Salário para o cargo de Orientador educacional
CBO 2394-10 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Orientador educacional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Orientador educacional

Um Orientador educacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.818,95 e R$ 6.791,57, com a média salarial de R$ 3.133,04 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Orientador educacional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.133,04 37.596,49 783,26 16,46
1º Quartil 1.818,95 21.827,39 454,74 9,56
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 13,14
3º Quartil 5.179,54 62.154,50 1.294,89 27,22
Teto Salarial 6.791,57 81.498,85 1.697,89 35,69


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.876 - 8.156 3.393,17 1.875,85 2.283,87 6.733,73 8.156,10
Indaial - SC 2.539 - 5.925 3.572,82 2.539,06 3.309,00 4.891,73 5.925,01
Londrina - PR 2.848 - 5.423 3.659,28 2.847,66 3.656,00 4.477,46 5.423,23
Belo Horizonte - MG 1.455 - 6.515 2.961,37 1.454,62 2.344,00 5.379,12 6.515,35
Rio de Janeiro - RJ 1.543 - 7.708 3.294,51 1.542,62 2.524,00 6.363,50 7.707,66
Brasília - DF 1.781 - 8.638 4.037,70 1.780,87 3.660,00 7.131,28 8.637,62
Salvador - BA 1.508 - 8.176 3.299,23 1.507,87 2.293,52 6.750,44 8.176,34
Teresina - PI 1.438 - 10.112 3.183,32 1.437,87 1.450,00 8.348,29 10.111,70
Niterói - RJ 1.482 - 4.436 2.053,78 1.482,00 1.517,00 3.662,50 4.436,13
Curitiba - PR 1.638 - 8.361 3.556,36 1.637,75 2.390,50 6.902,91 8.361,01
Maringá - PR 1.554 - 3.453 2.078,96 1.554,14 2.002,00 2.851,05 3.453,28
Fortaleza - CE 1.412 - 5.591 2.396,60 1.412,00 1.580,00 4.616,31 5.591,41
Campinas - SP 1.782 - 7.511 3.607,27 1.782,12 3.337,00 6.201,29 7.511,19
São Bernardo do Campo - SP 1.727 - 6.438 3.160,58 1.727,07 2.295,00 5.315,01 6.437,70
Suzano - SP 1.500 - 3.108 1.817,79 1.500,49 1.600,00 2.565,59 3.107,52
São Luís - MA 1.473 - 5.424 2.928,96 1.472,62 3.000,00 4.478,03 5.423,92
Porto Alegre - RS 1.690 - 7.754 3.696,55 1.689,75 3.652,00 6.402,13 7.754,45
Campo Grande - MS 1.670 - 7.385 3.736,47 1.670,40 3.696,00 6.097,41 7.385,36
Goiânia - GO 1.543 - 6.853 3.154,59 1.543,40 2.724,00 5.657,80 6.852,90
Franca - SP 2.040 - 6.153 2.969,84 2.040,11 2.328,00 5.079,98 6.153,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.678 - 7.622 3.285,46 1.678,19 2.364,00 6.292,72 7.621,94
Paraná 1.639 - 5.822 3.108,33 1.639,29 3.308,00 4.806,57 5.821,86
Minas Gerais 1.455 - 6.372 2.906,56 1.454,64 2.255,50 5.261,04 6.372,33
Santa Catarina 1.914 - 6.179 3.392,17 1.913,61 3.308,80 5.101,48 6.179,06
Rio de Janeiro 1.469 - 6.436 2.808,23 1.468,90 2.146,00 5.313,67 6.436,08
Bahia 1.547 - 7.049 3.126,72 1.547,26 2.756,00 5.820,00 7.049,36
Rio Grande do Sul 1.535 - 6.672 3.230,38 1.535,38 3.173,00 5.508,57 6.672,14
Distrito Federal 1.781 - 8.638 4.037,70 1.780,87 3.660,00 7.131,28 8.637,62
Goiás 1.412 - 5.799 2.673,89 1.412,00 2.203,00 4.788,03 5.799,41
Mato Grosso 1.606 - 6.870 3.301,81 1.606,27 3.108,60 5.672,15 6.870,28
Piauí 1.426 - 9.546 3.054,07 1.426,03 1.450,00 7.881,05 9.545,77
Ceará 1.412 - 5.830 2.531,18 1.412,00 1.684,00 4.813,69 5.830,49
Espírito Santo 1.522 - 6.231 2.930,10 1.522,36 2.240,00 5.144,04 6.230,61
Pernambuco 1.412 - 5.222 2.335,08 1.412,00 1.685,00 4.311,12 5.221,75
Pará 1.445 - 6.265 2.618,84 1.444,66 1.663,00 5.172,20 6.264,72
Maranhão 1.451 - 5.354 2.803,27 1.450,96 2.837,00 4.420,35 5.354,06
Mato Grosso do Sul 1.534 - 6.904 3.458,66 1.534,26 3.594,00 5.699,63 6.903,57
Rondônia 1.455 - 5.742 2.645,83 1.454,71 2.210,00 4.740,75 5.742,14
Paraíba 1.490 - 6.737 2.735,10 1.489,86 1.780,00 5.561,80 6.736,62
Rio Grande do Norte 1.412 - 8.328 3.355,65 1.412,00 2.394,50 6.875,92 8.328,32
Amazonas 1.567 - 5.334 2.659,80 1.566,54 2.200,00 4.404,07 5.334,34
Tocantins 1.931 - 9.452 4.168,72 1.930,88 3.539,00 7.803,55 9.451,89
Alagoas 1.449 - 8.347 3.330,42 1.449,25 2.919,50 6.891,71 8.347,44
Amapá 1.584 - 5.145 2.892,80 1.583,63 2.987,00 4.247,56 5.144,77
Roraima 1.412 - 5.854 2.307,17 1.412,00 1.461,00 4.832,74 5.853,55
Sergipe 1.412 - 5.452 2.627,35 1.412,00 2.500,00 4.501,29 5.452,10
Acre 1.412 - 4.038 1.993,74 1.412,00 1.461,00 3.333,90 4.038,12


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Orientador educacional

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • comunicar-se;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • demonstrar versatilidade;
    • respeitar as diversidades;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • respeitar a alteridade;
    • selecionar bibliografia;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • elaborar atividades;
    • entrevistar;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • assessorar o trabalho docente;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • promover estudos de caso;
    • dimensionar os problemas;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • mapear competências;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • administrar recursos de trabalho;
    • criar espaços de participação/interação;
    • mapear conteúdo;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • organizar encontro de educandos;
    • definir escopo;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • formar-se continuamente;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • elaborar relatórios;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • definir processos de avaliação;
    • promover trocas de experiências;
    • pesquisar práticas educativas;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • descrever atividades;
    • garantir a integridade instrucional;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • dimensionar carga horária;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • equalizar informações;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • coordenar reuniões;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • auto avaliar-se;
    • traçar objetivos educacionais;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • orientar equipe de produção;
    • validar produto final;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • elaborar textos de orientação;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • estimular a criatividade;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • avaliar os planos diretores;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • traçar cronograma de execução;
    • validar material revisado;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • observar o desempenho das classes;
    • expressar-se com clareza;
    • estimular a cooperação;
    • divulgar deliberações;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • realizar controle de qualidade;
    • estimular a solidariedade;
    • emitir pareceres;
    • socializar informações;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • analisar o desempenho das classes;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • administrar conflitos;
    • interagir com os pais;
    • demonstrar proatividade;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • estimular valores estéticos;
    • definir mídias;
    • definir estratégias de ensino;
    • estudar continuamente;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • administrar a demanda por vagas;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • analisar resultados das avaliações;
    • desenvolver a autoestima;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • estimular o respeito mútuo;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • planejar ações de operacionalização;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • roteirizar material;
    • avaliar a instituição escolar;
    • definir abordagem de comunicação;
    • traçar metas educacionais;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • acompanhar processo de revisão;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • dominar a língua portuguesa;
    • construir sistema de avaliação;
    • demonstrar criatividade;
    • estimular o senso crítico;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • estimular o senso de justiça;
    • formar equipes de trabalho;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • participar das avaliações externas;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • respeitar a autoria do educador;
    • organizar grupos de estudos;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • identificar público alvo;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • acompanhar equipe de produção;
    • trabalhar em equipe;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • selecionar referencial teórico;
    • atualizar-se continuamente;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • compreender o contexto;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • administrar tempo;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • elaborar objetivos;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • demonstrar flexibilidade;


    Setores que mais contratam Orientador educacional no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras atividades de ensino
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: