Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino superior
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Cargos relacionados:
- Docente de ensino superior na área de didática
- Professor universitário na área de didática
- Docente do ensino superior na área de prática de ensino
- Professor universitário na área de pesquisa educacional
- Professor de ensino superior na área de estágio supervisionado
- Professor universitário na área de orientação educacional
- Professor universitário de metodologia do ensino
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino
- Professor de didática (ensino superior)
- Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Professor universitário na área de prática de ensino
- Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa em educação
Principais locais de trabalho
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Funções e atividades do Professor de prática de ensino (ensino superior)
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:
- supervisionar formação pedagógica em estágios;
- ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- demonstrar competências pessoais;
- prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
- realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
- participar de atividades administrativas;
- avaliar o trabalho acadêmico científico;
- produzir material de trabalho;
- orientar alunos;
- planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
- atualizar-se na Área;
- comunicar-se;
Atividades
- coordenar grupos de pesquisa;
- participar de comissões;
- prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
- realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
- atuar em comissões editoriais;
- realizar revisão da literatura na área;
- atuar em projetos de extensão;
- orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
- organizar publicações;
- desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
- problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
- elaborar projetos de extensão;
- prever fontes de financiamento;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- preencher relatórios de atividades;
- produzir textos para uso pedagógico;
- desenvolver propostas de avaliação;
- coordenar eventos;
- sistematizar dados e materiais de pesquisa;
- orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
- orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
- participar de associações científicas;
- participar de congressos e eventos científicos;
- proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
- supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
- discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
- coordenar equipes de trabalho;
- produzir transparências;
- avaliar o desempenho dos alunos;
- promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
- produzir cartazes;
- avaliar projetos de extensão;
- orientar alunos sobre campos de estágio;
- atender alunos, individualmente e em grupo;
- estudar a legislação educacional;
- orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
- supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
- trabalhar com diferentes formas de interação humana;
- orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
- gerenciar projetos;
- atuar em banca examinadora docente e discente;
- avaliar o desenvolvimento das aulas;
- planejar a produção de materiais didáticos;
- participar de atividades culturais;
- coordenar cursos;
- acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
- participar de associações de classe;
- elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
- avaliar material didático;
- analisar os problemas da realidade brasileira;
- dominar a língua portuguesa;
- planejar os ambientes de aprendizagem;
- estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
- ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
- dialogar com os professores da instituição;
- organizar coletâneas;
- mapear campos para estágio;
- elaborar pareceres;
- avaliar currículos de alunos;
- orientar alunos de iniciação científica;
- programar cursos para atendimento a demandas externas;
- coordenar pesquisas;
- planejar estágios;
- constituir grupos de pesquisa;
- avaliar políticas educacionais;
- desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
- desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
- estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- avaliar projetos de pesquisa;
- coordenar projetos pedagógicos;
- avaliar planos de ação pedagógica;
- estabelecer relações com os órgãos de fomento;
- colaborar em comissões de avaliação;
- atuar em debates;
- demonstrar postura ética;
- analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- demonstrar postura crítica;
- estudar diferentes formas de comunicação;
- redigir relatórios de pesquisa;
- mediar a relação do estagiário com a instituição;
- avaliar cursos;
- planejar eventos e seminários;
- produzir artigos para divulgação;
- sugerir composição de bancas examinadoras;
- sistematizar conteúdos;
- orientar monitores;
- indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
- participar de reuniões;
- produzir planos de cursos e de aulas;
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- coordenar áreas, disciplinas e turmas;
- analisar pesquisas educacionais;
- problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
- avaliar currículos e propostas pedagógicas;
- exercer cargos de direção;
- coordenar convênios;
- avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
- realizar eventos;
- divulgar resultados de pesquisas;
- planejar pesquisas;
- coordenar estágios;
- coordenar projetos de extensão;
- discutir resultados de avaliação;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- produzir hipertextos;
- exercer cargos de representação;
- planejar projetos de intervenção pedagógica;
- estudar a produção científica da área;
- estudar outros idiomas;
- discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
- compromissar-se social e politicamente;
- coordenar reuniões;
- ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
- estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
- proferir palestras;
- estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
- trabalhar em equipe;
- produzir vídeos;
- planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- dialogar com as entidades representativas;
- atuar no processo de seleção de alunos e professores;
- produzir instrumentos de avaliação;
- planejar projetos de extensão;
- integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
- estudar propostas e políticas educacionais;
- estudar a constituição de profissões no campo educacional;
- planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
- supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
- redigir publicações científicas;
- gerenciar convênios;
- treinar auxiliares de pesquisa;
- avaliar a própria prática de pesquisa;
- integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
- planejar aulas;
- dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
- desenvolver atividades interativas;
- discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
- participar de colegiados;
- utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
- atribuir notas e conceitos;
- dialogar com os alunos;
- prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
- elaborar programas e cronogramas;
- auto avaliar-se;
- avaliar trabalhos científicos;
Setores que mais contratam Professor de prática de ensino (ensino superior) no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Ensino fundamental
- Outras atividades de ensino
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino médio
- Atividades de condicionamento físico
- Outras sociedades de participação
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Educação profissional de nível técnico
- Cursos preparatórios para concursos
- Administração pública em geral
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação infantil - creche