Categorias profissionais do cargo
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- Professores de artes do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de teatro-educação no ensino superior
- Professor de artes cênicas no ensino superior
- Professor de circo no ensino superior
- Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
- Professor de música no ensino superior
- Professor de dança no ensino superior
- Professor de artes do espetáculo no ensino superior
- Professor de performance no ensino superior
Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de teatro no ensino superior
Professores de artes do ensino superior devem:
- atuar no ensino da arte;
- coordenar atividades de extensão em artes;
- desenvolver pesquisa em artes;
- planejar cursos;
- assessorar atividades acadêmico-administrativas;
- divulgar conhecimentos específicos em artes;
- exercer atividades acadêmico-administrativas;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- organizar exposições;
- constituir equipes de trabalho;
- organizar oficinas e minicursos;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- assessorar editoras;
- demonstrar percepção estética;
- dar palestras e conferências;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- definir grades curriculares;
- definir programas de cursos;
- coordenar comissões;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- programar palestras e conferências;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- assessorar entidades de ensino;
- prestar atendimento a alunos;
- analisar processos de recepção artística;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- definir objetivos de cursos;
- coordenar grupos de estudo;
- definir carga horária;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- coordenar publicações;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- participar de debates na mídia;
- analisar processos de criação artística;
- coordenar cursos;
- avaliar alunos;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- participar de comissões;
- solicitar infraestrutura de apoio;
- coordenar grupos de pesquisa;
- elaborar projetos de pesquisa;
- participar de bancas de concurso;
- emitir pareceres;
- programar espetáculos;
- elaborar ementas;
- organizar festivais e mostras;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- supervisionar alunos em estágios;
- trabalhar em equipe;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- participar de conselhos editoriais;
- ministrar oficinas e minicursos;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- assessorar grupos artísticos;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- identificar pré-requisitos;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- elaborar relatórios;
- dar entrevistas;
- participar da definição de políticas culturais;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- difundir resultados de pesquisa;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- realizar curadoria;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- prestar consultoria;
- supervisionar produções de natureza artística;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- demonstrar atitude crítica;
- assessorar a mídia;
Setores que mais contratam Professor de teatro no ensino superior no mercado de trabalho
- Atividades de televisão aberta
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino fundamental