Salário para o cargo de Professor de técnicas comerciais e secretariais
CBO 2331-20 > Professores do ensino profissional

Professor de técnicas comerciais e secretariais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam a jovens e adultos conhecimentos teóricos e práticos de uma área profissional, planejam o trabalho docente, avaliam a aprendizagem e o ensino, realizam pesquisas das mudanças no seu campo de ensino para transformar esse conhecimento em aulas e situações laboratoriais. Desenvolvem recursos didáticos, produzem registros escritos e gráficos, trabalham com higiene e segurança e promovem educação ambiental. Podem realizar trabalhos técnicos e de assessoria. No exercício das atividades mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de técnicas comerciais e secretariais

Um Professor de técnicas comerciais e secretariais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.667,54 e R$ 6.742,31, com a média salarial de R$ 2.973,60 e o salário mediana em R$ 2.293,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de técnicas comerciais e secretariais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.973,60 35.683,20 743,40 17,89
1º Quartil 1.667,54 20.010,45 416,88 10,03
Salário Mediana 2.293,50 27.522,00 573,38 13,80
3º Quartil 5.141,97 61.703,65 1.285,49 30,93
Teto Salarial 6.742,31 80.907,68 1.685,58 40,56


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Professores do ensino profissional

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Fortaleza - CE 2.307 - 7.346 3.773,76 2.306,73 3.187,00 6.064,83 7.345,90
São Paulo - SP 1.649 - 17.946 7.633,27 1.649,00 9.000,00 14.816,00 17.945,58
Santos - SP 2.067 - 3.206 2.345,11 2.066,50 2.306,00 2.646,50 3.205,52
Cabo de Santo Agostinho - PE 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26
Delta - MG 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26
Ariquemes - RO 1.412 - 2.683 1.814,40 1.412,00 1.818,00 2.215,00 2.682,87


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Ceará 2.135 - 7.266 3.686,53 2.134,56 3.060,00 5.998,94 7.266,10
São Paulo 1.582 - 13.682 4.449,97 1.582,00 2.381,00 11.296,00 13.682,05
Minas Gerais 1.412 - 3.776 1.905,97 1.412,00 1.515,00 3.117,40 3.775,89
Espírito Santo 1.412 - 2.158 1.586,60 1.412,00 1.615,00 1.782,00 2.158,41
Pernambuco 1.412 - 2.237 1.505,30 1.412,00 1.412,00 1.847,00 2.237,14
Santa Catarina 1.556 - 7.304 2.691,22 1.556,00 1.770,00 6.030,00 7.303,72
Rio de Janeiro 1.433 - 3.931 2.053,38 1.433,00 1.797,50 3.245,50 3.931,05
Goiás 1.412 - 5.996 2.290,86 1.412,00 2.000,00 4.950,00 5.995,59
Bahia 1.412 - 2.422 1.614,57 1.412,00 1.600,00 2.000,00 2.422,46
Mato Grosso do Sul 1.450 - 3.398 1.744,00 1.450,00 1.564,50 2.805,00 3.397,50
Paraná 1.446 - 3.391 2.106,50 1.446,00 2.075,00 2.800,00 3.391,44
Rondônia 1.412 - 2.683 1.814,40 1.412,00 1.818,00 2.215,00 2.682,87


Principais locais de trabalho

Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino profissional

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.


Funções e atividades do Professor de técnicas comerciais e secretariais

Professores do ensino profissional devem:

  • trabalhar com higiene e segurança;
  • desenvolver recursos didáticos;
  • promover educação ambiental;
  • planejar o trabalho docente;
  • avaliar a aprendizagem e o ensino;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar;
  • realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação;
  • produzir registros escritos e gráficos;
  • pesquisar;

  • Atividades

    • orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas;
    • sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança;
    • participar de atividades culturais e de lazer;
    • estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão;
    • definir metodologias de mediação de aprendizagem;
    • tomar parte em colegiados;
    • orientar os alunos para procura de informações específicas;
    • desenvolver aplicativos educacionais;
    • tomar parte em comissões de diversas naturezas;
    • contextualizar continuamente os conteúdos;
    • demonstrar capacidade de mudança;
    • orientar projetos de pesquisa;
    • informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente;
    • orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos;
    • realizar parcerias;
    • registrar ocorrências de diferentes naturezas;
    • produzir laudos técnicos;
    • estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema;
    • trabalhar em equipe;
    • elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento;
    • recomendar o uso correto de equipamentos de segurança;
    • demonstrar motivação;
    • orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo;
    • preparar as aulas;
    • participar de grupos de estudo e de pesquisa;
    • consultar diferentes fontes de informação;
    • orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente;
    • sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico;
    • adaptar equipamentos e utensílios de laboratório;
    • compor instrumentos de avaliação;
    • integrar bancas de diversas naturezas;
    • orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo;
    • operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino;
    • orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas;
    • monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios;
    • divulgar trabalhos da área profissional;
    • propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante;
    • corrigir provas para processos seletivos;
    • exercer atividades de coordenação e gestão;
    • conceber provas para processos seletivos;
    • divulgar o trabalho da escola;
    • analisar especificações técnicas de equipamentos para compra;
    • estimular a busca de conhecimento;
    • desenvolver recursos mecânicos, eletroeletrônicos, informáticos, agropecuários, de materiais e outros;
    • preencher requisição de serviços materiais;
    • definir atividades e cronograma;
    • efetuar avaliação diagnóstica dos alunos;
    • avaliar o desempenho de alunos em estágios;
    • interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho;
    • vistoriar os equipamentos e instalações;
    • representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos;
    • efetuar atividades de recuperação de aprendizagem;
    • solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos;
    • orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos;
    • acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem;
    • explicar conceitos e princípios;
    • participar de intercâmbios culturais;
    • instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições;
    • estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação;
    • apresentar esquemas e painéis explicativos;
    • estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança;
    • opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança;
    • selecionar material didático e bibliográfico;
    • estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo;
    • demonstrar ética profissional;
    • selecionar conteúdos;
    • implementar orientações técnicas para a comunidade;
    • ministrar aulas teórico-práticas;
    • utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem;
    • analisar e resolver problemas;
    • ministrar cursos de formação e extensão;
    • avaliar relatórios de estágios;
    • observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança;
    • orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício;
    • encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos;
    • proferir palestras e conferências;
    • estagiar em instituições;
    • orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos;
    • divulgar propostas de trabalho e convênios;
    • preencher fichas de estágios;
    • elaborar material didático impresso;
    • pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins;
    • diagnosticar o perfil de entrada da demanda;
    • garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização;
    • coordenar processos de seleção;
    • estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade;
    • desenvolver recursos audiovisuais;
    • realizar certificação e qualificação;
    • encaminhar registros para as autoridades competentes;
    • recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos;
    • redigir o plano de ensino;
    • tomar parte em bancas de concursos internos;
    • informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área;
    • estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento;
    • organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores;
    • respeitar as diferenças e diversidades;
    • planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
    • orientar para a classificação e destinação do lixo;
    • demonstrar capacidade de gerenciamento da informação;
    • realizar testes, ensaios, análises laboratoriais;
    • realizar consultorias técnicas;
    • produzir relatórios;
    • coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional;
    • comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola;
    • assessorar tecnicamente instituições;
    • por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança;
    • encaminhar alunos para estágios profissionais;
    • preencher diários de classe;
    • fomentar ações de preservação ambiental;
    • integrar continuamente teoria e prática;
    • promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema;
    • participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras;
    • adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem;
    • preencher registro e controle de equipamentos e materiais;
    • participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola;
    • participar do planejamento de horários e calendário escolar;
    • exercer liderança cooperativa;
    • executar pesquisas;
    • assessorar a própria instituição;
    • aplicar provas em processo seletivos;
    • assessorar tecnicamente a comunidade;
    • participar do planejamento do curso;
    • realizar demonstrações teórico-práticas;
    • propor a aquisição de equipamentos de segurança;
    • gerar produtos e projetos;
    • prever a manutenção de equipamentos e instalações;
    • demonstrar curiosidade intelectual;
    • definir o perfil profissional pretendido;
    • demonstrar flexibilidade;
    • aplicar instrumentos de avaliação;


    Setores que mais contratam Professor de técnicas comerciais e secretariais no mercado de trabalho

    • Educação profissional de nível tecnológico
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino de idiomas
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Educação superior - graduação
    • Serviço de transporte de passageiros - locação de automóveis com motorista
    • Educação profissional de nível técnico
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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