Salário para o cargo de Professor de maternal
CBO 3311-05 > Professores de nível médio na educação infantil

Professor de maternal - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam e cuidam de alunos na faixa de zero a seis anos, orientam a construção do conhecimento , elaboram projetos pedagógicos, planejam ações didáticas e avaliam o desempenho dos alunos. Preparam material pedagógico, organizam o trabalho. No desenvolvimento das atividades, mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio na educação infantil

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Professor de maternal

Professores de nível médio na educação infantil devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar o trabalho;
  • planejar ações didáticas;
  • comunicar-se;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • ensinar alunos;
  • cuidar dos alunos;
  • orientar a construção do conhecimento;
  • preparar material pedagógico;
  • avaliar desempenho dos alunos;

Atividades

  • organizar pastas de atividades dos alunos;
  • orientar atividades com jogos e brinquedos;
  • acompanhar alunos em cursos extraclasses;
  • preencher agenda;
  • demonstrar criatividade;
  • organizar eventos extracurriculares;
  • supervisionar recreio;
  • participar da associação de pais e mestres;
  • pintar;
  • trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos;
  • demonstrar paciência;
  • trabalhar em equipe;
  • desenvolver capacidades intelectuais;
  • participar da elaboração de calendário escolar;
  • organizar sala de aula;
  • preencher fichas de avaliação;
  • solicitar material pedagógico;
  • observar o desenvolvimento motor;
  • planejar o roteiro de aula;
  • desenvolver capacidades emocionais;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • discutir plano de aula com coordenação e direção;
  • elaborar cronograma;
  • encaminhar alunos para outros profissionais;
  • participar da definição do horário;
  • auto avaliar-se;
  • desenvolver capacidades motoras;
  • preencher diário de classe;
  • ensinar culinária;
  • trocar roupa de cama;
  • desenvolver atividades com informática;
  • organizar espaço para momento do sono e descanso;
  • colar materiais;
  • dar banho nos alunos;
  • brincar com os alunos;
  • servir alimentação aos alunos;
  • recortar materiais;
  • elaborar relatórios;
  • visitar locais para eventos extracurriculares;
  • criar espaço para brincadeiras;
  • auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário;
  • contar estórias;
  • demonstrar versatilidade;
  • orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.);
  • organizar espaços em geral;
  • registrar observações;
  • acompanhar alunos em eventos extracurriculares;
  • analisar necessidades do aluno e da comunidade;
  • definir métodos de avaliação;
  • reestruturar estratégias;
  • comentar filmes;
  • comprar material pedagógico;
  • organizar eventos na escola;
  • criar jogos e brincadeiras;
  • determinar parâmetros do projeto;
  • debater projeto com direção e coordenação;
  • discutir resultados dos projetos;
  • definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento;
  • apresentar projeto aos alunos;
  • selecionar eventos e atividades extracurriculares;
  • administrar biblioteca circulante;
  • conversar com alunos (roda da conversa);
  • corrigir atividades;
  • desenvolver atividades artísticas;
  • observar a socialização;
  • observar a linguagem;
  • demonstrar senso de organização;
  • contornar situações adversas;
  • selecionar material didático;
  • conferir cadastro dos alunos;
  • demonstrar afetividade;
  • elaborar estórias com alunos;
  • demonstrar autocontrole;
  • participar de conselhos;
  • definir atividades pedagógicas;
  • confeccionar material pedagógico;
  • convocar pais e responsáveis;
  • orientar atividades de desenho;
  • participar de reuniões com demais profissionais da escola;
  • observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.);
  • identificar material pedagógico;
  • ler textos;
  • participar de eventos de qualificação profissional;
  • avaliar atividades dos alunos;
  • alimentar os alunos;
  • supervisionar entrada e saída dos alunos;
  • definir objetivos da ação didática;
  • pesquisar materiais e recursos disponíveis;
  • interagir com a comunidade;
  • desenhar;
  • orientar atividades artísticas;
  • reunir-se com a coordenação e a direção;
  • especificar materiais de ensino-aprendizagem;
  • cantar músicas;
  • trocar roupa dos alunos;
  • mostrar filmes;
  • organizar material pedagógico;
  • escrever letras e números;
  • limpar material;
  • reunir-se com pais e responsáveis;
  • servir como referencial de conduta;
  • orientar higiene pessoal;
  • supervisionar momento do sono e descanso;
  • construir regras com os alunos;
  • dramatizar estórias e músicas;
  • supervisionar refeições;
  • demonstrar sensibilidade;
  • investigar interesse do aluno;
  • reciclar material;
  • limpar sala de aula e mobiliário;
  • atualizar-se;
  • definir técnica de trabalho (estratégias);
  • utilizar sucata;
  • trocar fralda dos alunos;
  • modelar massas e argila;
  • estabelecer vínculos;
  • observar o raciocínio lógico;
  • apresentar regras da escola;
  • explicar atividades propostas;


Setores que mais contratam Professor de maternal no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Atividades de apoio à educação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação profissional de nível técnico
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária




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