Salário para o cargo de Professor universitário de metodologia do ensino
CBO 2345-20 > Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Professor universitário de metodologia do ensino - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejam atividades relativas a cursos e pesquisas, realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionam formação pedagógica em estágios, orientam alunos, avaliam o trabalho acadêmico científico, coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho, prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal), participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Professor universitário de metodologia do ensino

Um Professor universitário de metodologia do ensino trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.292,76 e R$ 13.399,64, com a média salarial de R$ 5.373,20 e o salário mediana em R$ 3.745,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor universitário de metodologia do ensino

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.373,20 64.478,40 1.343,30 43,76
1º Quartil 2.292,76 27.513,13 573,19 18,67
Salário Mediana 3.745,00 44.940,00 936,25 30,50
3º Quartil 10.219,14 122.629,63 2.554,78 83,22
Teto Salarial 13.399,64 160.795,65 3.349,91 109,12


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 1.483 - 6.317 2.637,65 1.483,18 1.902,00 5.215,42 6.317,07
São Paulo - SP 2.189 - 16.747 7.933,16 2.189,33 9.202,00 13.826,67 16.747,27
Salvador - BA 1.873 - 8.706 3.950,45 1.872,87 3.392,00 7.187,76 8.706,04
Curitiba - PR 2.623 - 13.599 6.874,58 2.623,48 7.260,00 11.227,52 13.599,11
Brasília - DF 2.177 - 21.104 8.260,19 2.176,80 5.969,00 17.423,93 21.104,39
Rio de Janeiro - RJ 2.458 - 16.485 6.595,69 2.458,33 5.030,00 13.610,00 16.484,84
São Bernardo do Campo - SP 3.703 - 17.120 8.609,78 3.703,36 8.800,00 14.134,68 17.120,35
Recife - PE 2.526 - 8.619 4.815,36 2.525,69 4.672,00 7.116,13 8.619,27
Campo Grande - MS 2.366 - 19.596 7.463,32 2.366,46 4.671,00 16.178,40 19.595,76
Londrina - PR 2.238 - 9.598 5.677,78 2.237,99 6.358,00 7.924,50 9.598,40
Manaus - AM 1.793 - 8.628 3.903,89 1.792,54 3.027,00 7.122,93 8.627,50
Maringá - PR 1.431 - 5.037 2.714,72 1.431,00 2.863,00 4.158,32 5.036,69
Lauro de Freitas - BA 2.236 - 12.600 5.900,06 2.236,38 7.194,00 10.402,90 12.600,30
João Pessoa - PB 3.626 - 9.017 5.189,08 3.625,61 4.740,00 7.444,64 9.017,18
Americana - SP 1.740 - 5.946 2.816,25 1.740,17 2.292,00 4.909,05 5.945,98
Campinas - SP 1.757 - 12.055 4.943,88 1.756,60 3.083,40 9.952,97 12.055,33
Mogi das Cruzes - SP 1.517 - 12.389 5.669,09 1.517,02 4.436,00 10.228,12 12.388,60
Maceió - AL 1.915 - 9.361 4.361,43 1.915,00 4.125,00 7.728,83 9.361,40
Ipatinga - MG 2.075 - 15.471 7.553,23 2.075,33 10.357,00 12.772,91 15.470,94
Ribeirão Preto - SP 1.783 - 14.409 5.214,20 1.783,11 3.592,00 11.895,86 14.408,62


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.931 - 14.950 6.322,71 1.930,58 4.831,50 12.342,98 14.950,18
Minas Gerais 1.537 - 11.192 3.862,32 1.536,89 2.196,00 9.239,86 11.191,59
Paraná 1.945 - 11.514 5.196,85 1.944,66 4.375,00 9.506,39 11.514,43
Bahia 1.862 - 9.696 4.322,56 1.861,69 3.397,00 8.004,76 9.695,60
Santa Catarina 1.744 - 10.637 4.395,35 1.744,39 3.768,00 8.781,85 10.636,84
Rio de Janeiro 2.035 - 13.897 5.548,64 2.034,59 3.869,50 11.473,12 13.896,59
Rio Grande do Sul 2.101 - 12.482 6.452,78 2.100,89 7.162,00 10.305,62 12.482,48
Pernambuco 1.854 - 12.140 5.344,36 1.854,24 4.672,00 10.022,66 12.139,74
Mato Grosso 1.723 - 12.097 4.911,82 1.722,62 3.401,00 9.987,07 12.096,64
Distrito Federal 2.177 - 21.104 8.260,19 2.176,80 5.969,00 17.423,93 21.104,39
Mato Grosso do Sul 2.173 - 18.305 6.772,27 2.172,61 3.985,00 15.112,66 18.304,90
Goiás 1.956 - 15.340 5.872,28 1.955,54 4.107,00 12.664,50 15.339,62
Maranhão 1.758 - 11.291 4.520,41 1.757,84 3.308,00 9.321,75 11.290,78
Paraíba 2.645 - 8.381 4.624,78 2.645,34 4.696,00 6.919,55 8.381,17
Amazonas 1.859 - 8.833 4.383,74 1.858,78 3.833,50 7.292,68 8.833,12
Pará 1.549 - 11.170 4.936,94 1.548,55 3.412,00 9.222,42 11.170,47
Espírito Santo 1.819 - 14.961 6.139,75 1.819,07 4.075,50 12.352,11 14.961,24
Alagoas 1.941 - 9.449 4.531,18 1.941,42 4.439,00 7.800,83 9.448,60
Rondônia 2.269 - 9.459 6.259,35 2.268,75 7.466,80 7.809,24 9.458,79
Ceará 1.598 - 12.157 4.519,37 1.597,75 2.885,00 10.036,81 12.156,89
Tocantins 3.463 - 25.520 9.312,59 3.462,63 6.311,00 21.069,11 25.519,54
Sergipe 2.015 - 8.486 3.886,09 2.015,36 3.077,00 7.005,87 8.485,72
Piauí 2.528 - 11.595 7.363,94 2.528,47 9.112,00 9.572,89 11.594,98
Rio Grande do Norte 2.773 - 7.742 4.476,47 2.772,89 4.455,00 6.391,44 7.741,51
Acre 1.776 - 10.455 4.084,43 1.775,86 2.055,00 8.631,63 10.454,89
Amapá 2.250 - 13.703 6.110,81 2.250,00 3.838,00 11.313,20 13.702,89
Roraima 1.567 - 6.470 3.094,15 1.567,00 2.874,00 5.341,33 6.469,58


Principais locais de trabalho

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.


Funções e atividades do Professor universitário de metodologia do ensino

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:

  • orientar alunos;
  • avaliar o trabalho acadêmico científico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de atividades administrativas;
  • supervisionar formação pedagógica em estágios;
  • ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
  • produzir material de trabalho;
  • prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
  • comunicar-se;
  • realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
  • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
  • atualizar-se na Área;

  • Atividades

    • discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
    • elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
    • desenvolver propostas de avaliação;
    • coordenar pesquisas;
    • orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
    • organizar coletâneas;
    • planejar projetos de extensão;
    • avaliar cursos;
    • planejar estágios;
    • divulgar resultados de pesquisas;
    • atender alunos, individualmente e em grupo;
    • realizar revisão da literatura na área;
    • prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
    • avaliar currículos de alunos;
    • problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
    • estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
    • mediar a relação do estagiário com a instituição;
    • programar cursos para atendimento a demandas externas;
    • organizar publicações;
    • gerenciar convênios;
    • estudar outros idiomas;
    • planejar projetos de intervenção pedagógica;
    • atuar em debates;
    • trabalhar em equipe;
    • problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
    • dialogar com os professores da instituição;
    • coordenar projetos pedagógicos;
    • supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
    • supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
    • produzir cartazes;
    • planejar os ambientes de aprendizagem;
    • desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
    • analisar pesquisas educacionais;
    • demonstrar postura crítica;
    • participar de associações de classe;
    • ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
    • planejar eventos e seminários;
    • produzir textos para uso pedagógico;
    • redigir relatórios de pesquisa;
    • exercer cargos de direção;
    • coordenar estágios;
    • orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
    • redigir publicações científicas;
    • planejar aulas;
    • orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
    • atuar em comissões editoriais;
    • estudar propostas e políticas educacionais;
    • coordenar cursos;
    • planejar pesquisas;
    • colaborar em comissões de avaliação;
    • coordenar convênios;
    • dialogar com as entidades representativas;
    • realizar eventos;
    • promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
    • exercer cargos de representação;
    • demonstrar postura ética;
    • supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
    • treinar auxiliares de pesquisa;
    • avaliar o desempenho dos alunos;
    • participar de congressos e eventos científicos;
    • elaborar pareceres;
    • produzir hipertextos;
    • avaliar políticas educacionais;
    • sistematizar dados e materiais de pesquisa;
    • sistematizar conteúdos;
    • dialogar com os alunos;
    • estudar a produção científica da área;
    • coordenar eventos;
    • trabalhar com diferentes formas de interação humana;
    • desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
    • coordenar grupos de pesquisa;
    • estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
    • discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
    • gerenciar projetos;
    • discutir resultados de avaliação;
    • discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
    • estudar a legislação educacional;
    • dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
    • produzir transparências;
    • orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
    • produzir artigos para divulgação;
    • proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
    • orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
    • estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
    • produzir instrumentos de avaliação;
    • avaliar material didático;
    • utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
    • realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
    • produzir planos de cursos e de aulas;
    • atribuir notas e conceitos;
    • orientar monitores;
    • prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • elaborar programas e cronogramas;
    • participar de reuniões;
    • avaliar o desenvolvimento das aulas;
    • planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • coordenar projetos de extensão;
    • atuar no processo de seleção de alunos e professores;
    • acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • avaliar projetos de extensão;
    • orientar alunos sobre campos de estágio;
    • ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
    • estabelecer relações com os órgãos de fomento;
    • estudar a constituição de profissões no campo educacional;
    • estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
    • analisar os problemas da realidade brasileira;
    • dominar a língua portuguesa;
    • proferir palestras;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • auto avaliar-se;
    • elaborar projetos de extensão;
    • estudar diferentes formas de comunicação;
    • participar de associações científicas;
    • planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
    • prever fontes de financiamento;
    • analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • coordenar áreas, disciplinas e turmas;
    • atuar em projetos de extensão;
    • atuar em banca examinadora docente e discente;
    • planejar a produção de materiais didáticos;
    • avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
    • participar de comissões;
    • avaliar trabalhos científicos;
    • avaliar currículos e propostas pedagógicas;
    • avaliar planos de ação pedagógica;
    • produzir vídeos;
    • avaliar a própria prática de pesquisa;
    • compromissar-se social e politicamente;
    • constituir grupos de pesquisa;
    • sugerir composição de bancas examinadoras;
    • orientar alunos de iniciação científica;
    • participar de colegiados;
    • participar de atividades culturais;
    • coordenar reuniões;
    • avaliar projetos de pesquisa;
    • desenvolver atividades interativas;
    • mapear campos para estágio;
    • preencher relatórios de atividades;


    Setores que mais contratam Professor universitário de metodologia do ensino no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Ensino fundamental
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras sociedades de participação, exceto holdings




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Gerente de albergue
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de albergue