Quanto ganha um Professor da área de meio ambiente
Um Professor da área de meio ambiente trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.007,61 e R$ 8.062,20, com a média salarial de R$ 3.779,93 e o salário mediana em R$ 3.347,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.779,93 | 45.359,19 | 944,98 | 18,84 |
1º Quartil | 2.007,61 | 24.091,31 | 501,90 | 10,01 |
Salário Mediana | 3.347,00 | 40.164,00 | 836,75 | 16,68 |
3º Quartil | 6.148,58 | 73.782,95 | 1.537,14 | 30,64 |
Teto Salarial | 8.062,20 | 96.746,42 | 2.015,55 | 40,18 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Professores do ensino profissional
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Fortaleza - CE | 3.698 - 7.227 | 5.216,63 | 3.697,56 | 5.724,00 | 5.966,92 | 7.227,31 |
Cotia - SP | 1.718 - 2.146 | 1.749,74 | 1.718,00 | 1.754,00 | 1.771,38 | 2.145,54 |
Cristalina - GO | 4.800 - 5.814 | 4.800,00 | 4.800,00 | 4.800,00 | 4.800,00 | 5.813,90 |
São Paulo - SP | 1.711 - 10.237 | 3.470,66 | 1.711,14 | 1.900,00 | 8.452,14 | 10.237,49 |
Arapoti - PR | 5.478 - 9.167 | 6.015,57 | 5.478,00 | 5.478,00 | 7.568,00 | 9.166,59 |
São Caetano do Sul - SP | 1.485 - 1.799 | 1.485,03 | 1.485,00 | 1.485,00 | 1.485,13 | 1.798,83 |
Extrema - MG | 2.000 - 2.568 | 2.040,00 | 2.000,00 | 2.000,00 | 2.120,00 | 2.567,81 |
Porto Velho - RO | 1.412 - 2.810 | 1.580,00 | 1.412,00 | 1.412,00 | 2.320,00 | 2.810,05 |
Foz do Iguaçu - PR | 3.000 - 3.924 | 3.192,00 | 3.000,00 | 3.240,00 | 3.240,00 | 3.924,39 |
Criciúma - SC | 3.080 - 4.796 | 3.388,00 | 3.080,00 | 3.300,00 | 3.960,00 | 4.796,47 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.580 - 6.524 | 2.620,99 | 1.579,96 | 1.754,00 | 5.386,19 | 6.523,92 |
Ceará | 3.698 - 7.227 | 5.216,63 | 3.697,56 | 5.724,00 | 5.966,92 | 7.227,31 |
Paraná | 2.275 - 8.580 | 4.879,95 | 2.275,12 | 5.478,00 | 7.084,00 | 8.580,35 |
Goiás | 4.679 - 5.814 | 4.771,53 | 4.679,00 | 4.800,00 | 4.800,00 | 5.813,90 |
Minas Gerais | 1.508 - 3.891 | 2.165,08 | 1.508,00 | 2.000,00 | 3.212,33 | 3.890,87 |
Rio de Janeiro | 1.457 - 8.660 | 4.303,45 | 1.457,00 | 4.840,00 | 7.150,00 | 8.660,29 |
Santa Catarina | 2.547 - 5.239 | 3.440,60 | 2.547,00 | 3.300,00 | 4.325,00 | 5.238,57 |
Sergipe | 1.412 - 2.173 | 1.475,67 | 1.412,00 | 1.412,00 | 1.794,00 | 2.172,95 |
Rondônia | 1.412 - 2.810 | 1.580,00 | 1.412,00 | 1.412,00 | 2.320,00 | 2.810,05 |
Principais locais de trabalho
Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino profissional
Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.
Funções e atividades do Professor da área de meio ambiente
Professores do ensino profissional devem:
Atividades
- propor a aquisição de equipamentos de segurança;
- respeitar as diferenças e diversidades;
- integrar continuamente teoria e prática;
- contextualizar continuamente os conteúdos;
- analisar especificações técnicas de equipamentos para compra;
- participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola;
- encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos;
- vistoriar os equipamentos e instalações;
- prever a manutenção de equipamentos e instalações;
- demonstrar curiosidade intelectual;
- produzir laudos técnicos;
- efetuar atividades de recuperação de aprendizagem;
- representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos;
- pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins;
- informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente;
- desenvolver aplicativos educacionais;
- participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras;
- registrar ocorrências de diferentes naturezas;
- explicar conceitos e princípios;
- elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento;
- orientar projetos de pesquisa;
- estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação;
- produzir relatórios;
- assessorar tecnicamente instituições;
- diagnosticar o perfil de entrada da demanda;
- implementar orientações técnicas para a comunidade;
- preencher fichas de estágios;
- realizar certificação e qualificação;
- orientar para a classificação e destinação do lixo;
- integrar bancas de diversas naturezas;
- desenvolver recursos audiovisuais;
- divulgar propostas de trabalho e convênios;
- sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico;
- exercer atividades de coordenação e gestão;
- realizar consultorias técnicas;
- estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo;
- interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho;
- operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino;
- preencher registro e controle de equipamentos e materiais;
- tomar parte em bancas de concursos internos;
- encaminhar alunos para estágios profissionais;
- organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores;
- solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos;
- demonstrar capacidade de gerenciamento da informação;
- orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas;
- estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade;
- participar de atividades culturais e de lazer;
- realizar testes, ensaios, análises laboratoriais;
- definir o perfil profissional pretendido;
- conceber provas para processos seletivos;
- estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão;
- observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança;
- encaminhar registros para as autoridades competentes;
- participar do planejamento do curso;
- orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo;
- instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições;
- consultar diferentes fontes de informação;
- planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
- opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança;
- acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem;
- aplicar provas em processo seletivos;
- definir metodologias de mediação de aprendizagem;
- ministrar aulas teórico-práticas;
- tomar parte em comissões de diversas naturezas;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem;
- avaliar relatórios de estágios;
- propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante;
- efetuar avaliação diagnóstica dos alunos;
- estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança;
- adaptar equipamentos e utensílios de laboratório;
- elaborar material didático impresso;
- selecionar material didático e bibliográfico;
- demonstrar ética profissional;
- orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos;
- demonstrar capacidade de mudança;
- promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema;
- participar de intercâmbios culturais;
- avaliar o desempenho de alunos em estágios;
- estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema;
- assessorar a própria instituição;
- participar do planejamento de horários e calendário escolar;
- fomentar ações de preservação ambiental;
- orientar os alunos para procura de informações específicas;
- orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício;
- orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo;
- ministrar cursos de formação e extensão;
- gerar produtos e projetos;
- realizar parcerias;
- realizar demonstrações teórico-práticas;
- selecionar conteúdos;
- orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos;
- corrigir provas para processos seletivos;
- demonstrar flexibilidade;
- orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos;
- definir atividades e cronograma;
- garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização;
- estagiar em instituições;
- preparar as aulas;
- divulgar o trabalho da escola;
- recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos;
- desenvolver recursos mecânicos, eletroeletrônicos, informáticos, agropecuários, de materiais e outros;
- exercer liderança cooperativa;
- apresentar esquemas e painéis explicativos;
- comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola;
- sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança;
- participar de grupos de estudo e de pesquisa;
- assessorar tecnicamente a comunidade;
- por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança;
- proferir palestras e conferências;
- executar pesquisas;
- recomendar o uso correto de equipamentos de segurança;
- demonstrar motivação;
- monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios;
- estimular a busca de conhecimento;
- trabalhar em equipe;
- orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas;
- tomar parte em colegiados;
- compor instrumentos de avaliação;
- coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional;
- analisar e resolver problemas;
- preencher requisição de serviços materiais;
- utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem;
- redigir o plano de ensino;
- preencher diários de classe;
- informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área;
- estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento;
- coordenar processos de seleção;
- divulgar trabalhos da área profissional;
- orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente;
Setores que mais contratam Professor da área de meio ambiente no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Consultoria em tecnologia da informação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Atividades de jardins botânicos, zoológicos, parques nacionais, reservas ecológicas e áreas de proteção ambiental
- Locação de mão-de-obra temporária
- Parques de diversão e parques temáticos
- Educação infantil - pré-escola
- Educação profissional de nível tecnológico
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br