Categorias profissionais do cargo
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- Professores de artes do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de circo no ensino superior
- Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
- Professor de dança no ensino superior
- Professor de artes cênicas no ensino superior
- Professor de teatro-educação no ensino superior
- Professor de música no ensino superior
- Professor de artes do espetáculo no ensino superior
- Professor de performance no ensino superior
Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de teatro no ensino superior
Professores de artes do ensino superior devem:
- coordenar atividades de extensão em artes;
- divulgar conhecimentos específicos em artes;
- desenvolver pesquisa em artes;
- exercer atividades acadêmico-administrativas;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar cursos;
- assessorar atividades acadêmico-administrativas;
- atuar no ensino da arte;
Atividades
- participar de debates na mídia;
- assessorar entidades de ensino;
- programar espetáculos;
- elaborar ementas;
- coordenar grupos de estudo;
- programar palestras e conferências;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- avaliar alunos;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- constituir equipes de trabalho;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- elaborar relatórios;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- ministrar oficinas e minicursos;
- supervisionar alunos em estágios;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- participar de bancas de concurso;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- coordenar cursos;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- definir grades curriculares;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- participar de conselhos editoriais;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- organizar oficinas e minicursos;
- definir carga horária;
- supervisionar produções de natureza artística;
- analisar processos de recepção artística;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- dar palestras e conferências;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- definir programas de cursos;
- coordenar publicações;
- realizar curadoria;
- prestar atendimento a alunos;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- assessorar a mídia;
- demonstrar percepção estética;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- coordenar grupos de pesquisa;
- assessorar grupos artísticos;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- identificar pré-requisitos;
- analisar processos de criação artística;
- elaborar projetos de pesquisa;
- organizar exposições;
- assessorar editoras;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- prestar consultoria;
- solicitar infraestrutura de apoio;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- difundir resultados de pesquisa;
- organizar festivais e mostras;
- definir objetivos de cursos;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- trabalhar em equipe;
- emitir pareceres;
- dar entrevistas;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- coordenar comissões;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- participar de comissões;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- participar da definição de políticas culturais;
- demonstrar atitude crítica;
Setores que mais contratam Professor de teatro no ensino superior no mercado de trabalho
- Atividades de televisão aberta
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino fundamental