Salário para o cargo de Professor de pré-escola
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de pré-escola - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de pré-escola

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • avaliar desempenho dos alunos;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • cuidar dos alunos;
  • preparar material pedagógico;
  • ensinar alunos;
  • planejar ações didáticas;
  • comunicar-se;
  • organizar o trabalho;

Atividades

  • desenvolver atividades artísticas;
  • trabalhar em equipe;
  • colar materiais;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • definir atividades pedagógicas;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • elaborar estórias com alunos;
  • trocar fralda dos alunos;
  • servir alimentação aos alunos;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • orientar higiene pessoal;
  • cantar músicas;
  • participar de conselhos;
  • elaborar cronograma;
  • organizar eventos na escola;
  • definir objetivos da ação didática;
  • participar da definição do horário;
  • contornar situações adversas;
  • alimentar os alunos;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • modelar massas e argila;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • observar a linguagem;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • solicitar material pedagógico;
  • pintar;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • preencher fichas de avaliação;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • demonstrar criatividade;
  • desenhar;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • discutir resultados dos projetos;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • administrar biblioteca circulante;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • demonstrar sensibilidade;
  • auto avaliar-se;
  • comprar material pedagógico;
  • estabelecer vínculos;
  • registrar observações;
  • observar a socialização;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • ensinar culinária;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • planejar o roteiro de aula;
  • escrever letras e números;
  • demonstrar versatilidade;
  • contar estórias;
  • definir métodos de avaliação;
  • elaborar relatórios;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • trocar roupa de cama;
  • trocar roupa dos alunos;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • utilizar sucata;
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • orientar atividades de desenho;
  • interagir com a comunidade;
  • demonstrar senso de organização;
  • mostrar filmes;
  • investigar interesse do aluno;
  • supervisionar refeições;
  • comentar filmes;
  • desenvolver atividades com informática;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • criar espaço para brincadeiras;
  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • demonstrar afetividade;
  • convocar pais e responsáveis;
  • brincar com os alunos;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • recortar materiais;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • preencher agenda;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • orientar atividades artísticas;
  • selecionar material didático;
  • atualizar-se;
  • corrigir atividades;
  • preencher diário de classe;
  • demonstrar paciência;
  • visitar locais para eventos extracurriculares;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • demonstrar autocontrole;
  • observar o raciocínio lógico;
  • servir como referencial de conduta;
  • reestruturar estratégias;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • explicar atividades propostas;
  • organizar espaços em geral;
  • confeccionar material pedagógico;
  • reciclar material;
  • organizar material pedagógico;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • apresentar projeto aos alunos;
  • apresentar regras da escola;
  • supervisionar recreio;
  • organizar sala de aula;
  • identificar material pedagógico;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • dar banho nos alunos;
  • construir regras com os alunos;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • ler textos;
  • limpar material;


Setores que mais contratam Professor de pré-escola no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária




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