Professor de prática de ensino (ensino superior) · CBO 2345-20

Professor de prática de ensino (ensino superior) · CBO 2345-20

CBO 234520 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Planeja e executa a aplicação de métodos e técnicas de prática de ensino, em curso de licenciatura no nível superior.

Também chamado de Docente do ensino superior na área de prática de ensino · Professor de ensino superior na área de estágio supervisionado · Professor de ensino superior na área de prática de ensino · Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado · Professor universitário de estágio supervisionado · Professor universitário de metodologia do ensino · Professor universitário na área de prática de ensino

O ofício do Professor de prática de ensino (ensino superior) em uma frase CBO 234520

Síntese

O Professor de prática de ensino (ensino superior) (CBO 2345-20) planeja e executa a aplicação de métodos e técnicas de prática de ensino, em curso de licenciatura no nível superior. Presta orientações, ao aluno, para desenvolvimento, acompanhamento e avaliação de projetos educacionais, incluindo uso de tecnologias educacionais e de diferentes recursos e estratégias didático-pedagógicas. Orienta o aluno na incorporação de espaços virtuais de aprendizagem e no uso de ferramentas digitais para aprimoramento da prática pedagógica. Indica, ao aluno, estratégias e recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais. Supervisiona estágios. Faz avaliação de aprendizagem dos alunos. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Como o CBO 2345-20 se traduz na rotina

Elabora planejamento na área de prática de ensino, estabelecendo objetivos e sequência dos conteúdos a serem ministrados. Prepara infraestrutura com laboratórios didáticos, centros de estudo, pesquisa e extensão, entre outras instalações. Providencia “softwares”, aplicativos e outros recursos de informática. Define bibliografia para indicar aos alunos. Seleciona materiais didáticos, disponibilizando-os em plataforma virtual. Define sistema de acompanhamento da aprendizagem de alunos e estabelece critérios, instrumentos e procedimentos de avaliação. Elabora cronograma de atividades.

Ministra aulas sobre métodos e técnicas de prática de ensino.

Presta orientações, ao aluno, para o desenvolvimento, a execução, o acompanhamento e a avaliação de projetos educacionais, incluindo o uso de tecnologias educacionais e de diferentes recursos e estratégias didático-pedagógicas.

Ensina, ao aluno, como utilizar diferentes espaços de aprendizagem - tais como laboratórios, espaços recreativos, planetários, museus, teatros, entre outros -, necessários ao pleno desenvolvimento das atividades escolares.

Orienta aluno no uso de ferramentas digitais – recursos digitais interativos (como jogos), realidade virtual, lousa digital, entre outras -, para aprimoramento da prática pedagógica. Incentiva a incorporação de espaços virtuais de aprendizagem na prática docente, desenvolvendo a habilidade de o estudante navegar no universo das informações digitais.

Atua para que o aluno demonstre, na ação docente, o respeito à diversidade e a valorização das diferenças étnico-racial, de gênero, religiosa, entre outras. Indica, ao aluno, estratégias e recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais de estudantes.

Cria desafios e propõe questões para reflexão do aluno. Ressalta a importância do aprendizado contínuo e autônomo, para adequar-se aos perfis dos estudantes, ajustar-se à mudança dos sistemas educacionais, e testar práticas inovadoras de ensino.

Coordena ações de formação pedagógica em estágios, estabelecendo parceria com escolas para assegurar o planejamento, a execução e a avaliação conjunta das atividades desenvolvidas pelo aluno. Supervisiona estágios, em que os alunos têm a oportunidade de vivenciar e analisar a complexidade das práticas escolares. Acompanha as atividades realizadas, avaliando relatório de cada aluno. Promove reunião de turma, com apresentação e análise das atividades realizadas em estágios, para troca de experiência em grupo e oportunidade para avaliação de práticas de ensino em diferentes contextos socioculturais. Faz comentários, ao final dos trabalhos, sobre as conclusões do grupo.

Durante reuniões, seminários e outras práticas, estimula o desenvolvimento de atitude crítica, autonomia, criatividade, capacidade de comunicação, atitude colaborativa em trabalho coletivo e interdisciplinar, e conduta ética.

Realiza avaliação de alunos com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais. Analisa e discute os resultados avaliativos com os alunos.

Pode estruturar cursos de aperfeiçoamento, especialização e extensão na área de prática de ensino.

Trabalha em equipe com os demais professores, compartilhando experiências de ensino.

Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e integrando comissões e órgãos colegiados.

Pode prestar assessoria na área de prática de ensino às organizações governamentais e educacionais.

Mantém-se atualizado em relação às inovações em práticas de ensino, estudando novas políticas educacionais e participando de congressos e outros eventos.

Planeja e desenvolve pesquisas, analisando diferentes temas, como parâmetros de qualidade dos programas e cursos destinados à formação dos profissionais do magistério. Publica resultados de pesquisas em revistas científicas, livros e mídia eletrônica.

Pulso do mercado para CBO Professor de prática de ensino (ensino superior)

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 2345-20 se encontra hoje em zona de em ascensão.

Termômetro de Carreira
Em ascensão
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Saldo positivo entre entradas e saídas
Volatilidade
Rotatividade moderada
Volume
Ocupação de presença moderada no mercado formal
  • DensidadeOcupação de presença moderada no mercado formal
  • MovimentoEm ascensão recente
  • VolatilidadeRotatividade moderada
  • Saldo de vagasSaldo positivo entre entradas e saídas
  • Escolaridade típicaMestrado é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais entre 25 e 35 anos no perfil mais comum
  • Carga horáriaJornada parcial, abaixo das 21h semanais

Quem emprega o CBO 2345-20

Os principais empregadores concentram-se em: Faculdades (Graduação e Pós), Faculdades (Graduação), Apoio à Educação, Faculdades (Pós-Graduação), Escolas Livres, Escolas de Ensino Fundamental.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.

Caminho de formação mais comum

O curso de Licenciatura intercultural indígena é a porta de entrada mais comum (licenciatura), com duração típica de 60 meses.

Saberes que sustentam o CBO 2345-20

Tabela CBO · posição 7 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Saberes avançados 162 tópicos
CampoTópicoSaberDomínioRecorrênciaPeso
Ciências biológicasEcologiaOutros elementos do campo ecologia333
Outros elementos (ecologia) educação, meio ambiente e sociedade333
Ciências exatas e da terraMatemáticaMatemática aplicada333
Outros elementos (matemática aplicada) matemática básica aplicada333
Probabilidade e estatísticaProbabilidade e estatística aplicadas333
Probabilidade aplicada333
Probabilidade e estatística aplicadas433
Estatística aplicada433
Tecnologia da informação e comunicaçãoInformática444
Informática444
Internet434
Internet434
Software específico445
Outros elementos (software específico) softwares educacionais445
Software específico445
Outros elementos (software específico) tecnologias digitais no contexto escolar445
Ciências humanasAntropologiaOutros elementos do campo antropologia334
Outros elementos (antropologia) antropologia cultural334
EducaçãoFundamentos da educação444
Antropologia educacional444
Fundamentos da educação444
Filosofia da educação444
Fundamentos da educação444
História da educação444
Fundamentos da educação445
Psicologia educacional445
Fundamentos da educação444
Sociologia da educação444
Fundamentos da educação344
Outros elementos (fundamentos da educação) a constituição da subjetividade: infância e adolescência344
Fundamentos da educação555
Outros elementos (fundamentos da educação) correntes pedagógicas do século xx555
Fundamentos da educação455
Outros elementos (fundamentos da educação) demandas sociais, escolas e currículo455
Fundamentos da educação555
Outros elementos (fundamentos da educação) docência e prática de ensino no ensino superior555
Fundamentos da educação344
Outros elementos (fundamentos da educação) educação e cultura no pensamento filosófico344
Fundamentos da educação555
Outros elementos (fundamentos da educação) fracasso escolar: questão social, questão de didática555
Fundamentos da educação334
Outros elementos (fundamentos da educação) neurociência e educação334
Fundamentos da educação455
Outros elementos (fundamentos da educação) níveis da educação brasileira455
Fundamentos da educação555
Outros elementos (fundamentos da educação) papel do professor, papel do aluno, relação com o conhecimento nas diversas tendências pedagógicas555
Fundamentos da educação445
Outros elementos (fundamentos da educação) política e organização da educação básica445
Fundamentos da educação344
Outros elementos (fundamentos da educação) psicogenéticas e temáticas educacionais contemporâneas344
Fundamentos da educação555
Outros elementos (fundamentos da educação) trabalho e educação na sociedade brasileira555
Planejamento e avaliação educacional445
Planejamento educacional445
Planejamento e avaliação educacional445
Política educacional445
Planejamento e avaliação educacional444
Outros elementos (planejamento e avaliação educacional) coordenação do trabalho na escola444
Planejamento e avaliação educacional555
Outros elementos (planejamento e avaliação educacional) elaboração de planos de ensino e planos de aula555
Planejamento e avaliação educacional555
Outros elementos (planejamento e avaliação educacional) prática de ensino e construção do conhecimento555
Ensino-aprendizagem555
Avaliação da aprendizagem555
Ensino-aprendizagem555
Métodos e técnicas de ensino555
Ensino-aprendizagem555
Tecnologia educacional555
Ensino-aprendizagem555
Teorias da instrução555
Ensino-aprendizagem555
Outros elementos (ensino-aprendizagem) didática555
Ensino-aprendizagem555
Outros elementos (ensino-aprendizagem) didática para o ensino superior555
Ensino-aprendizagem555
Outros elementos (ensino-aprendizagem) equipamentos, instrumentos e materiais para atividades de ensino e pesquisa na área de prática de ensino555
Ensino-aprendizagem555
Outros elementos (ensino-aprendizagem) estágios e projetos - atividades práticas555
Ensino-aprendizagem555
Outros elementos (ensino-aprendizagem) fundamentos de prática de ensino555
Ensino-aprendizagem555
Outros elementos (ensino-aprendizagem) introdução à pedagogia - organização do trabalho pedagógico555
Ensino-aprendizagem555
Outros elementos (ensino-aprendizagem) laboratórios, centros de estudo e outros cenários de atividades práticas de ensino e pesquisa na área de prática de ensino555
Ensino-aprendizagem555
Outros elementos (ensino-aprendizagem) metodologias de ensino e aprendizagem555
Ensino-aprendizagem555
Outros elementos (ensino-aprendizagem) modalidades organizativas de conteúdos e organização da sala de aula555
Ensino-aprendizagem555
Outros elementos (ensino-aprendizagem) modelos de ensino e aprendizagem - estratégias individuais e em equipe555
Ensino-aprendizagem545
Outros elementos (ensino-aprendizagem) supervisão de estágios em prática de ensino545
Currículo445
Currículos específicos para níveis e tipos de educação445
Currículo445
Teoria geral de planejamento e desenvolvimento curricular445
Tópicos específicos de educação445
Educação de adultos445
Tópicos específicos de educação345
Educação em periferias urbanas345
Tópicos específicos de educação345
Educação especial345
Tópicos específicos de educação345
Educação permanente345
Tópicos específicos de educação345
Ensino profissionalizante345
Tópicos específicos de educação445
Outros elementos (tópicos específicos de educação) base nacional comum curricular - bncc445
Tópicos específicos de educação345
Outros elementos (tópicos específicos de educação) educação especial – fundamentos, políticas e práticas escolares345
Tópicos específicos de educação455
Outros elementos (tópicos específicos de educação) educação inclusiva455
Tópicos específicos de educação334
Outros elementos (tópicos específicos de educação) educação infantil334
Tópicos específicos de educação345
Outros elementos (tópicos específicos de educação) ensino a distância345
Tópicos específicos de educação445
Outros elementos (tópicos específicos de educação) ensino superior445
Tópicos específicos de educação555
Outros elementos (tópicos específicos de educação) interdisciplinaridade555
Tópicos específicos de educação445
Outros elementos (tópicos específicos de educação) parâmetros curriculares nacionais - pcn445
Tópicos específicos de educação555
Outros elementos (tópicos específicos de educação) temas transversais em educação555
FilosofiaÉtica555
Ética555
PsicologiaPsicologia cognitiva345
Psicologia cognitiva345
Psicologia do ensino e da aprendizagem455
Aprendizagem e desempenho acadêmicos455
Psicologia do ensino e da aprendizagem555
Ensino e aprendizagem na sala de aula555
Psicologia do ensino e da aprendizagem345
Outros elementos (psicologia do ensino e da aprendizagem) análise psicológica do cotidiano escolar345
Ciências sociais aplicadasComunicaçãoTeoria da comunicação334
Teoria da comunicação334
DireitoOutros elementos do campo direito333
Outros elementos (direito) propriedade intelectual, direito e ética profissional333
EngenhariasEngenharia de produçãoGerência de produção334
Higiene e segurança do trabalho334
Linguística, letras e artesLetrasLíngua portuguesa455
Língua portuguesa455
Língua portuguesa344
Outros elementos (língua portuguesa) educação, cultura e linguagens344
Língua portuguesa334
Outros elementos (língua portuguesa) história da escrita e da leitura na escola primária no brasil334
Língua portuguesa455
Outros elementos (língua portuguesa) leitura e produção de textos455
Língua portuguesa444
Outros elementos (língua portuguesa) linguagem e conhecimento444
Tecnologias estratégicasMétodos e procedimentos científicosOutros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa)455
Metodologia científica455
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa)444
Metodologia de pesquisa444
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa)555
Técnicas de pesquisa555
Metodologia de projetos345
Avaliação de projeto345
Metodologia de projetos345
Desenvolvimento de projetos345
Metodologia de projetos555
Elaboração de projeto555

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 7 de 8
Habilidades cognitivas 22 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
comunicaçãoCompreensão oral55
Escuta ativa55
Expressão oral55
Compreensão escrita55
Expressão escrita55
Estratégias de aprendizagem55
Aprendizado ativo55
Persuasão44
Negociação44
Habilidade de orientar serviços34
Habilidade de ensinar55
RaciocínioRaciocínio analítico55
Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting)55
Raciocínio crítico54
Raciocíonio científico35
Trabalho com númerosTranscrição de dados55
Comparação de dados55
Classificação de dados55
Compreensão numérica55
Expressão numérica44
Análise de dados44
Sintetização de dados44
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 9 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades físicasCoordenação corporal bruta33
Flexibilidade de extensão33
Habilidades psicomotorasDestreza dos dedos (ou digital)33
Destreza manual33
Habilidades sensoriaisAtenção auditiva55
Reconhecimento de fala55
Clareza de fala55
Visão a distância45
Visão de perto (ou a curta distância)45
Habilidades práticas 14 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades interpessoaisTrabalho em equipe55
Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas...45
Troca de informações45
Fornecimento de informações45
Cooperação55
Orientação de pessoas55
Facilitação e mediação de aprendizagem55
Supervisão44
Coordenação44
Percepção da realidade social55
Habilidades operacionaisAplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas55
Aplicação de conhecimento de um campo de estudo científico55
Aplicação de conhecimento científico de alta complexidade23
Habilidades organizacionaisAnálise sistêmica45

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 7 de 8
TipoPosturaPeso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalhoAutonomia em contextos de trabalho complexos, que podem exigir novas abordagens estratégicas.4
Avaliação de trabalho ou atividadeAvaliação do próprio desempenho, assumindo autodesenvolvimento5
Avaliação do desempenho dos outros trabalhadores, gerenciando o desenvolvimento profissional deles3
Supervisão do trabalho de outrosSupervisão de profissionais em contextos de trabalho complexos, que podem exigir novas abordagens estratégicas.3

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.

Verbos do dia a dia do CBO 234520

O que se faz na prática
Gerenciar projetos
Analisar dados e materiais de pesquisa
Sistematizar conteúdos
Atuar em comissões editoriais
Constituir grupos de pesquisa
Produzir hipertextos
Produzir textos para uso pedagógico
Estudar diferentes formas de comunicação
Orientar monitores
Prever fontes de financiamento
Participar de reuniões
Estabelecer relações com os órgãos de fomento

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Professor de prática de ensino (ensino superior) (CBO 2345-20) pertence à família dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior, dentro do grande grupo dos profissionais das ciências e das artes .

2 Profissionais das ciências e das artes
23 Profissionais do ensino
234 Professores do ensino superior
2345 Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
234520 Professor de prática de ensino (ensino superior)

Profissões irmãs na família CBO 2345

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Professor de prática de ensino (ensino superior)

CBO 234520

Qual é o CBO do Professor de prática de ensino (ensino superior)?

O código é CBO 2345-20 (ou CBO 234520 sem o hífen), dentro da família 2345 (Professores na área de formação pedagógica do ensino superior), no grande grupo 2 (Profissionais das ciências e das artes ).

O que faz um Professor de prática de ensino (ensino superior)?

Planeja e executa a aplicação de métodos e técnicas de prática de ensino, em curso de licenciatura no nível superior. Presta orientações, ao aluno, para desenvolvimento, acompanhamento e avaliação de projetos educacionais, incluindo uso de tecnologias educacionais e de diferentes recursos e estratégias didático-pedagógicas. Orienta o aluno na incorporação de espaços virtuais de aprendizagem e no u…

Que formação é necessária para o CBO 2345-20?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Faculdades (Graduação e Pós), Faculdades (Graduação), Apoio à Educação, Faculdades (Pós-Graduação).

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 21 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 2345-20

Mesmo subgrupo · CBO 234