Salário para o cargo de Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
CBO 2321-15 > Professores do ensino médio

Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio

Um Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.615,14 e R$ 47.333,96, com a média salarial de R$ 13.294,58 e o salário mediana em R$ 2.386,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 13.294,58 159.534,98 3.323,65 102,04
1º Quartil 1.615,14 19.381,72 403,79 12,40
Salário Mediana 2.386,00 28.632,00 596,50 18,31
3º Quartil 36.098,90 433.186,81 9.024,73 277,06
Teto Salarial 47.333,96 568.007,54 11.833,49 363,30


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.392 - 10.722 3.756,69 1.392,34 2.254,00 8.851,99 10.721,79
Rio de Janeiro - RJ 1.485 - 168.137 37.077,93 1.484,76 3.232,13 138.814,71 168.136,54
Brasília - DF 1.526 - 271.742 57.531,55 1.525,51 3.357,05 224.352,03 271.741,91
Curitiba - PR 2.151 - 10.277 5.137,25 2.151,18 5.440,60 8.484,52 10.276,71
Porto Alegre - RS 1.281 - 7.516 3.009,81 1.281,41 2.310,00 6.204,98 7.515,66
Recife - PE 1.188 - 100.367 21.625,60 1.187,59 1.436,40 82.863,50 100.366,75
Fortaleza - CE 1.092 - 16.632 4.536,57 1.091,90 1.610,85 13.731,59 16.632,12
Salvador - BA 1.414 - 16.162 4.859,59 1.413,51 2.417,30 13.343,63 16.162,20
Goiânia - GO 1.248 - 8.769 3.180,30 1.247,94 1.680,00 7.240,04 8.769,36
Colina - SP 1.241 - 1.703 1.294,79 1.240,71 1.262,75 1.405,73 1.702,66
Santos - SP 1.369 - 4.878 2.414,65 1.369,28 2.198,91 4.027,21 4.877,88
Santana de Parnaíba - SP 1.922 - 11.260 3.957,13 1.921,96 2.368,69 9.296,63 11.260,35
Campinas - SP 1.237 - 5.535 2.537,21 1.237,33 2.173,50 4.569,54 5.534,77
São Bernardo do Campo - SP 1.559 - 12.052 4.580,60 1.559,36 2.737,00 9.950,39 12.052,21
Santa Maria - RS 2.213 - 2.973 2.360,45 2.213,11 2.386,00 2.454,36 2.972,80
Uberlândia - MG 1.117 - 4.485 2.519,18 1.116,97 2.269,00 3.703,00 4.485,18
Belo Horizonte - MG 1.415 - 168.713 37.393,60 1.414,88 2.539,08 139.290,44 168.712,76
Florianópolis - SC 2.758 - 21.640 8.167,10 2.758,11 5.984,00 17.865,97 21.639,80
São José dos Campos - SP 1.285 - 4.719 2.299,37 1.284,54 2.133,46 3.895,71 4.718,60
São José de Ribamar - MA 1.658 - 503.437 110.025,05 1.658,43 2.584,44 415.641,09 503.436,96


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.302 - 12.076 3.946,66 1.301,80 2.215,39 9.970,38 12.076,42
Paraná 1.050 - 8.465 3.731,47 1.050,06 3.525,00 6.988,86 8.465,12
Rio de Janeiro 1.313 - 93.540 21.040,78 1.313,25 2.713,17 77.227,40 93.540,15
Santa Catarina 1.986 - 9.831 4.798,55 1.985,95 4.716,00 8.116,84 9.831,36
Rio Grande do Sul 1.349 - 5.553 2.623,43 1.349,34 2.386,00 4.584,27 5.552,60
Minas Gerais 1.295 - 115.528 25.050,75 1.294,84 2.090,00 95.381,05 115.528,39
Bahia 1.307 - 18.780 5.347,43 1.306,76 2.297,00 15.505,25 18.780,43
Distrito Federal 1.526 - 271.742 57.531,55 1.525,51 3.357,05 224.352,03 271.741,91
Pernambuco 1.114 - 74.585 16.123,65 1.113,69 1.434,92 61.577,88 74.584,98
Goiás 1.286 - 89.223 19.838,19 1.285,82 2.258,80 73.663,33 89.223,23
Ceará 1.109 - 80.292 17.749,86 1.109,24 1.669,50 66.289,38 80.291,68
Mato Grosso 1.152 - 5.430 2.509,98 1.152,49 2.245,71 4.483,46 5.430,50
Espírito Santo 1.286 - 433.225 102.556,51 1.285,83 6.146,45 357.673,32 433.224,66
Rio Grande do Norte 1.275 - 118.436 25.509,38 1.274,73 1.940,30 97.781,35 118.435,70
Maranhão 1.399 - 438.727 91.598,64 1.398,91 2.338,60 362.215,71 438.726,54
Tocantins 1.487 - 187.020 40.641,36 1.487,10 3.381,38 154.405,31 187.020,34
Pará 1.422 - 445.000 95.871,08 1.422,27 3.760,83 367.394,95 444.999,79
Alagoas 1.101 - 50.852 10.823,15 1.100,88 1.858,77 41.983,69 50.851,90
Sergipe 1.052 - 5.631 2.142,03 1.051,88 1.263,38 4.649,26 5.631,32
Rondônia 1.585 - 3.685 2.236,55 1.584,58 2.164,66 3.042,56 3.685,24
Amazonas 1.466 - 4.868 2.526,45 1.465,53 2.381,63 4.019,30 4.868,30
Mato Grosso do Sul 1.108 - 3.664 1.755,47 1.107,50 1.492,50 3.025,33 3.664,37
Piauí 949 - 220.703 43.752,30 949,24 1.918,00 182.214,00 220.703,06
Paraíba 1.004 - 244.861 48.282,95 1.003,60 1.984,00 202.159,02 244.861,07
Acre 1.475 - 2.727 1.786,59 1.475,00 1.800,00 2.251,25 2.726,78
Amapá 2.026 - 4.907 3.617,36 2.025,72 4.051,44 4.051,44 4.907,23


Principais locais de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio

O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio

Professores do ensino médio devem:

  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • participar de atividades institucionais;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • comunicar-se;
  • ensinar;
  • preparar aulas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;

  • Atividades

    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • dialogar com os alunos;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
    • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • organizar cursos para professores e comunidade;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • expressar-se com clareza;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • interagir com os alunos;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • influir na decisão da aquisição de material didático;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • escolher livro didático;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • constituir bancas examinadoras de novos professores;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • medir o conhecimento específico;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • administrar conflitos;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
    • atender pais e alunos;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • definir o calendário;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • constituir comissões de sindicância;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • propor a contratação de serviços especializados;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • requisitar material pedagógico;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;


    Setores que mais contratam Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação profissional de nível técnico
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - pré-escola
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação superior - graduação
    • Educação infantil - creche
    • Educação superior - graduação e pós-graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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