Categorias profissionais do cargo
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- Professores de artes do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de performance no ensino superior
- Professor de dança no ensino superior
- Professor de circo no ensino superior
- Professor de teatro-educação no ensino superior
- Professor de música no ensino superior
- Professor de artes do espetáculo no ensino superior
- Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
- Professor de artes cênicas no ensino superior
Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de teatro no ensino superior
Professores de artes do ensino superior devem:
- demonstrar competências pessoais;
- planejar cursos;
- desenvolver pesquisa em artes;
- coordenar atividades de extensão em artes;
- divulgar conhecimentos específicos em artes;
- exercer atividades acadêmico-administrativas;
- assessorar atividades acadêmico-administrativas;
- atuar no ensino da arte;
Atividades
- assessorar a mídia;
- constituir equipes de trabalho;
- assessorar editoras;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- supervisionar produções de natureza artística;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- dar palestras e conferências;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- programar espetáculos;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- dar entrevistas;
- prestar atendimento a alunos;
- organizar oficinas e minicursos;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- assessorar entidades de ensino;
- coordenar cursos;
- participar de debates na mídia;
- avaliar alunos;
- identificar pré-requisitos;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- solicitar infraestrutura de apoio;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- elaborar projetos de pesquisa;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- prestar consultoria;
- trabalhar em equipe;
- elaborar relatórios;
- participar de comissões;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- demonstrar percepção estética;
- elaborar ementas;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- organizar exposições;
- participar de bancas de concurso;
- organizar festivais e mostras;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- supervisionar alunos em estágios;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- participar da definição de políticas culturais;
- difundir resultados de pesquisa;
- analisar processos de criação artística;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- programar palestras e conferências;
- definir grades curriculares;
- coordenar grupos de estudo;
- coordenar publicações;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- realizar curadoria;
- definir objetivos de cursos;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- participar de conselhos editoriais;
- demonstrar atitude crítica;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- ministrar oficinas e minicursos;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- emitir pareceres;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- definir programas de cursos;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- coordenar comissões;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- analisar processos de recepção artística;
- assessorar grupos artísticos;
- coordenar grupos de pesquisa;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- definir carga horária;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
Setores que mais contratam Professor de teatro no ensino superior no mercado de trabalho
- Atividades de televisão aberta
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino fundamental