Salário para o cargo de Professor de pré-escola
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de pré-escola - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de pré-escola

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • organizar o trabalho;
  • comunicar-se;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • preparar material pedagógico;
  • planejar ações didáticas;
  • cuidar dos alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar alunos;
  • elaborar projetos pedagógicos;

Atividades

  • discutir resultados dos projetos;
  • organizar espaços em geral;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • ensinar culinária;
  • participar da definição do horário;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • supervisionar recreio;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • orientar higiene pessoal;
  • contornar situações adversas;
  • atualizar-se;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • definir objetivos da ação didática;
  • servir alimentação aos alunos;
  • observar o raciocínio lógico;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • supervisionar refeições;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • colar materiais;
  • desenhar;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • convocar pais e responsáveis;
  • elaborar cronograma;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • visitar locais para eventos extracurriculares;
  • organizar eventos na escola;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • observar a linguagem;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
  • investigar interesse do aluno;
  • orientar atividades artísticas;
  • reciclar material;
  • escrever letras e números;
  • trocar roupa de cama;
  • ler textos;
  • cantar músicas;
  • selecionar material didático;
  • alimentar os alunos;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • solicitar material pedagógico;
  • preencher fichas de avaliação;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • apresentar regras da escola;
  • explicar atividades propostas;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • demonstrar sensibilidade;
  • modelar massas e argila;
  • demonstrar afetividade;
  • limpar material;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • servir como referencial de conduta;
  • orientar atividades de desenho;
  • organizar material pedagógico;
  • trocar fralda dos alunos;
  • administrar biblioteca circulante;
  • trabalhar em equipe;
  • definir atividades pedagógicas;
  • participar de conselhos;
  • reestruturar estratégias;
  • demonstrar criatividade;
  • preencher diário de classe;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • auto avaliar-se;
  • registrar observações;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • observar a socialização;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • elaborar estórias com alunos;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • dar banho nos alunos;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • desenvolver atividades com informática;
  • elaborar relatórios;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • identificar material pedagógico;
  • organizar sala de aula;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • demonstrar senso de organização;
  • construir regras com os alunos;
  • definir métodos de avaliação;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • brincar com os alunos;
  • confeccionar material pedagógico;
  • recortar materiais;
  • demonstrar autocontrole;
  • trocar roupa dos alunos;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • pintar;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • interagir com a comunidade;
  • contar estórias;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • comentar filmes;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • planejar o roteiro de aula;
  • preencher agenda;
  • mostrar filmes;
  • utilizar sucata;
  • demonstrar versatilidade;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • corrigir atividades;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • comprar material pedagógico;
  • estabelecer vínculos;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • demonstrar paciência;


Setores que mais contratam Professor de pré-escola no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária




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