Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Professor de maternal
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- avaliar desempenho dos alunos;
- comunicar-se;
- ensinar alunos;
- cuidar dos alunos;
- preparar material pedagógico;
- organizar o trabalho;
- elaborar projetos pedagógicos;
- planejar ações didáticas;
- demonstrar competências pessoais;
- orientar a construção do conhecimento;
Atividades
- orientar atividades de desenho;
- apresentar regras da escola;
- explicar atividades propostas;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- participar da associação de pais e mestres;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- participar de conselhos;
- elaborar estórias com alunos;
- registrar observações;
- recortar materiais;
- debater projeto com direção e coordenação;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar paciência;
- supervisionar refeições;
- cantar músicas;
- elaborar relatórios;
- determinar parâmetros do projeto;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- orientar atividades artísticas;
- trabalhar em equipe;
- desenvolver atividades com informática;
- criar espaço para brincadeiras;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- preencher agenda;
- discutir resultados dos projetos;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- observar o raciocínio lógico;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- corrigir atividades;
- administrar biblioteca circulante;
- conferir cadastro dos alunos;
- orientar higiene pessoal;
- observar o desenvolvimento motor;
- atualizar-se;
- escrever letras e números;
- estabelecer vínculos;
- servir como referencial de conduta;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- selecionar material didático;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- preencher fichas de avaliação;
- supervisionar recreio;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
- desenhar;
- observar a socialização;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- reestruturar estratégias;
- desenvolver atividades artísticas;
- dramatizar estórias e músicas;
- identificar material pedagógico;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- brincar com os alunos;
- investigar interesse do aluno;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- reciclar material;
- pintar;
- avaliar atividades dos alunos;
- trocar roupa de cama;
- demonstrar autocontrole;
- contar estórias;
- definir métodos de avaliação;
- selecionar eventos e atividades extracurriculares;
- demonstrar versatilidade;
- desenvolver capacidades motoras;
- planejar o roteiro de aula;
- trocar roupa dos alunos;
- demonstrar afetividade;
- organizar espaços em geral;
- apresentar projeto aos alunos;
- limpar material;
- comentar filmes;
- solicitar material pedagógico;
- organizar eventos extracurriculares;
- observar a linguagem;
- colar materiais;
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- servir alimentação aos alunos;
- auto avaliar-se;
- organizar material pedagógico;
- criar jogos e brincadeiras;
- organizar sala de aula;
- definir objetivos da ação didática;
- definir atividades pedagógicas;
- visitar locais para eventos extracurriculares;
- acompanhar alunos em cursos extraclasses;
- elaborar cronograma;
- confeccionar material pedagógico;
- organizar eventos na escola;
- modelar massas e argila;
- demonstrar senso de organização;
- interagir com a comunidade;
- ler textos;
- desenvolver capacidades emocionais;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- construir regras com os alunos;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- demonstrar capacidade de observação;
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- alimentar os alunos;
- preencher diário de classe;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- participar da definição do horário;
- ensinar culinária;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- convocar pais e responsáveis;
- demonstrar sensibilidade;
- utilizar sucata;
- comprar material pedagógico;
- trocar fralda dos alunos;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- mostrar filmes;
- contornar situações adversas;
- dar banho nos alunos;
Setores que mais contratam Professor de maternal no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades associativas
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Outras atividades de recreação e lazer
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação profissional de nível técnico
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária