Categorias profissionais do cargo
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- Professores de artes do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de artes do espetáculo no ensino superior
- Professor de dança no ensino superior
- Professor de artes cênicas no ensino superior
- Professor de música no ensino superior
- Professor de circo no ensino superior
- Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
- Professor de performance no ensino superior
- Professor de teatro no ensino superior
Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de teatro-educação no ensino superior
Professores de artes do ensino superior devem:
- desenvolver pesquisa em artes;
- demonstrar competências pessoais;
- divulgar conhecimentos específicos em artes;
- coordenar atividades de extensão em artes;
- exercer atividades acadêmico-administrativas;
- planejar cursos;
- assessorar atividades acadêmico-administrativas;
- atuar no ensino da arte;
Atividades
- avaliar alunos;
- realizar curadoria;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- participar da definição de políticas culturais;
- participar de bancas de concurso;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- coordenar grupos de estudo;
- participar de comissões;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- ministrar oficinas e minicursos;
- analisar processos de recepção artística;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- demonstrar atitude crítica;
- emitir pareceres;
- definir objetivos de cursos;
- supervisionar alunos em estágios;
- assessorar a mídia;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- elaborar ementas;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- dar entrevistas;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- participar de debates na mídia;
- elaborar projetos de pesquisa;
- difundir resultados de pesquisa;
- prestar consultoria;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- definir carga horária;
- assessorar editoras;
- coordenar grupos de pesquisa;
- analisar processos de criação artística;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- definir grades curriculares;
- trabalhar em equipe;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- organizar festivais e mostras;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- constituir equipes de trabalho;
- organizar oficinas e minicursos;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- coordenar publicações;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- organizar exposições;
- coordenar comissões;
- demonstrar percepção estética;
- participar de conselhos editoriais;
- dar palestras e conferências;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- assessorar entidades de ensino;
- identificar pré-requisitos;
- programar espetáculos;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- solicitar infraestrutura de apoio;
- coordenar cursos;
- definir programas de cursos;
- programar palestras e conferências;
- elaborar relatórios;
- assessorar grupos artísticos;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- supervisionar produções de natureza artística;
- prestar atendimento a alunos;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
Setores que mais contratam Professor de teatro-educação no ensino superior no mercado de trabalho
- Atividades de televisão aberta
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino fundamental