Salário para o cargo de Professor universitário na área de prática de ensino
CBO 2345-20 > Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Professor universitário na área de prática de ensino - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejam atividades relativas a cursos e pesquisas, realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionam formação pedagógica em estágios, orientam alunos, avaliam o trabalho acadêmico científico, coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho, prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal), participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Professor universitário na área de prática de ensino

Um Professor universitário na área de prática de ensino trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.292,76 e R$ 13.399,64, com a média salarial de R$ 5.373,20 e o salário mediana em R$ 3.745,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor universitário na área de prática de ensino

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.373,20 64.478,40 1.343,30 43,76
1º Quartil 2.292,76 27.513,13 573,19 18,67
Salário Mediana 3.745,00 44.940,00 936,25 30,50
3º Quartil 10.219,14 122.629,63 2.554,78 83,22
Teto Salarial 13.399,64 160.795,65 3.349,91 109,12


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 1.483 - 6.317 2.637,65 1.483,18 1.902,00 5.215,42 6.317,07
São Paulo - SP 2.189 - 16.747 7.933,16 2.189,33 9.202,00 13.826,67 16.747,27
Salvador - BA 1.873 - 8.706 3.950,45 1.872,87 3.392,00 7.187,76 8.706,04
Curitiba - PR 2.623 - 13.599 6.874,58 2.623,48 7.260,00 11.227,52 13.599,11
Brasília - DF 2.177 - 21.104 8.260,19 2.176,80 5.969,00 17.423,93 21.104,39
Rio de Janeiro - RJ 2.458 - 16.485 6.595,69 2.458,33 5.030,00 13.610,00 16.484,84
São Bernardo do Campo - SP 3.703 - 17.120 8.609,78 3.703,36 8.800,00 14.134,68 17.120,35
Recife - PE 2.526 - 8.619 4.815,36 2.525,69 4.672,00 7.116,13 8.619,27
Campo Grande - MS 2.366 - 19.596 7.463,32 2.366,46 4.671,00 16.178,40 19.595,76
Londrina - PR 2.238 - 9.598 5.677,78 2.237,99 6.358,00 7.924,50 9.598,40
Manaus - AM 1.793 - 8.628 3.903,89 1.792,54 3.027,00 7.122,93 8.627,50
Maringá - PR 1.431 - 5.037 2.714,72 1.431,00 2.863,00 4.158,32 5.036,69
Lauro de Freitas - BA 2.236 - 12.600 5.900,06 2.236,38 7.194,00 10.402,90 12.600,30
João Pessoa - PB 3.626 - 9.017 5.189,08 3.625,61 4.740,00 7.444,64 9.017,18
Americana - SP 1.740 - 5.946 2.816,25 1.740,17 2.292,00 4.909,05 5.945,98
Campinas - SP 1.757 - 12.055 4.943,88 1.756,60 3.083,40 9.952,97 12.055,33
Mogi das Cruzes - SP 1.517 - 12.389 5.669,09 1.517,02 4.436,00 10.228,12 12.388,60
Maceió - AL 1.915 - 9.361 4.361,43 1.915,00 4.125,00 7.728,83 9.361,40
Ipatinga - MG 2.075 - 15.471 7.553,23 2.075,33 10.357,00 12.772,91 15.470,94
Ribeirão Preto - SP 1.783 - 14.409 5.214,20 1.783,11 3.592,00 11.895,86 14.408,62


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.931 - 14.950 6.322,71 1.930,58 4.831,50 12.342,98 14.950,18
Minas Gerais 1.537 - 11.192 3.862,32 1.536,89 2.196,00 9.239,86 11.191,59
Paraná 1.945 - 11.514 5.196,85 1.944,66 4.375,00 9.506,39 11.514,43
Bahia 1.862 - 9.696 4.322,56 1.861,69 3.397,00 8.004,76 9.695,60
Santa Catarina 1.744 - 10.637 4.395,35 1.744,39 3.768,00 8.781,85 10.636,84
Rio de Janeiro 2.035 - 13.897 5.548,64 2.034,59 3.869,50 11.473,12 13.896,59
Rio Grande do Sul 2.101 - 12.482 6.452,78 2.100,89 7.162,00 10.305,62 12.482,48
Pernambuco 1.854 - 12.140 5.344,36 1.854,24 4.672,00 10.022,66 12.139,74
Mato Grosso 1.723 - 12.097 4.911,82 1.722,62 3.401,00 9.987,07 12.096,64
Distrito Federal 2.177 - 21.104 8.260,19 2.176,80 5.969,00 17.423,93 21.104,39
Mato Grosso do Sul 2.173 - 18.305 6.772,27 2.172,61 3.985,00 15.112,66 18.304,90
Goiás 1.956 - 15.340 5.872,28 1.955,54 4.107,00 12.664,50 15.339,62
Maranhão 1.758 - 11.291 4.520,41 1.757,84 3.308,00 9.321,75 11.290,78
Paraíba 2.645 - 8.381 4.624,78 2.645,34 4.696,00 6.919,55 8.381,17
Amazonas 1.859 - 8.833 4.383,74 1.858,78 3.833,50 7.292,68 8.833,12
Pará 1.549 - 11.170 4.936,94 1.548,55 3.412,00 9.222,42 11.170,47
Espírito Santo 1.819 - 14.961 6.139,75 1.819,07 4.075,50 12.352,11 14.961,24
Alagoas 1.941 - 9.449 4.531,18 1.941,42 4.439,00 7.800,83 9.448,60
Rondônia 2.269 - 9.459 6.259,35 2.268,75 7.466,80 7.809,24 9.458,79
Ceará 1.598 - 12.157 4.519,37 1.597,75 2.885,00 10.036,81 12.156,89
Tocantins 3.463 - 25.520 9.312,59 3.462,63 6.311,00 21.069,11 25.519,54
Sergipe 2.015 - 8.486 3.886,09 2.015,36 3.077,00 7.005,87 8.485,72
Piauí 2.528 - 11.595 7.363,94 2.528,47 9.112,00 9.572,89 11.594,98
Rio Grande do Norte 2.773 - 7.742 4.476,47 2.772,89 4.455,00 6.391,44 7.741,51
Acre 1.776 - 10.455 4.084,43 1.775,86 2.055,00 8.631,63 10.454,89
Amapá 2.250 - 13.703 6.110,81 2.250,00 3.838,00 11.313,20 13.702,89
Roraima 1.567 - 6.470 3.094,15 1.567,00 2.874,00 5.341,33 6.469,58


Principais locais de trabalho

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.


Funções e atividades do Professor universitário na área de prática de ensino

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:

  • atualizar-se na Área;
  • comunicar-se;
  • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • orientar alunos;
  • avaliar o trabalho acadêmico científico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
  • ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
  • planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
  • participar de atividades administrativas;
  • supervisionar formação pedagógica em estágios;
  • produzir material de trabalho;
  • prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;

  • Atividades

    • desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
    • desenvolver atividades interativas;
    • estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
    • redigir publicações científicas;
    • participar de congressos e eventos científicos;
    • utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
    • organizar publicações;
    • desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
    • orientar alunos de iniciação científica;
    • indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
    • organizar coletâneas;
    • participar de atividades culturais;
    • prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
    • estabelecer relações com os órgãos de fomento;
    • ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
    • estudar a constituição de profissões no campo educacional;
    • produzir textos para uso pedagógico;
    • orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
    • analisar os problemas da realidade brasileira;
    • desenvolver propostas de avaliação;
    • planejar eventos e seminários;
    • coordenar grupos de pesquisa;
    • dominar a língua portuguesa;
    • atuar no processo de seleção de alunos e professores;
    • atuar em comissões editoriais;
    • avaliar o desenvolvimento das aulas;
    • realizar revisão da literatura na área;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • sistematizar dados e materiais de pesquisa;
    • compromissar-se social e politicamente;
    • avaliar material didático;
    • trabalhar com diferentes formas de interação humana;
    • planejar a produção de materiais didáticos;
    • produzir hipertextos;
    • participar de associações de classe;
    • promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
    • planejar projetos de extensão;
    • elaborar pareceres;
    • avaliar projetos de extensão;
    • orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
    • estudar a produção científica da área;
    • realizar eventos;
    • produzir vídeos;
    • dialogar com os alunos;
    • avaliar políticas educacionais;
    • discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
    • coordenar áreas, disciplinas e turmas;
    • estudar a legislação educacional;
    • atribuir notas e conceitos;
    • supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
    • proferir palestras;
    • avaliar trabalhos científicos;
    • exercer cargos de representação;
    • planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
    • gerenciar convênios;
    • prever fontes de financiamento;
    • coordenar pesquisas;
    • atuar em debates;
    • auto avaliar-se;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • coordenar projetos pedagógicos;
    • supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
    • estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
    • avaliar projetos de pesquisa;
    • realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
    • ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
    • orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
    • supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
    • analisar pesquisas educacionais;
    • avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
    • demonstrar postura crítica;
    • planejar aulas;
    • atuar em projetos de extensão;
    • elaborar programas e cronogramas;
    • colaborar em comissões de avaliação;
    • avaliar currículos de alunos;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • estudar diferentes formas de comunicação;
    • coordenar cursos;
    • avaliar cursos;
    • coordenar projetos de extensão;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
    • avaliar a própria prática de pesquisa;
    • estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • coordenar reuniões;
    • discutir resultados de avaliação;
    • elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
    • redigir relatórios de pesquisa;
    • acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
    • participar de colegiados;
    • sugerir composição de bancas examinadoras;
    • elaborar projetos de extensão;
    • estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
    • desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
    • coordenar estágios;
    • produzir planos de cursos e de aulas;
    • mapear campos para estágio;
    • divulgar resultados de pesquisas;
    • dialogar com as entidades representativas;
    • proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
    • problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
    • produzir instrumentos de avaliação;
    • discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
    • discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
    • planejar os ambientes de aprendizagem;
    • demonstrar postura ética;
    • planejar projetos de intervenção pedagógica;
    • trabalhar em equipe;
    • planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • coordenar convênios;
    • dialogar com os professores da instituição;
    • planejar estágios;
    • avaliar o desempenho dos alunos;
    • analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • participar de associações científicas;
    • produzir transparências;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
    • participar de comissões;
    • problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
    • avaliar planos de ação pedagógica;
    • sistematizar conteúdos;
    • mediar a relação do estagiário com a instituição;
    • avaliar currículos e propostas pedagógicas;
    • orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
    • coordenar eventos;
    • produzir cartazes;
    • treinar auxiliares de pesquisa;
    • exercer cargos de direção;
    • orientar alunos sobre campos de estágio;
    • atuar em banca examinadora docente e discente;
    • gerenciar projetos;
    • planejar pesquisas;
    • participar de reuniões;
    • programar cursos para atendimento a demandas externas;
    • preencher relatórios de atividades;
    • estudar propostas e políticas educacionais;
    • estudar outros idiomas;
    • atender alunos, individualmente e em grupo;
    • dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
    • produzir artigos para divulgação;
    • orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
    • constituir grupos de pesquisa;
    • orientar monitores;


    Setores que mais contratam Professor universitário na área de prática de ensino no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Ensino fundamental
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras sociedades de participação, exceto holdings




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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