Salário para o cargo de Professor de maternal
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de maternal - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de maternal

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • avaliar desempenho dos alunos;
  • ensinar alunos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • comunicar-se;
  • cuidar dos alunos;
  • preparar material pedagógico;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • organizar o trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar ações didáticas;

Atividades

  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • corrigir atividades;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • organizar espaços em geral;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • trabalhar em equipe;
  • identificar material pedagógico;
  • desenvolver atividades com informática;
  • modelar massas e argila;
  • planejar o roteiro de aula;
  • demonstrar criatividade;
  • confeccionar material pedagógico;
  • investigar interesse do aluno;
  • observar o raciocínio lógico;
  • contornar situações adversas;
  • discutir resultados dos projetos;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • trocar roupa dos alunos;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • limpar material;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • preencher fichas de avaliação;
  • organizar material pedagógico;
  • registrar observações;
  • cantar músicas;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • preencher diário de classe;
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
  • auto avaliar-se;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • contar estórias;
  • reciclar material;
  • ler textos;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • demonstrar autocontrole;
  • atualizar-se;
  • recortar materiais;
  • organizar eventos na escola;
  • estabelecer vínculos;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • trocar fralda dos alunos;
  • organizar sala de aula;
  • explicar atividades propostas;
  • apresentar regras da escola;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • construir regras com os alunos;
  • ensinar culinária;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • supervisionar refeições;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • comentar filmes;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • administrar biblioteca circulante;
  • demonstrar sensibilidade;
  • solicitar material pedagógico;
  • definir métodos de avaliação;
  • comprar material pedagógico;
  • demonstrar senso de organização;
  • trocar roupa de cama;
  • dar banho nos alunos;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • definir atividades pedagógicas;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • observar a socialização;
  • visitar locais para eventos extracurriculares;
  • participar de conselhos;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • mostrar filmes;
  • brincar com os alunos;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • colar materiais;
  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • observar a linguagem;
  • orientar atividades artísticas;
  • reestruturar estratégias;
  • definir objetivos da ação didática;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • escrever letras e números;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • desenhar;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • selecionar material didático;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • preencher agenda;
  • alimentar os alunos;
  • elaborar cronograma;
  • demonstrar versatilidade;
  • pintar;
  • orientar atividades de desenho;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • orientar higiene pessoal;
  • elaborar relatórios;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • supervisionar recreio;
  • servir alimentação aos alunos;
  • demonstrar afetividade;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • interagir com a comunidade;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • convocar pais e responsáveis;
  • participar da definição do horário;
  • utilizar sucata;
  • demonstrar paciência;
  • elaborar estórias com alunos;
  • servir como referencial de conduta;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);


Setores que mais contratam Professor de maternal no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária




Profissões em Destaque: