Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
 - Profissionais do ensino
 
- Professores do ensino superior
 
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
 
Cargos relacionados:
- Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa em educação
 - Professor universitário na área de prática de ensino
 - Professor universitário na área de orientação educacional
 - Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado
 - Docente do ensino superior na área de prática de ensino
 - Professor de ensino superior na área de didática
 - Professor universitário na área de didática
 - Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional
 - Professor de didática (ensino superior)
 - Professor universitário de estágio supervisionado
 - Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa
 - Professor de ensino superior na área de orientação educacional
 
Principais locais de trabalho
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Funções e atividades do Professor de prática de ensino (ensino superior)
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:
- ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
 - coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
 - participar de atividades administrativas;
 - comunicar-se;
 - produzir material de trabalho;
 - supervisionar formação pedagógica em estágios;
 - demonstrar competências pessoais;
 - orientar alunos;
 - planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
 - atualizar-se na Área;
 - avaliar o trabalho acadêmico científico;
 - realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
 - prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
 
Atividades
- estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
 - divulgar resultados de pesquisas;
 - problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
 - realizar eventos;
 - coletar dados e materiais para pesquisa;
 - compromissar-se social e politicamente;
 - planejar pesquisas;
 - dominar a língua portuguesa;
 - analisar pesquisas educacionais;
 - orientar alunos sobre campos de estágio;
 - estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
 - participar de associações de classe;
 - sistematizar conteúdos;
 - produzir planos de cursos e de aulas;
 - planejar eventos e seminários;
 - participar de colegiados;
 - produzir textos para uso pedagógico;
 - realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
 - prever fontes de financiamento;
 - ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
 - dialogar com os alunos;
 - avaliar a própria prática de pesquisa;
 - demonstrar postura ética;
 - realizar revisão da literatura na área;
 - gerenciar convênios;
 - exercer cargos de representação;
 - estabelecer relações com os órgãos de fomento;
 - trabalhar em equipe;
 - avaliar currículos de alunos;
 - orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
 - coordenar projetos de extensão;
 - produzir cartazes;
 - atuar no processo de seleção de alunos e professores;
 - redigir relatórios de pesquisa;
 - avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
 - desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
 - desenvolver atividades interativas;
 - planejar projetos de intervenção pedagógica;
 - integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
 - planejar projetos de extensão;
 - avaliar material didático;
 - orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
 - analisar dados e materiais de pesquisa;
 - produzir instrumentos de avaliação;
 - redigir publicações científicas;
 - organizar coletâneas;
 - planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
 - atuar em comissões editoriais;
 - participar de congressos e eventos científicos;
 - produzir transparências;
 - preencher relatórios de atividades;
 - orientar alunos de iniciação científica;
 - constituir grupos de pesquisa;
 - dialogar com os professores da instituição;
 - estudar propostas e políticas educacionais;
 - elaborar programas e cronogramas;
 - participar de associações científicas;
 - avaliar o desenvolvimento das aulas;
 - indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
 - participar de comissões;
 - avaliar trabalhos científicos;
 - analisar os problemas da realidade brasileira;
 - estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
 - avaliar projetos de extensão;
 - participar de atividades culturais;
 - avaliar políticas educacionais;
 - planejar a produção de materiais didáticos;
 - sistematizar dados e materiais de pesquisa;
 - avaliar planos de ação pedagógica;
 - mapear campos para estágio;
 - produzir artigos para divulgação;
 - coordenar estágios;
 - trabalhar com diferentes formas de interação humana;
 - auto avaliar-se;
 - orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
 - prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
 - analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
 - desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
 - ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
 - proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
 - coordenar convênios;
 - coordenar cursos;
 - planejar estágios;
 - atuar em debates;
 - participar de reuniões;
 - mediar a relação do estagiário com a instituição;
 - produzir hipertextos;
 - utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
 - coordenar pesquisas;
 - coordenar grupos de pesquisa;
 - dialogar com as entidades representativas;
 - orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
 - planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
 - prestar assessoria a órgãos públicos;
 - dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
 - elaborar pareceres;
 - discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
 - discutir resultados de avaliação;
 - avaliar cursos;
 - orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
 - treinar auxiliares de pesquisa;
 - coordenar equipes de trabalho;
 - promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
 - demonstrar postura crítica;
 - planejar os ambientes de aprendizagem;
 - programar cursos para atendimento a demandas externas;
 - proferir palestras;
 - avaliar projetos de pesquisa;
 - supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
 - coordenar áreas, disciplinas e turmas;
 - elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
 - estudar diferentes formas de comunicação;
 - integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
 - estudar outros idiomas;
 - desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
 - gerenciar projetos;
 - atribuir notas e conceitos;
 - sugerir composição de bancas examinadoras;
 - coordenar reuniões;
 - discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
 - supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
 - atuar em banca examinadora docente e discente;
 - supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
 - estudar a constituição de profissões no campo educacional;
 - exercer cargos de direção;
 - prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
 - atuar em projetos de extensão;
 - atender alunos, individualmente e em grupo;
 - desenvolver propostas de avaliação;
 - organizar publicações;
 - planejar aulas;
 - coordenar projetos pedagógicos;
 - orientar monitores;
 - produzir vídeos;
 - coordenar eventos;
 - avaliar currículos e propostas pedagógicas;
 - colaborar em comissões de avaliação;
 - problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
 - elaborar projetos de extensão;
 - acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
 - estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
 - estudar a produção científica da área;
 - estudar a legislação educacional;
 - discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
 - avaliar o desempenho dos alunos;
 
Setores que mais contratam Professor de prática de ensino (ensino superior) no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
 - Educação superior - graduação
 - Atividades de apoio à educação
 - Educação superior - pós-graduação e extensão
 - Ensino fundamental
 - Outras atividades de ensino
 - Atividades de associações de defesa de direitos sociais
 - Educação infantil - pré-escola
 - Ensino médio
 - Atividades de condicionamento físico
 - Outras sociedades de participação
 - Atividades de apoio à gestão de saúde
 - Educação profissional de nível técnico
 - Cursos preparatórios para concursos
 - Administração pública em geral
 - Atividades de consultoria em gestão empresarial
 - Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
 - Atividades de organizações religiosas
 - Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
 - Educação infantil - creche