Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Professor de pré-escola
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- ensinar alunos;
- avaliar desempenho dos alunos;
- cuidar dos alunos;
- planejar ações didáticas;
- elaborar projetos pedagógicos;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- preparar material pedagógico;
- orientar a construção do conhecimento;
- organizar o trabalho;
Atividades
- participar de conselhos;
- preencher diário de classe;
- planejar o roteiro de aula;
- limpar material;
- organizar eventos na escola;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- reciclar material;
- explicar atividades propostas;
- debater projeto com direção e coordenação;
- investigar interesse do aluno;
- apresentar regras da escola;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- apresentar projeto aos alunos;
- elaborar relatórios;
- administrar biblioteca circulante;
- participar da associação de pais e mestres;
- colar materiais;
- observar o desenvolvimento motor;
- organizar eventos extracurriculares;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- convocar pais e responsáveis;
- determinar parâmetros do projeto;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- registrar observações;
- ensinar culinária;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- avaliar atividades dos alunos;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- elaborar cronograma;
- construir regras com os alunos;
- observar o raciocínio lógico;
- orientar higiene pessoal;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- orientar atividades artísticas;
- trocar roupa dos alunos;
- reestruturar estratégias;
- criar espaço para brincadeiras;
- confeccionar material pedagógico;
- interagir com a comunidade;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- comprar material pedagógico;
- criar jogos e brincadeiras;
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- servir como referencial de conduta;
- demonstrar senso de organização;
- organizar espaços em geral;
- demonstrar paciência;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- auto avaliar-se;
- preencher agenda;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- trocar roupa de cama;
- identificar material pedagógico;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- modelar massas e argila;
- recortar materiais;
- definir métodos de avaliação;
- conferir cadastro dos alunos;
- orientar atividades de desenho;
- observar a socialização;
- atualizar-se;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- supervisionar recreio;
- ler textos;
- observar a linguagem;
- contar estórias;
- estabelecer vínculos;
- organizar material pedagógico;
- pintar;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- demonstrar versatilidade;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- preencher fichas de avaliação;
- comentar filmes;
- escrever letras e números;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- utilizar sucata;
- trocar fralda dos alunos;
- mostrar filmes;
- trabalhar em equipe;
- dramatizar estórias e músicas;
- selecionar material didático;
- dar banho nos alunos;
- desenvolver atividades artísticas;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- demonstrar capacidade de observação;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- brincar com os alunos;
- servir alimentação aos alunos;
- selecionar eventos e atividades extracurriculares;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- demonstrar afetividade;
- demonstrar autocontrole;
- demonstrar sensibilidade;
- visitar locais para eventos extracurriculares;
- alimentar os alunos;
- desenhar;
- supervisionar refeições;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- corrigir atividades;
- demonstrar criatividade;
- solicitar material pedagógico;
- organizar sala de aula;
- elaborar estórias com alunos;
- acompanhar alunos em cursos extraclasses;
- desenvolver capacidades motoras;
- definir atividades pedagógicas;
- participar da definição do horário;
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- desenvolver atividades com informática;
- definir objetivos da ação didática;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- discutir resultados dos projetos;
- desenvolver capacidades emocionais;
- contornar situações adversas;
- cantar músicas;
Setores que mais contratam Professor de pré-escola no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades associativas
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Outras atividades de recreação e lazer
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação profissional de nível técnico
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária