Salário para o cargo de Professor de maternal
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de maternal - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de maternal

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • avaliar desempenho dos alunos;
  • ensinar alunos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • comunicar-se;
  • planejar ações didáticas;
  • cuidar dos alunos;
  • organizar o trabalho;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar material pedagógico;

Atividades

  • desenvolver atividades artísticas;
  • organizar sala de aula;
  • investigar interesse do aluno;
  • preencher fichas de avaliação;
  • orientar atividades de desenho;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • supervisionar refeições;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • demonstrar paciência;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • selecionar material didático;
  • participar de conselhos;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • observar a socialização;
  • dar banho nos alunos;
  • identificar material pedagógico;
  • modelar massas e argila;
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • cantar músicas;
  • supervisionar recreio;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • utilizar sucata;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • atualizar-se;
  • ensinar culinária;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • definir objetivos da ação didática;
  • demonstrar versatilidade;
  • demonstrar afetividade;
  • convocar pais e responsáveis;
  • organizar espaços em geral;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • observar o raciocínio lógico;
  • alimentar os alunos;
  • elaborar relatórios;
  • preencher agenda;
  • explicar atividades propostas;
  • preencher diário de classe;
  • organizar material pedagógico;
  • auto avaliar-se;
  • trocar roupa dos alunos;
  • contornar situações adversas;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • demonstrar sensibilidade;
  • organizar eventos na escola;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • servir como referencial de conduta;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • registrar observações;
  • servir alimentação aos alunos;
  • limpar material;
  • escrever letras e números;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • elaborar estórias com alunos;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • comprar material pedagógico;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • administrar biblioteca circulante;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • interagir com a comunidade;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • trocar roupa de cama;
  • demonstrar autocontrole;
  • discutir resultados dos projetos;
  • estabelecer vínculos;
  • ler textos;
  • definir métodos de avaliação;
  • solicitar material pedagógico;
  • apresentar regras da escola;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • recortar materiais;
  • mostrar filmes;
  • elaborar cronograma;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • orientar higiene pessoal;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • demonstrar senso de organização;
  • comentar filmes;
  • desenhar;
  • desenvolver atividades com informática;
  • pintar;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • construir regras com os alunos;
  • reciclar material;
  • trabalhar em equipe;
  • confeccionar material pedagógico;
  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • planejar o roteiro de aula;
  • definir atividades pedagógicas;
  • corrigir atividades;
  • colar materiais;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • demonstrar criatividade;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • brincar com os alunos;
  • reestruturar estratégias;
  • orientar atividades artísticas;
  • observar a linguagem;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • contar estórias;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • trocar fralda dos alunos;
  • participar da definição do horário;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • visitar locais para eventos extracurriculares;


Setores que mais contratam Professor de maternal no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária




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