Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino superior
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa em educação
- Professor de ensino superior na área de estágio supervisionado
- Professor universitário na área de orientação educacional
- Professor de ensino superior na área de didática
- Professor universitário na área de pesquisa educacional
- Professor de pesquisa educacional (ensino superior)
- Professor de didática (ensino superior)
- Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Docente de ensino superior na área de orientação educacional
- Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação
- Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa
Principais locais de trabalho
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Funções e atividades do Professor de prática de ensino (ensino superior)
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:
- orientar alunos;
- comunicar-se;
- produzir material de trabalho;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
- participar de atividades administrativas;
- realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
- prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
- atualizar-se na Área;
- supervisionar formação pedagógica em estágios;
- avaliar o trabalho acadêmico científico;
Atividades
- mediar a relação do estagiário com a instituição;
- supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
- elaborar projetos de extensão;
- estudar propostas e políticas educacionais;
- produzir cartazes;
- desenvolver atividades interativas;
- integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
- auto avaliar-se;
- desenvolver propostas de avaliação;
- coordenar grupos de pesquisa;
- elaborar pareceres;
- planejar pesquisas;
- participar de reuniões;
- participar de associações de classe;
- redigir relatórios de pesquisa;
- constituir grupos de pesquisa;
- desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
- orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
- planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
- planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- discutir resultados de avaliação;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
- orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
- coordenar projetos de extensão;
- atuar em banca examinadora docente e discente;
- produzir artigos para divulgação;
- atuar em comissões editoriais;
- avaliar o desenvolvimento das aulas;
- indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
- planejar eventos e seminários;
- estudar outros idiomas;
- planejar projetos de extensão;
- estudar diferentes formas de comunicação;
- avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
- coordenar cursos;
- prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
- estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- elaborar programas e cronogramas;
- elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
- discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
- avaliar material didático;
- estabelecer relações com os órgãos de fomento;
- exercer cargos de representação;
- estudar a constituição de profissões no campo educacional;
- proferir palestras;
- coordenar estágios;
- trabalhar em equipe;
- divulgar resultados de pesquisas;
- realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
- avaliar projetos de extensão;
- acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
- orientar alunos sobre campos de estágio;
- coordenar reuniões;
- ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
- estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
- gerenciar convênios;
- atribuir notas e conceitos;
- planejar os ambientes de aprendizagem;
- sugerir composição de bancas examinadoras;
- orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
- proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
- dialogar com os alunos;
- discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
- integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
- produzir instrumentos de avaliação;
- coordenar pesquisas;
- participar de colegiados;
- ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
- gerenciar projetos;
- atuar em projetos de extensão;
- estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
- realizar eventos;
- produzir planos de cursos e de aulas;
- problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
- orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
- dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
- avaliar políticas educacionais;
- prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
- utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
- mapear campos para estágio;
- planejar aulas;
- avaliar cursos;
- desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- participar de comissões;
- desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
- avaliar projetos de pesquisa;
- coordenar projetos pedagógicos;
- estudar a produção científica da área;
- sistematizar dados e materiais de pesquisa;
- coordenar equipes de trabalho;
- produzir hipertextos;
- avaliar currículos de alunos;
- organizar coletâneas;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
- participar de atividades culturais;
- programar cursos para atendimento a demandas externas;
- orientar alunos de iniciação científica;
- avaliar currículos e propostas pedagógicas;
- dominar a língua portuguesa;
- sistematizar conteúdos;
- organizar publicações;
- realizar revisão da literatura na área;
- analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- atender alunos, individualmente e em grupo;
- avaliar planos de ação pedagógica;
- orientar monitores;
- planejar a produção de materiais didáticos;
- participar de associações científicas;
- preencher relatórios de atividades;
- produzir transparências;
- trabalhar com diferentes formas de interação humana;
- orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
- supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
- dialogar com os professores da instituição;
- coordenar áreas, disciplinas e turmas;
- treinar auxiliares de pesquisa;
- avaliar a própria prática de pesquisa;
- coordenar convênios;
- participar de congressos e eventos científicos;
- estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
- coordenar eventos;
- produzir vídeos;
- planejar estágios;
- analisar pesquisas educacionais;
- exercer cargos de direção;
- colaborar em comissões de avaliação;
- atuar no processo de seleção de alunos e professores;
- avaliar o desempenho dos alunos;
- promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
- redigir publicações científicas;
- demonstrar postura crítica;
- dialogar com as entidades representativas;
- compromissar-se social e politicamente;
- planejar projetos de intervenção pedagógica;
- analisar os problemas da realidade brasileira;
- prever fontes de financiamento;
- demonstrar postura ética;
- estudar a legislação educacional;
- produzir textos para uso pedagógico;
- avaliar trabalhos científicos;
- atuar em debates;
- supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
Setores que mais contratam Professor de prática de ensino (ensino superior) no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Ensino fundamental
- Outras atividades de ensino
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino médio
- Atividades de condicionamento físico
- Outras sociedades de participação
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Educação profissional de nível técnico
- Cursos preparatórios para concursos
- Administração pública em geral
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação infantil - creche