Salário para o cargo de Operador de sistemas de informática (teleprocessamento)
CBO 3722-05 > Operadores de rede de teleprocessamento

Operador de sistemas de informática (teleprocessamento) - Descrição, atividades e funções do cargo

Operam e monitoram sistemas de comunicação em rede, preparam equipamentos e meios de comunicação, cuidam da segurança operacional por meio de procedimentos específicos e realizam atendimento ao usuário.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de câmara fotográfica , cinema e de televisão
        • Operadores de rede de teleprocessamento

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Operadores de rede de teleprocessamento trabalham em empresas de informática e departamentos de informática de empresas de diversos ramos de atividade e em entidades que atuam com populações residentes em áreas remotas. São assalariados, com carteira assinada, pela empresa onde atuam ou empresa terceirizada. Trabalham em equipe, sob supervisão, em ambiente fechado, em diferentes regimes de horário de trabalho diurno, noturno, rodízio de turnos e horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de rede de teleprocessamento

Para o exercício desse cargo requer-se formação de nível médio. Para as ocupações de operador de teleprocessamento requer-se, adicionalmente, cursos de especialização de aproximadamente quatrocentas horas-aula. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de sistemas de informática (teleprocessamento)

Operadores de rede de teleprocessamento devem:

  • atender usuários;
  • cuidar da segurança operacional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • efetuar procedimentos de trabalho;
  • comunicar-se na rede;
  • preparar equipamentos e meios de comunicação;
  • operar sistemas de comunicação;
  • monitorar sistemas;

Atividades

  • tomar decisões;
  • acompanhar desempenho da rede;
  • agir com ética;
  • receber solicitação de suporte técnico;
  • comprometer-se com o trabalho;
  • identificar possíveis falhas do equipamento na transmissão;
  • definir fila de transmissão de mensagens;
  • ajustar equipamentos para operação;
  • registrar ocorrências do período de trabalho;
  • montar fita ou cartucho no computador central;
  • zelar pela qualidade das informações;
  • manter controle emocional;
  • cumprir prazos;
  • transmitir mensagens e dados;
  • executar plano de contingência;
  • acionar setores competentes para emergências (polícia, bombeiros, sos, salva-mar, salva-aero);
  • verificar resultados de processos e operações;
  • identificar localização do usuário;
  • organizar cronograma de atividades;
  • rotular mídia digital;
  • organizar material de trabalho (fitas, cd);
  • executar testes de capacidade de transmissão;
  • orientar usuário sobre condições operacionais, comerciais e climáticas;
  • acionar suporte técnico especializado;
  • prestar apoio técnico à rede;
  • regular climatização do ambiente;
  • criptografar arquivos e mensagens;
  • manter-se atualizado profissionalmente;
  • limpar equipamento periodicamente;
  • relacionar-se com outros órgãos e usuários de comunicação;
  • registrar ocorrência de problema técnico;
  • efetuar cópia de segurança de dados;
  • priorizar operações emergenciais;
  • priorizar execução de sistemas críticos;
  • consultar manuais e documentação básica;
  • acompanhar processo de impressão;
  • confirmar transferência de mensagens e arquivos;
  • demonstrar capacidade de concentração;
  • controlar suprimento de insumos (papel, cartucho de tinta);
  • priorizar atendimento ao usuário preferencial;
  • decriptar arquivos e mensagens;
  • executar testes de conexão e comunicação;
  • controlar taxa de transmissão de dados;
  • participar de ginástica laboral;
  • calcular a capacidade do tráfego de dados;
  • verificar a conectividade entre os equipamentos do bastidor;
  • respeitar hierarquia;
  • consultar procedimentos padronizados para transmissão de dados e de radiocomunicação;
  • testar fontes de alimentação de energia;
  • consultar plano de contingência;
  • acompanhar transferência de mensagens e arquivos;
  • protocolar recebimento de mensagens e arquivos;
  • trabalhar em equipe;
  • administrar situações de conflitos;
  • emitir relatórios estatísticos de atendimento ao usuário;
  • zelar pela segurança no ambiente de trabalho;
  • localizar área de atendimento;
  • cumprir normas e regulamentos;
  • manter sigilo das informações confidenciais;
  • monitorar funcionamento de geradores e baterias em caso de falta de energia;
  • bloquear tentativa de acesso não autorizado;
  • efetuar retransmissões devido a falhas;
  • ordenar sequência de impressão;
  • interpretar códigos de comunicação (morse, cw);
  • identificar se na rede por meio de senha, código e prefixo;
  • permitir acesso do usuário ao sistema;
  • executar cronograma de atividades;
  • testar funcionamento dos aplicativos;
  • avaliar resultados de impressão;
  • registrar término do atendimento;
  • diagnosticar tipo de ocorrência;
  • demonstrar iniciativa;


Setores que mais contratam Operador de sistemas de informática (teleprocessamento) no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Supermercados
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços de engenharia
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Outras atividades de telecomunicações
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de teleatendimento
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais




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