Salário para o cargo de Operador de telemarketing ativo e receptivo
CBO 4223-10 > Operadores de telemarketing

Operador de telemarketing ativo e receptivo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Operador de telemarketing ativo e receptivo

Um Operador de telemarketing ativo e receptivo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.412,00 e R$ 2.247,28, com a média salarial de R$ 1.513,16 e o salário mediana em R$ 1.412,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de telemarketing ativo e receptivo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.513,16 18.157,91 378,29 8,26
1º Quartil 1.412,00 16.944,00 353,00 7,71
Salário Mediana 1.412,00 16.944,00 353,00 7,71
3º Quartil 1.713,87 20.566,42 428,47 9,36
Teto Salarial 2.247,28 26.967,31 561,82 12,27


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.413 - 2.560 1.615,33 1.412,70 1.416,00 2.113,19 2.559,55
Curitiba - PR 1.412 - 1.810 1.432,51 1.412,00 1.412,00 1.494,02 1.809,61
Montes Claros - MG 1.412 - 1.715 1.412,91 1.412,00 1.412,00 1.415,66 1.714,69
Belo Horizonte - MG 1.412 - 1.940 1.459,43 1.412,00 1.412,00 1.601,77 1.940,11
Barueri - SP 1.412 - 2.395 1.561,70 1.412,00 1.416,00 1.977,03 2.394,64
Uberlândia - MG 1.412 - 1.825 1.435,78 1.412,00 1.412,00 1.507,13 1.825,48
Rio de Janeiro - RJ 1.412 - 2.367 1.595,31 1.412,00 1.500,00 1.954,56 2.367,42
Florianópolis - SC 1.412 - 1.969 1.465,44 1.412,00 1.412,00 1.625,77 1.969,19
Teresina - PI 1.412 - 1.719 1.413,81 1.412,00 1.412,00 1.419,24 1.719,03
Salvador - BA 1.412 - 2.060 1.484,26 1.412,00 1.412,00 1.700,42 2.059,60
João Pessoa - PB 1.412 - 1.855 1.441,93 1.412,00 1.412,00 1.531,77 1.855,32
São Caetano do Sul - SP 1.414 - 2.320 1.553,75 1.414,24 1.416,00 1.915,19 2.319,74
Vitoria - ES 1.412 - 1.835 1.454,34 1.412,00 1.447,00 1.514,95 1.834,95
Campinas - SP 1.413 - 2.255 1.526,68 1.413,37 1.416,00 1.861,70 2.254,95
Osasco - SP 1.416 - 1.979 1.476,77 1.415,89 1.416,00 1.633,49 1.978,53
Maceió - AL 1.412 - 1.829 1.436,42 1.412,00 1.412,00 1.509,75 1.828,65
Nossa Senhora do Socorro - SE 1.412 - 1.711 1.412,20 1.412,00 1.412,00 1.412,78 1.711,21
Goiânia - GO 1.412 - 1.935 1.458,41 1.412,00 1.412,00 1.597,78 1.935,28
Mogi das Cruzes - SP 1.412 - 1.754 1.421,31 1.412,00 1.412,00 1.448,24 1.754,15
Bauru - SP 1.416 - 1.920 1.471,63 1.415,62 1.443,00 1.585,02 1.919,83


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.412 - 2.399 1.570,91 1.412,10 1.416,00 1.980,43 2.398,76
Minas Gerais 1.412 - 1.839 1.438,66 1.412,00 1.412,00 1.518,66 1.839,44
Paraná 1.412 - 1.856 1.442,04 1.412,00 1.412,00 1.532,16 1.855,80
Santa Catarina 1.412 - 2.276 1.548,34 1.412,00 1.412,00 1.879,30 2.276,26
Rio de Janeiro 1.412 - 2.339 1.586,66 1.412,00 1.500,00 1.930,96 2.338,83
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.244 1.527,58 1.412,00 1.412,00 1.853,01 2.244,42
Paraíba 1.412 - 1.898 1.450,68 1.412,00 1.412,00 1.566,78 1.897,73
Bahia 1.412 - 1.997 1.471,19 1.412,00 1.412,00 1.648,82 1.997,10
Alagoas 1.412 - 1.785 1.427,32 1.412,00 1.412,00 1.473,30 1.784,50
Piauí 1.412 - 1.805 1.431,62 1.412,00 1.412,00 1.490,51 1.805,35
Espírito Santo 1.412 - 1.888 1.464,87 1.412,00 1.447,00 1.558,89 1.888,18
Ceará 1.412 - 1.843 1.439,54 1.412,00 1.412,00 1.521,55 1.842,95
Sergipe 1.412 - 1.736 1.417,32 1.412,00 1.412,00 1.433,29 1.736,04
Goiás 1.412 - 1.959 1.463,31 1.412,00 1.412,00 1.617,43 1.959,08
Pernambuco 1.412 - 1.894 1.451,18 1.412,00 1.412,00 1.563,88 1.894,22
Maranhão 1.412 - 1.758 1.421,79 1.412,00 1.412,00 1.451,17 1.757,70
Distrito Federal 1.412 - 2.358 1.586,24 1.412,00 1.488,00 1.946,66 2.357,86
Rio Grande do Sul 1.449 - 2.503 1.699,62 1.449,09 1.650,00 2.066,87 2.503,46
Mato Grosso do Sul 1.412 - 1.882 1.447,37 1.412,00 1.412,00 1.553,46 1.881,60
Acre 1.412 - 1.718 1.413,56 1.412,00 1.412,00 1.418,26 1.717,84
Mato Grosso 1.414 - 2.182 1.528,15 1.413,87 1.440,00 1.801,36 2.181,86
Amazonas 1.412 - 2.010 1.498,51 1.412,00 1.450,00 1.659,50 2.010,04
Pará 1.412 - 2.079 1.504,19 1.412,00 1.419,00 1.716,83 2.079,48
Rondônia 1.423 - 2.359 1.619,57 1.422,65 1.600,00 1.947,36 2.358,70
Roraima 1.419 - 1.863 1.453,06 1.418,67 1.428,00 1.538,28 1.863,21
Tocantins 1.412 - 2.455 1.600,01 1.412,00 1.481,00 2.026,48 2.454,53
Amapá 1.412 - 1.833 1.449,73 1.412,00 1.447,00 1.513,08 1.832,68


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de telemarketing ativo e receptivo

Operadores de telemarketing devem:

  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • cadastrar clientes;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • cobrar débitos;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;

  • Atividades

    • informar restrições ao crédito;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • oferecer soluções;
    • confirmar dados;
    • finalizar pendências de serviços;
    • negociar descontos;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • acionar serviços emergenciais;
    • argumentar com o cliente;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • identificar-se ao cliente;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • registrar respostas em papel;
    • identificar problemas;
    • tomar decisões;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • finalizar contato;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • informar relação custo-benefício;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • realizar triagem de atendimento;
    • consultar área técnica;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • atualizar listas;
    • definir formas de pagamento;
    • descrever o produto;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • aplicar questionário;
    • negociar valor de débitos;
    • orientar usuário de telefonia;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • seguir o código de ética;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • abordar o cliente;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • oferecer vantagens;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • demonstrar objetividade;
    • confirmar dados cadastrais;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • direcionar atendimento;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • finalizar pendência técnica;
    • orientar o usuário;
    • consultar manuais;
    • autocontrolar-se;
    • depurar informações;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • demonstrar paciência;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • agendar retorno (follow-up);
    • comunicar débitos;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • demonstrar empatia;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • informar sanções contratuais;
    • apresentar produtos e serviços;
    • calcular encargos do débito;
    • registrar informações com precisão;
    • consultar histórico;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • negociar valores;
    • trabalhar em equipe;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • oferecer benefícios variados;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • consultar supervisor;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • identificar clientes potenciais;
    • efetivar a venda;
    • fornecer informações;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • esclarecer dúvidas;
    • solicitar informações ao cliente;
    • avaliar perfil de consumo;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • informar prazo de entrega;
    • administrar conflitos;
    • negociar datas de pagamento;


    Setores que mais contratam Operador de telemarketing ativo e receptivo no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Serviços advocatícios
    • Planos de saúde
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Administração de cartões de crédito




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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