Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino superior
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de ensino superior na área de didática
- Professor universitário na área de orientação educacional
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado
- Professor universitário na área de didática
- Docente de ensino superior na área de didática
- Professor universitário de estágio supervisionado
- Professor de ensino superior na área de estágio supervisionado
- Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino
- Professor de prática de ensino (ensino superior)
- Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação
- Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa em educação
Principais locais de trabalho
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Funções e atividades do Professor universitário de metodologia do ensino
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:
- ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
- realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
- atualizar-se na Área;
- produzir material de trabalho;
- supervisionar formação pedagógica em estágios;
- avaliar o trabalho acadêmico científico;
- planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
- participar de atividades administrativas;
- orientar alunos;
- prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- atribuir notas e conceitos;
- trabalhar com diferentes formas de interação humana;
- dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
- dialogar com os professores da instituição;
- orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
- avaliar políticas educacionais;
- avaliar currículos e propostas pedagógicas;
- estudar a legislação educacional;
- estudar a produção científica da área;
- analisar os problemas da realidade brasileira;
- avaliar trabalhos científicos;
- utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
- promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
- compromissar-se social e politicamente;
- integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
- avaliar planos de ação pedagógica;
- sugerir composição de bancas examinadoras;
- planejar eventos e seminários;
- trabalhar em equipe;
- produzir vídeos;
- estudar outros idiomas;
- auto avaliar-se;
- avaliar material didático;
- discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
- proferir palestras;
- produzir textos para uso pedagógico;
- prever fontes de financiamento;
- atuar no processo de seleção de alunos e professores;
- coordenar projetos pedagógicos;
- planejar pesquisas;
- coordenar reuniões;
- realizar revisão da literatura na área;
- coordenar equipes de trabalho;
- mapear campos para estágio;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- exercer cargos de representação;
- participar de reuniões;
- ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
- prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
- coordenar cursos;
- dominar a língua portuguesa;
- supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
- estudar a constituição de profissões no campo educacional;
- produzir cartazes;
- discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
- orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
- gerenciar convênios;
- atuar em projetos de extensão;
- discutir resultados de avaliação;
- coordenar projetos de extensão;
- planejar os ambientes de aprendizagem;
- proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
- coordenar pesquisas;
- discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
- supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
- estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- preencher relatórios de atividades;
- participar de colegiados;
- redigir relatórios de pesquisa;
- analisar pesquisas educacionais;
- estabelecer relações com os órgãos de fomento;
- realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
- avaliar currículos de alunos;
- programar cursos para atendimento a demandas externas;
- produzir artigos para divulgação;
- produzir instrumentos de avaliação;
- orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
- avaliar projetos de pesquisa;
- mediar a relação do estagiário com a instituição;
- estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
- ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
- gerenciar projetos;
- participar de associações científicas;
- coordenar áreas, disciplinas e turmas;
- planejar aulas;
- sistematizar conteúdos;
- treinar auxiliares de pesquisa;
- produzir transparências;
- prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
- desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
- produzir planos de cursos e de aulas;
- estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
- dialogar com as entidades representativas;
- orientar monitores;
- redigir publicações científicas;
- participar de atividades culturais;
- estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
- divulgar resultados de pesquisas;
- acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
- atuar em comissões editoriais;
- integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
- coordenar convênios;
- orientar alunos sobre campos de estágio;
- indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
- desenvolver atividades interativas;
- planejar projetos de intervenção pedagógica;
- avaliar a própria prática de pesquisa;
- orientar alunos de iniciação científica;
- avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
- estudar propostas e políticas educacionais;
- avaliar o desempenho dos alunos;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- planejar a produção de materiais didáticos;
- avaliar cursos;
- estudar diferentes formas de comunicação;
- participar de congressos e eventos científicos;
- planejar estágios;
- organizar coletâneas;
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
- avaliar o desenvolvimento das aulas;
- planejar projetos de extensão;
- problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
- sistematizar dados e materiais de pesquisa;
- desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
- orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
- planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- participar de comissões;
- exercer cargos de direção;
- planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
- avaliar projetos de extensão;
- coordenar grupos de pesquisa;
- supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
- participar de associações de classe;
- problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
- organizar publicações;
- produzir hipertextos;
- coordenar eventos;
- analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- demonstrar postura crítica;
- dialogar com os alunos;
- atuar em debates;
- colaborar em comissões de avaliação;
- atender alunos, individualmente e em grupo;
- orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
- coordenar estágios;
- elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
- realizar eventos;
- elaborar pareceres;
- elaborar programas e cronogramas;
- desenvolver propostas de avaliação;
- elaborar projetos de extensão;
- atuar em banca examinadora docente e discente;
- constituir grupos de pesquisa;
- demonstrar postura ética;
Setores que mais contratam Professor universitário de metodologia do ensino no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Ensino fundamental
- Outras atividades de ensino
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino médio
- Atividades de condicionamento físico
- Outras sociedades de participação
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Educação profissional de nível técnico
- Cursos preparatórios para concursos
- Administração pública em geral
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação infantil - creche