Salário para o cargo de Professor de teatro-educação no ensino superior
CBO 2349-05 > Professores de artes do ensino superior

Professor de teatro-educação no ensino superior - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no ensino superior, nas áreas de artes, planejam cursos, desenvolvem pesquisas e criações artísticas, coordenam atividades de extensão e divulgam conhecimentos específicos em artes. Exercem e assessoram atividades artísticas, pedagógicas e acadêmico- administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de artes do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior

Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.


Funções e atividades do Professor de teatro-educação no ensino superior

Professores de artes do ensino superior devem:

  • desenvolver pesquisa em artes;
  • coordenar atividades de extensão em artes;
  • assessorar atividades acadêmico-administrativas;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • planejar cursos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • divulgar conhecimentos específicos em artes;
  • atuar no ensino da arte;

Atividades

  • orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
  • pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
  • trabalhar de forma multidisciplinar;
  • coordenar comissões;
  • ministrar aulas teóricas e práticas;
  • demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
  • analisar processos de criação artística;
  • desenvolver novas abordagens de criação artística;
  • avaliar currículos, cursos e disciplinas;
  • concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
  • assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
  • realizar curadoria;
  • participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
  • organizar festivais e mostras;
  • assessorar a mídia;
  • definir grades curriculares;
  • constituir equipes de trabalho;
  • definir programas de cursos;
  • programar palestras e conferências;
  • analisar processos de recepção artística;
  • organizar seminários, colóquios e congressos;
  • supervisionar produções de natureza artística;
  • emitir pareceres;
  • organizar oficinas e minicursos;
  • assessorar agências financiadoras de pesquisa;
  • assessorar grupos artísticos;
  • programar espetáculos;
  • assessorar editoras;
  • elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
  • participar de seminários colóquios e congressos;
  • dimensionar infraestrutura de apoio;
  • definir objetivos de cursos;
  • demonstrar percepção estética;
  • coordenar grupos de estudo;
  • assessorar instituições artístico-culturais;
  • definir carga horária;
  • trabalhar em equipe;
  • prestar atendimento a alunos;
  • sistematizar conhecimentos em artes;
  • prestar consultoria;
  • dar palestras e conferências;
  • avaliar alunos;
  • elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
  • difundir resultados de pesquisa;
  • demonstrar capacidade pedagógica;
  • articular a arte com outras áreas do conhecimento;
  • ministrar oficinas e minicursos;
  • participar de conselhos editoriais;
  • elaborar relatórios;
  • concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
  • coordenar cursos;
  • analisar arte, obra de arte e experiência estética;
  • participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
  • participar de comissões;
  • apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • participar de debates na mídia;
  • definir metodologias de pesquisa em artes;
  • participar da definição de políticas culturais;
  • coordenar publicações;
  • identificar pré-requisitos;
  • assessorar entidades de ensino;
  • elaborar ementas;
  • organizar exposições;
  • participar de bancas de concurso;
  • demonstrar atitude crítica;
  • publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
  • supervisionar alunos em estágios;
  • encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
  • demonstrar capacidade de criar soluções novas;
  • solicitar infraestrutura de apoio;
  • demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
  • dar entrevistas;
  • elaborar projetos de pesquisa;


Setores que mais contratam Professor de teatro-educação no ensino superior no mercado de trabalho

  • Atividades de televisão aberta
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Ensino fundamental




Profissões em Destaque: