Salário para o cargo de Professor de teatro-educação no ensino superior
CBO 2349-05 > Professores de artes do ensino superior

Professor de teatro-educação no ensino superior - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no ensino superior, nas áreas de artes, planejam cursos, desenvolvem pesquisas e criações artísticas, coordenam atividades de extensão e divulgam conhecimentos específicos em artes. Exercem e assessoram atividades artísticas, pedagógicas e acadêmico- administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de artes do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior

Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.


Funções e atividades do Professor de teatro-educação no ensino superior

Professores de artes do ensino superior devem:

  • atuar no ensino da arte;
  • assessorar atividades acadêmico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar cursos;
  • coordenar atividades de extensão em artes;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • divulgar conhecimentos específicos em artes;
  • desenvolver pesquisa em artes;

Atividades

  • concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
  • apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • assessorar entidades de ensino;
  • participar de comissões;
  • trabalhar de forma multidisciplinar;
  • prestar atendimento a alunos;
  • elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
  • supervisionar alunos em estágios;
  • avaliar currículos, cursos e disciplinas;
  • programar palestras e conferências;
  • avaliar alunos;
  • dimensionar infraestrutura de apoio;
  • orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
  • demonstrar capacidade pedagógica;
  • realizar curadoria;
  • elaborar relatórios;
  • definir objetivos de cursos;
  • participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
  • trabalhar em equipe;
  • articular a arte com outras áreas do conhecimento;
  • organizar oficinas e minicursos;
  • participar de seminários colóquios e congressos;
  • supervisionar produções de natureza artística;
  • demonstrar capacidade de criar soluções novas;
  • organizar festivais e mostras;
  • analisar processos de recepção artística;
  • definir programas de cursos;
  • coordenar comissões;
  • demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
  • programar espetáculos;
  • participar da definição de políticas culturais;
  • demonstrar percepção estética;
  • analisar processos de criação artística;
  • assessorar editoras;
  • elaborar ementas;
  • organizar exposições;
  • desenvolver novas abordagens de criação artística;
  • difundir resultados de pesquisa;
  • demonstrar atitude crítica;
  • assessorar a mídia;
  • coordenar grupos de estudo;
  • sistematizar conhecimentos em artes;
  • coordenar publicações;
  • participar de bancas de concurso;
  • pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
  • identificar pré-requisitos;
  • ministrar aulas teóricas e práticas;
  • participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
  • dar palestras e conferências;
  • assessorar agências financiadoras de pesquisa;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • participar de conselhos editoriais;
  • definir carga horária;
  • emitir pareceres;
  • prestar consultoria;
  • definir grades curriculares;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • ministrar oficinas e minicursos;
  • dar entrevistas;
  • solicitar infraestrutura de apoio;
  • participar de debates na mídia;
  • encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
  • publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
  • assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
  • assessorar grupos artísticos;
  • analisar arte, obra de arte e experiência estética;
  • organizar seminários, colóquios e congressos;
  • demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
  • concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
  • definir metodologias de pesquisa em artes;
  • elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
  • coordenar cursos;
  • assessorar instituições artístico-culturais;
  • constituir equipes de trabalho;


Setores que mais contratam Professor de teatro-educação no ensino superior no mercado de trabalho

  • Atividades de televisão aberta
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Ensino fundamental




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