Salário para o cargo de Professor de teatro no ensino superior
CBO 2349-05 > Professores de artes do ensino superior

Professor de teatro no ensino superior - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no ensino superior, nas áreas de artes, planejam cursos, desenvolvem pesquisas e criações artísticas, coordenam atividades de extensão e divulgam conhecimentos específicos em artes. Exercem e assessoram atividades artísticas, pedagógicas e acadêmico- administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de artes do ensino superior

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Principais locais de trabalho

Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior

Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.


Funções e atividades do Professor de teatro no ensino superior

Professores de artes do ensino superior devem:

  • coordenar atividades de extensão em artes;
  • atuar no ensino da arte;
  • planejar cursos;
  • desenvolver pesquisa em artes;
  • assessorar atividades acadêmico-administrativas;
  • divulgar conhecimentos específicos em artes;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
  • participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
  • ministrar aulas teóricas e práticas;
  • difundir resultados de pesquisa;
  • participar de bancas de concurso;
  • participar da definição de políticas culturais;
  • demonstrar capacidade pedagógica;
  • organizar exposições;
  • elaborar relatórios;
  • analisar processos de recepção artística;
  • emitir pareceres;
  • demonstrar capacidade de criar soluções novas;
  • coordenar publicações;
  • realizar curadoria;
  • assessorar editoras;
  • assessorar a mídia;
  • prestar consultoria;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • assessorar agências financiadoras de pesquisa;
  • dar entrevistas;
  • solicitar infraestrutura de apoio;
  • programar espetáculos;
  • analisar processos de criação artística;
  • demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
  • sistematizar conhecimentos em artes;
  • avaliar alunos;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • participar de conselhos editoriais;
  • constituir equipes de trabalho;
  • assessorar instituições artístico-culturais;
  • organizar oficinas e minicursos;
  • elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
  • articular a arte com outras áreas do conhecimento;
  • elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
  • demonstrar percepção estética;
  • apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
  • definir programas de cursos;
  • assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
  • programar palestras e conferências;
  • participar de comissões;
  • trabalhar em equipe;
  • organizar festivais e mostras;
  • coordenar grupos de estudo;
  • coordenar comissões;
  • assessorar grupos artísticos;
  • supervisionar produções de natureza artística;
  • concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
  • demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
  • encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
  • trabalhar de forma multidisciplinar;
  • dar palestras e conferências;
  • definir metodologias de pesquisa em artes;
  • prestar atendimento a alunos;
  • orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
  • organizar seminários, colóquios e congressos;
  • definir grades curriculares;
  • publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
  • coordenar cursos;
  • demonstrar atitude crítica;
  • definir carga horária;
  • definir objetivos de cursos;
  • dimensionar infraestrutura de apoio;
  • desenvolver novas abordagens de criação artística;
  • participar de debates na mídia;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • avaliar currículos, cursos e disciplinas;
  • concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
  • ministrar oficinas e minicursos;
  • participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
  • supervisionar alunos em estágios;
  • participar de seminários colóquios e congressos;
  • assessorar entidades de ensino;
  • identificar pré-requisitos;
  • analisar arte, obra de arte e experiência estética;
  • elaborar ementas;


Setores que mais contratam Professor de teatro no ensino superior no mercado de trabalho

  • Atividades de televisão aberta
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Ensino fundamental




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