Salário para o cargo de Professor de maternal
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de maternal - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de maternal

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • preparar material pedagógico;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • comunicar-se;
  • ensinar alunos;
  • planejar ações didáticas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar o trabalho;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • cuidar dos alunos;

Atividades

  • convocar pais e responsáveis;
  • trocar fralda dos alunos;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • participar de conselhos;
  • atualizar-se;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • trabalhar em equipe;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • solicitar material pedagógico;
  • comentar filmes;
  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • servir como referencial de conduta;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • demonstrar versatilidade;
  • registrar observações;
  • recortar materiais;
  • organizar espaços em geral;
  • reestruturar estratégias;
  • apresentar regras da escola;
  • orientar higiene pessoal;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • desenvolver atividades com informática;
  • ensinar culinária;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • elaborar cronograma;
  • demonstrar senso de organização;
  • explicar atividades propostas;
  • administrar biblioteca circulante;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • preencher fichas de avaliação;
  • selecionar material didático;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • identificar material pedagógico;
  • corrigir atividades;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • supervisionar recreio;
  • contar estórias;
  • discutir resultados dos projetos;
  • organizar sala de aula;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • interagir com a comunidade;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • reciclar material;
  • mostrar filmes;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • preencher diário de classe;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • modelar massas e argila;
  • demonstrar sensibilidade;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • definir objetivos da ação didática;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • visitar locais para eventos extracurriculares;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • elaborar relatórios;
  • orientar atividades artísticas;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • planejar o roteiro de aula;
  • limpar material;
  • preencher agenda;
  • observar o raciocínio lógico;
  • investigar interesse do aluno;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • participar da definição do horário;
  • escrever letras e números;
  • utilizar sucata;
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
  • estabelecer vínculos;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • elaborar estórias com alunos;
  • observar a socialização;
  • contornar situações adversas;
  • alimentar os alunos;
  • colar materiais;
  • demonstrar criatividade;
  • organizar material pedagógico;
  • demonstrar autocontrole;
  • definir métodos de avaliação;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • observar a linguagem;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • cantar músicas;
  • definir atividades pedagógicas;
  • trocar roupa dos alunos;
  • confeccionar material pedagógico;
  • demonstrar afetividade;
  • comprar material pedagógico;
  • supervisionar refeições;
  • pintar;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • auto avaliar-se;
  • brincar com os alunos;
  • servir alimentação aos alunos;
  • trocar roupa de cama;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • desenhar;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • construir regras com os alunos;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • demonstrar paciência;
  • organizar eventos na escola;
  • ler textos;
  • orientar atividades de desenho;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • dar banho nos alunos;


Setores que mais contratam Professor de maternal no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária




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Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Chargista