Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Professor de pré-escola
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- organizar o trabalho;
- preparar material pedagógico;
- avaliar desempenho dos alunos;
- planejar ações didáticas;
- orientar a construção do conhecimento;
- elaborar projetos pedagógicos;
- cuidar dos alunos;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- ensinar alunos;
Atividades
- limpar sala de aula e mobiliário;
- registrar observações;
- atualizar-se;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- visitar locais para eventos extracurriculares;
- elaborar estórias com alunos;
- interagir com a comunidade;
- identificar material pedagógico;
- trabalhar em equipe;
- preencher fichas de avaliação;
- contornar situações adversas;
- trocar roupa de cama;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- observar o desenvolvimento motor;
- selecionar material didático;
- recortar materiais;
- estabelecer vínculos;
- observar a linguagem;
- trocar fralda dos alunos;
- desenvolver capacidades emocionais;
- brincar com os alunos;
- investigar interesse do aluno;
- demonstrar senso de organização;
- criar espaço para brincadeiras;
- desenvolver atividades com informática;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- orientar atividades artísticas;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- reciclar material;
- organizar eventos na escola;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- demonstrar afetividade;
- contar estórias;
- solicitar material pedagógico;
- organizar sala de aula;
- organizar material pedagógico;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- demonstrar criatividade;
- elaborar cronograma;
- comprar material pedagógico;
- organizar eventos extracurriculares;
- construir regras com os alunos;
- utilizar sucata;
- apresentar projeto aos alunos;
- participar de conselhos;
- trocar roupa dos alunos;
- ler textos;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- convocar pais e responsáveis;
- auto avaliar-se;
- desenhar;
- servir como referencial de conduta;
- determinar parâmetros do projeto;
- participar da definição do horário;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- modelar massas e argila;
- definir métodos de avaliação;
- supervisionar recreio;
- acompanhar alunos em cursos extraclasses;
- demonstrar capacidade de observação;
- planejar o roteiro de aula;
- limpar material;
- comentar filmes;
- orientar higiene pessoal;
- selecionar eventos e atividades extracurriculares;
- cantar músicas;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- preencher agenda;
- escrever letras e números;
- dar banho nos alunos;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- organizar espaços em geral;
- desenvolver capacidades motoras;
- colar materiais;
- servir alimentação aos alunos;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- avaliar atividades dos alunos;
- ensinar culinária;
- reestruturar estratégias;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- preencher diário de classe;
- corrigir atividades;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- explicar atividades propostas;
- apresentar regras da escola;
- discutir resultados dos projetos;
- pintar;
- demonstrar sensibilidade;
- debater projeto com direção e coordenação;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- alimentar os alunos;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- demonstrar paciência;
- observar a socialização;
- criar jogos e brincadeiras;
- desenvolver atividades artísticas;
- definir atividades pedagógicas;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- definir objetivos da ação didática;
- confeccionar material pedagógico;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- demonstrar versatilidade;
- mostrar filmes;
- dramatizar estórias e músicas;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- participar da associação de pais e mestres;
- orientar atividades de desenho;
- administrar biblioteca circulante;
- supervisionar refeições;
- conferir cadastro dos alunos;
- observar o raciocínio lógico;
- elaborar relatórios;
- demonstrar autocontrole;
Setores que mais contratam Professor de pré-escola no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades associativas
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Outras atividades de recreação e lazer
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação profissional de nível técnico
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária