Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino superior
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de pesquisa educacional (ensino superior)
- Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa em educação
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino
- Professor de ensino superior na área de didática
- Professor universitário na área de didática
- Professor de didática (ensino superior)
- Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa
- Professor universitário de estágio supervisionado
- Professor de prática de ensino (ensino superior)
- Docente de ensino superior na área de didática
- Professor universitário na área de orientação educacional
- Docente do ensino superior na área de prática de ensino
Principais locais de trabalho
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Funções e atividades do Professor universitário de metodologia do ensino
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:
- ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
- participar de atividades administrativas;
- avaliar o trabalho acadêmico científico;
- prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
- realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
- planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
- atualizar-se na Área;
- comunicar-se;
- orientar alunos;
- produzir material de trabalho;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- demonstrar competências pessoais;
- supervisionar formação pedagógica em estágios;
Atividades
- participar de colegiados;
- estudar outros idiomas;
- utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
- integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
- programar cursos para atendimento a demandas externas;
- produzir textos para uso pedagógico;
- estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
- ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
- realizar revisão da literatura na área;
- gerenciar projetos;
- planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- participar de reuniões;
- dialogar com os professores da instituição;
- participar de associações de classe;
- desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
- desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
- ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
- orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
- coordenar áreas, disciplinas e turmas;
- proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
- desenvolver atividades interativas;
- atuar no processo de seleção de alunos e professores;
- atribuir notas e conceitos;
- planejar pesquisas;
- avaliar a própria prática de pesquisa;
- coordenar estágios;
- sistematizar conteúdos;
- desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
- avaliar planos de ação pedagógica;
- estabelecer relações com os órgãos de fomento;
- planejar projetos de extensão;
- sugerir composição de bancas examinadoras;
- produzir instrumentos de avaliação;
- orientar monitores;
- atuar em comissões editoriais;
- analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
- avaliar material didático;
- orientar alunos de iniciação científica;
- elaborar projetos de extensão;
- estudar a constituição de profissões no campo educacional;
- supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
- avaliar trabalhos científicos;
- demonstrar postura crítica;
- discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
- prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
- dialogar com as entidades representativas;
- orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
- compromissar-se social e politicamente;
- promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
- participar de associações científicas;
- analisar os problemas da realidade brasileira;
- coordenar pesquisas;
- elaborar programas e cronogramas;
- constituir grupos de pesquisa;
- planejar projetos de intervenção pedagógica;
- prever fontes de financiamento;
- produzir vídeos;
- produzir transparências;
- orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
- coordenar projetos de extensão;
- estudar diferentes formas de comunicação;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- auto avaliar-se;
- estudar propostas e políticas educacionais;
- planejar a produção de materiais didáticos;
- estudar a produção científica da área;
- elaborar pareceres;
- coordenar convênios;
- produzir hipertextos;
- preencher relatórios de atividades;
- orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
- mapear campos para estágio;
- coordenar projetos pedagógicos;
- estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
- participar de atividades culturais;
- avaliar o desenvolvimento das aulas;
- dominar a língua portuguesa;
- sistematizar dados e materiais de pesquisa;
- orientar alunos sobre campos de estágio;
- orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
- avaliar projetos de pesquisa;
- avaliar currículos de alunos;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
- supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
- organizar publicações;
- indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
- problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
- realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
- mediar a relação do estagiário com a instituição;
- avaliar cursos;
- estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
- treinar auxiliares de pesquisa;
- prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
- planejar aulas;
- atuar em debates;
- demonstrar postura ética;
- coordenar eventos;
- discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
- analisar pesquisas educacionais;
- coordenar cursos;
- colaborar em comissões de avaliação;
- exercer cargos de direção;
- acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
- produzir planos de cursos e de aulas;
- produzir cartazes;
- redigir publicações científicas;
- avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
- trabalhar em equipe;
- coordenar reuniões;
- participar de comissões;
- avaliar políticas educacionais;
- dialogar com os alunos;
- avaliar o desempenho dos alunos;
- proferir palestras;
- atuar em projetos de extensão;
- desenvolver propostas de avaliação;
- avaliar currículos e propostas pedagógicas;
- coordenar equipes de trabalho;
- elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
- organizar coletâneas;
- atuar em banca examinadora docente e discente;
- gerenciar convênios;
- atender alunos, individualmente e em grupo;
- participar de congressos e eventos científicos;
- planejar eventos e seminários;
- planejar estágios;
- estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
- coordenar grupos de pesquisa;
- estudar a legislação educacional;
- redigir relatórios de pesquisa;
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- avaliar projetos de extensão;
- produzir artigos para divulgação;
- discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
- divulgar resultados de pesquisas;
- planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
- integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
- planejar os ambientes de aprendizagem;
- discutir resultados de avaliação;
- trabalhar com diferentes formas de interação humana;
- exercer cargos de representação;
- realizar eventos;
Setores que mais contratam Professor universitário de metodologia do ensino no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Ensino fundamental
- Outras atividades de ensino
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino médio
- Atividades de condicionamento físico
- Outras sociedades de participação
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Educação profissional de nível técnico
- Cursos preparatórios para concursos
- Administração pública em geral
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação infantil - creche