Quanto ganha um Piloto de ensaios em vôo
Um Piloto de ensaios em vôo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.482,18 e R$ 27.716,40, com a média salarial de R$ 6.422,28 e o salário mediana em R$ 2.389,79 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 6.422,28 | 77.067,34 | 1.605,57 | 29,67 |
1º Quartil | 1.482,18 | 17.786,13 | 370,54 | 6,85 |
Salário Mediana | 2.389,79 | 28.677,48 | 597,45 | 11,04 |
3º Quartil | 21.137,71 | 253.652,52 | 5.284,43 | 97,66 |
Teto Salarial | 27.716,40 | 332.596,79 | 6.929,10 | 128,05 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Profissionais da pilotagem aeronáutica
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Carlos - SP | 1.926 - 2.339 | 1.929,07 | 1.926,18 | 1.931,00 | 1.931,00 | 2.338,89 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.929 - 30.493 | 8.256,29 | 1.928,59 | 2.400,00 | 25.175,22 | 30.492,98 |
Principais locais de trabalho
Profissionais da pilotagem aeronáutica esses trabalhadores atuam em áreas ligadas ao transporte aéreo, pesquisa e desenvolvimento, administração pública, defesa e seguridade social, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira. Trabalham com supervisão ocasional, de forma individual e em equipe, em veículos e em horários irregulares. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse, passam longos períodos em posições desconfortáveis, em grandes alturas, confinados e expostos a materiais tóxicos, altas temperaturas, ruído intenso e raios solares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais da pilotagem aeronáutica
Para ingressar nessas ocupações é necessário, no mínimo, o ensino médio completo, de três a quatro anos de experiência profissional e curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula para o Instrutor de vôo e mais de quatrocentas horas-aula para os demais. Esta família é composta por profissionais que atingem níveis de experiência e competência técnica exigidos pelo DAC - Departamento de Aviação Civil para serem habilitados como PLA - Pilotos de Linha Aérea (avião) ou PLAH - (helicóptero). Com o incremento da indústria de aviação brasileira, foi criado no CTA, o curso de piloto de provas, que é habilitado pelo DAC.
Funções e atividades do Piloto de ensaios em vôo
Profissionais da pilotagem aeronáutica devem:
Atividades
- validar procedimentos normais;
- executar manobras limites;
- demonstrar expressão oral e escrita;
- aprovar funcionalidade dos sistemas da aeronave;
- confeccionar relatórios;
- preparar sistemas da aeronave;
- supervisionar aluno na execução de manobras;
- validar procedimentos de emergência;
- coordenar equipe de segurança de ensaio;
- monitorar sistemas da aeronave;
- estabelecer contato com a empresa;
- pousar aeronave;
- informar-se sobre condições meteorológicas da rota e do destino;
- arremeter aeronave;
- agir em situações de emergência;
- realizar inspeção externa da aeronave;
- solicitar autorização de tráfego aéreo;
- atuar conforme regulamentação pertinente;
- demonstrar orientação espacial;
- definir métodos de comprovação de regulamentos;
- voar em formação;
- pilotar aeronave dentro dos limites operacionais;
- comprovar conformidade com regulamentos;
- programar instrução do aluno;
- representar o operador da aeronave;
- liberar aluno para voo solo;
- prestar informações aos passageiros;
- conferir ações e procedimentos de cada etapa do voo através da lista de verificação;
- demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
- proceder descida da aeronave;
- encaminhar aluno para exame de proficiência;
- conduzir voo de cruzeiro (navegação);
- orientar aluno sobre cada fase do voo (taxiamento, decolagem, subida, descida, aterrissagem);
- preparar aeronave para pernoite;
- demonstrar autocontrole;
- mitigar riscos;
- cumprir orientações de tráfego aéreo;
- demonstrar manobras;
- auxiliar aluno na execução de manobras;
- elaborar procedimentos normais e de emergência;
- verificar funcionalidade dos sistemas;
- definir leiaute de cabine;
- realizar subida até o nível de cruzeiro;
- manusear controles da aeronave;
- consultar publicações e informações aeronáuticas;
- validar modelos de simulação;
- estabelecer comunicação com órgãos de tráfego aéreo;
- aprovar manual de voo;
- estabelecer comunicação com outras aeronaves;
- otimizar plano de voo (rota, altitude, velocidade);
- conferir qualidade de voo;
- conferir desempenho da aeronave;
- aprovar programas de ensaios;
- tomar decisões;
- participar da análise de consequências de possíveis falhas;
- analisar resultados de ensaios;
- posicionar aluno na cabine;
- demonstrar capacidade física e psicológica;
- sincronizar atividades com a tripulação;
- analisar níveis de risco;
- instruir aluno no planejamento e gerenciamento de voo;
- consultar manuais operacionais da aeronave;
- medir desempenho da aeronave;
- demonstrar instrumentos e suas finalidades;
- avaliar aluno;
- calcular quantidade de combustível;
- ministrar cursos teóricos;
- demonstrar persistência;
- conferir documentação da aeronave;
- calcular peso e balanceamento da aeronave;
- lançar ocorrências no livro de bordo;
- verificar conformidade com projeto aprovado;
- conferir manifesto de carga e passageiros;
- informar situações de emergência;
- interpretar informações meteorológicas;
- demonstrar adaptabilidade ao meio;
- coordenar atividades da tripulação;
- decolar aeronave;
- demonstrar disciplina;
- administrar conflitos;
- abrir domínio de voo da aeronave;
- explicar manobras;
- demonstrar raciocínio rápido;
- providenciar serviços de apoio e material de conforto para passageiros;
- informar posições;
- acompanhar abastecimento da aeronave;
- utilizar fraseologia padrão;
- acompanhar ensaios de risco;
- adequar programa de instrução ao aluno;
- produzir informações aeronáuticas;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar coordenação motora;
- demonstrar auto- confiança;
- avaliar qualidade de voo;
- demonstrar humildade;
- registrar desempenho do aluno;
- preencher plano de voo;
- dominar idioma inglês;
- taxiar aeronave;
- avaliar limites operacionais;
Setores que mais contratam Piloto de ensaios em vôo no mercado de trabalho
- Fabricação de aeronaves
- Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
- Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
- Fabricação de peças e acessórios para o sistema de freios de veículos automotores
- Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente
- Cursos de pilotagem
- Locação de automóveis sem condutor
- Fabricação de motores e turbinas, peças e acessórios, exceto para aviões e veículos rodoviários
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Outros serviços de transporte aéreo de passageiros não-regular
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br