Salário para o cargo de Orientador profissional
CBO 2394-10 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Orientador profissional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Orientador profissional

Um Orientador profissional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.818,95 e R$ 6.791,57, com a média salarial de R$ 3.133,04 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Orientador profissional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.133,04 37.596,49 783,26 16,46
1º Quartil 1.818,95 21.827,39 454,74 9,56
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 13,14
3º Quartil 5.179,54 62.154,50 1.294,89 27,22
Teto Salarial 6.791,57 81.498,85 1.697,89 35,69


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.876 - 8.156 3.393,17 1.875,85 2.283,87 6.733,73 8.156,10
Indaial - SC 2.539 - 5.925 3.572,82 2.539,06 3.309,00 4.891,73 5.925,01
Londrina - PR 2.848 - 5.423 3.659,28 2.847,66 3.656,00 4.477,46 5.423,23
Belo Horizonte - MG 1.455 - 6.515 2.961,37 1.454,62 2.344,00 5.379,12 6.515,35
Rio de Janeiro - RJ 1.543 - 7.708 3.294,51 1.542,62 2.524,00 6.363,50 7.707,66
Brasília - DF 1.781 - 8.638 4.037,70 1.780,87 3.660,00 7.131,28 8.637,62
Salvador - BA 1.508 - 8.176 3.299,23 1.507,87 2.293,52 6.750,44 8.176,34
Teresina - PI 1.438 - 10.112 3.183,32 1.437,87 1.450,00 8.348,29 10.111,70
Niterói - RJ 1.482 - 4.436 2.053,78 1.482,00 1.517,00 3.662,50 4.436,13
Curitiba - PR 1.638 - 8.361 3.556,36 1.637,75 2.390,50 6.902,91 8.361,01
Maringá - PR 1.554 - 3.453 2.078,96 1.554,14 2.002,00 2.851,05 3.453,28
Fortaleza - CE 1.412 - 5.591 2.396,60 1.412,00 1.580,00 4.616,31 5.591,41
Campinas - SP 1.782 - 7.511 3.607,27 1.782,12 3.337,00 6.201,29 7.511,19
São Bernardo do Campo - SP 1.727 - 6.438 3.160,58 1.727,07 2.295,00 5.315,01 6.437,70
Suzano - SP 1.500 - 3.108 1.817,79 1.500,49 1.600,00 2.565,59 3.107,52
São Luís - MA 1.473 - 5.424 2.928,96 1.472,62 3.000,00 4.478,03 5.423,92
Porto Alegre - RS 1.690 - 7.754 3.696,55 1.689,75 3.652,00 6.402,13 7.754,45
Campo Grande - MS 1.670 - 7.385 3.736,47 1.670,40 3.696,00 6.097,41 7.385,36
Goiânia - GO 1.543 - 6.853 3.154,59 1.543,40 2.724,00 5.657,80 6.852,90
Franca - SP 2.040 - 6.153 2.969,84 2.040,11 2.328,00 5.079,98 6.153,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.678 - 7.622 3.285,46 1.678,19 2.364,00 6.292,72 7.621,94
Paraná 1.639 - 5.822 3.108,33 1.639,29 3.308,00 4.806,57 5.821,86
Minas Gerais 1.455 - 6.372 2.906,56 1.454,64 2.255,50 5.261,04 6.372,33
Santa Catarina 1.914 - 6.179 3.392,17 1.913,61 3.308,80 5.101,48 6.179,06
Rio de Janeiro 1.469 - 6.436 2.808,23 1.468,90 2.146,00 5.313,67 6.436,08
Bahia 1.547 - 7.049 3.126,72 1.547,26 2.756,00 5.820,00 7.049,36
Rio Grande do Sul 1.535 - 6.672 3.230,38 1.535,38 3.173,00 5.508,57 6.672,14
Distrito Federal 1.781 - 8.638 4.037,70 1.780,87 3.660,00 7.131,28 8.637,62
Goiás 1.412 - 5.799 2.673,89 1.412,00 2.203,00 4.788,03 5.799,41
Mato Grosso 1.606 - 6.870 3.301,81 1.606,27 3.108,60 5.672,15 6.870,28
Piauí 1.426 - 9.546 3.054,07 1.426,03 1.450,00 7.881,05 9.545,77
Ceará 1.412 - 5.830 2.531,18 1.412,00 1.684,00 4.813,69 5.830,49
Espírito Santo 1.522 - 6.231 2.930,10 1.522,36 2.240,00 5.144,04 6.230,61
Pernambuco 1.412 - 5.222 2.335,08 1.412,00 1.685,00 4.311,12 5.221,75
Pará 1.445 - 6.265 2.618,84 1.444,66 1.663,00 5.172,20 6.264,72
Maranhão 1.451 - 5.354 2.803,27 1.450,96 2.837,00 4.420,35 5.354,06
Mato Grosso do Sul 1.534 - 6.904 3.458,66 1.534,26 3.594,00 5.699,63 6.903,57
Rondônia 1.455 - 5.742 2.645,83 1.454,71 2.210,00 4.740,75 5.742,14
Paraíba 1.490 - 6.737 2.735,10 1.489,86 1.780,00 5.561,80 6.736,62
Rio Grande do Norte 1.412 - 8.328 3.355,65 1.412,00 2.394,50 6.875,92 8.328,32
Amazonas 1.567 - 5.334 2.659,80 1.566,54 2.200,00 4.404,07 5.334,34
Tocantins 1.931 - 9.452 4.168,72 1.930,88 3.539,00 7.803,55 9.451,89
Alagoas 1.449 - 8.347 3.330,42 1.449,25 2.919,50 6.891,71 8.347,44
Amapá 1.584 - 5.145 2.892,80 1.583,63 2.987,00 4.247,56 5.144,77
Roraima 1.412 - 5.854 2.307,17 1.412,00 1.461,00 4.832,74 5.853,55
Sergipe 1.412 - 5.452 2.627,35 1.412,00 2.500,00 4.501,29 5.452,10
Acre 1.412 - 4.038 1.993,74 1.412,00 1.461,00 3.333,90 4.038,12


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Orientador profissional

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • emitir pareceres;
    • realizar controle de qualidade;
    • acompanhar equipe de produção;
    • demonstrar criatividade;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • avaliar a instituição escolar;
    • mapear conteúdo;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • assessorar o trabalho docente;
    • atualizar-se continuamente;
    • analisar o desempenho das classes;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • interagir com os pais;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • administrar a demanda por vagas;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • definir estratégias de ensino;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • demonstrar proatividade;
    • participar das avaliações externas;
    • selecionar referencial teórico;
    • identificar público alvo;
    • organizar grupos de estudos;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • criar espaços de participação/interação;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • auto avaliar-se;
    • expressar-se com clareza;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • demonstrar flexibilidade;
    • elaborar objetivos;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • traçar cronograma de execução;
    • avaliar os planos diretores;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • definir escopo;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • acompanhar processo de revisão;
    • estimular a cooperação;
    • dimensionar os problemas;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • formar-se continuamente;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • elaborar textos de orientação;
    • coordenar reuniões;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • estimular valores estéticos;
    • estimular o respeito mútuo;
    • formar equipes de trabalho;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • definir abordagem de comunicação;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • analisar resultados das avaliações;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • elaborar relatórios;
    • validar material revisado;
    • respeitar a autoria do educador;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • desenvolver a autoestima;
    • divulgar deliberações;
    • construir sistema de avaliação;
    • traçar metas educacionais;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • estimular a criatividade;
    • garantir a integridade instrucional;
    • planejar ações de operacionalização;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • descrever atividades;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • elaborar atividades;
    • estimular o senso crítico;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • selecionar bibliografia;
    • socializar informações;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • respeitar as diversidades;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • pesquisar práticas educativas;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • roteirizar material;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • entrevistar;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • respeitar a alteridade;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • equalizar informações;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • organizar encontro de educandos;
    • traçar objetivos educacionais;
    • mapear competências;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • estudar continuamente;
    • estimular a solidariedade;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • observar o desempenho das classes;
    • estimular o senso de justiça;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • administrar conflitos;
    • promover trocas de experiências;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • definir mídias;
    • administrar tempo;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • compreender o contexto;
    • promover estudos de caso;
    • validar produto final;
    • definir processos de avaliação;
    • dominar a língua portuguesa;
    • trabalhar em equipe;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • demonstrar capacidade de observação;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • dimensionar carga horária;
    • orientar equipe de produção;
    • administrar recursos de trabalho;
    • demonstrar versatilidade;


    Setores que mais contratam Orientador profissional no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras atividades de ensino
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador de rua