Salário para o cargo de Professor de teatro-educação no ensino superior
CBO 2349-05 > Professores de artes do ensino superior

Professor de teatro-educação no ensino superior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam no ensino superior, nas áreas de artes, planejam cursos, desenvolvem pesquisas e criações artísticas, coordenam atividades de extensão e divulgam conhecimentos específicos em artes. Exercem e assessoram atividades artísticas, pedagógicas e acadêmico- administrativas.

Quanto ganha um Professor de teatro-educação no ensino superior

Um Professor de teatro-educação no ensino superior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.318,97 e R$ 13.019,26, com a média salarial de R$ 5.181,22 e o salário mediana em R$ 4.140,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de teatro-educação no ensino superior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.181,22 62.174,59 1.295,30 32,52
1º Quartil 2.318,97 27.827,67 579,74 14,56
Salário Mediana 4.140,00 49.680,00 1.035,00 25,98
3º Quartil 9.929,04 119.148,49 2.482,26 62,32
Teto Salarial 13.019,26 156.231,07 3.254,81 81,72


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de artes do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Goiânia - GO 2.975 - 5.516 4.008,03 2.974,63 4.140,00 4.554,00 5.515,94
Natal - RN 3.430 - 8.660 6.017,72 3.429,75 6.600,00 7.150,00 8.660,29
Rio de Janeiro - RJ 4.751 - 41.206 17.644,82 4.750,67 16.440,00 34.019,67 41.205,64
São Paulo - SP 1.530 - 4.457 2.252,30 1.529,50 1.949,00 3.680,00 4.457,33
Blumenau - SC 9.290 - 11.703 9.496,67 9.290,00 9.662,00 9.662,00 11.702,90
Fortaleza - CE 1.535 - 6.995 3.140,75 1.535,00 1.860,50 5.775,00 6.994,85
Juquiá - SP 2.430 - 4.204 3.054,60 2.430,00 3.471,00 3.471,00 4.204,18


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Goiás 2.975 - 5.516 4.008,03 2.974,63 4.140,00 4.554,00 5.515,94
São Paulo 1.520 - 4.400 2.398,85 1.520,33 2.183,00 3.632,50 4.399,79
Rio Grande do Norte 1.989 - 8.527 5.557,15 1.988,60 6.600,00 7.040,00 8.527,06
Santa Catarina 2.223 - 11.703 6.603,21 2.223,00 9.290,00 9.662,00 11.702,90
Rio de Janeiro 3.706 - 41.206 16.586,97 3.706,33 13.395,00 34.019,67 41.205,64
Ceará 1.535 - 6.995 3.430,51 1.535,00 2.967,56 5.775,00 6.994,85
Paraná 1.713 - 7.426 2.722,00 1.712,50 1.764,50 6.131,00 7.426,05
Minas Gerais 1.696 - 3.077 1.969,60 1.696,00 1.920,00 2.540,00 3.076,52


Principais locais de trabalho

Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior

Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.


Funções e atividades do Professor de teatro-educação no ensino superior

Professores de artes do ensino superior devem:

  • planejar cursos;
  • assessorar atividades acadêmico-administrativas;
  • desenvolver pesquisa em artes;
  • atuar no ensino da arte;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • divulgar conhecimentos específicos em artes;
  • coordenar atividades de extensão em artes;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • identificar pré-requisitos;
    • organizar oficinas e minicursos;
    • organizar concertos e recitais;
    • trabalhar em equipe;
    • coordenar grupos de estudo;
    • assessorar editoras;
    • participar de bancas de concurso;
    • sistematizar conhecimentos em artes;
    • assessorar agências financiadoras de pesquisa;
    • coordenar cursos;
    • orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
    • definir grades curriculares;
    • supervisionar produções de natureza artística;
    • assessorar instituições artístico-culturais;
    • definir metodologias de pesquisa em artes;
    • dar entrevistas;
    • participar de debates na mídia;
    • participar de comissões;
    • dar palestras e conferências;
    • analisar processos de recepção artística;
    • concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
    • constituir equipes de trabalho;
    • elaborar ementas;
    • concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
    • avaliar alunos;
    • realizar curadoria;
    • programar espetáculos;
    • demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
    • assessorar grupos artísticos;
    • solicitar infraestrutura de apoio;
    • demonstrar atitude crítica;
    • programar palestras e conferências;
    • ministrar oficinas e minicursos;
    • definir objetivos de cursos;
    • elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
    • apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
    • articular a arte com outras áreas do conhecimento;
    • organizar seminários, colóquios e congressos;
    • encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
    • elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
    • participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
    • avaliar currículos, cursos e disciplinas;
    • participar da definição de políticas culturais;
    • definir programas de cursos;
    • organizar festivais e mostras;
    • demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
    • definir carga horária;
    • demonstrar percepção estética;
    • dimensionar infraestrutura de apoio;
    • prestar atendimento a alunos;
    • coordenar comissões;
    • analisar processos de criação artística;
    • elaborar relatórios;
    • pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
    • demonstrar capacidade pedagógica;
    • supervisionar alunos em estágios;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • preparar aulas teóricas e práticas;
    • participar de conselhos editoriais;
    • demonstrar capacidade de criar soluções novas;
    • emitir pareceres;
    • assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
    • coordenar grupos de pesquisa;
    • prestar consultoria;
    • participar de seminários colóquios e congressos;
    • difundir resultados de pesquisa;
    • assessorar a mídia;
    • participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
    • publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
    • assessorar entidades de ensino;
    • desenvolver novas abordagens de criação artística;
    • trabalhar de forma multidisciplinar;
    • analisar arte, obra de arte e experiência estética;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • organizar exposições;
    • coordenar publicações;


    Setores que mais contratam Professor de teatro-educação no ensino superior no mercado de trabalho

    • Atividades de televisão aberta
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Ensino de artes cênicas, exceto dança
    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
    • Educação superior - graduação
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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