Salário para o cargo de Operador de sistemas de informática (teleprocessamento)
CBO 3722-05 > Operadores de rede de teleprocessamento

Operador de sistemas de informática (teleprocessamento) - Descrição, atividades e funções do cargo

Operam e monitoram sistemas de comunicação em rede, preparam equipamentos e meios de comunicação, cuidam da segurança operacional por meio de procedimentos específicos e realizam atendimento ao usuário.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de câmara fotográfica , cinema e de televisão
        • Operadores de rede de teleprocessamento

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Operadores de rede de teleprocessamento trabalham em empresas de informática e departamentos de informática de empresas de diversos ramos de atividade e em entidades que atuam com populações residentes em áreas remotas. São assalariados, com carteira assinada, pela empresa onde atuam ou empresa terceirizada. Trabalham em equipe, sob supervisão, em ambiente fechado, em diferentes regimes de horário de trabalho diurno, noturno, rodízio de turnos e horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de rede de teleprocessamento

Para o exercício desse cargo requer-se formação de nível médio. Para as ocupações de operador de teleprocessamento requer-se, adicionalmente, cursos de especialização de aproximadamente quatrocentas horas-aula. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de sistemas de informática (teleprocessamento)

Operadores de rede de teleprocessamento devem:

  • efetuar procedimentos de trabalho;
  • preparar equipamentos e meios de comunicação;
  • operar sistemas de comunicação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cuidar da segurança operacional;
  • monitorar sistemas;
  • atender usuários;
  • comunicar-se na rede;

Atividades

  • calcular a capacidade do tráfego de dados;
  • acionar setores competentes para emergências (polícia, bombeiros, sos, salva-mar, salva-aero);
  • executar cronograma de atividades;
  • verificar a conectividade entre os equipamentos do bastidor;
  • priorizar execução de sistemas críticos;
  • demonstrar iniciativa;
  • identificar possíveis falhas do equipamento na transmissão;
  • administrar situações de conflitos;
  • registrar término do atendimento;
  • limpar equipamento periodicamente;
  • confirmar transferência de mensagens e arquivos;
  • bloquear tentativa de acesso não autorizado;
  • receber solicitação de suporte técnico;
  • protocolar recebimento de mensagens e arquivos;
  • consultar procedimentos padronizados para transmissão de dados e de radiocomunicação;
  • manter controle emocional;
  • efetuar retransmissões devido a falhas;
  • organizar material de trabalho (fitas, cd);
  • executar testes de capacidade de transmissão;
  • manter-se atualizado profissionalmente;
  • avaliar resultados de impressão;
  • cumprir normas e regulamentos;
  • transmitir mensagens e dados;
  • acompanhar transferência de mensagens e arquivos;
  • zelar pela qualidade das informações;
  • identificar localização do usuário;
  • ordenar sequência de impressão;
  • montar fita ou cartucho no computador central;
  • priorizar operações emergenciais;
  • prestar apoio técnico à rede;
  • cumprir prazos;
  • emitir relatórios estatísticos de atendimento ao usuário;
  • comprometer-se com o trabalho;
  • zelar pela segurança no ambiente de trabalho;
  • executar testes de conexão e comunicação;
  • criptografar arquivos e mensagens;
  • interpretar códigos de comunicação (morse, cw);
  • registrar ocorrências do período de trabalho;
  • controlar taxa de transmissão de dados;
  • acompanhar processo de impressão;
  • efetuar cópia de segurança de dados;
  • priorizar atendimento ao usuário preferencial;
  • agir com ética;
  • relacionar-se com outros órgãos e usuários de comunicação;
  • consultar manuais e documentação básica;
  • identificar se na rede por meio de senha, código e prefixo;
  • diagnosticar tipo de ocorrência;
  • localizar área de atendimento;
  • participar de ginástica laboral;
  • testar funcionamento dos aplicativos;
  • regular climatização do ambiente;
  • rotular mídia digital;
  • permitir acesso do usuário ao sistema;
  • acompanhar desempenho da rede;
  • trabalhar em equipe;
  • verificar resultados de processos e operações;
  • ajustar equipamentos para operação;
  • controlar suprimento de insumos (papel, cartucho de tinta);
  • definir fila de transmissão de mensagens;
  • testar fontes de alimentação de energia;
  • consultar plano de contingência;
  • respeitar hierarquia;
  • manter sigilo das informações confidenciais;
  • monitorar funcionamento de geradores e baterias em caso de falta de energia;
  • tomar decisões;
  • organizar cronograma de atividades;
  • orientar usuário sobre condições operacionais, comerciais e climáticas;
  • executar plano de contingência;
  • registrar ocorrência de problema técnico;
  • demonstrar capacidade de concentração;
  • decriptar arquivos e mensagens;
  • acionar suporte técnico especializado;


Setores que mais contratam Operador de sistemas de informática (teleprocessamento) no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Supermercados
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços de engenharia
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Outras atividades de telecomunicações
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de teleatendimento
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais




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