Quanto ganha um Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
Um Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.728,56 e R$ 8.628,94, com a média salarial de R$ 4.342,50 e o salário mediana em R$ 4.708,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 4.342,50 | 52.110,01 | 1.085,63 | 26,49 |
1º Quartil | 2.728,56 | 32.742,77 | 682,14 | 16,65 |
Salário Mediana | 4.708,00 | 56.496,00 | 1.177,00 | 28,72 |
3º Quartil | 6.580,80 | 78.969,57 | 1.645,20 | 40,15 |
Teto Salarial | 8.628,94 | 103.547,27 | 2.157,23 | 52,65 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
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Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 3.145 - 12.758 | 5.780,18 | 3.145,22 | 4.708,00 | 10.533,46 | 12.758,44 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.679 - 10.659 | 4.180,69 | 1.679,28 | 2.842,80 | 8.800,04 | 10.658,87 |
Brasília - DF | 1.864 - 9.973 | 4.483,07 | 1.863,91 | 3.920,00 | 8.233,74 | 9.972,96 |
São Bernardo do Campo - SP | 2.282 - 8.616 | 4.352,83 | 2.282,00 | 3.875,00 | 7.113,05 | 8.615,54 |
Salvador - BA | 2.136 - 8.296 | 3.989,77 | 2.135,89 | 3.445,00 | 6.849,25 | 8.296,02 |
Porto Alegre - RS | 1.840 - 9.764 | 4.239,66 | 1.839,90 | 3.284,00 | 8.061,40 | 9.764,21 |
Belo Horizonte - MG | 1.775 - 9.529 | 4.240,94 | 1.774,60 | 3.701,75 | 7.866,89 | 9.528,61 |
São Carlos - SP | 2.419 - 6.413 | 3.699,44 | 2.419,10 | 3.448,00 | 5.294,86 | 6.413,29 |
Curitiba - PR | 2.949 - 8.836 | 5.248,51 | 2.948,84 | 4.888,30 | 7.295,20 | 8.836,17 |
Mococa - SP | 2.277 - 5.874 | 3.485,74 | 2.277,41 | 3.393,00 | 4.849,29 | 5.873,61 |
Santos - SP | 2.174 - 10.049 | 4.596,56 | 2.173,55 | 4.190,00 | 8.296,75 | 10.049,27 |
Goiânia - GO | 1.642 - 18.417 | 5.347,49 | 1.641,87 | 2.190,00 | 15.204,87 | 18.416,60 |
Colina - SP | 1.836 - 2.574 | 1.964,35 | 1.835,58 | 1.934,00 | 2.125,50 | 2.574,48 |
Recife - PE | 1.587 - 5.689 | 2.723,07 | 1.587,38 | 2.304,00 | 4.697,07 | 5.689,23 |
Ribeirão Preto - SP | 2.352 - 8.063 | 4.562,47 | 2.352,23 | 4.708,00 | 6.657,10 | 8.063,28 |
Santana de Parnaíba - SP | 3.309 - 6.340 | 4.349,93 | 3.308,68 | 4.708,00 | 5.234,74 | 6.340,48 |
Fortaleza - CE | 1.467 - 7.410 | 2.928,33 | 1.466,93 | 2.070,50 | 6.117,67 | 7.409,90 |
São José do Rio Preto - SP | 1.871 - 7.605 | 4.077,26 | 1.871,38 | 4.708,00 | 6.278,81 | 7.605,08 |
Sorocaba - SP | 3.290 - 7.375 | 4.698,95 | 3.289,92 | 4.708,00 | 6.088,80 | 7.374,94 |
São Caetano do Sul - SP | 3.548 - 5.974 | 4.222,82 | 3.548,48 | 4.061,00 | 4.932,35 | 5.974,21 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 2.599 - 8.310 | 4.687,89 | 2.598,52 | 4.708,00 | 6.860,91 | 8.310,14 |
Minas Gerais | 1.683 - 7.755 | 3.433,48 | 1.682,83 | 2.664,00 | 6.402,31 | 7.754,67 |
Rio Grande do Sul | 1.953 - 8.151 | 3.906,98 | 1.953,15 | 3.212,00 | 6.729,85 | 8.151,39 |
Rio de Janeiro | 1.611 - 8.967 | 3.636,95 | 1.611,23 | 2.558,00 | 7.403,14 | 8.966,90 |
Paraná | 1.854 - 8.551 | 4.079,25 | 1.853,89 | 3.704,00 | 7.060,07 | 8.551,37 |
Santa Catarina | 2.450 - 10.467 | 6.143,54 | 2.450,45 | 6.670,00 | 8.641,82 | 10.467,24 |
Bahia | 1.612 - 7.801 | 3.525,96 | 1.611,59 | 2.906,00 | 6.440,96 | 7.801,49 |
Goiás | 1.600 - 12.280 | 4.310,64 | 1.599,92 | 2.799,00 | 10.138,75 | 12.280,35 |
Pernambuco | 1.569 - 5.963 | 2.804,13 | 1.569,01 | 2.259,00 | 4.923,22 | 5.963,15 |
Distrito Federal | 1.864 - 9.973 | 4.483,07 | 1.863,91 | 3.920,00 | 8.233,74 | 9.972,96 |
Mato Grosso | 1.977 - 8.871 | 4.278,90 | 1.976,96 | 3.703,00 | 7.324,06 | 8.871,12 |
Pará | 1.660 - 8.701 | 3.502,59 | 1.659,55 | 2.491,00 | 7.183,28 | 8.700,60 |
Ceará | 1.470 - 6.568 | 2.750,24 | 1.470,00 | 2.059,00 | 5.422,43 | 6.567,81 |
Maranhão | 1.571 - 6.951 | 3.219,82 | 1.571,41 | 2.791,00 | 5.738,81 | 6.951,02 |
Tocantins | 1.791 - 10.287 | 4.606,85 | 1.791,48 | 4.299,00 | 8.492,93 | 10.286,89 |
Rio Grande do Norte | 1.556 - 4.636 | 2.578,48 | 1.555,50 | 2.467,00 | 3.827,84 | 4.636,39 |
Espírito Santo | 1.721 - 4.962 | 2.740,89 | 1.720,50 | 2.495,00 | 4.096,65 | 4.961,99 |
Sergipe | 1.412 - 6.682 | 2.675,46 | 1.412,00 | 1.782,00 | 5.517,00 | 6.682,36 |
Paraíba | 1.701 - 5.378 | 2.889,79 | 1.700,50 | 2.677,00 | 4.440,00 | 5.377,86 |
Piauí | 1.587 - 11.139 | 5.001,52 | 1.586,56 | 5.313,00 | 9.196,05 | 11.138,53 |
Mato Grosso do Sul | 1.631 - 9.385 | 3.878,84 | 1.631,41 | 2.839,00 | 7.748,55 | 9.385,28 |
Amazonas | 1.567 - 13.739 | 4.920,27 | 1.566,71 | 4.095,00 | 11.342,79 | 13.738,72 |
Rondônia | 1.623 - 7.353 | 3.700,55 | 1.622,50 | 3.116,50 | 6.070,78 | 7.353,11 |
Alagoas | 1.491 - 4.345 | 2.170,04 | 1.491,17 | 1.701,50 | 3.587,33 | 4.345,09 |
Amapá | 1.550 - 8.873 | 3.499,60 | 1.550,00 | 2.839,20 | 7.326,00 | 8.873,47 |
Acre | 1.412 - 3.709 | 2.019,43 | 1.412,00 | 2.100,00 | 3.062,00 | 3.708,79 |
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
Atividades
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- escolher material didático e pedagógico;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- dialogar com os alunos;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- atender pais e alunos;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- estabelecer empatia com os alunos;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- escolher livro didático;
- preparar-se para concursos docentes;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- administrar conflitos;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- constituir comissões de sindicância;
- adequar o planejamento às aulas;
- definir o calendário;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- interagir com os alunos;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- medir o conhecimento específico;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- influir na definição dos planos de carreira;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- organizar cursos para professores e comunidade;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- expressar-se com clareza;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- influir na decisão da aquisição de material didático;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- requisitar material pedagógico;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- propor a contratação de serviços especializados;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- constituir bancas examinadoras de novos professores;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
Setores que mais contratam Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio no mercado de trabalho
- Educação profissional de nível técnico
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Outras atividades de ensino
- Administração pública em geral
- Educação infantil - pré-escola
- Educação infantil - creche
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação superior - graduação e pós-graduação
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br