Salário para o cargo de Operador de sistemas de informática (teleprocessamento)
CBO 3722-05 > Operadores de rede de teleprocessamento

Operador de sistemas de informática (teleprocessamento) - Descrição, atividades e funções do cargo

Operam e monitoram sistemas de comunicação em rede, preparam equipamentos e meios de comunicação, cuidam da segurança operacional por meio de procedimentos específicos e realizam atendimento ao usuário.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de câmara fotográfica , cinema e de televisão
        • Operadores de rede de teleprocessamento

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Operadores de rede de teleprocessamento trabalham em empresas de informática e departamentos de informática de empresas de diversos ramos de atividade e em entidades que atuam com populações residentes em áreas remotas. São assalariados, com carteira assinada, pela empresa onde atuam ou empresa terceirizada. Trabalham em equipe, sob supervisão, em ambiente fechado, em diferentes regimes de horário de trabalho diurno, noturno, rodízio de turnos e horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de rede de teleprocessamento

Para o exercício desse cargo requer-se formação de nível médio. Para as ocupações de operador de teleprocessamento requer-se, adicionalmente, cursos de especialização de aproximadamente quatrocentas horas-aula. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de sistemas de informática (teleprocessamento)

Operadores de rede de teleprocessamento devem:

  • preparar equipamentos e meios de comunicação;
  • efetuar procedimentos de trabalho;
  • monitorar sistemas;
  • operar sistemas de comunicação;
  • comunicar-se na rede;
  • cuidar da segurança operacional;
  • atender usuários;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • executar plano de contingência;
  • manter controle emocional;
  • consultar plano de contingência;
  • consultar manuais e documentação básica;
  • testar funcionamento dos aplicativos;
  • demonstrar iniciativa;
  • transmitir mensagens e dados;
  • identificar se na rede por meio de senha, código e prefixo;
  • receber solicitação de suporte técnico;
  • executar testes de conexão e comunicação;
  • priorizar operações emergenciais;
  • permitir acesso do usuário ao sistema;
  • acompanhar desempenho da rede;
  • tomar decisões;
  • registrar término do atendimento;
  • efetuar retransmissões devido a falhas;
  • controlar taxa de transmissão de dados;
  • verificar a conectividade entre os equipamentos do bastidor;
  • montar fita ou cartucho no computador central;
  • demonstrar capacidade de concentração;
  • orientar usuário sobre condições operacionais, comerciais e climáticas;
  • localizar área de atendimento;
  • comprometer-se com o trabalho;
  • organizar material de trabalho (fitas, cd);
  • zelar pela segurança no ambiente de trabalho;
  • emitir relatórios estatísticos de atendimento ao usuário;
  • identificar possíveis falhas do equipamento na transmissão;
  • registrar ocorrências do período de trabalho;
  • controlar suprimento de insumos (papel, cartucho de tinta);
  • acionar suporte técnico especializado;
  • confirmar transferência de mensagens e arquivos;
  • trabalhar em equipe;
  • bloquear tentativa de acesso não autorizado;
  • calcular a capacidade do tráfego de dados;
  • participar de ginástica laboral;
  • decriptar arquivos e mensagens;
  • cumprir prazos;
  • administrar situações de conflitos;
  • monitorar funcionamento de geradores e baterias em caso de falta de energia;
  • criptografar arquivos e mensagens;
  • relacionar-se com outros órgãos e usuários de comunicação;
  • ordenar sequência de impressão;
  • zelar pela qualidade das informações;
  • rotular mídia digital;
  • acompanhar transferência de mensagens e arquivos;
  • registrar ocorrência de problema técnico;
  • prestar apoio técnico à rede;
  • definir fila de transmissão de mensagens;
  • priorizar execução de sistemas críticos;
  • cumprir normas e regulamentos;
  • organizar cronograma de atividades;
  • verificar resultados de processos e operações;
  • avaliar resultados de impressão;
  • protocolar recebimento de mensagens e arquivos;
  • testar fontes de alimentação de energia;
  • interpretar códigos de comunicação (morse, cw);
  • identificar localização do usuário;
  • manter-se atualizado profissionalmente;
  • efetuar cópia de segurança de dados;
  • executar cronograma de atividades;
  • priorizar atendimento ao usuário preferencial;
  • ajustar equipamentos para operação;
  • consultar procedimentos padronizados para transmissão de dados e de radiocomunicação;
  • acionar setores competentes para emergências (polícia, bombeiros, sos, salva-mar, salva-aero);
  • limpar equipamento periodicamente;
  • executar testes de capacidade de transmissão;
  • diagnosticar tipo de ocorrência;
  • respeitar hierarquia;
  • manter sigilo das informações confidenciais;
  • agir com ética;
  • acompanhar processo de impressão;
  • regular climatização do ambiente;


Setores que mais contratam Operador de sistemas de informática (teleprocessamento) no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Supermercados
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços de engenharia
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Outras atividades de telecomunicações
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de teleatendimento
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais




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