Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Professor de pré-escola
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- comunicar-se;
- ensinar alunos;
- elaborar projetos pedagógicos;
- preparar material pedagógico;
- organizar o trabalho;
- orientar a construção do conhecimento;
- demonstrar competências pessoais;
- avaliar desempenho dos alunos;
- cuidar dos alunos;
- planejar ações didáticas;
Atividades
- solicitar material pedagógico;
- organizar espaços em geral;
- demonstrar sensibilidade;
- supervisionar refeições;
- dramatizar estórias e músicas;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- supervisionar momento do sono e descanso;
- observar o desenvolvimento motor;
- preencher diário de classe;
- desenhar;
- criar jogos e brincadeiras;
- colar materiais;
- apresentar projeto aos alunos;
- corrigir atividades;
- participar da definição do horário;
- trabalhar em equipe;
- elaborar estórias com alunos;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- limpar material;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- cantar músicas;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- modelar massas e argila;
- determinar parâmetros do projeto;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- orientar atividades de desenho;
- contornar situações adversas;
- alimentar os alunos;
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- organizar material pedagógico;
- desenvolver atividades artísticas;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- servir como referencial de conduta;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- demonstrar versatilidade;
- contar estórias;
- utilizar sucata;
- apresentar regras da escola;
- demonstrar capacidade de observação;
- confeccionar material pedagógico;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- dar banho nos alunos;
- demonstrar autocontrole;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- criar espaço para brincadeiras;
- mostrar filmes;
- servir alimentação aos alunos;
- trocar roupa de cama;
- registrar observações;
- definir métodos de avaliação;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- comprar material pedagógico;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- conferir cadastro dos alunos;
- brincar com os alunos;
- reciclar material;
- orientar atividades artísticas;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- demonstrar criatividade;
- selecionar eventos e atividades extracurriculares;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- identificar material pedagógico;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- acompanhar alunos em cursos extraclasses;
- atualizar-se;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- escrever letras e números;
- ensinar culinária;
- supervisionar recreio;
- participar da associação de pais e mestres;
- definir atividades pedagógicas;
- organizar eventos na escola;
- auto avaliar-se;
- comentar filmes;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- organizar eventos extracurriculares;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- estabelecer vínculos;
- planejar o roteiro de aula;
- explicar atividades propostas;
- definir objetivos da ação didática;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- reestruturar estratégias;
- ler textos;
- interagir com a comunidade;
- debater projeto com direção e coordenação;
- discutir resultados dos projetos;
- pintar;
- elaborar relatórios;
- desenvolver atividades com informática;
- desenvolver capacidades motoras;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- convocar pais e responsáveis;
- selecionar material didático;
- observar a linguagem;
- preencher fichas de avaliação;
- demonstrar afetividade;
- trocar fralda dos alunos;
- observar o raciocínio lógico;
- avaliar atividades dos alunos;
- investigar interesse do aluno;
- recortar materiais;
- participar de conselhos;
- orientar higiene pessoal;
- elaborar cronograma;
- desenvolver capacidades emocionais;
- demonstrar senso de organização;
- demonstrar paciência;
- administrar biblioteca circulante;
- organizar sala de aula;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- construir regras com os alunos;
- visitar locais para eventos extracurriculares;
- trocar roupa dos alunos;
- observar a socialização;
- preencher agenda;
Setores que mais contratam Professor de pré-escola no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades associativas
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Outras atividades de recreação e lazer
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação profissional de nível técnico
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária