Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino superior
- Professores de artes do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de circo no ensino superior
- Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
- Professor de dança no ensino superior
- Professor de artes do espetáculo no ensino superior
- Professor de música no ensino superior
- Professor de teatro-educação no ensino superior
- Professor de artes cênicas no ensino superior
- Professor de performance no ensino superior
Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de teatro no ensino superior
Professores de artes do ensino superior devem:
- planejar cursos;
- demonstrar competências pessoais;
- atuar no ensino da arte;
- exercer atividades acadêmico-administrativas;
- divulgar conhecimentos específicos em artes;
- assessorar atividades acadêmico-administrativas;
- coordenar atividades de extensão em artes;
- desenvolver pesquisa em artes;
Atividades
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- identificar pré-requisitos;
- organizar exposições;
- solicitar infraestrutura de apoio;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- analisar processos de recepção artística;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- coordenar publicações;
- definir carga horária;
- supervisionar produções de natureza artística;
- participar da definição de políticas culturais;
- prestar atendimento a alunos;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- emitir pareceres;
- coordenar cursos;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- dar entrevistas;
- analisar processos de criação artística;
- definir objetivos de cursos;
- programar espetáculos;
- assessorar editoras;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- dar palestras e conferências;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- elaborar relatórios;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- participar de debates na mídia;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- avaliar alunos;
- demonstrar percepção estética;
- trabalhar em equipe;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- difundir resultados de pesquisa;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- coordenar grupos de pesquisa;
- assessorar entidades de ensino;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- participar de conselhos editoriais;
- participar de comissões;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- coordenar grupos de estudo;
- ministrar oficinas e minicursos;
- participar de bancas de concurso;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- elaborar projetos de pesquisa;
- organizar oficinas e minicursos;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- coordenar comissões;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- organizar festivais e mostras;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- definir grades curriculares;
- constituir equipes de trabalho;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- supervisionar alunos em estágios;
- realizar curadoria;
- prestar consultoria;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- programar palestras e conferências;
- definir programas de cursos;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- elaborar ementas;
- assessorar grupos artísticos;
- assessorar a mídia;
- demonstrar atitude crítica;
Setores que mais contratam Professor de teatro no ensino superior no mercado de trabalho
- Atividades de televisão aberta
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino fundamental