Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino superior
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de ensino superior na área de orientação educacional
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado
- Professor universitário na área de pesquisa educacional
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino
- Professor de pesquisa educacional (ensino superior)
- Professor universitário de metodologia do ensino
- Professor universitário na área de didática
- Professor universitário na área de prática de ensino
- Professor de didática (ensino superior)
- Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação
- Docente do ensino superior na área de prática de ensino
- Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa
Principais locais de trabalho
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Funções e atividades do Professor de prática de ensino (ensino superior)
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:
- avaliar o trabalho acadêmico científico;
- ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
- realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
- atualizar-se na Área;
- supervisionar formação pedagógica em estágios;
- orientar alunos;
- prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- participar de atividades administrativas;
- produzir material de trabalho;
- planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
Atividades
- planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- orientar alunos de iniciação científica;
- colaborar em comissões de avaliação;
- planejar eventos e seminários;
- mediar a relação do estagiário com a instituição;
- realizar eventos;
- redigir publicações científicas;
- proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
- planejar pesquisas;
- participar de associações de classe;
- orientar monitores;
- supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
- avaliar currículos e propostas pedagógicas;
- desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
- preencher relatórios de atividades;
- treinar auxiliares de pesquisa;
- sugerir composição de bancas examinadoras;
- coordenar eventos;
- avaliar a própria prática de pesquisa;
- participar de colegiados;
- dialogar com as entidades representativas;
- estudar propostas e políticas educacionais;
- dialogar com os professores da instituição;
- coordenar estágios;
- elaborar projetos de extensão;
- problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
- demonstrar postura ética;
- coordenar grupos de pesquisa;
- planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
- estudar a produção científica da área;
- exercer cargos de direção;
- avaliar cursos;
- sistematizar conteúdos;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- atuar em comissões editoriais;
- integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
- ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
- planejar projetos de extensão;
- coordenar reuniões;
- atuar em banca examinadora docente e discente;
- coordenar áreas, disciplinas e turmas;
- produzir planos de cursos e de aulas;
- integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
- gerenciar projetos;
- orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
- indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
- elaborar programas e cronogramas;
- gerenciar convênios;
- avaliar material didático;
- discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
- atribuir notas e conceitos;
- prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
- produzir instrumentos de avaliação;
- desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
- planejar aulas;
- coordenar projetos de extensão;
- orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
- orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
- atuar no processo de seleção de alunos e professores;
- compromissar-se social e politicamente;
- produzir hipertextos;
- divulgar resultados de pesquisas;
- coordenar equipes de trabalho;
- atender alunos, individualmente e em grupo;
- avaliar projetos de pesquisa;
- prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
- planejar projetos de intervenção pedagógica;
- analisar pesquisas educacionais;
- acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
- organizar coletâneas;
- planejar a produção de materiais didáticos;
- estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- trabalhar em equipe;
- avaliar trabalhos científicos;
- constituir grupos de pesquisa;
- avaliar projetos de extensão;
- coordenar pesquisas;
- atuar em projetos de extensão;
- avaliar currículos de alunos;
- discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
- redigir relatórios de pesquisa;
- elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
- dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
- participar de congressos e eventos científicos;
- coordenar cursos;
- discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
- organizar publicações;
- sistematizar dados e materiais de pesquisa;
- estudar diferentes formas de comunicação;
- orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
- supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
- exercer cargos de representação;
- produzir cartazes;
- estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
- orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
- auto avaliar-se;
- desenvolver propostas de avaliação;
- produzir textos para uso pedagógico;
- produzir transparências;
- ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
- analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- avaliar o desempenho dos alunos;
- discutir resultados de avaliação;
- analisar os problemas da realidade brasileira;
- avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
- avaliar políticas educacionais;
- avaliar planos de ação pedagógica;
- coordenar convênios;
- atuar em debates;
- trabalhar com diferentes formas de interação humana;
- elaborar pareceres;
- desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
- orientar alunos sobre campos de estágio;
- estudar outros idiomas;
- participar de atividades culturais;
- problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
- proferir palestras;
- participar de comissões;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- demonstrar postura crítica;
- estudar a constituição de profissões no campo educacional;
- prever fontes de financiamento;
- coordenar projetos pedagógicos;
- participar de reuniões;
- planejar os ambientes de aprendizagem;
- dialogar com os alunos;
- promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
- desenvolver atividades interativas;
- realizar revisão da literatura na área;
- dominar a língua portuguesa;
- produzir artigos para divulgação;
- mapear campos para estágio;
- produzir vídeos;
- supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
- avaliar o desenvolvimento das aulas;
- programar cursos para atendimento a demandas externas;
- planejar estágios;
- estabelecer relações com os órgãos de fomento;
- estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
- participar de associações científicas;
- utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
- realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
- estudar a legislação educacional;
Setores que mais contratam Professor de prática de ensino (ensino superior) no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Ensino fundamental
- Outras atividades de ensino
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino médio
- Atividades de condicionamento físico
- Outras sociedades de participação
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Educação profissional de nível técnico
- Cursos preparatórios para concursos
- Administração pública em geral
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação infantil - creche