Salário para o cargo de Professor de língua portuguesa na modalidade escrita (ensino especial)
CBO 2392-05 > Professores de educação especial

Professor de língua portuguesa na modalidade escrita (ensino especial) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Professor de língua portuguesa na modalidade escrita (ensino especial)

Um Professor de língua portuguesa na modalidade escrita (ensino especial) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.115,85 e R$ 5.162,09, com a média salarial de R$ 2.828,57 e o salário mediana em R$ 2.635,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de língua portuguesa na modalidade escrita (ensino especial)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.828,57 33.942,81 707,14 19,19
1º Quartil 2.115,85 25.390,15 528,96 14,35
Salário Mediana 2.635,00 31.620,00 658,75 17,88
3º Quartil 3.936,83 47.241,93 984,21 26,71
Teto Salarial 5.162,09 61.945,03 1.290,52 35,02


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Curitiba - PR 1.925 - 4.044 2.464,59 1.924,67 2.289,50 3.338,83 4.044,10
São Gabriel do Oeste - MS 2.105 - 4.492 3.025,16 2.105,17 3.188,00 3.708,67 4.492,05
São Paulo - SP 1.813 - 3.715 2.374,70 1.813,00 2.210,00 3.067,40 3.715,33
Rio Claro - SP 2.410 - 4.328 2.867,62 2.410,40 2.715,00 3.573,20 4.327,97
Belo Horizonte - MG 2.579 - 4.269 2.821,88 2.579,00 2.579,42 3.524,75 4.269,28
Criciúma - SC 2.265 - 5.621 3.321,69 2.265,00 2.320,00 4.641,00 5.621,32
Santa Rita do Pardo - MS 2.216 - 2.786 2.267,69 2.216,00 2.300,00 2.300,00 2.785,83
Ipiranga - PR 1.817 - 4.720 2.530,29 1.816,67 2.050,00 3.897,25 4.720,47
Angatuba - SP 4.386 - 5.557 4.537,50 4.386,00 4.588,00 4.588,00 5.557,12
Monte Alto - SP 1.711 - 3.404 2.318,00 1.711,00 2.651,00 2.810,00 3.403,56
Capitão Leônidas Marques - PR 1.736 - 3.332 2.566,45 1.736,00 2.751,00 2.751,00 3.332,09
Bonito - MS 2.100 - 5.087 2.520,00 2.100,00 2.100,00 4.200,00 5.087,17
Cristais Paulista - SP 2.560 - 5.610 3.359,00 2.560,00 3.315,00 4.632,00 5.610,42
Boa Esperança do Sul - SP 2.758 - 3.711 2.987,38 2.757,50 3.064,00 3.064,00 3.711,21
Maceió - AL 1.600 - 3.345 2.034,75 1.599,50 1.631,00 2.761,50 3.344,81
Lucas do Rio Verde - MT 2.141 - 3.021 2.317,50 2.141,00 2.317,50 2.494,00 3.020,81
Santa Rosa - RS 1.456 - 2.351 1.802,43 1.456,00 1.941,00 1.941,00 2.351,00
Mauá da Serra - PR 2.751 - 6.664 3.537,00 2.751,00 2.751,00 5.502,00 6.664,19
Lupionópolis - PR 2.751 - 3.520 2.776,83 2.751,00 2.751,00 2.906,00 3.519,83
Pelotas - RS 1.777 - 4.790 2.729,00 1.777,00 2.683,50 3.955,00 4.790,41


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.036 - 5.315 3.019,92 2.036,49 2.810,00 4.388,44 5.315,41
Paraná 1.921 - 4.601 2.735,30 1.920,99 2.751,00 3.798,57 4.600,95
Mato Grosso do Sul 2.016 - 5.021 2.867,22 2.016,00 2.700,00 4.145,38 5.021,01
Santa Catarina 1.999 - 6.225 3.364,62 1.999,38 2.500,00 5.139,63 6.225,27
Minas Gerais 1.825 - 4.076 2.605,22 1.825,23 2.579,00 3.365,00 4.075,79
Rio Grande do Sul 1.651 - 3.549 2.145,10 1.651,00 1.941,00 2.929,80 3.548,66
Rio de Janeiro 1.824 - 4.924 2.549,13 1.823,75 2.200,00 4.065,00 4.923,65
Alagoas 1.600 - 3.345 2.034,75 1.599,50 1.631,00 2.761,50 3.344,81
Mato Grosso 2.141 - 3.021 2.317,50 2.141,00 2.317,50 2.494,00 3.020,81
Pará 1.500 - 2.442 1.868,57 1.500,00 2.016,00 2.016,00 2.441,84
Pernambuco 1.412 - 3.595 2.289,60 1.412,00 2.356,00 2.968,00 3.594,93
Rondônia 1.412 - 5.547 3.767,51 1.412,00 4.420,55 4.580,00 5.547,43


Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Professor de língua portuguesa na modalidade escrita (ensino especial)

Professores de educação especial devem:

  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;

  • Atividades

    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • pesquisar a língua de sinais;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
    • ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • demonstrar criatividade;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
    • transcrever textos em tinta para o braile;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • proceder com ética;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • definir conteúdos escolares;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • orientar estágios dos alunos;
    • pesquisar língua escrita de sinais;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • coordenar curso;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • participar de palestras e cursos;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • alfabetizar em braile;
    • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
    • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • preparar a comunidade para uso do braile;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • realizar atividades para orientação e mobilidade;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • ministrar palestras e cursos;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • avaliar rendimento escolar;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • formar guia-intérprete para surdo cego;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • ensinar o uso de objetos de referência;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • participar das associações da área;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • planejar atividades extraclasse;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • elaborar relatórios;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • elaborar códigos de interação social;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • dominar língua de sinais;
    • avaliar o desempenho linguístico do surdos;
    • participar de conselhos de classe;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • pesquisar estratégias de aquisição de língua;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • ensinar língua portuguesa;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • transcrever textos em tipos ampliados;
    • dominar braile;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • preparar materiais de autocontrate;
    • elaborar plano de aulas;
    • elaborar material visual para alunos;
    • demonstrar tolerância;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • ensinar atividades recreativas;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • participar de associações da categoria;
    • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;


    Setores que mais contratam Professor de língua portuguesa na modalidade escrita (ensino especial) no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Ensino fundamental
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Aquarelista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Aquarelista

    Salário para o cargo de Escultor
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Escultor