Salário para o cargo de Pesquisador de preços
CBO 4241-20 > Entrevistadores e recenseadores

Pesquisador de preços - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Pesquisador de preços

Um Pesquisador de preços trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.622,90 e R$ 5.765,26, com a média salarial de R$ 2.610,58 e o salário mediana em R$ 1.888,85 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Pesquisador de preços

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.610,58 31.326,95 652,64 12,04
1º Quartil 1.622,90 19.474,84 405,73 7,49
Salário Mediana 1.888,85 22.666,20 472,21 8,71
3º Quartil 4.396,84 52.762,03 1.099,21 20,28
Teto Salarial 5.765,26 69.183,16 1.441,32 26,60


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.786 - 12.686 4.922,65 1.786,09 3.756,94 10.473,41 12.685,70
Rio de Janeiro - RJ 1.506 - 4.068 2.027,92 1.506,00 1.684,00 3.358,67 4.068,12
Recife - PE 1.543 - 3.951 1.996,35 1.543,00 1.577,09 3.261,60 3.950,55
Goiânia - GO 1.532 - 2.757 1.793,85 1.532,20 1.688,50 2.276,60 2.757,49
Fortaleza - CE 1.525 - 6.450 3.386,18 1.524,96 3.371,00 5.325,25 6.450,10
Barueri - SP 1.448 - 13.465 4.882,67 1.447,50 3.250,00 11.116,50 13.464,64
Brasília - DF 1.467 - 2.318 1.627,50 1.466,50 1.555,50 1.913,75 2.317,99
Londrina - PR 2.104 - 4.062 2.601,50 2.103,50 2.428,50 3.353,50 4.061,86
Indiapora - SP 1.584 - 1.919 1.584,00 1.584,00 1.584,00 1.584,00 1.918,59
Palhoça - SC 2.117 - 3.557 2.340,66 2.117,33 2.181,00 2.936,55 3.556,83
Indaiatuba - SP 1.828 - 7.411 2.855,46 1.828,33 1.858,00 6.118,67 7.411,11
Nova Iguaçu - RJ 3.989 - 4.832 3.989,00 3.989,00 3.989,00 3.989,00 4.831,60
Arapongas - PR 1.723 - 2.668 2.017,42 1.723,00 2.016,50 2.202,33 2.667,53
Guarapuava - PR 1.813 - 2.500 1.881,87 1.813,00 1.813,00 2.063,89 2.499,85
Pato Branco - PR 1.700 - 2.663 1.918,99 1.700,00 1.888,00 2.198,50 2.662,89
Belo Horizonte - MG 1.500 - 12.112 4.680,64 1.500,00 2.200,00 10.000,00 12.112,30
Campinas - SP 1.891 - 5.672 2.638,60 1.891,00 2.133,00 4.683,00 5.672,19
Criciúma - SC 1.700 - 2.180 1.722,22 1.700,00 1.700,00 1.800,00 2.180,21
Blumenau - SC 1.878 - 2.646 1.991,75 1.878,00 1.880,00 2.184,50 2.645,93
Contagem - MG 1.612 - 2.370 1.810,50 1.612,00 1.850,00 1.957,00 2.370,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.711 - 10.152 3.845,06 1.710,66 2.320,00 8.381,78 10.152,26
Santa Catarina 1.773 - 3.086 2.110,42 1.773,39 2.048,20 2.548,07 3.086,30
Paraná 1.772 - 3.082 2.056,94 1.772,49 1.893,00 2.544,21 3.081,63
Minas Gerais 1.441 - 4.644 2.110,41 1.441,35 1.596,00 3.834,24 4.644,14
Rio de Janeiro 1.507 - 5.323 2.542,34 1.506,64 1.733,00 4.394,45 5.322,70
Goiás 1.417 - 2.581 1.706,46 1.416,89 1.672,00 2.131,22 2.581,40
Pernambuco 1.521 - 3.393 1.842,62 1.521,18 1.543,09 2.801,11 3.392,79
Ceará 1.474 - 5.595 2.623,75 1.473,63 1.600,00 4.619,57 5.595,36
Bahia 1.412 - 1.851 1.458,71 1.412,00 1.439,00 1.527,80 1.850,52
Rio Grande do Sul 1.705 - 6.450 2.664,43 1.704,60 1.880,00 5.324,80 6.449,56
Maranhão 1.412 - 1.860 1.448,52 1.412,00 1.414,00 1.535,60 1.859,96
Distrito Federal 1.467 - 2.318 1.627,50 1.466,50 1.555,50 1.913,75 2.317,99
Sergipe 1.428 - 2.492 1.807,60 1.428,00 1.935,00 2.057,00 2.491,50
Pará 1.560 - 2.221 1.682,22 1.560,00 1.652,00 1.833,50 2.220,79
Paraíba 1.425 - 1.857 1.492,43 1.425,00 1.533,00 1.533,00 1.856,82
Mato Grosso 1.417 - 3.148 2.007,83 1.417,00 1.955,00 2.599,00 3.147,99
Piauí 1.445 - 3.916 2.069,80 1.445,00 1.566,00 3.233,00 3.915,91
Alagoas 1.445 - 1.817 1.477,60 1.445,00 1.487,00 1.500,00 1.816,85


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Pesquisador de preços

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • preparar dados para análise;
  • realizar triagem;
  • cadastrar informantes e famílias;
  • verificar consistência da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • entrevistar o responsável familiar;

  • Atividades

    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • controlar a especificação do produto;
    • evidenciar senso de organização;
    • cadastrar domicílios;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • apresentar boa dicção;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • verificar dados;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • aplicar questionário de opinião;
    • demonstrar imparcialidade;
    • agendar entrevistas;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • identificar a situação da família;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • recuperar informação não preenchida;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • sugerir alterações em questionários;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • quantificar consumo de produtos;
    • estimar tendências;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • identificar a composição familiar;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • cadastrar famílias;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • verificar cadastro;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • codificar informações;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • esclarecer dúvidas;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • atender as famílias;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • agir com perseverança;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • demonstrar paciência;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • elaborar tabelas;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • coletar preços no comércio;
    • elaborar gráficos;
    • verificar coerência da resposta;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • aplicar programas estatísticos;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • registrar com fidedignidade;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • demonstrar credibilidade;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • corrigir informação levantada;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • identificar a demanda da família;
    • selecionar o formulário adequado;
    • atualizar cadastro da família;
    • conferir cálculos;
    • demonstrar discernimento;
    • manter pontualidade;
    • organizar base de dados;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • auxiliar na obtenção de dados;


    Setores que mais contratam Pesquisador de preços no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Administração pública em geral
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
    • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Gerente de pensionato
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de pensionato

    Salário para o cargo de Caricaturista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Caricaturista