Categorias profissionais do cargo
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- Professores de artes do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de circo no ensino superior
- Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
- Professor de teatro-educação no ensino superior
- Professor de artes do espetáculo no ensino superior
- Professor de performance no ensino superior
- Professor de dança no ensino superior
- Professor de música no ensino superior
- Professor de artes cênicas no ensino superior
Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de teatro no ensino superior
Professores de artes do ensino superior devem:
- planejar cursos;
- assessorar atividades acadêmico-administrativas;
- exercer atividades acadêmico-administrativas;
- atuar no ensino da arte;
- demonstrar competências pessoais;
- divulgar conhecimentos específicos em artes;
- coordenar atividades de extensão em artes;
- desenvolver pesquisa em artes;
Atividades
- coordenar grupos de pesquisa;
- constituir equipes de trabalho;
- supervisionar produções de natureza artística;
- prestar atendimento a alunos;
- organizar festivais e mostras;
- supervisionar alunos em estágios;
- assessorar editoras;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- elaborar projetos de pesquisa;
- assessorar a mídia;
- emitir pareceres;
- solicitar infraestrutura de apoio;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- difundir resultados de pesquisa;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- organizar exposições;
- programar palestras e conferências;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- identificar pré-requisitos;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- assessorar entidades de ensino;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- dar palestras e conferências;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- definir grades curriculares;
- coordenar publicações;
- definir programas de cursos;
- realizar curadoria;
- ministrar oficinas e minicursos;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- participar de bancas de concurso;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- participar da definição de políticas culturais;
- definir carga horária;
- analisar processos de recepção artística;
- trabalhar em equipe;
- elaborar relatórios;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- assessorar grupos artísticos;
- coordenar cursos;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- programar espetáculos;
- analisar processos de criação artística;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- participar de conselhos editoriais;
- elaborar ementas;
- coordenar grupos de estudo;
- demonstrar atitude crítica;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- organizar oficinas e minicursos;
- definir objetivos de cursos;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- prestar consultoria;
- participar de debates na mídia;
- coordenar comissões;
- demonstrar percepção estética;
- dar entrevistas;
- participar de comissões;
- avaliar alunos;
- sistematizar conhecimentos em artes;
Setores que mais contratam Professor de teatro no ensino superior no mercado de trabalho
- Atividades de televisão aberta
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino fundamental