Salário para o cargo de Professor de técnicas comerciais e secretariais
CBO 2331-20 > Professores do ensino profissional

Professor de técnicas comerciais e secretariais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam a jovens e adultos conhecimentos teóricos e práticos de uma área profissional, planejam o trabalho docente, avaliam a aprendizagem e o ensino, realizam pesquisas das mudanças no seu campo de ensino para transformar esse conhecimento em aulas e situações laboratoriais. Desenvolvem recursos didáticos, produzem registros escritos e gráficos, trabalham com higiene e segurança e promovem educação ambiental. Podem realizar trabalhos técnicos e de assessoria. No exercício das atividades mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de técnicas comerciais e secretariais

Um Professor de técnicas comerciais e secretariais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.667,54 e R$ 6.742,31, com a média salarial de R$ 2.973,60 e o salário mediana em R$ 2.293,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de técnicas comerciais e secretariais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.973,60 35.683,20 743,40 17,89
1º Quartil 1.667,54 20.010,45 416,88 10,03
Salário Mediana 2.293,50 27.522,00 573,38 13,80
3º Quartil 5.141,97 61.703,65 1.285,49 30,93
Teto Salarial 6.742,31 80.907,68 1.685,58 40,56


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Professores do ensino profissional

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Fortaleza - CE 2.307 - 7.346 3.773,76 2.306,73 3.187,00 6.064,83 7.345,90
São Paulo - SP 1.649 - 17.946 7.633,27 1.649,00 9.000,00 14.816,00 17.945,58
Santos - SP 2.067 - 3.206 2.345,11 2.066,50 2.306,00 2.646,50 3.205,52
Cabo de Santo Agostinho - PE 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26
Delta - MG 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26
Ariquemes - RO 1.412 - 2.683 1.814,40 1.412,00 1.818,00 2.215,00 2.682,87


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Ceará 2.135 - 7.266 3.686,53 2.134,56 3.060,00 5.998,94 7.266,10
São Paulo 1.582 - 13.682 4.449,97 1.582,00 2.381,00 11.296,00 13.682,05
Minas Gerais 1.412 - 3.776 1.905,97 1.412,00 1.515,00 3.117,40 3.775,89
Espírito Santo 1.412 - 2.158 1.586,60 1.412,00 1.615,00 1.782,00 2.158,41
Pernambuco 1.412 - 2.237 1.505,30 1.412,00 1.412,00 1.847,00 2.237,14
Santa Catarina 1.556 - 7.304 2.691,22 1.556,00 1.770,00 6.030,00 7.303,72
Rio de Janeiro 1.433 - 3.931 2.053,38 1.433,00 1.797,50 3.245,50 3.931,05
Goiás 1.412 - 5.996 2.290,86 1.412,00 2.000,00 4.950,00 5.995,59
Bahia 1.412 - 2.422 1.614,57 1.412,00 1.600,00 2.000,00 2.422,46
Mato Grosso do Sul 1.450 - 3.398 1.744,00 1.450,00 1.564,50 2.805,00 3.397,50
Paraná 1.446 - 3.391 2.106,50 1.446,00 2.075,00 2.800,00 3.391,44
Rondônia 1.412 - 2.683 1.814,40 1.412,00 1.818,00 2.215,00 2.682,87


Principais locais de trabalho

Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino profissional

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.


Funções e atividades do Professor de técnicas comerciais e secretariais

Professores do ensino profissional devem:

  • planejar o trabalho docente;
  • produzir registros escritos e gráficos;
  • ensinar;
  • trabalhar com higiene e segurança;
  • promover educação ambiental;
  • comunicar-se;
  • realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação;
  • pesquisar;
  • avaliar a aprendizagem e o ensino;
  • desenvolver recursos didáticos;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • ministrar cursos de formação e extensão;
    • por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança;
    • integrar bancas de diversas naturezas;
    • fomentar ações de preservação ambiental;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem;
    • tomar parte em comissões de diversas naturezas;
    • desenvolver recursos mecânicos, eletroeletrônicos, informáticos, agropecuários, de materiais e outros;
    • demonstrar capacidade de gerenciamento da informação;
    • participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola;
    • definir o perfil profissional pretendido;
    • orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos;
    • coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional;
    • definir metodologias de mediação de aprendizagem;
    • estimular a busca de conhecimento;
    • demonstrar ética profissional;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar capacidade de mudança;
    • respeitar as diferenças e diversidades;
    • definir atividades e cronograma;
    • propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante;
    • instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições;
    • desenvolver aplicativos educacionais;
    • apresentar esquemas e painéis explicativos;
    • pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins;
    • estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema;
    • participar de grupos de estudo e de pesquisa;
    • prever a manutenção de equipamentos e instalações;
    • participar do planejamento de horários e calendário escolar;
    • estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo;
    • orientar projetos de pesquisa;
    • tomar parte em colegiados;
    • realizar testes, ensaios, análises laboratoriais;
    • assessorar tecnicamente a comunidade;
    • divulgar trabalhos da área profissional;
    • produzir laudos técnicos;
    • implementar orientações técnicas para a comunidade;
    • informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente;
    • elaborar material didático impresso;
    • efetuar atividades de recuperação de aprendizagem;
    • preencher fichas de estágios;
    • orientar os alunos para procura de informações específicas;
    • realizar consultorias técnicas;
    • demonstrar motivação;
    • gerar produtos e projetos;
    • orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo;
    • tomar parte em bancas de concursos internos;
    • representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos;
    • observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança;
    • redigir o plano de ensino;
    • opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança;
    • participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras;
    • orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas;
    • organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores;
    • estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade;
    • vistoriar os equipamentos e instalações;
    • exercer atividades de coordenação e gestão;
    • aplicar provas em processo seletivos;
    • monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios;
    • consultar diferentes fontes de informação;
    • garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização;
    • orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos;
    • estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação;
    • comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola;
    • orientar para a classificação e destinação do lixo;
    • avaliar relatórios de estágios;
    • assessorar tecnicamente instituições;
    • ministrar aulas teórico-práticas;
    • operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino;
    • divulgar o trabalho da escola;
    • demonstrar curiosidade intelectual;
    • estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão;
    • diagnosticar o perfil de entrada da demanda;
    • estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento;
    • realizar certificação e qualificação;
    • trabalhar em equipe;
    • executar pesquisas;
    • explicar conceitos e princípios;
    • acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem;
    • assessorar a própria instituição;
    • analisar especificações técnicas de equipamentos para compra;
    • orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos;
    • preparar as aulas;
    • integrar continuamente teoria e prática;
    • exercer liderança cooperativa;
    • conceber provas para processos seletivos;
    • informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área;
    • proferir palestras e conferências;
    • participar de atividades culturais e de lazer;
    • utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem;
    • solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos;
    • selecionar conteúdos;
    • contextualizar continuamente os conteúdos;
    • recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos;
    • produzir relatórios;
    • recomendar o uso correto de equipamentos de segurança;
    • planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
    • participar do planejamento do curso;
    • selecionar material didático e bibliográfico;
    • adaptar equipamentos e utensílios de laboratório;
    • orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício;
    • participar de intercâmbios culturais;
    • coordenar processos de seleção;
    • sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança;
    • orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo;
    • avaliar o desempenho de alunos em estágios;
    • propor a aquisição de equipamentos de segurança;
    • estagiar em instituições;
    • realizar parcerias;
    • efetuar avaliação diagnóstica dos alunos;
    • interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho;
    • sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico;
    • preencher diários de classe;
    • orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente;
    • corrigir provas para processos seletivos;
    • preencher requisição de serviços materiais;
    • registrar ocorrências de diferentes naturezas;
    • desenvolver recursos audiovisuais;
    • analisar e resolver problemas;
    • encaminhar registros para as autoridades competentes;
    • compor instrumentos de avaliação;
    • orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas;
    • realizar demonstrações teórico-práticas;
    • divulgar propostas de trabalho e convênios;
    • preencher registro e controle de equipamentos e materiais;
    • estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança;
    • elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento;
    • encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos;
    • encaminhar alunos para estágios profissionais;
    • promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema;


    Setores que mais contratam Professor de técnicas comerciais e secretariais no mercado de trabalho

    • Educação profissional de nível tecnológico
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino de idiomas
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Educação superior - graduação
    • Serviço de transporte de passageiros - locação de automóveis com motorista
    • Educação profissional de nível técnico
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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