Salário para o cargo de Professor de pré-escola
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de pré-escola - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de pré-escola

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • ensinar alunos;
  • planejar ações didáticas;
  • preparar material pedagógico;
  • organizar o trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • cuidar dos alunos;
  • comunicar-se;
  • orientar a construção do conhecimento;

Atividades

  • selecionar material didático;
  • modelar massas e argila;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • organizar sala de aula;
  • orientar higiene pessoal;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • auto avaliar-se;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • supervisionar recreio;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • preencher fichas de avaliação;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
  • participar da definição do horário;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • limpar material;
  • convocar pais e responsáveis;
  • desenhar;
  • brincar com os alunos;
  • observar a linguagem;
  • identificar material pedagógico;
  • administrar biblioteca circulante;
  • organizar espaços em geral;
  • confeccionar material pedagógico;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • definir objetivos da ação didática;
  • corrigir atividades;
  • visitar locais para eventos extracurriculares;
  • utilizar sucata;
  • recortar materiais;
  • definir métodos de avaliação;
  • preencher diário de classe;
  • supervisionar refeições;
  • demonstrar afetividade;
  • apresentar regras da escola;
  • demonstrar senso de organização;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • contornar situações adversas;
  • demonstrar autocontrole;
  • trocar roupa de cama;
  • comentar filmes;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • observar a socialização;
  • cantar músicas;
  • observar o raciocínio lógico;
  • atualizar-se;
  • orientar atividades artísticas;
  • estabelecer vínculos;
  • servir alimentação aos alunos;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • investigar interesse do aluno;
  • ler textos;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • demonstrar versatilidade;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • escrever letras e números;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • ensinar culinária;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • orientar atividades de desenho;
  • demonstrar sensibilidade;
  • preencher agenda;
  • mostrar filmes;
  • planejar o roteiro de aula;
  • comprar material pedagógico;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • definir atividades pedagógicas;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • reciclar material;
  • servir como referencial de conduta;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • organizar material pedagógico;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • elaborar relatórios;
  • dar banho nos alunos;
  • demonstrar criatividade;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • colar materiais;
  • explicar atividades propostas;
  • demonstrar paciência;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • contar estórias;
  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • trabalhar em equipe;
  • elaborar cronograma;
  • desenvolver atividades com informática;
  • participar de conselhos;
  • elaborar estórias com alunos;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • solicitar material pedagógico;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • trocar roupa dos alunos;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • registrar observações;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • trocar fralda dos alunos;
  • alimentar os alunos;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • reestruturar estratégias;
  • interagir com a comunidade;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • construir regras com os alunos;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • discutir resultados dos projetos;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • organizar eventos na escola;
  • pintar;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;


Setores que mais contratam Professor de pré-escola no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária




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