Salário para o cargo de Professor de pré-escola
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de pré-escola - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de pré-escola

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • elaborar projetos pedagógicos;
  • comunicar-se;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • organizar o trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cuidar dos alunos;
  • ensinar alunos;
  • planejar ações didáticas;
  • preparar material pedagógico;
  • avaliar desempenho dos alunos;

Atividades

  • orientar higiene pessoal;
  • elaborar relatórios;
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • mostrar filmes;
  • elaborar estórias com alunos;
  • preencher agenda;
  • colar materiais;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • comprar material pedagógico;
  • elaborar cronograma;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • ler textos;
  • organizar material pedagógico;
  • preencher diário de classe;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • visitar locais para eventos extracurriculares;
  • selecionar material didático;
  • interagir com a comunidade;
  • modelar massas e argila;
  • solicitar material pedagógico;
  • desenvolver atividades com informática;
  • auto avaliar-se;
  • cantar músicas;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • demonstrar versatilidade;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • organizar espaços em geral;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • identificar material pedagógico;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • pintar;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • trocar roupa dos alunos;
  • preencher fichas de avaliação;
  • escrever letras e números;
  • participar de conselhos;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • demonstrar autocontrole;
  • trocar roupa de cama;
  • definir objetivos da ação didática;
  • dar banho nos alunos;
  • alimentar os alunos;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • servir como referencial de conduta;
  • demonstrar afetividade;
  • definir atividades pedagógicas;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • orientar atividades artísticas;
  • observar a linguagem;
  • servir alimentação aos alunos;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • supervisionar refeições;
  • corrigir atividades;
  • limpar material;
  • registrar observações;
  • observar a socialização;
  • estabelecer vínculos;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • planejar o roteiro de aula;
  • organizar eventos na escola;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • orientar atividades de desenho;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • atualizar-se;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • contornar situações adversas;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • investigar interesse do aluno;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • supervisionar recreio;
  • desenhar;
  • construir regras com os alunos;
  • trocar fralda dos alunos;
  • contar estórias;
  • participar da definição do horário;
  • demonstrar criatividade;
  • recortar materiais;
  • reestruturar estratégias;
  • demonstrar paciência;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • confeccionar material pedagógico;
  • administrar biblioteca circulante;
  • explicar atividades propostas;
  • trabalhar em equipe;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • ensinar culinária;
  • apresentar regras da escola;
  • demonstrar sensibilidade;
  • utilizar sucata;
  • observar o raciocínio lógico;
  • discutir resultados dos projetos;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • convocar pais e responsáveis;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • definir métodos de avaliação;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • brincar com os alunos;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • demonstrar senso de organização;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • comentar filmes;
  • organizar sala de aula;
  • reciclar material;


Setores que mais contratam Professor de pré-escola no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária




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