Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Professor de pré-escola
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- elaborar projetos pedagógicos;
- ensinar alunos;
- organizar o trabalho;
- cuidar dos alunos;
- planejar ações didáticas;
- orientar a construção do conhecimento;
- avaliar desempenho dos alunos;
- preparar material pedagógico;
Atividades
- contar estórias;
- auto avaliar-se;
- identificar material pedagógico;
- comprar material pedagógico;
- colar materiais;
- comentar filmes;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- ensinar culinária;
- modelar massas e argila;
- participar da associação de pais e mestres;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- recortar materiais;
- corrigir atividades;
- contornar situações adversas;
- orientar higiene pessoal;
- avaliar atividades dos alunos;
- definir atividades pedagógicas;
- construir regras com os alunos;
- atualizar-se;
- demonstrar autocontrole;
- observar a linguagem;
- limpar material;
- observar a socialização;
- escrever letras e números;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- alimentar os alunos;
- supervisionar refeições;
- desenhar;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- observar o desenvolvimento motor;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- acompanhar alunos em cursos extraclasses;
- solicitar material pedagógico;
- reestruturar estratégias;
- orientar atividades de desenho;
- ler textos;
- demonstrar criatividade;
- desenvolver atividades com informática;
- servir alimentação aos alunos;
- dar banho nos alunos;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- elaborar cronograma;
- organizar eventos na escola;
- discutir resultados dos projetos;
- demonstrar senso de organização;
- confeccionar material pedagógico;
- preencher fichas de avaliação;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- criar jogos e brincadeiras;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- planejar o roteiro de aula;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- desenvolver capacidades motoras;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- criar espaço para brincadeiras;
- brincar com os alunos;
- conferir cadastro dos alunos;
- dramatizar estórias e músicas;
- debater projeto com direção e coordenação;
- demonstrar afetividade;
- preencher diário de classe;
- participar de conselhos;
- trocar fralda dos alunos;
- demonstrar sensibilidade;
- definir objetivos da ação didática;
- trabalhar em equipe;
- trocar roupa dos alunos;
- organizar eventos extracurriculares;
- organizar material pedagógico;
- cantar músicas;
- servir como referencial de conduta;
- demonstrar versatilidade;
- reciclar material;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- explicar atividades propostas;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- registrar observações;
- administrar biblioteca circulante;
- organizar sala de aula;
- organizar espaços em geral;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- selecionar material didático;
- selecionar eventos e atividades extracurriculares;
- apresentar projeto aos alunos;
- elaborar estórias com alunos;
- desenvolver atividades artísticas;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- utilizar sucata;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- definir métodos de avaliação;
- demonstrar paciência;
- observar o raciocínio lógico;
- visitar locais para eventos extracurriculares;
- apresentar regras da escola;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- interagir com a comunidade;
- elaborar relatórios;
- preencher agenda;
- estabelecer vínculos;
- supervisionar recreio;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- trocar roupa de cama;
- mostrar filmes;
- participar da definição do horário;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- orientar atividades artísticas;
- convocar pais e responsáveis;
- determinar parâmetros do projeto;
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- desenvolver capacidades emocionais;
- demonstrar capacidade de observação;
- investigar interesse do aluno;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- pintar;
Setores que mais contratam Professor de pré-escola no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades associativas
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Outras atividades de recreação e lazer
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação profissional de nível técnico
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária