Categorias profissionais do cargo
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- Professores de artes do ensino superior
Cargos relacionados:
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- Professor de artes do espetáculo no ensino superior
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- Professor de circo no ensino superior
- Professor de artes cênicas no ensino superior
- Professor de performance no ensino superior
- Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
- Professor de teatro no ensino superior
Principais locais de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior
Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções e atividades do Professor de teatro-educação no ensino superior
Professores de artes do ensino superior devem:
- planejar cursos;
- atuar no ensino da arte;
- exercer atividades acadêmico-administrativas;
- divulgar conhecimentos específicos em artes;
- desenvolver pesquisa em artes;
- coordenar atividades de extensão em artes;
- assessorar atividades acadêmico-administrativas;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- coordenar cursos;
- analisar processos de criação artística;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- elaborar relatórios;
- prestar consultoria;
- dar entrevistas;
- participar da definição de políticas culturais;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- participar de debates na mídia;
- organizar festivais e mostras;
- constituir equipes de trabalho;
- organizar exposições;
- programar espetáculos;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- supervisionar produções de natureza artística;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- demonstrar percepção estética;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- demonstrar atitude crítica;
- coordenar grupos de pesquisa;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- participar de bancas de concurso;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- assessorar a mídia;
- assessorar grupos artísticos;
- coordenar grupos de estudo;
- participar de comissões;
- definir objetivos de cursos;
- coordenar comissões;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- coordenar publicações;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- supervisionar alunos em estágios;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- ministrar oficinas e minicursos;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- difundir resultados de pesquisa;
- identificar pré-requisitos;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- trabalhar em equipe;
- solicitar infraestrutura de apoio;
- analisar processos de recepção artística;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- definir programas de cursos;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- elaborar projetos de pesquisa;
- prestar atendimento a alunos;
- programar palestras e conferências;
- assessorar editoras;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- definir carga horária;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- organizar oficinas e minicursos;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- definir grades curriculares;
- avaliar alunos;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- dar palestras e conferências;
- realizar curadoria;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- participar de conselhos editoriais;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- emitir pareceres;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- elaborar ementas;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- assessorar entidades de ensino;
Setores que mais contratam Professor de teatro-educação no ensino superior no mercado de trabalho
- Atividades de televisão aberta
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino fundamental