Salário para o cargo de Professor de alunos com distúrbios da áudio-comunicação
CBO 2392-05 > Professores de educação especial

Professor de alunos com distúrbios da áudio-comunicação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Professor de alunos com distúrbios da áudio-comunicação

Um Professor de alunos com distúrbios da áudio-comunicação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.115,85 e R$ 5.162,09, com a média salarial de R$ 2.828,57 e o salário mediana em R$ 2.635,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de alunos com distúrbios da áudio-comunicação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.828,57 33.942,81 707,14 19,19
1º Quartil 2.115,85 25.390,15 528,96 14,35
Salário Mediana 2.635,00 31.620,00 658,75 17,88
3º Quartil 3.936,83 47.241,93 984,21 26,71
Teto Salarial 5.162,09 61.945,03 1.290,52 35,02


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Curitiba - PR 1.925 - 4.044 2.464,59 1.924,67 2.289,50 3.338,83 4.044,10
São Gabriel do Oeste - MS 2.105 - 4.492 3.025,16 2.105,17 3.188,00 3.708,67 4.492,05
São Paulo - SP 1.813 - 3.715 2.374,70 1.813,00 2.210,00 3.067,40 3.715,33
Rio Claro - SP 2.410 - 4.328 2.867,62 2.410,40 2.715,00 3.573,20 4.327,97
Belo Horizonte - MG 2.579 - 4.269 2.821,88 2.579,00 2.579,42 3.524,75 4.269,28
Criciúma - SC 2.265 - 5.621 3.321,69 2.265,00 2.320,00 4.641,00 5.621,32
Santa Rita do Pardo - MS 2.216 - 2.786 2.267,69 2.216,00 2.300,00 2.300,00 2.785,83
Ipiranga - PR 1.817 - 4.720 2.530,29 1.816,67 2.050,00 3.897,25 4.720,47
Angatuba - SP 4.386 - 5.557 4.537,50 4.386,00 4.588,00 4.588,00 5.557,12
Monte Alto - SP 1.711 - 3.404 2.318,00 1.711,00 2.651,00 2.810,00 3.403,56
Capitão Leônidas Marques - PR 1.736 - 3.332 2.566,45 1.736,00 2.751,00 2.751,00 3.332,09
Bonito - MS 2.100 - 5.087 2.520,00 2.100,00 2.100,00 4.200,00 5.087,17
Cristais Paulista - SP 2.560 - 5.610 3.359,00 2.560,00 3.315,00 4.632,00 5.610,42
Boa Esperança do Sul - SP 2.758 - 3.711 2.987,38 2.757,50 3.064,00 3.064,00 3.711,21
Maceió - AL 1.600 - 3.345 2.034,75 1.599,50 1.631,00 2.761,50 3.344,81
Lucas do Rio Verde - MT 2.141 - 3.021 2.317,50 2.141,00 2.317,50 2.494,00 3.020,81
Santa Rosa - RS 1.456 - 2.351 1.802,43 1.456,00 1.941,00 1.941,00 2.351,00
Mauá da Serra - PR 2.751 - 6.664 3.537,00 2.751,00 2.751,00 5.502,00 6.664,19
Lupionópolis - PR 2.751 - 3.520 2.776,83 2.751,00 2.751,00 2.906,00 3.519,83
Pelotas - RS 1.777 - 4.790 2.729,00 1.777,00 2.683,50 3.955,00 4.790,41


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.036 - 5.315 3.019,92 2.036,49 2.810,00 4.388,44 5.315,41
Paraná 1.921 - 4.601 2.735,30 1.920,99 2.751,00 3.798,57 4.600,95
Mato Grosso do Sul 2.016 - 5.021 2.867,22 2.016,00 2.700,00 4.145,38 5.021,01
Santa Catarina 1.999 - 6.225 3.364,62 1.999,38 2.500,00 5.139,63 6.225,27
Minas Gerais 1.825 - 4.076 2.605,22 1.825,23 2.579,00 3.365,00 4.075,79
Rio Grande do Sul 1.651 - 3.549 2.145,10 1.651,00 1.941,00 2.929,80 3.548,66
Rio de Janeiro 1.824 - 4.924 2.549,13 1.823,75 2.200,00 4.065,00 4.923,65
Alagoas 1.600 - 3.345 2.034,75 1.599,50 1.631,00 2.761,50 3.344,81
Mato Grosso 2.141 - 3.021 2.317,50 2.141,00 2.317,50 2.494,00 3.020,81
Pará 1.500 - 2.442 1.868,57 1.500,00 2.016,00 2.016,00 2.441,84
Pernambuco 1.412 - 3.595 2.289,60 1.412,00 2.356,00 2.968,00 3.594,93
Rondônia 1.412 - 5.547 3.767,51 1.412,00 4.420,55 4.580,00 5.547,43


Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Professor de alunos com distúrbios da áudio-comunicação

Professores de educação especial devem:

  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • formar profissionais para atuação na Área;

  • Atividades

    • analisar propostas pedagógicas;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • transcrever textos em tinta para o braile;
    • elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • formar guia-intérprete para surdo cego;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • preparar materiais de autocontrate;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • participar das associações da área;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • avaliar o desempenho linguístico do surdos;
    • participar de conselhos de classe;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
    • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • elaborar plano de aulas;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • orientar estágios dos alunos;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
    • demonstrar tolerância;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • elaborar relatórios;
    • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • elaborar material visual para alunos;
    • produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
    • preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • dominar língua de sinais;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • ensinar atividades recreativas;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • demonstrar flexibilidade;
    • alfabetizar em braile;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
    • proceder com ética;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • avaliar rendimento escolar;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
    • preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • ensinar língua portuguesa;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • participar de palestras e cursos;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • pesquisar língua escrita de sinais;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • demonstrar criatividade;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • transcrever textos em tipos ampliados;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • pesquisar a língua de sinais;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
    • ministrar palestras e cursos;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • coordenar curso;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • participar de associações da categoria;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • realizar atividades para orientação e mobilidade;
    • preparar a comunidade para uso do braile;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
    • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • elaborar códigos de interação social;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • pesquisar estratégias de aquisição de língua;
    • dominar braile;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
    • ensinar o uso de objetos de referência;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • definir conteúdos escolares;
    • criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • planejar atividades extraclasse;


    Setores que mais contratam Professor de alunos com distúrbios da áudio-comunicação no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Ensino fundamental
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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