Salário para o cargo de Professor de maternal
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de maternal - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de maternal

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • avaliar desempenho dos alunos;
  • organizar o trabalho;
  • planejar ações didáticas;
  • cuidar dos alunos;
  • ensinar alunos;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • preparar material pedagógico;

Atividades

  • selecionar material didático;
  • organizar material pedagógico;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • auto avaliar-se;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • servir como referencial de conduta;
  • interagir com a comunidade;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • observar a linguagem;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • definir métodos de avaliação;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • preencher agenda;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • comentar filmes;
  • investigar interesse do aluno;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • comprar material pedagógico;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • observar a socialização;
  • definir atividades pedagógicas;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • definir objetivos da ação didática;
  • utilizar sucata;
  • colar materiais;
  • trocar roupa dos alunos;
  • trocar fralda dos alunos;
  • demonstrar paciência;
  • atualizar-se;
  • cantar músicas;
  • demonstrar sensibilidade;
  • mostrar filmes;
  • visitar locais para eventos extracurriculares;
  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • demonstrar versatilidade;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • participar de conselhos;
  • supervisionar recreio;
  • organizar espaços em geral;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • explicar atividades propostas;
  • identificar material pedagógico;
  • elaborar estórias com alunos;
  • reciclar material;
  • elaborar relatórios;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • desenvolver atividades artísticas;
  • contornar situações adversas;
  • escrever letras e números;
  • apresentar regras da escola;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • trabalhar em equipe;
  • orientar higiene pessoal;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • dar banho nos alunos;
  • demonstrar senso de organização;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • trocar roupa de cama;
  • pintar;
  • registrar observações;
  • modelar massas e argila;
  • elaborar cronograma;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • preencher fichas de avaliação;
  • organizar sala de aula;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • orientar atividades de desenho;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • corrigir atividades;
  • estabelecer vínculos;
  • reestruturar estratégias;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • alimentar os alunos;
  • planejar o roteiro de aula;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • desenvolver atividades com informática;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • recortar materiais;
  • supervisionar refeições;
  • desenhar;
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
  • contar estórias;
  • organizar eventos na escola;
  • demonstrar autocontrole;
  • orientar atividades artísticas;
  • demonstrar afetividade;
  • ensinar culinária;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • discutir resultados dos projetos;
  • observar o raciocínio lógico;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • administrar biblioteca circulante;
  • servir alimentação aos alunos;
  • limpar material;
  • convocar pais e responsáveis;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • brincar com os alunos;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • preencher diário de classe;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • confeccionar material pedagógico;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • solicitar material pedagógico;
  • ler textos;
  • construir regras com os alunos;
  • demonstrar criatividade;
  • participar da definição do horário;


Setores que mais contratam Professor de maternal no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária




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