Salário para o cargo de Professor de teatro-educação no ensino superior
CBO 2349-05 > Professores de artes do ensino superior

Professor de teatro-educação no ensino superior - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no ensino superior, nas áreas de artes, planejam cursos, desenvolvem pesquisas e criações artísticas, coordenam atividades de extensão e divulgam conhecimentos específicos em artes. Exercem e assessoram atividades artísticas, pedagógicas e acadêmico- administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de artes do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior

Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.


Funções e atividades do Professor de teatro-educação no ensino superior

Professores de artes do ensino superior devem:

  • coordenar atividades de extensão em artes;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • atuar no ensino da arte;
  • divulgar conhecimentos específicos em artes;
  • planejar cursos;
  • desenvolver pesquisa em artes;
  • assessorar atividades acadêmico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • trabalhar em equipe;
  • dimensionar infraestrutura de apoio;
  • demonstrar percepção estética;
  • participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
  • definir metodologias de pesquisa em artes;
  • supervisionar alunos em estágios;
  • dar palestras e conferências;
  • identificar pré-requisitos;
  • articular a arte com outras áreas do conhecimento;
  • constituir equipes de trabalho;
  • concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
  • participar de debates na mídia;
  • avaliar currículos, cursos e disciplinas;
  • demonstrar capacidade de criar soluções novas;
  • demonstrar capacidade pedagógica;
  • assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
  • elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
  • assessorar editoras;
  • coordenar comissões;
  • coordenar grupos de estudo;
  • assessorar entidades de ensino;
  • solicitar infraestrutura de apoio;
  • emitir pareceres;
  • ministrar aulas teóricas e práticas;
  • assessorar agências financiadoras de pesquisa;
  • assessorar a mídia;
  • analisar processos de criação artística;
  • analisar processos de recepção artística;
  • apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
  • participar da definição de políticas culturais;
  • coordenar publicações;
  • organizar oficinas e minicursos;
  • realizar curadoria;
  • programar palestras e conferências;
  • demonstrar atitude crítica;
  • programar espetáculos;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • participar de comissões;
  • coordenar cursos;
  • participar de conselhos editoriais;
  • analisar arte, obra de arte e experiência estética;
  • participar de seminários colóquios e congressos;
  • avaliar alunos;
  • definir carga horária;
  • elaborar ementas;
  • participar de bancas de concurso;
  • elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
  • definir grades curriculares;
  • definir objetivos de cursos;
  • publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
  • trabalhar de forma multidisciplinar;
  • demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
  • organizar exposições;
  • definir programas de cursos;
  • sistematizar conhecimentos em artes;
  • organizar seminários, colóquios e congressos;
  • orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
  • assessorar instituições artístico-culturais;
  • demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
  • pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
  • desenvolver novas abordagens de criação artística;
  • prestar consultoria;
  • dar entrevistas;
  • assessorar grupos artísticos;
  • ministrar oficinas e minicursos;
  • difundir resultados de pesquisa;
  • supervisionar produções de natureza artística;
  • encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
  • elaborar relatórios;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • organizar festivais e mostras;
  • concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
  • prestar atendimento a alunos;


Setores que mais contratam Professor de teatro-educação no ensino superior no mercado de trabalho

  • Atividades de televisão aberta
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Ensino fundamental




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