Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Professor de pré-escola
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- ensinar alunos;
- orientar a construção do conhecimento;
- cuidar dos alunos;
- planejar ações didáticas;
- preparar material pedagógico;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- elaborar projetos pedagógicos;
- avaliar desempenho dos alunos;
- organizar o trabalho;
Atividades
- elaborar relatórios;
- orientar atividades de desenho;
- colar materiais;
- preencher agenda;
- trocar roupa dos alunos;
- trocar roupa de cama;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- participar de conselhos;
- construir regras com os alunos;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- definir métodos de avaliação;
- explicar atividades propostas;
- preencher fichas de avaliação;
- organizar material pedagógico;
- conferir cadastro dos alunos;
- desenvolver capacidades emocionais;
- comprar material pedagógico;
- visitar locais para eventos extracurriculares;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- brincar com os alunos;
- demonstrar senso de organização;
- auto avaliar-se;
- acompanhar alunos em cursos extraclasses;
- discutir resultados dos projetos;
- mostrar filmes;
- demonstrar paciência;
- organizar espaços em geral;
- orientar higiene pessoal;
- demonstrar autocontrole;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- alimentar os alunos;
- demonstrar afetividade;
- preencher diário de classe;
- orientar atividades artísticas;
- solicitar material pedagógico;
- reciclar material;
- servir como referencial de conduta;
- dramatizar estórias e músicas;
- organizar eventos extracurriculares;
- observar o desenvolvimento motor;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- atualizar-se;
- criar espaço para brincadeiras;
- identificar material pedagógico;
- corrigir atividades;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- organizar eventos na escola;
- determinar parâmetros do projeto;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- desenvolver atividades com informática;
- trabalhar em equipe;
- contornar situações adversas;
- desenvolver capacidades motoras;
- ler textos;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- avaliar atividades dos alunos;
- observar o raciocínio lógico;
- dar banho nos alunos;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- modelar massas e argila;
- comentar filmes;
- desenvolver atividades artísticas;
- recortar materiais;
- supervisionar recreio;
- selecionar material didático;
- reestruturar estratégias;
- pintar;
- definir objetivos da ação didática;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- estabelecer vínculos;
- trocar fralda dos alunos;
- demonstrar criatividade;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- investigar interesse do aluno;
- selecionar eventos e atividades extracurriculares;
- desenhar;
- ensinar culinária;
- servir alimentação aos alunos;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- participar da definição do horário;
- supervisionar refeições;
- demonstrar sensibilidade;
- elaborar cronograma;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- convocar pais e responsáveis;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- organizar sala de aula;
- criar jogos e brincadeiras;
- apresentar regras da escola;
- utilizar sucata;
- contar estórias;
- administrar biblioteca circulante;
- observar a linguagem;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- escrever letras e números;
- debater projeto com direção e coordenação;
- registrar observações;
- confeccionar material pedagógico;
- definir atividades pedagógicas;
- observar a socialização;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- apresentar projeto aos alunos;
- demonstrar versatilidade;
- demonstrar capacidade de observação;
- cantar músicas;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- interagir com a comunidade;
- elaborar estórias com alunos;
- limpar material;
- participar da associação de pais e mestres;
- planejar o roteiro de aula;
- reunir-se com pais e responsáveis;
Setores que mais contratam Professor de pré-escola no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades associativas
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Outras atividades de recreação e lazer
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação profissional de nível técnico
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária