Salário para o cargo de Professor de teatro-educação no ensino superior
CBO 2349-05 > Professores de artes do ensino superior

Professor de teatro-educação no ensino superior - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no ensino superior, nas áreas de artes, planejam cursos, desenvolvem pesquisas e criações artísticas, coordenam atividades de extensão e divulgam conhecimentos específicos em artes. Exercem e assessoram atividades artísticas, pedagógicas e acadêmico- administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de artes do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior

Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.


Funções e atividades do Professor de teatro-educação no ensino superior

Professores de artes do ensino superior devem:

  • atuar no ensino da arte;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar atividades acadêmico-administrativas;
  • divulgar conhecimentos específicos em artes;
  • coordenar atividades de extensão em artes;
  • planejar cursos;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • desenvolver pesquisa em artes;

Atividades

  • assessorar instituições artístico-culturais;
  • organizar oficinas e minicursos;
  • demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
  • dar palestras e conferências;
  • demonstrar capacidade de criar soluções novas;
  • difundir resultados de pesquisa;
  • supervisionar alunos em estágios;
  • assessorar grupos artísticos;
  • identificar pré-requisitos;
  • emitir pareceres;
  • demonstrar capacidade pedagógica;
  • prestar consultoria;
  • assessorar entidades de ensino;
  • avaliar currículos, cursos e disciplinas;
  • organizar festivais e mostras;
  • elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
  • supervisionar produções de natureza artística;
  • programar palestras e conferências;
  • assessorar editoras;
  • encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
  • analisar arte, obra de arte e experiência estética;
  • realizar curadoria;
  • orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
  • articular a arte com outras áreas do conhecimento;
  • organizar seminários, colóquios e congressos;
  • analisar processos de recepção artística;
  • participar de bancas de concurso;
  • assessorar a mídia;
  • analisar processos de criação artística;
  • dar entrevistas;
  • assessorar agências financiadoras de pesquisa;
  • participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
  • participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • coordenar publicações;
  • apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
  • coordenar grupos de estudo;
  • organizar exposições;
  • trabalhar em equipe;
  • definir programas de cursos;
  • ministrar aulas teóricas e práticas;
  • participar de debates na mídia;
  • concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
  • coordenar cursos;
  • coordenar comissões;
  • sistematizar conhecimentos em artes;
  • demonstrar atitude crítica;
  • programar espetáculos;
  • participar da definição de políticas culturais;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • constituir equipes de trabalho;
  • prestar atendimento a alunos;
  • elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
  • participar de comissões;
  • desenvolver novas abordagens de criação artística;
  • definir grades curriculares;
  • publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
  • definir metodologias de pesquisa em artes;
  • dimensionar infraestrutura de apoio;
  • elaborar relatórios;
  • participar de conselhos editoriais;
  • trabalhar de forma multidisciplinar;
  • solicitar infraestrutura de apoio;
  • pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
  • concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
  • avaliar alunos;
  • definir objetivos de cursos;
  • demonstrar percepção estética;
  • ministrar oficinas e minicursos;
  • assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • participar de seminários colóquios e congressos;
  • definir carga horária;
  • elaborar ementas;
  • demonstrar capacidade de especulação e experimentação;


Setores que mais contratam Professor de teatro-educação no ensino superior no mercado de trabalho

  • Atividades de televisão aberta
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Ensino fundamental




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