Salário para o cargo de Professor de pré-escola
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de pré-escola - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de pré-escola

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • organizar o trabalho;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • cuidar dos alunos;
  • planejar ações didáticas;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar material pedagógico;
  • comunicar-se;
  • ensinar alunos;

Atividades

  • organizar material pedagógico;
  • supervisionar refeições;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • organizar eventos na escola;
  • reestruturar estratégias;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • demonstrar sensibilidade;
  • corrigir atividades;
  • alimentar os alunos;
  • participar da definição do horário;
  • identificar material pedagógico;
  • solicitar material pedagógico;
  • ler textos;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • participar de conselhos;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • colar materiais;
  • trocar roupa de cama;
  • registrar observações;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • atualizar-se;
  • orientar atividades artísticas;
  • confeccionar material pedagógico;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • administrar biblioteca circulante;
  • escrever letras e números;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • dar banho nos alunos;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • desenvolver atividades com informática;
  • comentar filmes;
  • elaborar cronograma;
  • servir como referencial de conduta;
  • selecionar material didático;
  • definir métodos de avaliação;
  • construir regras com os alunos;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • discutir resultados dos projetos;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • supervisionar recreio;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • mostrar filmes;
  • investigar interesse do aluno;
  • definir objetivos da ação didática;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • demonstrar afetividade;
  • demonstrar paciência;
  • apresentar regras da escola;
  • contar estórias;
  • elaborar relatórios;
  • planejar o roteiro de aula;
  • demonstrar criatividade;
  • trocar fralda dos alunos;
  • demonstrar versatilidade;
  • limpar material;
  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • orientar atividades de desenho;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • observar a linguagem;
  • auto avaliar-se;
  • trocar roupa dos alunos;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • elaborar estórias com alunos;
  • demonstrar senso de organização;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • preencher agenda;
  • orientar higiene pessoal;
  • estabelecer vínculos;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • modelar massas e argila;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • brincar com os alunos;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • interagir com a comunidade;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • comprar material pedagógico;
  • observar a socialização;
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
  • servir alimentação aos alunos;
  • pintar;
  • visitar locais para eventos extracurriculares;
  • cantar músicas;
  • contornar situações adversas;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • ensinar culinária;
  • trabalhar em equipe;
  • preencher diário de classe;
  • convocar pais e responsáveis;
  • recortar materiais;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • preencher fichas de avaliação;
  • desenhar;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • utilizar sucata;
  • demonstrar autocontrole;
  • organizar sala de aula;
  • organizar espaços em geral;
  • definir atividades pedagógicas;
  • reciclar material;
  • observar o raciocínio lógico;
  • explicar atividades propostas;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);


Setores que mais contratam Professor de pré-escola no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária




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