Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio na educação infantil
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Professor de maternal
Professores de nível médio na educação infantil devem:
- avaliar desempenho dos alunos;
- ensinar alunos;
- demonstrar competências pessoais;
- organizar o trabalho;
- elaborar projetos pedagógicos;
- orientar a construção do conhecimento;
- comunicar-se;
- planejar ações didáticas;
- cuidar dos alunos;
- preparar material pedagógico;
Atividades
- atualizar-se;
- reunir-se com a coordenação e a direção;
- registrar observações;
- trabalhar em equipe;
- observar a socialização;
- ensinar culinária;
- demonstrar afetividade;
- organizar sala de aula;
- discutir resultados dos projetos;
- explicar atividades propostas;
- escrever letras e números;
- alimentar os alunos;
- organizar espaço para momento do sono e descanso;
- orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
- definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
- participar de eventos de qualificação profissional;
- servir como referencial de conduta;
- desenvolver capacidades emocionais;
- trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
- limpar sala de aula e mobiliário;
- acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
- modelar massas e argila;
- preencher diário de classe;
- acompanhar alunos em cursos extraclasses;
- participar da elaboração de calendário escolar;
- especificar materiais de ensino-aprendizagem;
- auto avaliar-se;
- auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
- observar o raciocínio lógico;
- discutir plano de aula com coordenação e direção;
- colar materiais;
- investigar interesse do aluno;
- elaborar cronograma;
- desenvolver capacidades motoras;
- demonstrar paciência;
- supervisionar entrada e saída dos alunos;
- definir objetivos da ação didática;
- conferir cadastro dos alunos;
- organizar eventos na escola;
- trocar roupa de cama;
- demonstrar criatividade;
- interagir com a comunidade;
- orientar higiene pessoal;
- desenhar;
- demonstrar capacidade de observação;
- demonstrar versatilidade;
- elaborar relatórios;
- selecionar material didático;
- administrar biblioteca circulante;
- visitar locais para eventos extracurriculares;
- elaborar estórias com alunos;
- participar da definição do horário;
- pintar;
- apresentar regras da escola;
- comentar filmes;
- participar de reuniões com demais profissionais da escola;
- participar da associação de pais e mestres;
- organizar espaços em geral;
- supervisionar refeições;
- supervisionar recreio;
- corrigir atividades;
- debater projeto com direção e coordenação;
- preencher fichas de avaliação;
- comprar material pedagógico;
- reciclar material;
- observar a linguagem;
- supervisionar momento do sono e descanso;
- criar jogos e brincadeiras;
- encaminhar alunos para outros profissionais;
- reestruturar estratégias;
- dramatizar estórias e músicas;
- estabelecer vínculos;
- observar o desenvolvimento motor;
- desenvolver atividades artísticas;
- selecionar eventos e atividades extracurriculares;
- contornar situações adversas;
- limpar material;
- demonstrar senso de organização;
- solicitar material pedagógico;
- definir atividades pedagógicas;
- utilizar sucata;
- organizar pastas de atividades dos alunos;
- servir alimentação aos alunos;
- cantar músicas;
- construir regras com os alunos;
- definir técnica de trabalho (estratégias);
- trocar fralda dos alunos;
- determinar parâmetros do projeto;
- brincar com os alunos;
- dar banho nos alunos;
- contar estórias;
- trocar roupa dos alunos;
- ler textos;
- observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
- participar de conselhos;
- orientar atividades artísticas;
- desenvolver atividades com informática;
- avaliar atividades dos alunos;
- identificar material pedagógico;
- confeccionar material pedagógico;
- apresentar projeto aos alunos;
- organizar eventos extracurriculares;
- recortar materiais;
- demonstrar autocontrole;
- planejar o roteiro de aula;
- orientar atividades com jogos e brinquedos;
- preencher agenda;
- criar espaço para brincadeiras;
- pesquisar materiais e recursos disponíveis;
- desenvolver capacidades intelectuais;
- orientar atividades de desenho;
- conversar com alunos (roda da conversa);
- convocar pais e responsáveis;
- mostrar filmes;
- organizar material pedagógico;
- demonstrar sensibilidade;
- reunir-se com pais e responsáveis;
- definir métodos de avaliação;
- analisar necessidades do aluno e da comunidade;
Setores que mais contratam Professor de maternal no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Ensino médio
- Atividades associativas
- Atividades de apoio à educação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de atendimento hospitalar
- Outras atividades de recreação e lazer
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação profissional de nível técnico
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária