Salário para o cargo de Ortoptista
CBO 2239-10 > Terapeutas ocupacionais e ortoptistas

Ortoptista - Descrição, atividades e funções do cargo

Realiza intervenções e tratamento de pacientes e clientes utilizando procedimentos específicos de terapia ocupacional e ortóptica. Avaliam funções e atividades, analisam condições dos pacientes e clientes, Realizam diagnósticos. Atuam na orientação de pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis. Desenvolvem, ainda, programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências biológicas, da saúde
      • Profissionais da medicina, saúde
        • Terapeutas ocupacionais e ortoptistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Terapeutas ocupacionais e ortoptistas trabalham nas áreas de saúde, educação e serviços sociais, predominantemente em caráter liberal, no caso dos ortoptistas, e com vínculo empregatício, no caso dos terapeutas ocupacionais, na maior parte do tempo, em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas, indústrias, dentre outros, em horários


O que é preciso para trabalhar na área dos Terapeutas ocupacionais e ortoptistas

Para o exercício desse cargo é exigido curso superior em uma das áreas: terapia ocupacional ou ortóptica, com registros nos conselhos profissionais pertinentes.


Funções e atividades do Ortoptista

Terapeutas ocupacionais e ortoptistas devem:

  • avaliar funções e atividades;
  • executar atividades técnico-científicas e administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar diagnósticos;
  • analisar condições dos pacientes, clientes, ambientes e comunidades;
  • orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis;
  • comunicar-se;
  • realizar intervenções/tratamento;

Atividades

  • demonstrar capacidade de análise e síntese;
  • demonstrar objetividade;
  • analisar critérios de elegibilidade;
  • interagir com outros profissionais;
  • efetuar anamnese;
  • avaliar sistema e percepção sensorial-motor-ocular;
  • criar métodos de trabalho;
  • visitar domicílios, escolas, postos de trabalho, instituições e comunidades;
  • adaptar órteses;
  • operar instrumentos e equipamentos de trabalho;
  • organizar eventos técnico-científicos;
  • registrar procedimentos e evolução de clientes e pacientes;
  • coordenar serviços de saúde e educação;
  • ensinar técnicas para uso funcional da visão;
  • esclarecer dúvidas;
  • adaptar atividades;
  • administrar recursos humanos, materiais e financeiros;
  • avaliar sensibilidade visual ao contraste;
  • avaliar condições para o desempenho ocupacional(trabalho, laser, brincar, escola e ócio);
  • estabelecer metodologia de trabalho;
  • demonstrar dinamismo;
  • avaliar funções sensório-motoras e percepto-cognitivas;
  • estimular percepção espacial e viso-motora;
  • transmitir instruções à equipe multidisciplinar;
  • lidar com público;
  • estimular percepção visual precoce;
  • demonstrar empatia;
  • estimular desenvolvimento neuro-sensorio-motor e percepto-cognitivo;
  • avaliar desenvolvimento neuropsicomotor;
  • efetuar testes ortópticos e exames oftalmológicos complementares;
  • analisar avaliações de profissionais;
  • avaliar condições dolorosas;
  • encaminhar cliente a profissionais e entidades;
  • analisar laudos e pareceres;
  • preparar ambiente terapêutico;
  • demonstrar liderança;
  • prescrever atividades;
  • analisar resultados das avaliações;
  • realizar pesquisas;
  • realizar procedimentos de habilitação e de reabilitação;
  • estabelecer plano terapêutico ortóptico;
  • estimular percepção espacial e visão binocular;
  • avaliar ambientes físicos;
  • treinar paciente na utilização de órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
  • avaliar habilidades e padrões motores;
  • demonstrar acuidade visual e estereoscópica;
  • contornar situações adversas;
  • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
  • auditorar programas e serviços;
  • mediar reuniões;
  • dar devolutiva da avaliação e conduta terapêutica;
  • realizar consultoria e assessoria;
  • demonstrar capacidade de escuta e interlocução;
  • promover campanhas educativas;
  • participar de diagnósticos interdisciplinares diferenciais;
  • sugerir exames complementares;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • avaliar captor ocular;
  • elaborar relatórios;
  • treinar auxílios de visão subnormal (lupa, telelupa, óculos esferoprismático, etc);
  • avaliar acuidade visual;
  • demonstrar criatividade;
  • avaliar acuidade de leitura;
  • acompanhar evolução terapêutica;
  • realizar medidas pré-cirúrgicas dos desvios oculares;
  • capacitar profissionais;
  • elaborar trabalhos científicos;
  • analisar condições socioeconômicas, etno-culturais e educacionais;
  • avaliar percepção visuo-espacial;
  • trabalhar em equipe;
  • prescrever exercícios ortópticos;
  • estabelecer capacidade de atendimento;
  • transmitir segurança;
  • demonstrar capacidade motora fina;
  • explicar procedimentos e rotinas;
  • realizar perícia;
  • demonstrar perseverança;
  • avaliar funções óculo-motoras;
  • eleger procedimentos de intervenções/tratamento;
  • quantificar visão binocular;
  • ministrar cursos e palestras;
  • estabelecer critérios de elegibilidade;
  • lidar com enlutamento;
  • elaborar protocolo de avaliação de tratamento;
  • elaborar laudos e pareceres;
  • demonstrar iniciativa;
  • avaliar desvios oculares;
  • tomar decisões;
  • orientar terapia oclusiva;
  • avaliar amplitude dos movimentos oculares;
  • elaborar processo de alta;
  • instrumentar cirurgia oftálmica;
  • demonstrar procedimentos e técnicas;
  • avaliar campo visual;
  • analisar exames complementares;
  • supervisionar profissionais, estagiários e equipes de apoio;
  • aplicar exercícios ortópticos;
  • avaliar funcionalidade da visão residual;
  • divulgar trabalhos;
  • estimular adesão e continuidade do tratamento;
  • aplicar testes e protocolos;
  • verificar compreensão da orientação;
  • elaborar manuais técnico-administrativos e projetos;
  • reeducar postura;
  • estabelecer parâmetros de alta;
  • orientar técnicas ergonômicas;
  • participar de programas de prevenção, promoção de saúde/qualidade vida;
  • implementar ações para prevenção e promoção da saúde;
  • demonstrar acuidade auditiva;
  • lidar com estresse;
  • avaliar coordenação óculo manual e pedal;


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