Salário para o cargo de Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
CBO 2321-15 > Professores do ensino médio

Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio

Um Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.728,56 e R$ 8.628,94, com a média salarial de R$ 4.342,50 e o salário mediana em R$ 4.708,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.342,50 52.110,01 1.085,63 26,49
1º Quartil 2.728,56 32.742,77 682,14 16,65
Salário Mediana 4.708,00 56.496,00 1.177,00 28,72
3º Quartil 6.580,80 78.969,57 1.645,20 40,15
Teto Salarial 8.628,94 103.547,27 2.157,23 52,65


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.145 - 12.758 5.780,18 3.145,22 4.708,00 10.533,46 12.758,44
Rio de Janeiro - RJ 1.679 - 10.659 4.180,69 1.679,28 2.842,80 8.800,04 10.658,87
Brasília - DF 1.864 - 9.973 4.483,07 1.863,91 3.920,00 8.233,74 9.972,96
São Bernardo do Campo - SP 2.282 - 8.616 4.352,83 2.282,00 3.875,00 7.113,05 8.615,54
Salvador - BA 2.136 - 8.296 3.989,77 2.135,89 3.445,00 6.849,25 8.296,02
Porto Alegre - RS 1.840 - 9.764 4.239,66 1.839,90 3.284,00 8.061,40 9.764,21
Belo Horizonte - MG 1.775 - 9.529 4.240,94 1.774,60 3.701,75 7.866,89 9.528,61
São Carlos - SP 2.419 - 6.413 3.699,44 2.419,10 3.448,00 5.294,86 6.413,29
Curitiba - PR 2.949 - 8.836 5.248,51 2.948,84 4.888,30 7.295,20 8.836,17
Mococa - SP 2.277 - 5.874 3.485,74 2.277,41 3.393,00 4.849,29 5.873,61
Santos - SP 2.174 - 10.049 4.596,56 2.173,55 4.190,00 8.296,75 10.049,27
Goiânia - GO 1.642 - 18.417 5.347,49 1.641,87 2.190,00 15.204,87 18.416,60
Colina - SP 1.836 - 2.574 1.964,35 1.835,58 1.934,00 2.125,50 2.574,48
Recife - PE 1.587 - 5.689 2.723,07 1.587,38 2.304,00 4.697,07 5.689,23
Ribeirão Preto - SP 2.352 - 8.063 4.562,47 2.352,23 4.708,00 6.657,10 8.063,28
Santana de Parnaíba - SP 3.309 - 6.340 4.349,93 3.308,68 4.708,00 5.234,74 6.340,48
Fortaleza - CE 1.467 - 7.410 2.928,33 1.466,93 2.070,50 6.117,67 7.409,90
São José do Rio Preto - SP 1.871 - 7.605 4.077,26 1.871,38 4.708,00 6.278,81 7.605,08
Sorocaba - SP 3.290 - 7.375 4.698,95 3.289,92 4.708,00 6.088,80 7.374,94
São Caetano do Sul - SP 3.548 - 5.974 4.222,82 3.548,48 4.061,00 4.932,35 5.974,21


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.599 - 8.310 4.687,89 2.598,52 4.708,00 6.860,91 8.310,14
Minas Gerais 1.683 - 7.755 3.433,48 1.682,83 2.664,00 6.402,31 7.754,67
Rio Grande do Sul 1.953 - 8.151 3.906,98 1.953,15 3.212,00 6.729,85 8.151,39
Rio de Janeiro 1.611 - 8.967 3.636,95 1.611,23 2.558,00 7.403,14 8.966,90
Paraná 1.854 - 8.551 4.079,25 1.853,89 3.704,00 7.060,07 8.551,37
Santa Catarina 2.450 - 10.467 6.143,54 2.450,45 6.670,00 8.641,82 10.467,24
Bahia 1.612 - 7.801 3.525,96 1.611,59 2.906,00 6.440,96 7.801,49
Goiás 1.600 - 12.280 4.310,64 1.599,92 2.799,00 10.138,75 12.280,35
Pernambuco 1.569 - 5.963 2.804,13 1.569,01 2.259,00 4.923,22 5.963,15
Distrito Federal 1.864 - 9.973 4.483,07 1.863,91 3.920,00 8.233,74 9.972,96
Mato Grosso 1.977 - 8.871 4.278,90 1.976,96 3.703,00 7.324,06 8.871,12
Pará 1.660 - 8.701 3.502,59 1.659,55 2.491,00 7.183,28 8.700,60
Ceará 1.470 - 6.568 2.750,24 1.470,00 2.059,00 5.422,43 6.567,81
Maranhão 1.571 - 6.951 3.219,82 1.571,41 2.791,00 5.738,81 6.951,02
Tocantins 1.791 - 10.287 4.606,85 1.791,48 4.299,00 8.492,93 10.286,89
Rio Grande do Norte 1.556 - 4.636 2.578,48 1.555,50 2.467,00 3.827,84 4.636,39
Espírito Santo 1.721 - 4.962 2.740,89 1.720,50 2.495,00 4.096,65 4.961,99
Sergipe 1.412 - 6.682 2.675,46 1.412,00 1.782,00 5.517,00 6.682,36
Paraíba 1.701 - 5.378 2.889,79 1.700,50 2.677,00 4.440,00 5.377,86
Piauí 1.587 - 11.139 5.001,52 1.586,56 5.313,00 9.196,05 11.138,53
Mato Grosso do Sul 1.631 - 9.385 3.878,84 1.631,41 2.839,00 7.748,55 9.385,28
Amazonas 1.567 - 13.739 4.920,27 1.566,71 4.095,00 11.342,79 13.738,72
Rondônia 1.623 - 7.353 3.700,55 1.622,50 3.116,50 6.070,78 7.353,11
Alagoas 1.491 - 4.345 2.170,04 1.491,17 1.701,50 3.587,33 4.345,09
Amapá 1.550 - 8.873 3.499,60 1.550,00 2.839,20 7.326,00 8.873,47
Acre 1.412 - 3.709 2.019,43 1.412,00 2.100,00 3.062,00 3.708,79


Principais locais de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio

O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio

Professores do ensino médio devem:

  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar;
  • preparar aulas;
  • participar de atividades institucionais;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;

  • Atividades

    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • dialogar com os alunos;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • atender pais e alunos;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • escolher livro didático;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • administrar conflitos;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • constituir comissões de sindicância;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • definir o calendário;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • interagir com os alunos;
    • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
    • medir o conhecimento específico;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • organizar cursos para professores e comunidade;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • expressar-se com clareza;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • influir na decisão da aquisição de material didático;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • requisitar material pedagógico;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • propor a contratação de serviços especializados;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • constituir bancas examinadoras de novos professores;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;


    Setores que mais contratam Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio no mercado de trabalho

    • Educação profissional de nível técnico
    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Outras atividades de ensino
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche
    • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação superior - graduação e pós-graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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