Salário para o cargo de Professor de pré-escola
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de pré-escola - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de pré-escola

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • avaliar desempenho dos alunos;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • planejar ações didáticas;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • cuidar dos alunos;
  • comunicar-se;
  • preparar material pedagógico;
  • ensinar alunos;
  • organizar o trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • apresentar regras da escola;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • confeccionar material pedagógico;
  • demonstrar sensibilidade;
  • corrigir atividades;
  • definir métodos de avaliação;
  • explicar atividades propostas;
  • auto avaliar-se;
  • definir atividades pedagógicas;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • organizar material pedagógico;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • ler textos;
  • reciclar material;
  • desenvolver atividades com informática;
  • dar banho nos alunos;
  • mostrar filmes;
  • limpar material;
  • contar estórias;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • elaborar cronograma;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • comentar filmes;
  • organizar sala de aula;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • observar a linguagem;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • colar materiais;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • demonstrar paciência;
  • atualizar-se;
  • desenhar;
  • convocar pais e responsáveis;
  • orientar higiene pessoal;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • registrar observações;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • demonstrar criatividade;
  • escrever letras e números;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • trabalhar em equipe;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • solicitar material pedagógico;
  • supervisionar recreio;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • elaborar relatórios;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • selecionar material didático;
  • demonstrar versatilidade;
  • elaborar estórias com alunos;
  • preencher agenda;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • brincar com os alunos;
  • observar o raciocínio lógico;
  • demonstrar senso de organização;
  • construir regras com os alunos;
  • servir alimentação aos alunos;
  • estabelecer vínculos;
  • modelar massas e argila;
  • orientar atividades artísticas;
  • trocar roupa dos alunos;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • trocar roupa de cama;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • recortar materiais;
  • cantar músicas;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • utilizar sucata;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • pintar;
  • investigar interesse do aluno;
  • participar da definição do horário;
  • definir objetivos da ação didática;
  • contornar situações adversas;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • identificar material pedagógico;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • planejar o roteiro de aula;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • supervisionar refeições;
  • administrar biblioteca circulante;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • observar a socialização;
  • visitar locais para eventos extracurriculares;
  • preencher fichas de avaliação;
  • demonstrar afetividade;
  • interagir com a comunidade;
  • organizar eventos na escola;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • participar de conselhos;
  • comprar material pedagógico;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • ensinar culinária;
  • discutir resultados dos projetos;
  • organizar espaços em geral;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • alimentar os alunos;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • preencher diário de classe;
  • orientar atividades de desenho;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • reestruturar estratégias;
  • trocar fralda dos alunos;
  • servir como referencial de conduta;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • demonstrar autocontrole;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • debater projeto com direção e coordenação;


Setores que mais contratam Professor de pré-escola no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária




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