Salário para o cargo de Operador de teleatendimento ativo (telemarketing)
CBO 4223-05 > Operadores de telemarketing

Operador de teleatendimento ativo (telemarketing) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Operador de teleatendimento ativo (telemarketing)

Um Operador de teleatendimento ativo (telemarketing) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.415,29 e R$ 2.348,89, com a média salarial de R$ 1.555,19 e o salário mediana em R$ 1.448,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de teleatendimento ativo (telemarketing)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.555,19 18.662,26 388,80 8,56
1º Quartil 1.415,29 16.983,52 353,82 7,79
Salário Mediana 1.448,00 17.376,00 362,00 7,97
3º Quartil 1.791,37 21.496,39 447,84 9,86
Teto Salarial 2.348,89 28.186,71 587,22 12,93


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.424 - 2.418 1.651,97 1.423,51 1.578,00 1.996,05 2.417,68
Poa - SP 1.412 - 1.716 1.415,11 1.412,00 1.416,00 1.416,95 1.716,25
Curitiba - PR 1.412 - 2.020 1.477,92 1.412,00 1.412,00 1.667,56 2.019,80
Belo Horizonte - MG 1.412 - 2.044 1.487,67 1.412,00 1.415,00 1.687,44 2.043,88
Uberlândia - MG 1.412 - 1.750 1.420,29 1.412,00 1.412,00 1.445,18 1.750,45
Rio de Janeiro - RJ 1.450 - 2.326 1.686,55 1.449,80 1.735,00 1.919,96 2.325,51
Campinas - SP 1.416 - 1.991 1.472,90 1.415,89 1.416,00 1.644,03 1.991,30
Florianópolis - SC 1.412 - 2.034 1.538,23 1.412,00 1.576,00 1.679,61 2.034,39
Porto Alegre - RS 1.452 - 2.097 1.560,18 1.452,02 1.501,00 1.731,44 2.097,18
Brasília - DF 1.448 - 2.151 1.602,09 1.447,85 1.614,00 1.775,71 2.150,79
Bauru - SP 1.412 - 1.872 1.445,32 1.412,00 1.412,00 1.545,41 1.871,85
Recife - PE 1.412 - 2.041 1.484,55 1.412,00 1.422,00 1.684,84 2.040,72
Mogi das Cruzes - SP 1.413 - 1.746 1.421,52 1.412,55 1.416,00 1.441,55 1.746,05
Ribeirão Preto - SP 1.436 - 2.213 1.569,08 1.435,57 1.520,00 1.826,71 2.212,57
Birigui - SP 1.612 - 2.380 1.870,64 1.612,40 1.958,00 1.964,91 2.379,96
Goiânia - GO 1.415 - 2.296 1.596,29 1.415,14 1.566,00 1.895,86 2.296,33
Joinville - SC 1.412 - 2.147 1.526,86 1.412,00 1.468,00 1.772,34 2.146,71
Fortaleza - CE 1.412 - 1.883 1.454,23 1.412,00 1.412,00 1.554,47 1.882,82
Uberaba - MG 1.412 - 1.726 1.415,26 1.412,00 1.412,00 1.425,05 1.726,07
Barueri - SP 1.414 - 2.091 1.513,57 1.413,68 1.455,00 1.726,21 2.090,84


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.413 - 2.302 1.567,17 1.412,74 1.417,00 1.900,66 2.302,13
Minas Gerais 1.412 - 1.932 1.460,21 1.412,00 1.412,00 1.595,28 1.932,25
Paraná 1.412 - 2.190 1.528,56 1.412,00 1.412,00 1.808,03 2.189,94
Santa Catarina 1.412 - 2.182 1.575,80 1.412,00 1.576,00 1.801,37 2.181,87
Rio de Janeiro 1.419 - 2.320 1.652,63 1.418,56 1.614,53 1.915,67 2.320,31
Rio Grande do Sul 1.453 - 2.334 1.623,03 1.453,25 1.536,00 1.926,69 2.333,66
Distrito Federal 1.448 - 2.151 1.602,09 1.447,85 1.614,00 1.775,71 2.150,79
Pernambuco 1.412 - 2.140 1.504,90 1.412,00 1.422,00 1.766,80 2.140,01
Goiás 1.413 - 2.246 1.581,43 1.413,04 1.565,00 1.854,37 2.246,07
Bahia 1.412 - 2.295 1.557,13 1.412,00 1.470,00 1.894,86 2.295,11
Ceará 1.412 - 1.932 1.465,71 1.412,00 1.412,00 1.595,09 1.932,02
Espírito Santo 1.453 - 2.419 1.765,42 1.452,91 1.840,00 1.996,95 2.418,76
Pará 1.546 - 2.190 1.712,59 1.546,46 1.748,00 1.807,89 2.189,77
Maranhão 1.412 - 1.922 1.459,55 1.412,00 1.420,00 1.586,66 1.921,81
Mato Grosso do Sul 1.414 - 2.083 1.512,77 1.413,87 1.428,56 1.720,05 2.083,37
Amazonas 1.412 - 1.905 1.461,40 1.412,00 1.425,00 1.572,72 1.904,93
Mato Grosso 1.418 - 2.222 1.553,63 1.417,67 1.485,00 1.834,09 2.221,50
Paraíba 1.412 - 1.866 1.469,32 1.412,00 1.460,00 1.540,48 1.865,87
Alagoas 1.412 - 2.016 1.489,19 1.412,00 1.432,00 1.664,63 2.016,24
Rio Grande do Norte 1.412 - 1.942 1.473,07 1.412,00 1.430,00 1.603,23 1.941,88
Sergipe 1.412 - 2.181 1.521,16 1.412,00 1.412,00 1.801,01 2.181,44
Tocantins 1.412 - 1.821 1.446,80 1.412,00 1.440,00 1.503,63 1.821,24
Piauí 1.412 - 1.954 1.469,63 1.412,00 1.424,64 1.613,12 1.953,86
Rondônia 1.419 - 2.271 1.579,69 1.418,67 1.509,00 1.875,33 2.271,46
Amapá 1.412 - 2.131 1.503,39 1.412,00 1.426,00 1.759,12 2.130,70
Acre 1.412 - 1.867 1.448,13 1.412,00 1.425,00 1.541,80 1.867,47


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de teleatendimento ativo (telemarketing)

Operadores de telemarketing devem:

  • cobrar débitos;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cadastrar clientes;

  • Atividades

    • trabalhar a qualidade vocal;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • confirmar dados cadastrais;
    • oferecer benefícios variados;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • efetivar a venda;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • demonstrar empatia;
    • registrar informações com precisão;
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • solicitar informações ao cliente;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • realizar triagem de atendimento;
    • aplicar questionário;
    • seguir o código de ética;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • oferecer vantagens;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • tomar decisões;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • trabalhar em equipe;
    • administrar conflitos;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • demonstrar objetividade;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • apresentar produtos e serviços;
    • negociar valor de débitos;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • registrar respostas em papel;
    • esclarecer dúvidas;
    • finalizar contato;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • consultar histórico;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • demonstrar paciência;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • comunicar débitos;
    • confirmar dados;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • autocontrolar-se;
    • identificar-se ao cliente;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • orientar usuário de telefonia;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • oferecer soluções;
    • atualizar listas;
    • depurar informações;
    • informar restrições ao crédito;
    • orientar o usuário;
    • negociar valores;
    • consultar área técnica;
    • identificar problemas;
    • avaliar perfil de consumo;
    • consultar supervisor;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • agendar retorno (follow-up);
    • definir formas de pagamento;
    • fornecer informações;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • consultar manuais;
    • descrever o produto;
    • informar sanções contratuais;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • informar relação custo-benefício;
    • informar prazo de entrega;
    • negociar datas de pagamento;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • acionar serviços emergenciais;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • identificar clientes potenciais;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • calcular encargos do débito;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • direcionar atendimento;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • finalizar pendências de serviços;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • abordar o cliente;
    • negociar descontos;
    • argumentar com o cliente;
    • finalizar pendência técnica;


    Setores que mais contratam Operador de teleatendimento ativo (telemarketing) no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Promoção de vendas
    • Comércio varejista de livros
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Locação de mão-de-obra temporária




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

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    Profissionais das ciências atmosféricas e espaciais e de astronomia

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