Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
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- Professores do ensino superior
- Professores de artes do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de circo no ensino superior
- Professor de artes cênicas no ensino superior
- Professor de performance no ensino superior
- Professor de dança no ensino superior
- Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
- Professor de artes do espetáculo no ensino superior
- Professor de música no ensino superior
- Professor de teatro-educação no ensino superior
Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de teatro no ensino superior
Professores de artes do ensino superior devem:
- assessorar atividades acadêmico-administrativas;
- exercer atividades acadêmico-administrativas;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar cursos;
- divulgar conhecimentos específicos em artes;
- desenvolver pesquisa em artes;
- coordenar atividades de extensão em artes;
- atuar no ensino da arte;
Atividades
- ministrar oficinas e minicursos;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- supervisionar produções de natureza artística;
- coordenar grupos de pesquisa;
- prestar atendimento a alunos;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- participar de comissões;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- trabalhar em equipe;
- definir objetivos de cursos;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- elaborar relatórios;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- coordenar publicações;
- definir programas de cursos;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- definir carga horária;
- participar de debates na mídia;
- difundir resultados de pesquisa;
- assessorar entidades de ensino;
- participar de conselhos editoriais;
- dar palestras e conferências;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- realizar curadoria;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- coordenar grupos de estudo;
- elaborar ementas;
- emitir pareceres;
- assessorar a mídia;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- demonstrar atitude crítica;
- constituir equipes de trabalho;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- organizar oficinas e minicursos;
- coordenar cursos;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- coordenar comissões;
- analisar processos de criação artística;
- solicitar infraestrutura de apoio;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- programar palestras e conferências;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- dar entrevistas;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- analisar processos de recepção artística;
- identificar pré-requisitos;
- elaborar projetos de pesquisa;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- programar espetáculos;
- assessorar grupos artísticos;
- participar da definição de políticas culturais;
- organizar exposições;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- supervisionar alunos em estágios;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- demonstrar percepção estética;
- assessorar editoras;
- prestar consultoria;
- participar de bancas de concurso;
- avaliar alunos;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- definir grades curriculares;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- organizar festivais e mostras;
Setores que mais contratam Professor de teatro no ensino superior no mercado de trabalho
- Atividades de televisão aberta
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino fundamental