Salário para o cargo de Professor de pré-escola
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de pré-escola - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de pré-escola

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • planejar ações didáticas;
  • ensinar alunos;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • cuidar dos alunos;
  • comunicar-se;
  • organizar o trabalho;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • preparar material pedagógico;

Atividades

  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • demonstrar versatilidade;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • elaborar relatórios;
  • participar da definição do horário;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • preencher diário de classe;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • cantar músicas;
  • preencher agenda;
  • demonstrar afetividade;
  • trocar roupa dos alunos;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • ler textos;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • servir alimentação aos alunos;
  • alimentar os alunos;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • definir objetivos da ação didática;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • convocar pais e responsáveis;
  • utilizar sucata;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • orientar higiene pessoal;
  • supervisionar recreio;
  • elaborar estórias com alunos;
  • apresentar regras da escola;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • definir atividades pedagógicas;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • corrigir atividades;
  • interagir com a comunidade;
  • contornar situações adversas;
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
  • participar de conselhos;
  • organizar sala de aula;
  • definir métodos de avaliação;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • auto avaliar-se;
  • registrar observações;
  • colar materiais;
  • demonstrar paciência;
  • discutir resultados dos projetos;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • pintar;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • supervisionar refeições;
  • observar a socialização;
  • reciclar material;
  • reestruturar estratégias;
  • contar estórias;
  • visitar locais para eventos extracurriculares;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • brincar com os alunos;
  • trocar fralda dos alunos;
  • comprar material pedagógico;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • servir como referencial de conduta;
  • confeccionar material pedagógico;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • explicar atividades propostas;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • observar o raciocínio lógico;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • preencher fichas de avaliação;
  • construir regras com os alunos;
  • identificar material pedagógico;
  • desenvolver atividades com informática;
  • demonstrar autocontrole;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar sensibilidade;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • selecionar material didático;
  • comentar filmes;
  • atualizar-se;
  • orientar atividades de desenho;
  • modelar massas e argila;
  • demonstrar criatividade;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • administrar biblioteca circulante;
  • desenhar;
  • estabelecer vínculos;
  • solicitar material pedagógico;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • recortar materiais;
  • observar a linguagem;
  • limpar material;
  • orientar atividades artísticas;
  • organizar espaços em geral;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • trocar roupa de cama;
  • escrever letras e números;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • demonstrar senso de organização;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • mostrar filmes;
  • organizar material pedagógico;
  • investigar interesse do aluno;
  • elaborar cronograma;
  • planejar o roteiro de aula;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • ensinar culinária;
  • dar banho nos alunos;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • organizar eventos na escola;


Setores que mais contratam Professor de pré-escola no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária




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