • apresentar relatórios do desenvolvimento do trabalho;
    • discutir direitos autorais;
    • pesquisar textos literário;
    • participar de feiras de livros e exposições;
    • participar de mesas redondas;
    • adequar linguagem ao público alvo;
    • pesquisar música;
    • decodificar a obra para o público alvo;
    • refazer o livro didático periodicamente;
    • escrever de acordo com as especificidades do gênero da obra;
    • realizar pesquisa de campo;
    • definir tempo;
    • utilizar recursos retóricos para sedução dos leitores;
    • consultar especialistas;
    • selecionar material coletado;
    • definir conceitos a serem desenvolvidos na obra técnica, didática e científica;
    • elaborar e reelaborar o texto;
    • definir formas metodológicas na obra didática;
    • considerar diretrizes dos órgãos oficiais;


    Setores que mais contratam Redator de textos comerciais no mercado de trabalho

    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Agências de publicidade
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Educação superior - graduação
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Atividades de televisão aberta
    • Serviços de desenho técnico relacionados à arquitetura e engenharia
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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