Quanto ganha um Piloto de ensaios em vôo
Um Piloto de ensaios em vôo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.828,33 e R$ 24.679,54, com a média salarial de R$ 9.172,70 e o salário mediana em R$ 5.250,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 9.172,70 | 110.072,40 | 2.293,18 | 41,69 |
1º Quartil | 2.828,33 | 33.939,96 | 707,08 | 12,86 |
Salário Mediana | 5.250,00 | 63.000,00 | 1.312,50 | 23,86 |
3º Quartil | 20.375,60 | 244.507,20 | 5.093,90 | 92,62 |
Teto Salarial | 24.679,54 | 296.154,48 | 6.169,89 | 112,18 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Profissionais da pilotagem aeronáutica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Profissionais da pilotagem aeronáutica esses trabalhadores atuam em áreas ligadas ao transporte aéreo, pesquisa e desenvolvimento, administração pública, defesa e seguridade social, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira. Trabalham com supervisão ocasional, de forma individual e em equipe, em veículos e em horários irregulares. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse, passam longos períodos em posições desconfortáveis, em grandes alturas, confinados e expostos a materiais tóxicos, altas temperaturas, ruído intenso e raios solares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais da pilotagem aeronáutica
Para ingressar nessas ocupações é necessário, no mínimo, o ensino médio completo, de três a quatro anos de experiência profissional e curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula para o Instrutor de vôo e mais de quatrocentas horas-aula para os demais. Esta família é composta por profissionais que atingem níveis de experiência e competência técnica exigidos pelo DAC - Departamento de Aviação Civil para serem habilitados como PLA - Pilotos de Linha Aérea (avião) ou PLAH - (helicóptero). Com o incremento da indústria de aviação brasileira, foi criado no CTA, o curso de piloto de provas, que é habilitado pelo DAC.
Funções e atividades do Piloto de ensaios em vôo
Profissionais da pilotagem aeronáutica devem:
- efetuar voo de produção e de manutenção;
- gerenciar o voo;
- executar voo de ensaio;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar voo;
- estabelecer comunicação;
- pilotar aeronaves;
- participar de projetos de aeronaves;
- ministrar instrução de voo;
Atividades
- analisar níveis de risco;
- validar modelos de simulação;
- mitigar riscos;
- demonstrar persistência;
- definir métodos de comprovação de regulamentos;
- demonstrar capacidade física e psicológica;
- estabelecer contato com a empresa;
- demonstrar orientação espacial;
- conduzir voo de cruzeiro (navegação);
- abrir domínio de voo da aeronave;
- tomar decisões;
- consultar publicações e informações aeronáuticas;
- agir em situações de emergência;
- comprovar conformidade com regulamentos;
- participar da análise de consequências de possíveis falhas;
- monitorar sistemas da aeronave;
- demonstrar adaptabilidade ao meio;
- preparar sistemas da aeronave;
- aprovar programas de ensaios;
- atuar conforme regulamentação pertinente;
- demonstrar humildade;
- realizar inspeção externa da aeronave;
- demonstrar autocontrole;
- cumprir orientações de tráfego aéreo;
- confeccionar relatórios;
- calcular peso e balanceamento da aeronave;
- demonstrar expressão oral e escrita;
- aprovar funcionalidade dos sistemas da aeronave;
- verificar funcionalidade dos sistemas;
- demonstrar disciplina;
- taxiar aeronave;
- coordenar equipe de segurança de ensaio;
- acompanhar abastecimento da aeronave;
- realizar subida até o nível de cruzeiro;
- informar-se sobre condições meteorológicas da rota e do destino;
- aprovar manual de voo;
- solicitar autorização de tráfego aéreo;
- demonstrar manobras;
- medir desempenho da aeronave;
- administrar conflitos;
- arremeter aeronave;
- verificar conformidade com projeto aprovado;
- proceder descida da aeronave;
- preparar aeronave para pernoite;
- demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
- utilizar fraseologia padrão;
- elaborar procedimentos normais e de emergência;
- demonstrar auto- confiança;
- estabelecer comunicação com outras aeronaves;
- informar situações de emergência;
- avaliar limites operacionais;
- representar o operador da aeronave;
- estabelecer comunicação com órgãos de tráfego aéreo;
- avaliar qualidade de voo;
- validar procedimentos de emergência;
- coordenar atividades da tripulação;
- prestar informações aos passageiros;
- analisar resultados de ensaios;
- otimizar plano de voo (rota, altitude, velocidade);
- trabalhar em equipe;
- definir leiaute de cabine;
- conferir qualidade de voo;
- validar procedimentos normais;
- lançar ocorrências no livro de bordo;
- conferir desempenho da aeronave;
- calcular quantidade de combustível;
- acompanhar ensaios de risco;
- conferir documentação da aeronave;
- decolar aeronave;
- interpretar informações meteorológicas;
- preencher plano de voo;
- executar manobras limites;
- demonstrar coordenação motora;
- sincronizar atividades com a tripulação;
- consultar manuais operacionais da aeronave;
- demonstrar raciocínio rápido;
- manusear controles da aeronave;
- informar posições;
- pilotar aeronave dentro dos limites operacionais;
- voar em formação;
- conferir ações e procedimentos de cada etapa do voo através da lista de verificação;
- pousar aeronave;
- dominar idioma inglês;
- produzir informações aeronáuticas;