Categorias profissionais do cargo
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- Professores de artes do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de música no ensino superior
- Professor de dança no ensino superior
- Professor de artes cênicas no ensino superior
- Professor de artes do espetáculo no ensino superior
- Professor de performance no ensino superior
- Professor de teatro-educação no ensino superior
- Professor de circo no ensino superior
- Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de teatro no ensino superior
Professores de artes do ensino superior devem:
- demonstrar competências pessoais;
- planejar cursos;
- atuar no ensino da arte;
- coordenar atividades de extensão em artes;
- divulgar conhecimentos específicos em artes;
- assessorar atividades acadêmico-administrativas;
- desenvolver pesquisa em artes;
- exercer atividades acadêmico-administrativas;
Atividades
- constituir equipes de trabalho;
- definir grades curriculares;
- participar de conselhos editoriais;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- demonstrar atitude crítica;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- participar de bancas de concurso;
- coordenar grupos de pesquisa;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- prestar consultoria;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- assessorar editoras;
- elaborar relatórios;
- organizar oficinas e minicursos;
- coordenar publicações;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- elaborar ementas;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- prestar atendimento a alunos;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- assessorar a mídia;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- assessorar grupos artísticos;
- assessorar entidades de ensino;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- analisar processos de recepção artística;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- realizar curadoria;
- coordenar grupos de estudo;
- elaborar projetos de pesquisa;
- supervisionar alunos em estágios;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- dar entrevistas;
- participar de debates na mídia;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- coordenar comissões;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- organizar festivais e mostras;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- participar da definição de políticas culturais;
- supervisionar produções de natureza artística;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- difundir resultados de pesquisa;
- ministrar oficinas e minicursos;
- definir objetivos de cursos;
- analisar processos de criação artística;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- organizar exposições;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- participar de comissões;
- demonstrar percepção estética;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- avaliar alunos;
- programar espetáculos;
- programar palestras e conferências;
- dar palestras e conferências;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- definir carga horária;
- identificar pré-requisitos;
- emitir pareceres;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- coordenar cursos;
- definir programas de cursos;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- trabalhar em equipe;
- solicitar infraestrutura de apoio;
Setores que mais contratam Professor de teatro no ensino superior no mercado de trabalho
- Atividades de televisão aberta
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino fundamental