Quanto ganha um Professor de técnicas comerciais e secretariais
Um Professor de técnicas comerciais e secretariais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.667,54 e R$ 6.742,31, com a média salarial de R$ 2.973,60 e o salário mediana em R$ 2.293,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 2.973,60 | 35.683,20 | 743,40 | 17,89 |
1º Quartil | 1.667,54 | 20.010,45 | 416,88 | 10,03 |
Salário Mediana | 2.293,50 | 27.522,00 | 573,38 | 13,80 |
3º Quartil | 5.141,97 | 61.703,65 | 1.285,49 | 30,93 |
Teto Salarial | 6.742,31 | 80.907,68 | 1.685,58 | 40,56 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Professores do ensino profissional
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Fortaleza - CE | 2.307 - 7.346 | 3.773,76 | 2.306,73 | 3.187,00 | 6.064,83 | 7.345,90 |
São Paulo - SP | 1.649 - 17.946 | 7.633,27 | 1.649,00 | 9.000,00 | 14.816,00 | 17.945,58 |
Santos - SP | 2.067 - 3.206 | 2.345,11 | 2.066,50 | 2.306,00 | 2.646,50 | 3.205,52 |
Cabo de Santo Agostinho - PE | 1.412 - 1.710 | 1.412,00 | 1.412,00 | 1.412,00 | 1.412,00 | 1.710,26 |
Delta - MG | 1.412 - 1.710 | 1.412,00 | 1.412,00 | 1.412,00 | 1.412,00 | 1.710,26 |
Ariquemes - RO | 1.412 - 2.683 | 1.814,40 | 1.412,00 | 1.818,00 | 2.215,00 | 2.682,87 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Ceará | 2.135 - 7.266 | 3.686,53 | 2.134,56 | 3.060,00 | 5.998,94 | 7.266,10 |
São Paulo | 1.582 - 13.682 | 4.449,97 | 1.582,00 | 2.381,00 | 11.296,00 | 13.682,05 |
Minas Gerais | 1.412 - 3.776 | 1.905,97 | 1.412,00 | 1.515,00 | 3.117,40 | 3.775,89 |
Espírito Santo | 1.412 - 2.158 | 1.586,60 | 1.412,00 | 1.615,00 | 1.782,00 | 2.158,41 |
Pernambuco | 1.412 - 2.237 | 1.505,30 | 1.412,00 | 1.412,00 | 1.847,00 | 2.237,14 |
Santa Catarina | 1.556 - 7.304 | 2.691,22 | 1.556,00 | 1.770,00 | 6.030,00 | 7.303,72 |
Rio de Janeiro | 1.433 - 3.931 | 2.053,38 | 1.433,00 | 1.797,50 | 3.245,50 | 3.931,05 |
Goiás | 1.412 - 5.996 | 2.290,86 | 1.412,00 | 2.000,00 | 4.950,00 | 5.995,59 |
Bahia | 1.412 - 2.422 | 1.614,57 | 1.412,00 | 1.600,00 | 2.000,00 | 2.422,46 |
Mato Grosso do Sul | 1.450 - 3.398 | 1.744,00 | 1.450,00 | 1.564,50 | 2.805,00 | 3.397,50 |
Paraná | 1.446 - 3.391 | 2.106,50 | 1.446,00 | 2.075,00 | 2.800,00 | 3.391,44 |
Rondônia | 1.412 - 2.683 | 1.814,40 | 1.412,00 | 1.818,00 | 2.215,00 | 2.682,87 |
Principais locais de trabalho
Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino profissional
Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.
Funções e atividades do Professor de técnicas comerciais e secretariais
Professores do ensino profissional devem:
Atividades
- ministrar cursos de formação e extensão;
- por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança;
- integrar bancas de diversas naturezas;
- fomentar ações de preservação ambiental;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem;
- tomar parte em comissões de diversas naturezas;
- desenvolver recursos mecânicos, eletroeletrônicos, informáticos, agropecuários, de materiais e outros;
- demonstrar capacidade de gerenciamento da informação;
- participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola;
- definir o perfil profissional pretendido;
- orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos;
- coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional;
- definir metodologias de mediação de aprendizagem;
- estimular a busca de conhecimento;
- demonstrar ética profissional;
- demonstrar flexibilidade;
- demonstrar capacidade de mudança;
- respeitar as diferenças e diversidades;
- definir atividades e cronograma;
- propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante;
- instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições;
- desenvolver aplicativos educacionais;
- apresentar esquemas e painéis explicativos;
- pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins;
- estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema;
- participar de grupos de estudo e de pesquisa;
- prever a manutenção de equipamentos e instalações;
- participar do planejamento de horários e calendário escolar;
- estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo;
- orientar projetos de pesquisa;
- tomar parte em colegiados;
- realizar testes, ensaios, análises laboratoriais;
- assessorar tecnicamente a comunidade;
- divulgar trabalhos da área profissional;
- produzir laudos técnicos;
- implementar orientações técnicas para a comunidade;
- informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente;
- elaborar material didático impresso;
- efetuar atividades de recuperação de aprendizagem;
- preencher fichas de estágios;
- orientar os alunos para procura de informações específicas;
- realizar consultorias técnicas;
- demonstrar motivação;
- gerar produtos e projetos;
- orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo;
- tomar parte em bancas de concursos internos;
- representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos;
- observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança;
- redigir o plano de ensino;
- opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança;
- participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras;
- orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas;
- organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores;
- estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade;
- vistoriar os equipamentos e instalações;
- exercer atividades de coordenação e gestão;
- aplicar provas em processo seletivos;
- monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios;
- consultar diferentes fontes de informação;
- garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização;
- orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos;
- estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação;
- comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola;
- orientar para a classificação e destinação do lixo;
- avaliar relatórios de estágios;
- assessorar tecnicamente instituições;
- ministrar aulas teórico-práticas;
- operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino;
- divulgar o trabalho da escola;
- demonstrar curiosidade intelectual;
- estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão;
- diagnosticar o perfil de entrada da demanda;
- estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento;
- realizar certificação e qualificação;
- trabalhar em equipe;
- executar pesquisas;
- explicar conceitos e princípios;
- acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem;
- assessorar a própria instituição;
- analisar especificações técnicas de equipamentos para compra;
- orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos;
- preparar as aulas;
- integrar continuamente teoria e prática;
- exercer liderança cooperativa;
- conceber provas para processos seletivos;
- informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área;
- proferir palestras e conferências;
- participar de atividades culturais e de lazer;
- utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem;
- solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos;
- selecionar conteúdos;
- contextualizar continuamente os conteúdos;
- recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos;
- produzir relatórios;
- recomendar o uso correto de equipamentos de segurança;
- planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
- participar do planejamento do curso;
- selecionar material didático e bibliográfico;
- adaptar equipamentos e utensílios de laboratório;
- orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício;
- participar de intercâmbios culturais;
- coordenar processos de seleção;
- sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança;
- orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo;
- avaliar o desempenho de alunos em estágios;
- propor a aquisição de equipamentos de segurança;
- estagiar em instituições;
- realizar parcerias;
- efetuar avaliação diagnóstica dos alunos;
- interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho;
- sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico;
- preencher diários de classe;
- orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente;
- corrigir provas para processos seletivos;
- preencher requisição de serviços materiais;
- registrar ocorrências de diferentes naturezas;
- desenvolver recursos audiovisuais;
- analisar e resolver problemas;
- encaminhar registros para as autoridades competentes;
- compor instrumentos de avaliação;
- orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas;
- realizar demonstrações teórico-práticas;
- divulgar propostas de trabalho e convênios;
- preencher registro e controle de equipamentos e materiais;
- estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança;
- elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento;
- encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos;
- encaminhar alunos para estágios profissionais;
- promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema;
Setores que mais contratam Professor de técnicas comerciais e secretariais no mercado de trabalho
- Educação profissional de nível tecnológico
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino de idiomas
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Educação superior - graduação
- Serviço de transporte de passageiros - locação de automóveis com motorista
- Educação profissional de nível técnico
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br