Salário para o cargo de Professor de pré-escola
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de pré-escola - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de pré-escola

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • planejar ações didáticas;
  • preparar material pedagógico;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • comunicar-se;
  • organizar o trabalho;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • cuidar dos alunos;
  • ensinar alunos;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • organizar sala de aula;
  • cantar músicas;
  • trocar roupa de cama;
  • discutir resultados dos projetos;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • trocar roupa dos alunos;
  • orientar higiene pessoal;
  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • participar de conselhos;
  • elaborar cronograma;
  • construir regras com os alunos;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • participar da definição do horário;
  • desenhar;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • solicitar material pedagógico;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • demonstrar sensibilidade;
  • contornar situações adversas;
  • explicar atividades propostas;
  • orientar atividades de desenho;
  • administrar biblioteca circulante;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • ler textos;
  • visitar locais para eventos extracurriculares;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • investigar interesse do aluno;
  • servir como referencial de conduta;
  • definir métodos de avaliação;
  • demonstrar afetividade;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • supervisionar refeições;
  • identificar material pedagógico;
  • corrigir atividades;
  • contar estórias;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • observar a socialização;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • atualizar-se;
  • comentar filmes;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • reciclar material;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • limpar material;
  • trabalhar em equipe;
  • estabelecer vínculos;
  • apresentar regras da escola;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • convocar pais e responsáveis;
  • demonstrar autocontrole;
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
  • organizar eventos na escola;
  • organizar espaços em geral;
  • preencher agenda;
  • observar a linguagem;
  • interagir com a comunidade;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • utilizar sucata;
  • preencher fichas de avaliação;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • registrar observações;
  • demonstrar versatilidade;
  • escrever letras e números;
  • definir objetivos da ação didática;
  • demonstrar senso de organização;
  • organizar material pedagógico;
  • ensinar culinária;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • dar banho nos alunos;
  • modelar massas e argila;
  • recortar materiais;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • brincar com os alunos;
  • reestruturar estratégias;
  • elaborar estórias com alunos;
  • colar materiais;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • planejar o roteiro de aula;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • orientar atividades artísticas;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • supervisionar recreio;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • pintar;
  • servir alimentação aos alunos;
  • confeccionar material pedagógico;
  • demonstrar criatividade;
  • elaborar relatórios;
  • trocar fralda dos alunos;
  • preencher diário de classe;
  • definir atividades pedagógicas;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • observar o raciocínio lógico;
  • comprar material pedagógico;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • mostrar filmes;
  • selecionar material didático;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • demonstrar paciência;
  • alimentar os alunos;
  • desenvolver atividades com informática;
  • auto avaliar-se;


Setores que mais contratam Professor de pré-escola no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária




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