Salário para o cargo de Professor de maternal
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de maternal - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de maternal

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • comunicar-se;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • ensinar alunos;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • preparar material pedagógico;
  • planejar ações didáticas;
  • organizar o trabalho;
  • cuidar dos alunos;

Atividades

  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • contornar situações adversas;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • confeccionar material pedagógico;
  • recortar materiais;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • demonstrar versatilidade;
  • orientar higiene pessoal;
  • convocar pais e responsáveis;
  • atualizar-se;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • reciclar material;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • trabalhar em equipe;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • modelar massas e argila;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • registrar observações;
  • trocar fralda dos alunos;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • ler textos;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • demonstrar afetividade;
  • identificar material pedagógico;
  • comprar material pedagógico;
  • investigar interesse do aluno;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • estabelecer vínculos;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • supervisionar refeições;
  • elaborar estórias com alunos;
  • colar materiais;
  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • organizar material pedagógico;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • selecionar material didático;
  • desenhar;
  • cantar músicas;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • visitar locais para eventos extracurriculares;
  • servir alimentação aos alunos;
  • apresentar regras da escola;
  • demonstrar senso de organização;
  • escrever letras e números;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • preencher diário de classe;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • ensinar culinária;
  • elaborar relatórios;
  • preencher agenda;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • utilizar sucata;
  • participar da definição do horário;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • alimentar os alunos;
  • pintar;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • orientar atividades artísticas;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • orientar atividades de desenho;
  • reestruturar estratégias;
  • demonstrar paciência;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • participar de conselhos;
  • supervisionar recreio;
  • definir objetivos da ação didática;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • servir como referencial de conduta;
  • auto avaliar-se;
  • corrigir atividades;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • demonstrar sensibilidade;
  • interagir com a comunidade;
  • administrar biblioteca circulante;
  • construir regras com os alunos;
  • observar o raciocínio lógico;
  • preencher fichas de avaliação;
  • observar a socialização;
  • demonstrar criatividade;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • planejar o roteiro de aula;
  • mostrar filmes;
  • solicitar material pedagógico;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • explicar atividades propostas;
  • definir métodos de avaliação;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • organizar espaços em geral;
  • comentar filmes;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
  • limpar material;
  • demonstrar autocontrole;
  • contar estórias;
  • observar a linguagem;
  • organizar eventos na escola;
  • trocar roupa dos alunos;
  • definir atividades pedagógicas;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • organizar sala de aula;
  • elaborar cronograma;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • dar banho nos alunos;
  • brincar com os alunos;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • criar espaço para brincadeiras;
  • trocar roupa de cama;
  • discutir resultados dos projetos;
  • desenvolver atividades com informática;


Setores que mais contratam Professor de maternal no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária




Profissões em Destaque: