Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino superior
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Cargos relacionados:
- Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Professor de ensino superior na área de orientação educacional
- Professor universitário na área de prática de ensino
- Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Professor de pesquisa educacional (ensino superior)
- Professor universitário na área de orientação educacional
- Docente de ensino superior na área de didática
- Professor de prática de ensino (ensino superior)
- Docente do ensino superior na área de prática de ensino
- Professor de ensino superior na área de estágio supervisionado
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado
- Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa
Principais locais de trabalho
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Funções e atividades do Professor universitário de metodologia do ensino
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:
- avaliar o trabalho acadêmico científico;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
- comunicar-se;
- produzir material de trabalho;
- supervisionar formação pedagógica em estágios;
- ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
- realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
- orientar alunos;
- participar de atividades administrativas;
- atualizar-se na Área;
Atividades
- discutir resultados de avaliação;
- avaliar o desempenho dos alunos;
- discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
- mapear campos para estágio;
- trabalhar em equipe;
- planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- planejar pesquisas;
- proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
- programar cursos para atendimento a demandas externas;
- planejar eventos e seminários;
- estabelecer relações com os órgãos de fomento;
- exercer cargos de representação;
- planejar a produção de materiais didáticos;
- analisar os problemas da realidade brasileira;
- produzir instrumentos de avaliação;
- atuar em banca examinadora docente e discente;
- avaliar projetos de pesquisa;
- planejar aulas;
- demonstrar postura ética;
- coordenar reuniões;
- produzir artigos para divulgação;
- participar de atividades culturais;
- gerenciar convênios;
- planejar projetos de intervenção pedagógica;
- dialogar com os professores da instituição;
- orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
- mediar a relação do estagiário com a instituição;
- coordenar pesquisas;
- orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
- elaborar pareceres;
- analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- coordenar estágios;
- supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
- atuar em debates;
- supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
- desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
- analisar pesquisas educacionais;
- colaborar em comissões de avaliação;
- produzir planos de cursos e de aulas;
- estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
- preencher relatórios de atividades;
- indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
- gerenciar projetos;
- problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
- prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
- orientar alunos de iniciação científica;
- demonstrar postura crítica;
- realizar revisão da literatura na área;
- desenvolver propostas de avaliação;
- proferir palestras;
- avaliar cursos;
- organizar coletâneas;
- avaliar políticas educacionais;
- atuar em comissões editoriais;
- avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
- atuar em projetos de extensão;
- sistematizar dados e materiais de pesquisa;
- planejar os ambientes de aprendizagem;
- produzir vídeos;
- estudar a produção científica da área;
- coordenar projetos de extensão;
- promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
- organizar publicações;
- desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
- utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
- realizar eventos;
- atender alunos, individualmente e em grupo;
- compromissar-se social e politicamente;
- elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
- planejar projetos de extensão;
- participar de colegiados;
- discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
- produzir hipertextos;
- coordenar grupos de pesquisa;
- exercer cargos de direção;
- coordenar áreas, disciplinas e turmas;
- produzir transparências;
- participar de associações científicas;
- participar de congressos e eventos científicos;
- elaborar projetos de extensão;
- produzir cartazes;
- discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
- redigir relatórios de pesquisa;
- estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
- estudar a constituição de profissões no campo educacional;
- acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
- integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
- dominar a língua portuguesa;
- participar de associações de classe;
- avaliar projetos de extensão;
- prever fontes de financiamento;
- dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
- estudar diferentes formas de comunicação;
- dialogar com os alunos;
- orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
- desenvolver atividades interativas;
- trabalhar com diferentes formas de interação humana;
- realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
- orientar alunos sobre campos de estágio;
- sugerir composição de bancas examinadoras;
- auto avaliar-se;
- treinar auxiliares de pesquisa;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- constituir grupos de pesquisa;
- estudar propostas e políticas educacionais;
- orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
- estudar outros idiomas;
- participar de comissões;
- coordenar convênios;
- coordenar eventos;
- estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
- atuar no processo de seleção de alunos e professores;
- produzir textos para uso pedagógico;
- coordenar cursos;
- avaliar material didático;
- avaliar o desenvolvimento das aulas;
- avaliar currículos e propostas pedagógicas;
- integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
- avaliar trabalhos científicos;
- divulgar resultados de pesquisas;
- avaliar currículos de alunos;
- supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
- dialogar com as entidades representativas;
- avaliar a própria prática de pesquisa;
- coordenar equipes de trabalho;
- elaborar programas e cronogramas;
- atribuir notas e conceitos;
- ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
- planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
- estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
- redigir publicações científicas;
- planejar estágios;
- participar de reuniões;
- avaliar planos de ação pedagógica;
- coordenar projetos pedagógicos;
- sistematizar conteúdos;
- ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
- desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
- problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- orientar monitores;
- estudar a legislação educacional;
Setores que mais contratam Professor universitário de metodologia do ensino no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Ensino fundamental
- Outras atividades de ensino
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino médio
- Atividades de condicionamento físico
- Outras sociedades de participação
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Educação profissional de nível técnico
- Cursos preparatórios para concursos
- Administração pública em geral
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação infantil - creche