Salário para o cargo de Professor de maternal
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de maternal - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de maternal

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • avaliar desempenho dos alunos;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • ensinar alunos;
  • preparar material pedagógico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • organizar o trabalho;
  • comunicar-se;
  • cuidar dos alunos;
  • planejar ações didáticas;

Atividades

  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • brincar com os alunos;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • observar o raciocínio lógico;
  • identificar material pedagógico;
  • demonstrar afetividade;
  • ensinar culinária;
  • preencher fichas de avaliação;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • reciclar material;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • solicitar material pedagógico;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • cantar músicas;
  • explicar atividades propostas;
  • administrar biblioteca circulante;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • desenvolver atividades com informática;
  • comentar filmes;
  • discutir resultados dos projetos;
  • elaborar estórias com alunos;
  • organizar material pedagógico;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • visitar locais para eventos extracurriculares;
  • planejar o roteiro de aula;
  • definir métodos de avaliação;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • recortar materiais;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • orientar higiene pessoal;
  • selecionar material didático;
  • preencher diário de classe;
  • colar materiais;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • definir objetivos da ação didática;
  • orientar atividades artísticas;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • elaborar cronograma;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • avaliar atividades dos alunos;
  • reestruturar estratégias;
  • demonstrar versatilidade;
  • comprar material pedagógico;
  • estabelecer vínculos;
  • demonstrar criatividade;
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
  • contornar situações adversas;
  • alimentar os alunos;
  • organizar espaços em geral;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • supervisionar recreio;
  • organizar sala de aula;
  • servir alimentação aos alunos;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • ler textos;
  • participar de conselhos;
  • contar estórias;
  • desenhar;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • mostrar filmes;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • confeccionar material pedagógico;
  • supervisionar refeições;
  • atualizar-se;
  • apresentar regras da escola;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • orientar atividades de desenho;
  • demonstrar senso de organização;
  • servir como referencial de conduta;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • preencher agenda;
  • trocar roupa dos alunos;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • demonstrar paciência;
  • elaborar relatórios;
  • pintar;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • demonstrar sensibilidade;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • auto avaliar-se;
  • trocar fralda dos alunos;
  • trocar roupa de cama;
  • utilizar sucata;
  • convocar pais e responsáveis;
  • modelar massas e argila;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • construir regras com os alunos;
  • definir atividades pedagógicas;
  • trabalhar em equipe;
  • observar a linguagem;
  • escrever letras e números;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • interagir com a comunidade;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • participar da definição do horário;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • demonstrar autocontrole;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • corrigir atividades;
  • dar banho nos alunos;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • organizar eventos na escola;
  • registrar observações;
  • observar a socialização;
  • investigar interesse do aluno;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • limpar material;


Setores que mais contratam Professor de maternal no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária




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