Salário para o cargo de Professor de maternal
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de maternal - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de maternal

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • planejar ações didáticas;
  • cuidar dos alunos;
  • preparar material pedagógico;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • organizar o trabalho;
  • ensinar alunos;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • comunicar-se;

Atividades

  • demonstrar capacidade de observação;
  • desenhar;
  • auto avaliar-se;
  • pintar;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • registrar observações;
  • modelar massas e argila;
  • preencher agenda;
  • escrever letras e números;
  • supervisionar refeições;
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • solicitar material pedagógico;
  • orientar atividades artísticas;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • dar banho nos alunos;
  • orientar higiene pessoal;
  • elaborar relatórios;
  • participar da definição do horário;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • alimentar os alunos;
  • demonstrar autocontrole;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • cantar músicas;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • orientar atividades de desenho;
  • contar estórias;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • ensinar culinária;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • corrigir atividades;
  • trocar roupa dos alunos;
  • trocar roupa de cama;
  • elaborar cronograma;
  • demonstrar senso de organização;
  • observar a linguagem;
  • observar o raciocínio lógico;
  • limpar material;
  • recortar materiais;
  • apresentar regras da escola;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • estabelecer vínculos;
  • brincar com os alunos;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • comprar material pedagógico;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • demonstrar criatividade;
  • trocar fralda dos alunos;
  • interagir com a comunidade;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • definir atividades pedagógicas;
  • mostrar filmes;
  • ler textos;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • selecionar material didático;
  • planejar o roteiro de aula;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • organizar material pedagógico;
  • desenvolver atividades com informática;
  • visitar locais para eventos extracurriculares;
  • organizar eventos na escola;
  • servir como referencial de conduta;
  • elaborar estórias com alunos;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • contornar situações adversas;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • confeccionar material pedagógico;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • definir objetivos da ação didática;
  • trabalhar em equipe;
  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • explicar atividades propostas;
  • comentar filmes;
  • organizar sala de aula;
  • preencher fichas de avaliação;
  • definir métodos de avaliação;
  • observar a socialização;
  • construir regras com os alunos;
  • supervisionar recreio;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • reestruturar estratégias;
  • demonstrar afetividade;
  • discutir resultados dos projetos;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • participar de conselhos;
  • atualizar-se;
  • demonstrar sensibilidade;
  • demonstrar versatilidade;
  • organizar espaços em geral;
  • preencher diário de classe;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • convocar pais e responsáveis;
  • identificar material pedagógico;
  • investigar interesse do aluno;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • colar materiais;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • administrar biblioteca circulante;
  • servir alimentação aos alunos;
  • demonstrar paciência;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • reciclar material;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • utilizar sucata;


Setores que mais contratam Professor de maternal no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária




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