Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino superior
- Professores de artes do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de artes cênicas no ensino superior
- Professor de música no ensino superior
- Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
- Professor de dança no ensino superior
- Professor de circo no ensino superior
- Professor de performance no ensino superior
- Professor de artes do espetáculo no ensino superior
- Professor de teatro-educação no ensino superior
Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de teatro no ensino superior
Professores de artes do ensino superior devem:
- divulgar conhecimentos específicos em artes;
- exercer atividades acadêmico-administrativas;
- desenvolver pesquisa em artes;
- demonstrar competências pessoais;
- coordenar atividades de extensão em artes;
- assessorar atividades acadêmico-administrativas;
- planejar cursos;
- atuar no ensino da arte;
Atividades
- participar da definição de políticas culturais;
- ministrar oficinas e minicursos;
- difundir resultados de pesquisa;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- programar espetáculos;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- definir objetivos de cursos;
- solicitar infraestrutura de apoio;
- identificar pré-requisitos;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- supervisionar produções de natureza artística;
- organizar festivais e mostras;
- analisar processos de recepção artística;
- organizar exposições;
- trabalhar em equipe;
- prestar atendimento a alunos;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- coordenar grupos de pesquisa;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- emitir pareceres;
- constituir equipes de trabalho;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- assessorar grupos artísticos;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- coordenar cursos;
- dar entrevistas;
- demonstrar percepção estética;
- assessorar entidades de ensino;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- definir programas de cursos;
- elaborar relatórios;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- definir carga horária;
- analisar processos de criação artística;
- avaliar alunos;
- organizar oficinas e minicursos;
- prestar consultoria;
- definir grades curriculares;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- realizar curadoria;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- programar palestras e conferências;
- dar palestras e conferências;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- elaborar ementas;
- assessorar editoras;
- participar de bancas de concurso;
- participar de debates na mídia;
- coordenar comissões;
- coordenar publicações;
- supervisionar alunos em estágios;
- participar de comissões;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- assessorar a mídia;
- elaborar projetos de pesquisa;
- coordenar grupos de estudo;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- participar de conselhos editoriais;
- demonstrar atitude crítica;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
Setores que mais contratam Professor de teatro no ensino superior no mercado de trabalho
- Atividades de televisão aberta
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino fundamental