Salário para o cargo de Professor de fonoaudiologia
CBO 2344-30 > Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Professor de fonoaudiologia - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram atividades didáticas, preparam aulas teóricas e práticas para disciplinas das ciências biológicas e da saúde, do ensino superior, planejam cursos, realizam atividades de extensão e divulgam produção acadêmica. Orientam e avaliam alunos, participam da administração universitária, avaliam disciplinas e cursos, comunicam-se oralmente e por escrito. Podem desenvolver pesquisas.

Quanto ganha um Professor de fonoaudiologia

Um Professor de fonoaudiologia trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.136,61 e R$ 9.006,05, com a média salarial de R$ 3.876,96 e o salário mediana em R$ 2.704,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de fonoaudiologia

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.876,96 46.523,53 969,24 31,40
1º Quartil 2.136,61 25.639,26 534,15 17,30
Salário Mediana 2.704,00 32.448,00 676,00 21,90
3º Quartil 6.868,40 82.420,80 1.717,10 55,62
Teto Salarial 9.006,05 108.072,63 2.251,51 72,93


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Foz do Iguaçu - PR 1.497 - 3.608 2.222,50 1.497,00 2.128,00 2.978,75 3.607,95
Goiânia - GO 2.600 - 5.087 3.177,78 2.600,00 3.100,00 4.200,00 5.087,17
São Paulo - SP 2.647 - 10.509 7.695,29 2.647,00 8.676,00 8.676,00 10.508,63
Luís Eduardo Magalhaes - BA 2.000 - 5.778 3.496,80 2.000,00 3.840,00 4.770,00 5.777,57


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Paraná 1.551 - 6.057 2.768,93 1.551,29 2.174,00 5.000,71 6.057,02
São Paulo 2.168 - 14.409 6.217,53 2.167,75 4.140,00 11.896,50 14.409,40
Goiás 2.600 - 5.087 3.177,78 2.600,00 3.100,00 4.200,00 5.087,17
Rio Grande do Sul 1.730 - 7.928 3.381,40 1.730,00 2.750,00 6.545,00 7.927,50
Bahia 2.000 - 5.778 3.496,80 2.000,00 3.840,00 4.770,00 5.777,57


Principais locais de trabalho

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.


Funções e atividades do Professor de fonoaudiologia

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior devem:

  • planejar cursos;
  • avaliar alunos, disciplinas e cursos;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • orientar alunos;
  • desenvolver pesquisas;
  • participar da administração universitária;
  • divulgar produção acadêmica;
  • comunicar-se;
  • realizar atividades de extensão;
  • ministrar atividades didáticas;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • integrar direção de associações científicas e profissionais;
    • redigir textos didáticos, científicos e técnicos;
    • ensinar métodos e técnicas de pesquisa;
    • preparar apresentação de resultados;
    • coordenar seminários e grupos de discussão;
    • estabelecer metodologia de pesquisa;
    • compor apresentação final de publicações;
    • orientar elaboração de projetos e textos científicos;
    • executar consultoria ´ad hoc´;
    • preparar material didático;
    • orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias;
    • preparar documentação científica;
    • registrar resultados de avaliações;
    • coordenar pesquisa;
    • orientar execução de tarefas;
    • produzir materiais iconográficos e ilustrativos;
    • defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes;
    • constituir equipe de pesquisa;
    • orientar sobre utilização de equipamentos e materiais;
    • presidir órgãos colegiados;
    • gerenciar recursos das pesquisas;
    • coletar dados;
    • analisar dados;
    • agir com senso crítico;
    • definir critérios e calendário de avaliação;
    • proferir palestras e conferências;
    • chefiar departamento;
    • participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros;
    • analisar processo de avaliação;
    • submeter textos para publicação;
    • corrigir trabalhos acadêmicos;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • orientar percurso acadêmico do aluno;
    • elaborar pareceres diversos;
    • estabelecer número de vagas;
    • difundir métodos, técnicas e produtos, junto à comunidade;
    • elaborar ementas;
    • estimular atitude crítica;
    • participar de comissões;
    • ministrar aulas expositivas;
    • trabalhar em grupo;
    • oferecer cursos;
    • obter financiamento para publicação;
    • prestar assessorias e consultorias;
    • constituir corpo docente;
    • integrar corpo editorial de revistas;
    • treinar equipe de pesquisa;
    • ministrar atividades de campo;
    • coordenar disciplinas;
    • definir elenco de disciplinas;
    • elaborar cronograma de atividades;
    • prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária;
    • orientar alunos em procedimentos de metodologia científica;
    • definir perfil de profissional de conclusão;
    • identificar demanda de mercado;
    • preparar avaliações;
    • instruir alunos em técnicas especiais;
    • ministrar aulas práticas;
    • definir carga horária;
    • revisar literatura;
    • elaborar projetos;
    • supervisionar estágios curriculares;
    • integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias;
    • demonstrar capacidade de análise;
    • coordenar laboratórios de ensino e pesquisa;
    • participar de órgãos colegiados;
    • agir com disciplina;
    • definir objetivos de cursos;
    • propor convênios;
    • selecionar metodologia de ensino;
    • revisar avaliações;
    • coordenar implantação de cursos;
    • definir políticas acadêmicas;
    • estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais;
    • participar de bancas de seleção, qualificação e titulação;
    • captar recursos materiais e financeiros;
    • propor alterações em estrutura curricular;
    • registrar frequência de aluno;
    • desenvolver equipamentos e materiais;
    • discutir avaliação com aluno;
    • estabelecer intercâmbio científico;
    • elaborar proposta de criação de curso;
    • coordenar projetos institucionais;
    • redigir boletins;
    • interpretar mensagens orais (compreensão oral);
    • organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente;
    • orientar sobre utilização de fontes de pesquisa;
    • estimular auto aprendizado;
    • estimular desenvolvimento de conduta ética;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • expressar-se por escrito;
    • argumentar com clareza e consistência;
    • esclarecer dúvidas;
    • definir bibliografia;
    • coordenar eventos científicos;
    • implementar ações educativas e preventivas;
    • ter visão global;
    • exercer curadoria de coleções;
    • elaborar relatórios acadêmico-administrativos;
    • redigir relatórios técnicos, científicos e boletins;
    • identificar pré-requisitos;
    • expressar-se oralmente;
    • selecionar conteúdo;
    • estimular realização de trabalhos em grupo;
    • adaptar equipamentos e materiais;
    • interpretar mensagens escritas (compreensão escrita);
    • participar de bancas de concursos;
    • providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa;
    • supervisionar experimentos;
    • revisar textos;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros (laboratório de análise);
    • liderar pessoas;
    • participar de eventos científicos;
    • integrar equipes de órgãos externos à instituição de ensino;
    • conceder entrevistas à mídia;
    • partilhar conhecimento;
    • coordenar missões científicas;
    • instruir alunos na formação de atitudes;
    • demonstrar criatividade;
    • atualizar literatura;


    Setores que mais contratam Professor de fonoaudiologia no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de psicologia e psicanálise
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de fonoaudiologia
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Comércio varejista de artigos médicos e ortopédicos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: