Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Professor de maternal
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- orientar a construção do conhecimento;
- preparar material pedagógico;
- ensinar alunos;
- organizar o trabalho;
- cuidar dos alunos;
- planejar ações didáticas;
- avaliar desempenho dos alunos;
- demonstrar competências pessoais;
- elaborar projetos pedagógicos;
- comunicar-se;
Atividades
- conversar com alunos (roda da conversa);
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- discutir resultados dos projetos;
- ensinar culinária;
- determinar parâmetros do projeto;
- solicitar material pedagógico;
- definir métodos de avaliação;
- utilizar sucata;
- orientar higiene pessoal;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- alimentar os alunos;
- supervisionar refeições;
- selecionar material didático;
- convocar pais e responsáveis;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- trabalhar em equipe;
- atualizar-se;
- servir como referencial de conduta;
- observar a socialização;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- modelar massas e argila;
- supervisionar recreio;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- demonstrar autocontrole;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- observar a linguagem;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- planejar o roteiro de aula;
- demonstrar sensibilidade;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- desenhar;
- auto avaliar-se;
- elaborar relatórios;
- brincar com os alunos;
- corrigir atividades;
- cantar músicas;
- elaborar estórias com alunos;
- limpar material;
- mostrar filmes;
- comprar material pedagógico;
- dar banho nos alunos;
- organizar espaços em geral;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- orientar atividades de desenho;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- demonstrar versatilidade;
- servir alimentação aos alunos;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- definir atividades pedagógicas;
- preencher agenda;
- participar da definição do horário;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- explicar atividades propostas;
- pintar;
- participar de conselhos;
- administrar biblioteca circulante;
- debater projeto com direção e coordenação;
- desenvolver capacidades motoras;
- conferir cadastro dos alunos;
- investigar interesse do aluno;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- trocar roupa dos alunos;
- avaliar atividades dos alunos;
- participar da associação de pais e mestres;
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- demonstrar senso de organização;
- visitar locais para eventos extracurriculares;
- elaborar cronograma;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- trocar roupa de cama;
- recortar materiais;
- demonstrar afetividade;
- colar materiais;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- preencher fichas de avaliação;
- observar o raciocínio lógico;
- apresentar regras da escola;
- observar o desenvolvimento motor;
- escrever letras e números;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- interagir com a comunidade;
- apresentar projeto aos alunos;
- orientar atividades artísticas;
- identificar material pedagógico;
- selecionar eventos e atividades extracurriculares;
- ler textos;
- definir objetivos da ação didática;
- desenvolver capacidades emocionais;
- preencher diário de classe;
- reciclar material;
- demonstrar criatividade;
- criar jogos e brincadeiras;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- demonstrar paciência;
- desenvolver atividades artísticas;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- registrar observações;
- confeccionar material pedagógico;
- criar espaço para brincadeiras;
- trocar fralda dos alunos;
- organizar material pedagógico;
- acompanhar alunos em cursos extraclasses;
- estabelecer vínculos;
- demonstrar capacidade de observação;
- reestruturar estratégias;
- organizar eventos na escola;
- desenvolver atividades com informática;
- construir regras com os alunos;
- comentar filmes;
- dramatizar estórias e músicas;
- organizar eventos extracurriculares;
- organizar sala de aula;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- participar de eventos de qualificação profissional;
- contar estórias;
- contornar situações adversas;
Setores que mais contratam Professor de maternal no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades associativas
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Outras atividades de recreação e lazer
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação profissional de nível técnico
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária