Salário para o cargo de Professor de teatro no ensino superior
CBO 2349-05 > Professores de artes do ensino superior

Professor de teatro no ensino superior - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no ensino superior, nas áreas de artes, planejam cursos, desenvolvem pesquisas e criações artísticas, coordenam atividades de extensão e divulgam conhecimentos específicos em artes. Exercem e assessoram atividades artísticas, pedagógicas e acadêmico- administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de artes do ensino superior

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Principais locais de trabalho

Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior

Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.


Funções e atividades do Professor de teatro no ensino superior

Professores de artes do ensino superior devem:

  • divulgar conhecimentos específicos em artes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver pesquisa em artes;
  • planejar cursos;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • atuar no ensino da arte;
  • assessorar atividades acadêmico-administrativas;
  • coordenar atividades de extensão em artes;

Atividades

  • ministrar aulas teóricas e práticas;
  • demonstrar capacidade pedagógica;
  • programar palestras e conferências;
  • sistematizar conhecimentos em artes;
  • orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
  • prestar consultoria;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
  • participar de comissões;
  • demonstrar percepção estética;
  • concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
  • avaliar currículos, cursos e disciplinas;
  • assessorar grupos artísticos;
  • elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
  • dar palestras e conferências;
  • participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
  • participar de seminários colóquios e congressos;
  • constituir equipes de trabalho;
  • apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
  • emitir pareceres;
  • elaborar relatórios;
  • analisar processos de recepção artística;
  • elaborar ementas;
  • participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
  • participar de bancas de concurso;
  • demonstrar atitude crítica;
  • ministrar oficinas e minicursos;
  • assessorar editoras;
  • realizar curadoria;
  • trabalhar de forma multidisciplinar;
  • definir metodologias de pesquisa em artes;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
  • supervisionar alunos em estágios;
  • assessorar agências financiadoras de pesquisa;
  • organizar festivais e mostras;
  • definir grades curriculares;
  • coordenar cursos;
  • trabalhar em equipe;
  • participar de conselhos editoriais;
  • assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
  • identificar pré-requisitos;
  • participar da definição de políticas culturais;
  • articular a arte com outras áreas do conhecimento;
  • coordenar comissões;
  • coordenar grupos de estudo;
  • definir objetivos de cursos;
  • analisar arte, obra de arte e experiência estética;
  • concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
  • participar de debates na mídia;
  • supervisionar produções de natureza artística;
  • difundir resultados de pesquisa;
  • assessorar a mídia;
  • publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
  • organizar oficinas e minicursos;
  • organizar exposições;
  • avaliar alunos;
  • analisar processos de criação artística;
  • prestar atendimento a alunos;
  • encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
  • programar espetáculos;
  • demonstrar capacidade de criar soluções novas;
  • organizar seminários, colóquios e congressos;
  • assessorar instituições artístico-culturais;
  • dimensionar infraestrutura de apoio;
  • desenvolver novas abordagens de criação artística;
  • dar entrevistas;
  • definir carga horária;
  • definir programas de cursos;
  • coordenar publicações;
  • assessorar entidades de ensino;
  • pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
  • solicitar infraestrutura de apoio;


Setores que mais contratam Professor de teatro no ensino superior no mercado de trabalho

  • Atividades de televisão aberta
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Ensino fundamental




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