Salário para o cargo de Pedagogo
CBO 2394-15 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Pedagogo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Pedagogo

Um Pedagogo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.857,36 e R$ 6.041,87, com a média salarial de R$ 2.931,25 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Pedagogo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.931,25 35.175,01 732,81 15,68
1º Quartil 1.857,36 22.288,35 464,34 9,94
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 13,37
3º Quartil 4.607,79 55.293,49 1.151,95 24,65
Teto Salarial 6.041,87 72.502,48 1.510,47 32,32


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.185 - 7.693 3.965,94 2.184,89 3.625,31 6.351,62 7.693,28
Rio de Janeiro - RJ 1.573 - 6.605 3.153,17 1.573,28 2.761,00 5.452,86 6.604,67
Curitiba - PR 1.836 - 5.313 2.817,36 1.836,09 2.700,00 4.386,28 5.312,79
Goiânia - GO 1.581 - 5.747 2.753,53 1.581,18 2.300,00 4.744,48 5.746,65
Belo Horizonte - MG 1.728 - 7.824 3.448,98 1.728,19 2.785,00 6.459,63 7.824,10
Brasília - DF 1.631 - 7.022 3.152,50 1.631,27 2.450,00 5.797,49 7.022,09
Jundiaí - SP 1.733 - 3.611 2.165,28 1.732,62 1.950,00 2.981,32 3.611,07
Fortaleza - CE 1.529 - 4.837 2.529,70 1.528,84 2.150,00 3.993,07 4.836,53
Salvador - BA 1.581 - 6.397 2.973,90 1.580,83 2.600,00 5.281,36 6.396,95
Manaus - AM 1.440 - 5.317 2.449,02 1.440,49 1.800,00 4.389,65 5.316,88
Porto Alegre - RS 1.714 - 6.615 2.982,42 1.713,85 2.356,00 5.461,72 6.615,40
Presidente Médici - RO 2.382 - 4.226 3.008,41 2.381,82 2.884,00 3.489,12 4.226,12
Campinas - SP 1.826 - 6.689 3.224,68 1.825,55 2.608,00 5.522,55 6.689,08
São José do Rio Preto - SP 1.814 - 3.761 2.331,70 1.814,01 2.171,00 3.105,02 3.760,89
Belém - PA 1.482 - 7.613 3.120,33 1.481,54 2.261,50 6.285,39 7.613,06
Recife - PE 1.449 - 6.786 2.775,13 1.449,04 1.890,00 5.602,35 6.785,73
Uberlândia - MG 1.697 - 5.940 3.186,71 1.696,96 3.088,46 4.904,46 5.940,43
Aracaju - SE 1.412 - 4.633 2.249,27 1.412,00 1.765,00 3.824,90 4.632,83
Campo Grande - MS 1.484 - 5.360 2.610,62 1.484,09 2.125,50 4.424,91 5.359,59
Piracicaba - SP 1.580 - 3.944 2.199,59 1.580,13 1.967,50 3.255,87 3.943,61


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.734 - 6.607 3.191,16 1.733,69 2.792,50 5.454,58 6.606,75
Minas Gerais 1.552 - 6.652 3.085,38 1.551,70 2.785,00 5.491,76 6.651,78
Paraná 1.639 - 5.103 2.657,91 1.639,46 2.400,00 4.212,76 5.102,63
Rio de Janeiro 1.550 - 6.111 2.915,32 1.549,81 2.527,00 5.045,49 6.111,25
Rio Grande do Sul 1.672 - 5.220 2.686,09 1.671,96 2.500,00 4.309,73 5.220,07
Goiás 1.537 - 5.352 2.575,69 1.536,61 2.102,00 4.418,80 5.352,18
Santa Catarina 1.899 - 6.293 3.379,77 1.898,63 3.000,00 5.195,44 6.292,88
Rondônia 2.148 - 5.431 3.388,57 2.148,10 3.315,00 4.483,80 5.430,92
Distrito Federal 1.631 - 7.022 3.152,50 1.631,27 2.450,00 5.797,49 7.022,09
Bahia 1.490 - 6.927 2.999,46 1.489,84 2.400,00 5.718,71 6.926,67
Pará 1.441 - 5.599 2.453,62 1.441,24 1.700,00 4.622,55 5.598,97
Ceará 1.527 - 4.765 2.471,00 1.526,96 2.108,00 3.934,13 4.765,14
Espírito Santo 1.581 - 4.757 2.516,92 1.580,96 2.322,00 3.927,73 4.757,39
Pernambuco 1.445 - 5.397 2.522,96 1.444,60 1.900,00 4.455,55 5.396,69
Mato Grosso 1.663 - 6.261 2.876,22 1.662,61 2.316,00 5.168,98 6.260,82
Amazonas 1.442 - 5.275 2.430,33 1.441,84 1.800,00 4.355,15 5.275,08
Sergipe 1.412 - 4.308 2.092,53 1.412,00 1.503,00 3.556,67 4.307,95
Mato Grosso do Sul 1.484 - 5.097 2.476,21 1.483,79 2.050,00 4.208,34 5.097,27
Rio Grande do Norte 1.412 - 3.615 1.938,09 1.412,00 1.500,00 2.984,27 3.614,63
Maranhão 1.412 - 4.912 2.584,55 1.412,47 2.459,00 4.055,00 4.911,53
Paraíba 1.428 - 4.723 2.342,33 1.428,48 2.096,00 3.899,06 4.722,66
Alagoas 1.453 - 5.404 2.686,17 1.452,62 2.873,00 4.461,42 5.403,80
Roraima 1.548 - 5.459 2.733,72 1.548,07 2.000,00 4.506,92 5.458,92
Tocantins 1.781 - 4.996 2.733,70 1.780,74 2.500,00 4.124,73 4.996,00
Acre 1.769 - 6.203 3.268,75 1.768,66 3.009,00 5.121,57 6.203,40
Amapá 1.508 - 4.821 3.256,20 1.507,67 3.847,00 3.980,50 4.821,30
Piauí 1.414 - 3.893 1.994,56 1.413,50 1.563,50 3.214,25 3.893,20


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Pedagogo

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • elaborar projeto instrucional;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;

  • Atividades

    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • planejar ações de operacionalização;
    • equalizar informações;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • traçar cronograma de execução;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • emitir pareceres;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • administrar recursos de trabalho;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • selecionar referencial teórico;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • trabalhar em equipe;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • elaborar textos de orientação;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • administrar tempo;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • elaborar atividades;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • definir processos de avaliação;
    • avaliar os planos diretores;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • definir abordagem de comunicação;
    • orientar equipe de produção;
    • descrever atividades;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • traçar objetivos educacionais;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • respeitar as diversidades;
    • garantir a integridade instrucional;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • respeitar a autoria do educador;
    • promover estudos de caso;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • dimensionar os problemas;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • pesquisar práticas educativas;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • demonstrar versatilidade;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • dimensionar carga horária;
    • validar produto final;
    • estimular a cooperação;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • avaliar a instituição escolar;
    • roteirizar material;
    • acompanhar processo de revisão;
    • formar-se continuamente;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • entrevistar;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • divulgar deliberações;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • identificar público alvo;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • validar material revisado;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • expressar-se com clareza;
    • socializar informações;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • estimular o respeito mútuo;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • estimular valores estéticos;
    • organizar grupos de estudos;
    • selecionar bibliografia;
    • compreender o contexto;
    • mapear conteúdo;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • estimular o senso crítico;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • demonstrar flexibilidade;
    • elaborar objetivos;
    • elaborar relatórios;
    • administrar conflitos;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • formar equipes de trabalho;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • mapear competências;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • respeitar a alteridade;
    • realizar controle de qualidade;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • interagir com os pais;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • criar espaços de participação/interação;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • definir escopo;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • administrar a demanda por vagas;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • organizar encontro de educandos;
    • demonstrar proatividade;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • dominar a língua portuguesa;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • desenvolver a autoestima;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • construir sistema de avaliação;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • analisar o desempenho das classes;
    • observar o desempenho das classes;
    • definir mídias;
    • promover trocas de experiências;
    • acompanhar equipe de produção;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • estimular a criatividade;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • demonstrar criatividade;
    • estudar continuamente;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • traçar metas educacionais;
    • coordenar reuniões;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • auto avaliar-se;
    • participar das avaliações externas;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • assessorar o trabalho docente;
    • estimular o senso de justiça;
    • atualizar-se continuamente;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • analisar resultados das avaliações;
    • estimular a solidariedade;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • definir estratégias de ensino;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;


    Setores que mais contratam Pedagogo no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Outras atividades de ensino
    • Administração pública em geral
    • Educação profissional de nível técnico
    • Ensino médio
    • Atividades de psicologia e psicanálise




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Gerente de pensão
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de pensão