Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Professor de maternal
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- elaborar projetos pedagógicos;
- demonstrar competências pessoais;
- ensinar alunos;
- planejar ações didáticas;
- preparar material pedagógico;
- avaliar desempenho dos alunos;
- cuidar dos alunos;
- organizar o trabalho;
- orientar a construção do conhecimento;
- comunicar-se;
Atividades
- participar da associação de pais e mestres;
- dramatizar estórias e músicas;
- supervisionar recreio;
- investigar interesse do aluno;
- organizar sala de aula;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- demonstrar versatilidade;
- pintar;
- demonstrar autocontrole;
- desenvolver atividades com informática;
- selecionar material didático;
- observar o desenvolvimento motor;
- demonstrar criatividade;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- cantar músicas;
- desenvolver capacidades motoras;
- recortar materiais;
- desenvolver capacidades emocionais;
- solicitar material pedagógico;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar capacidade de observação;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- servir alimentação aos alunos;
- reciclar material;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- demonstrar sensibilidade;
- criar jogos e brincadeiras;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- visitar locais para eventos extracurriculares;
- demonstrar afetividade;
- corrigir atividades;
- servir como referencial de conduta;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- discutir resultados dos projetos;
- planejar o roteiro de aula;
- preencher agenda;
- convocar pais e responsáveis;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- orientar atividades de desenho;
- contornar situações adversas;
- ensinar culinária;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- comentar filmes;
- auto avaliar-se;
- contar estórias;
- orientar higiene pessoal;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- limpar material;
- definir objetivos da ação didática;
- demonstrar senso de organização;
- reestruturar estratégias;
- colar materiais;
- desenhar;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- desenvolver atividades artísticas;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- apresentar regras da escola;
- organizar espaços em geral;
- organizar eventos extracurriculares;
- observar a linguagem;
- participar da definição do horário;
- dar banho nos alunos;
- definir métodos de avaliação;
- observar a socialização;
- apresentar projeto aos alunos;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- conferir cadastro dos alunos;
- acompanhar alunos em cursos extraclasses;
- registrar observações;
- identificar material pedagógico;
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- organizar material pedagógico;
- selecionar eventos e atividades extracurriculares;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- comprar material pedagógico;
- escrever letras e números;
- organizar eventos na escola;
- determinar parâmetros do projeto;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- debater projeto com direção e coordenação;
- explicar atividades propostas;
- preencher fichas de avaliação;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- estabelecer vínculos;
- supervisionar refeições;
- confeccionar material pedagógico;
- demonstrar paciência;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- elaborar relatórios;
- brincar com os alunos;
- mostrar filmes;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- atualizar-se;
- modelar massas e argila;
- avaliar atividades dos alunos;
- trocar roupa de cama;
- ler textos;
- criar espaço para brincadeiras;
- elaborar estórias com alunos;
- trocar roupa dos alunos;
- preencher diário de classe;
- administrar biblioteca circulante;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- definir atividades pedagógicas;
- alimentar os alunos;
- elaborar cronograma;
- trocar fralda dos alunos;
- utilizar sucata;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- construir regras com os alunos;
- orientar atividades artísticas;
- participar de conselhos;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- observar o raciocínio lógico;
- interagir com a comunidade;
Setores que mais contratam Professor de maternal no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades associativas
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Outras atividades de recreação e lazer
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação profissional de nível técnico
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária