Salário para o cargo de Professor de teatro no ensino superior
CBO 2349-05 > Professores de artes do ensino superior

Professor de teatro no ensino superior - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no ensino superior, nas áreas de artes, planejam cursos, desenvolvem pesquisas e criações artísticas, coordenam atividades de extensão e divulgam conhecimentos específicos em artes. Exercem e assessoram atividades artísticas, pedagógicas e acadêmico- administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de artes do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior

Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.


Funções e atividades do Professor de teatro no ensino superior

Professores de artes do ensino superior devem:

  • assessorar atividades acadêmico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • divulgar conhecimentos específicos em artes;
  • coordenar atividades de extensão em artes;
  • atuar no ensino da arte;
  • desenvolver pesquisa em artes;
  • planejar cursos;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;

Atividades

  • dar entrevistas;
  • demonstrar atitude crítica;
  • encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
  • identificar pré-requisitos;
  • coordenar cursos;
  • assessorar a mídia;
  • assessorar editoras;
  • apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
  • prestar consultoria;
  • trabalhar em equipe;
  • concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
  • trabalhar de forma multidisciplinar;
  • coordenar comissões;
  • ministrar oficinas e minicursos;
  • avaliar alunos;
  • assessorar agências financiadoras de pesquisa;
  • participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
  • elaborar ementas;
  • definir programas de cursos;
  • programar espetáculos;
  • realizar curadoria;
  • analisar processos de criação artística;
  • assessorar instituições artístico-culturais;
  • orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
  • organizar oficinas e minicursos;
  • concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
  • participar de conselhos editoriais;
  • supervisionar produções de natureza artística;
  • analisar processos de recepção artística;
  • demonstrar percepção estética;
  • demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
  • organizar exposições;
  • definir objetivos de cursos;
  • pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
  • definir carga horária;
  • participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
  • coordenar publicações;
  • articular a arte com outras áreas do conhecimento;
  • elaborar relatórios;
  • emitir pareceres;
  • participar de seminários colóquios e congressos;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
  • ministrar aulas teóricas e práticas;
  • dar palestras e conferências;
  • difundir resultados de pesquisa;
  • coordenar grupos de estudo;
  • avaliar currículos, cursos e disciplinas;
  • dimensionar infraestrutura de apoio;
  • assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
  • solicitar infraestrutura de apoio;
  • participar de debates na mídia;
  • participar de bancas de concurso;
  • definir metodologias de pesquisa em artes;
  • participar da definição de políticas culturais;
  • sistematizar conhecimentos em artes;
  • demonstrar capacidade pedagógica;
  • prestar atendimento a alunos;
  • assessorar entidades de ensino;
  • demonstrar capacidade de criar soluções novas;
  • participar de comissões;
  • organizar seminários, colóquios e congressos;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • definir grades curriculares;
  • assessorar grupos artísticos;
  • programar palestras e conferências;
  • organizar festivais e mostras;
  • demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
  • desenvolver novas abordagens de criação artística;
  • analisar arte, obra de arte e experiência estética;
  • elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
  • constituir equipes de trabalho;
  • supervisionar alunos em estágios;


Setores que mais contratam Professor de teatro no ensino superior no mercado de trabalho

  • Atividades de televisão aberta
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Ensino fundamental




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