Categorias profissionais do cargo
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- Professores de artes do ensino superior
Cargos relacionados:
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- Professor de dança no ensino superior
- Professor de artes do espetáculo no ensino superior
- Professor de artes cênicas no ensino superior
- Professor de circo no ensino superior
- Professor de música no ensino superior
- Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
- Professor de performance no ensino superior
Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de teatro no ensino superior
Professores de artes do ensino superior devem:
- demonstrar competências pessoais;
- coordenar atividades de extensão em artes;
- assessorar atividades acadêmico-administrativas;
- planejar cursos;
- desenvolver pesquisa em artes;
- atuar no ensino da arte;
- divulgar conhecimentos específicos em artes;
- exercer atividades acadêmico-administrativas;
Atividades
- dar palestras e conferências;
- organizar exposições;
- elaborar projetos de pesquisa;
- definir grades curriculares;
- analisar processos de criação artística;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- coordenar grupos de estudo;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- assessorar a mídia;
- programar palestras e conferências;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- ministrar oficinas e minicursos;
- constituir equipes de trabalho;
- participar de conselhos editoriais;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- identificar pré-requisitos;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- participar de bancas de concurso;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- solicitar infraestrutura de apoio;
- organizar festivais e mostras;
- assessorar editoras;
- definir carga horária;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- difundir resultados de pesquisa;
- assessorar entidades de ensino;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- elaborar relatórios;
- prestar consultoria;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- emitir pareceres;
- definir programas de cursos;
- analisar processos de recepção artística;
- avaliar alunos;
- assessorar grupos artísticos;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- demonstrar percepção estética;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- coordenar cursos;
- supervisionar produções de natureza artística;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- participar de comissões;
- supervisionar alunos em estágios;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- coordenar publicações;
- coordenar grupos de pesquisa;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- demonstrar atitude crítica;
- dar entrevistas;
- programar espetáculos;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- participar de debates na mídia;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- definir objetivos de cursos;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- participar da definição de políticas culturais;
- coordenar comissões;
- prestar atendimento a alunos;
- realizar curadoria;
- organizar oficinas e minicursos;
- elaborar ementas;
- trabalhar em equipe;
Setores que mais contratam Professor de teatro no ensino superior no mercado de trabalho
- Atividades de televisão aberta
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino fundamental