Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
 - Professores leigos e de nível médio
 
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
 
- Professores de nível médio no ensino fundamental
 
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio no ensino fundamental trabalham na rede pública e privada de ensino de primeira a quarta séries de classes unisseriadas e multisseriadas. Os profissionais da rede pública são predominantemente estatutários, há prefeituras que contratam sob o regime celetista. Há, ainda, os professores que são admitidos na rede pública sem concurso e são chamados de ocupante de função atividade (ofa). Na rede privada, são empregados com carteira assinada. Trabalham em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio no ensino fundamental
O exercício dessa ocupação requer formação de nível médio profissionalizante em magistério. A partir de 2007, o requisito mínimo de formação será nível superior completo na área de educação.
Funções e atividades do Professor de nível médio no ensino fundamental
Professores de nível médio no ensino fundamental devem:
- demonstrar competências pessoais;
 - planejar o ano letivo;
 - preparar aula;
 - conscientizar a comunidade escolar;
 - ministrar aula;
 - diagnosticar a realidade dos alunos;
 - comunicar-se;
 - avaliar os alunos;
 
Atividades
- vistar agenda dos alunos;
 - esclarecer dúvidas;
 - corrigir instrumentos de avaliação;
 - demonstrar coerência;
 - demonstrar dinamismo;
 - dramatizar situações;
 - participar de eventos e encontros profissionais e comunitários;
 - ensinar técnicas artísticas;
 - diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos;
 - passar lição de casa;
 - atender pais de alunos;
 - pesquisar informações;
 - realizar leituras de apoio;
 - trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação;
 - demonstrar paciência;
 - mediar atividades de autocorreção;
 - selecionar conteúdos;
 - participar de conselhos;
 - selecionar material;
 - preencher relatório de avaliação;
 - trocar ideias com professor do ano anterior;
 - definir atividades e eventos extraclasse;
 - elaborar projetos;
 - definir material didático;
 - discutir a proposta da escola;
 - visitar locais para estudos;
 - selecionar livros didáticos;
 - cobrar tarefas;
 - servir como referencial de conduta;
 - mediar conflitos;
 - elogiar o progresso do aluno;
 - avaliar planejamento;
 - acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos;
 - demonstrar versatilidade;
 - realizar atividades lúdicas;
 - responder comunicados;
 - aplicar instrumentos de avaliação;
 - avaliar comportamento;
 - discutir conceitos de conduta;
 - demonstrar criatividade;
 - fornecer subsídios à diretoria;
 - entrevistar pais e alunos;
 - adotar medidas disciplinares;
 - participar de reuniões com coordenação e diretoria;
 - solicitar apoio da orientação ou coordenação;
 - observar os alunos;
 - aplicar questionários;
 - selecionar livros paradidáticos;
 - preencher diário de classe;
 - integrar as famílias à comunidade escolar;
 - distribuir material;
 - sistematizar material e informações;
 - preencher lista de chamada;
 - participar da definição da proposta pedagógica;
 - contornar situações adversas;
 - expor oralmente;
 - preencher boletins escolares;
 - conferir material;
 - organizar-se;
 - convocar pais de alunos;
 - autocontrolar-se;
 - pesquisar material (editoras, internet);
 - fornecer informações sobre profissionais de apoio;
 - definir objetivos;
 - trabalhar em equipe;
 - preencher cadastros;
 - interagir com o grupo;
 - fixar metas;
 - demonstrar sociabilidade;
 - consultar relatório da turma do ano anterior;
 - confeccionar material;
 - definir métodos de avaliação;
 - definir estratégias;
 - contar estórias;
 - mediar ensino-aprendizagem;
 - interpretar resultados de pré-testes de cognição;
 - aplicar técnicas de expressão corporal;
 - participar da elaboração de normas de conduta;
 - manter disciplina;
 - preencher tarjetas (conceitos, notas);
 - demonstrar discernimento;
 - elaborar instrumentos de avaliação;
 - elaborar plano de aula;
 - revisar conteúdos;
 - enviar comunicados;
 - proferir palestras;
 - selecionar atividades lúdicas;
 - comprar material;
 - debater ideias e temas;
 - demonstrar autoconfiança;
 - reciclar material;
 - identificar a realidade familiar;
 - avaliar participação;
 - participar de reuniões;
 - trabalhar em grupo;
 - requisitar material;
 - demonstrar imparcialidade;
 - encaminhar alunos para profissionais de apoio (psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos);
 - definir cronograma;
 
Setores que mais contratam Professor de nível médio no ensino fundamental no mercado de trabalho
- Administração pública em geral
 - Ensino fundamental
 - Educação infantil - pré-escola
 - Ensino médio
 - Educação infantil - creche
 - Serviços de assistência social sem alojamento
 - Outras atividades de ensino
 - Atividades de associações de defesa de direitos sociais
 - Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
 - Educação superior - graduação e pós-graduação
 - Educação superior - graduação
 - Educação profissional de nível técnico
 - Locação de mão-de-obra temporária
 - Atividades de organizações religiosas
 - Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
 - Holdings de instituições não-financeiras
 - Ensino de idiomas
 - Atividades de apoio à educação
 - Atividades associativas
 - Cursos preparatórios para concursos