Salário para o cargo de Professor de teatro-educação no ensino superior
CBO 2349-05 > Professores de artes do ensino superior

Professor de teatro-educação no ensino superior - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no ensino superior, nas áreas de artes, planejam cursos, desenvolvem pesquisas e criações artísticas, coordenam atividades de extensão e divulgam conhecimentos específicos em artes. Exercem e assessoram atividades artísticas, pedagógicas e acadêmico- administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de artes do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior

Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.


Funções e atividades do Professor de teatro-educação no ensino superior

Professores de artes do ensino superior devem:

  • assessorar atividades acadêmico-administrativas;
  • divulgar conhecimentos específicos em artes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar no ensino da arte;
  • desenvolver pesquisa em artes;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • coordenar atividades de extensão em artes;
  • planejar cursos;

Atividades

  • ministrar oficinas e minicursos;
  • ministrar aulas teóricas e práticas;
  • prestar consultoria;
  • encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
  • sistematizar conhecimentos em artes;
  • demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
  • avaliar alunos;
  • coordenar publicações;
  • dimensionar infraestrutura de apoio;
  • programar espetáculos;
  • supervisionar produções de natureza artística;
  • prestar atendimento a alunos;
  • definir carga horária;
  • assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • analisar arte, obra de arte e experiência estética;
  • participar de seminários colóquios e congressos;
  • dar palestras e conferências;
  • elaborar relatórios;
  • elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
  • assessorar editoras;
  • definir objetivos de cursos;
  • demonstrar percepção estética;
  • publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
  • participar de comissões;
  • participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
  • participar da definição de políticas culturais;
  • assessorar agências financiadoras de pesquisa;
  • articular a arte com outras áreas do conhecimento;
  • organizar seminários, colóquios e congressos;
  • participar de bancas de concurso;
  • orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
  • organizar festivais e mostras;
  • emitir pareceres;
  • demonstrar capacidade pedagógica;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • organizar oficinas e minicursos;
  • definir metodologias de pesquisa em artes;
  • analisar processos de criação artística;
  • avaliar currículos, cursos e disciplinas;
  • participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
  • coordenar comissões;
  • solicitar infraestrutura de apoio;
  • assessorar entidades de ensino;
  • dar entrevistas;
  • participar de conselhos editoriais;
  • difundir resultados de pesquisa;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • trabalhar de forma multidisciplinar;
  • organizar exposições;
  • concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
  • programar palestras e conferências;
  • demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
  • definir programas de cursos;
  • assessorar a mídia;
  • elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
  • elaborar ementas;
  • definir grades curriculares;
  • desenvolver novas abordagens de criação artística;
  • pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
  • analisar processos de recepção artística;
  • supervisionar alunos em estágios;
  • assessorar grupos artísticos;
  • identificar pré-requisitos;
  • constituir equipes de trabalho;
  • apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
  • coordenar grupos de estudo;
  • concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
  • demonstrar capacidade de criar soluções novas;
  • realizar curadoria;
  • participar de debates na mídia;
  • assessorar instituições artístico-culturais;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar atitude crítica;
  • coordenar cursos;


Setores que mais contratam Professor de teatro-educação no ensino superior no mercado de trabalho

  • Atividades de televisão aberta
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Ensino fundamental




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