Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Técnicos em operação de câmara fotográfica , cinema e de televisão
- Operadores de rede de teleprocessamento
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Operadores de rede de teleprocessamento trabalham em empresas de informática e departamentos de informática de empresas de diversos ramos de atividade e em entidades que atuam com populações residentes em áreas remotas. São assalariados, com carteira assinada, pela empresa onde atuam ou empresa terceirizada. Trabalham em equipe, sob supervisão, em ambiente fechado, em diferentes regimes de horário de trabalho diurno, noturno, rodízio de turnos e horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de rede de teleprocessamento
Para o exercício desse cargo requer-se formação de nível médio. Para as ocupações de operador de teleprocessamento requer-se, adicionalmente, cursos de especialização de aproximadamente quatrocentas horas-aula. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Operador de sistemas de informática (teleprocessamento)
Operadores de rede de teleprocessamento devem:
- comunicar-se na rede;
- efetuar procedimentos de trabalho;
- operar sistemas de comunicação;
- demonstrar competências pessoais;
- atender usuários;
- monitorar sistemas;
- preparar equipamentos e meios de comunicação;
- cuidar da segurança operacional;
Atividades
- emitir relatórios estatísticos de atendimento ao usuário;
- interpretar códigos de comunicação (morse, cw);
- prestar apoio técnico à rede;
- executar testes de capacidade de transmissão;
- identificar localização do usuário;
- rotular mídia digital;
- cumprir prazos;
- diagnosticar tipo de ocorrência;
- demonstrar iniciativa;
- consultar procedimentos padronizados para transmissão de dados e de radiocomunicação;
- calcular a capacidade do tráfego de dados;
- registrar término do atendimento;
- receber solicitação de suporte técnico;
- identificar se na rede por meio de senha, código e prefixo;
- confirmar transferência de mensagens e arquivos;
- controlar suprimento de insumos (papel, cartucho de tinta);
- orientar usuário sobre condições operacionais, comerciais e climáticas;
- participar de ginástica laboral;
- executar cronograma de atividades;
- acionar suporte técnico especializado;
- monitorar funcionamento de geradores e baterias em caso de falta de energia;
- bloquear tentativa de acesso não autorizado;
- organizar cronograma de atividades;
- consultar plano de contingência;
- decriptar arquivos e mensagens;
- verificar a conectividade entre os equipamentos do bastidor;
- acompanhar transferência de mensagens e arquivos;
- relacionar-se com outros órgãos e usuários de comunicação;
- zelar pela segurança no ambiente de trabalho;
- executar plano de contingência;
- consultar manuais e documentação básica;
- agir com ética;
- comprometer-se com o trabalho;
- acionar setores competentes para emergências (polícia, bombeiros, sos, salva-mar, salva-aero);
- testar fontes de alimentação de energia;
- limpar equipamento periodicamente;
- administrar situações de conflitos;
- efetuar retransmissões devido a falhas;
- transmitir mensagens e dados;
- trabalhar em equipe;
- zelar pela qualidade das informações;
- priorizar operações emergenciais;
- regular climatização do ambiente;
- organizar material de trabalho (fitas, cd);
- permitir acesso do usuário ao sistema;
- efetuar cópia de segurança de dados;
- criptografar arquivos e mensagens;
- registrar ocorrências do período de trabalho;
- priorizar atendimento ao usuário preferencial;
- tomar decisões;
- cumprir normas e regulamentos;
- demonstrar capacidade de concentração;
- manter controle emocional;
- identificar possíveis falhas do equipamento na transmissão;
- localizar área de atendimento;
- controlar taxa de transmissão de dados;
- acompanhar processo de impressão;
- manter sigilo das informações confidenciais;
- montar fita ou cartucho no computador central;
- ajustar equipamentos para operação;
- verificar resultados de processos e operações;
- definir fila de transmissão de mensagens;
- avaliar resultados de impressão;
- acompanhar desempenho da rede;
- ordenar sequência de impressão;
- respeitar hierarquia;
- executar testes de conexão e comunicação;
- testar funcionamento dos aplicativos;
- protocolar recebimento de mensagens e arquivos;
- manter-se atualizado profissionalmente;
- priorizar execução de sistemas críticos;
- registrar ocorrência de problema técnico;
Setores que mais contratam Operador de sistemas de informática (teleprocessamento) no mercado de trabalho
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
- Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
- Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
- Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
- Serviços de comunicação multimídia - scm
- Supermercados
- Consultoria em tecnologia da informação
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
- Provedores de acesso às redes de comunicações
- Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
- Serviços de engenharia
- Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
- Outras atividades de telecomunicações
- Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
- Instalação e manutenção elétrica
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de teleatendimento
- Construção de estações e redes de telecomunicações
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais