Salário para o cargo de Professor de teatro-educação no ensino superior
CBO 2349-05 > Professores de artes do ensino superior

Professor de teatro-educação no ensino superior - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no ensino superior, nas áreas de artes, planejam cursos, desenvolvem pesquisas e criações artísticas, coordenam atividades de extensão e divulgam conhecimentos específicos em artes. Exercem e assessoram atividades artísticas, pedagógicas e acadêmico- administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de artes do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de artes do ensino superior

Os requisitos para o exercício desse cargo podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.


Funções e atividades do Professor de teatro-educação no ensino superior

Professores de artes do ensino superior devem:

  • assessorar atividades acadêmico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar atividades de extensão em artes;
  • desenvolver pesquisa em artes;
  • divulgar conhecimentos específicos em artes;
  • planejar cursos;
  • atuar no ensino da arte;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;

Atividades

  • organizar oficinas e minicursos;
  • definir carga horária;
  • prestar atendimento a alunos;
  • demonstrar percepção estética;
  • participar da definição de políticas culturais;
  • assessorar editoras;
  • apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
  • analisar processos de criação artística;
  • realizar curadoria;
  • participar de debates na mídia;
  • participar de comissões;
  • participar de bancas de concurso;
  • desenvolver novas abordagens de criação artística;
  • sistematizar conhecimentos em artes;
  • definir programas de cursos;
  • coordenar grupos de estudo;
  • demonstrar capacidade de criar soluções novas;
  • avaliar currículos, cursos e disciplinas;
  • analisar arte, obra de arte e experiência estética;
  • ministrar oficinas e minicursos;
  • constituir equipes de trabalho;
  • dar entrevistas;
  • organizar seminários, colóquios e congressos;
  • elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
  • analisar processos de recepção artística;
  • assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
  • organizar exposições;
  • identificar pré-requisitos;
  • publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
  • emitir pareceres;
  • assessorar grupos artísticos;
  • avaliar alunos;
  • prestar consultoria;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • solicitar infraestrutura de apoio;
  • ministrar aulas teóricas e práticas;
  • assessorar entidades de ensino;
  • trabalhar de forma multidisciplinar;
  • participar de seminários colóquios e congressos;
  • elaborar relatórios;
  • demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
  • supervisionar alunos em estágios;
  • organizar festivais e mostras;
  • participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • definir grades curriculares;
  • elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
  • orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
  • trabalhar em equipe;
  • concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
  • definir objetivos de cursos;
  • elaborar ementas;
  • demonstrar capacidade pedagógica;
  • coordenar cursos;
  • supervisionar produções de natureza artística;
  • demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
  • assessorar agências financiadoras de pesquisa;
  • concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
  • pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
  • participar de conselhos editoriais;
  • programar espetáculos;
  • definir metodologias de pesquisa em artes;
  • coordenar publicações;
  • difundir resultados de pesquisa;
  • articular a arte com outras áreas do conhecimento;
  • programar palestras e conferências;
  • demonstrar atitude crítica;
  • assessorar a mídia;
  • assessorar instituições artístico-culturais;
  • coordenar comissões;
  • encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
  • participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • dimensionar infraestrutura de apoio;
  • dar palestras e conferências;


Setores que mais contratam Professor de teatro-educação no ensino superior no mercado de trabalho

  • Atividades de televisão aberta
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Ensino fundamental




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