Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino superior
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de ensino superior na área de didática
- Professor universitário na área de orientação educacional
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado
- Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação
- Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Professor universitário de metodologia do ensino
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino
- Docente de ensino superior na área de orientação educacional
- Professor de didática (ensino superior)
- Docente de ensino superior na área de didática
- Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa
Principais locais de trabalho
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Funções e atividades do Professor universitário na área de prática de ensino
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:
- produzir material de trabalho;
- comunicar-se;
- planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
- avaliar o trabalho acadêmico científico;
- orientar alunos;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
- demonstrar competências pessoais;
- prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
- atualizar-se na Área;
- participar de atividades administrativas;
- realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
- supervisionar formação pedagógica em estágios;
Atividades
- participar de colegiados;
- participar de associações científicas;
- produzir textos para uso pedagógico;
- proferir palestras;
- utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
- discutir resultados de avaliação;
- produzir vídeos;
- planejar projetos de extensão;
- integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
- estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
- avaliar a própria prática de pesquisa;
- mapear campos para estágio;
- desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
- coordenar cursos;
- planejar projetos de intervenção pedagógica;
- dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
- sugerir composição de bancas examinadoras;
- orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
- planejar a produção de materiais didáticos;
- atuar em debates;
- orientar monitores;
- divulgar resultados de pesquisas;
- produzir artigos para divulgação;
- estabelecer relações com os órgãos de fomento;
- coordenar projetos de extensão;
- produzir planos de cursos e de aulas;
- orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
- avaliar trabalhos científicos;
- coordenar grupos de pesquisa;
- supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
- realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
- avaliar o desenvolvimento das aulas;
- prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
- sistematizar conteúdos;
- prever fontes de financiamento;
- realizar revisão da literatura na área;
- participar de congressos e eventos científicos;
- coordenar áreas, disciplinas e turmas;
- produzir hipertextos;
- atuar em projetos de extensão;
- dialogar com as entidades representativas;
- avaliar material didático;
- estudar propostas e políticas educacionais;
- indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
- exercer cargos de direção;
- avaliar projetos de extensão;
- elaborar pareceres;
- estudar a legislação educacional;
- dialogar com os alunos;
- coordenar reuniões;
- organizar publicações;
- problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
- coordenar projetos pedagógicos;
- ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
- dominar a língua portuguesa;
- gerenciar projetos;
- discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
- trabalhar em equipe;
- proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
- avaliar planos de ação pedagógica;
- estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
- dialogar com os professores da instituição;
- gerenciar convênios;
- orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
- avaliar projetos de pesquisa;
- produzir cartazes;
- demonstrar postura crítica;
- participar de atividades culturais;
- planejar pesquisas;
- orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
- problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
- preencher relatórios de atividades;
- participar de associações de classe;
- coordenar convênios;
- ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
- analisar pesquisas educacionais;
- avaliar currículos e propostas pedagógicas;
- compromissar-se social e politicamente;
- desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
- estudar diferentes formas de comunicação;
- atuar em banca examinadora docente e discente;
- planejar aulas;
- produzir instrumentos de avaliação;
- redigir publicações científicas;
- trabalhar com diferentes formas de interação humana;
- acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
- planejar estágios;
- orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
- orientar alunos sobre campos de estágio;
- promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
- planejar os ambientes de aprendizagem;
- coordenar estágios;
- redigir relatórios de pesquisa;
- planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- exercer cargos de representação;
- sistematizar dados e materiais de pesquisa;
- avaliar políticas educacionais;
- estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
- orientar alunos de iniciação científica;
- atender alunos, individualmente e em grupo;
- atuar em comissões editoriais;
- participar de reuniões;
- coordenar eventos;
- atuar no processo de seleção de alunos e professores;
- analisar os problemas da realidade brasileira;
- elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
- treinar auxiliares de pesquisa;
- coordenar pesquisas;
- realizar eventos;
- estudar a produção científica da área;
- coordenar equipes de trabalho;
- desenvolver propostas de avaliação;
- planejar eventos e seminários;
- programar cursos para atendimento a demandas externas;
- participar de comissões;
- discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
- avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
- prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
- desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
- avaliar currículos de alunos;
- avaliar cursos;
- analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- colaborar em comissões de avaliação;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- organizar coletâneas;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- constituir grupos de pesquisa;
- atribuir notas e conceitos;
- mediar a relação do estagiário com a instituição;
- desenvolver atividades interativas;
- elaborar programas e cronogramas;
- elaborar projetos de extensão;
- avaliar o desempenho dos alunos;
- auto avaliar-se;
- supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
- produzir transparências;
- discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
- demonstrar postura ética;
- supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
- estudar outros idiomas;
- planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
- estudar a constituição de profissões no campo educacional;
Setores que mais contratam Professor universitário na área de prática de ensino no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Ensino fundamental
- Outras atividades de ensino
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino médio
- Atividades de condicionamento físico
- Outras sociedades de participação
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Educação profissional de nível técnico
- Cursos preparatórios para concursos
- Administração pública em geral
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação infantil - creche