Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Técnicos em operação de câmara fotográfica , cinema e de televisão
- Operadores de rede de teleprocessamento
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Operadores de rede de teleprocessamento trabalham em empresas de informática e departamentos de informática de empresas de diversos ramos de atividade e em entidades que atuam com populações residentes em áreas remotas. São assalariados, com carteira assinada, pela empresa onde atuam ou empresa terceirizada. Trabalham em equipe, sob supervisão, em ambiente fechado, em diferentes regimes de horário de trabalho diurno, noturno, rodízio de turnos e horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de rede de teleprocessamento
Para o exercício desse cargo requer-se formação de nível médio. Para as ocupações de operador de teleprocessamento requer-se, adicionalmente, cursos de especialização de aproximadamente quatrocentas horas-aula. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Operador de sistemas de informática (teleprocessamento)
Operadores de rede de teleprocessamento devem:
- atender usuários;
- operar sistemas de comunicação;
- cuidar da segurança operacional;
- comunicar-se na rede;
- demonstrar competências pessoais;
- efetuar procedimentos de trabalho;
- preparar equipamentos e meios de comunicação;
- monitorar sistemas;
Atividades
- testar funcionamento dos aplicativos;
- prestar apoio técnico à rede;
- acompanhar processo de impressão;
- priorizar execução de sistemas críticos;
- priorizar atendimento ao usuário preferencial;
- consultar plano de contingência;
- permitir acesso do usuário ao sistema;
- acompanhar desempenho da rede;
- registrar ocorrência de problema técnico;
- monitorar funcionamento de geradores e baterias em caso de falta de energia;
- agir com ética;
- emitir relatórios estatísticos de atendimento ao usuário;
- definir fila de transmissão de mensagens;
- controlar taxa de transmissão de dados;
- cumprir prazos;
- registrar término do atendimento;
- identificar se na rede por meio de senha, código e prefixo;
- controlar suprimento de insumos (papel, cartucho de tinta);
- orientar usuário sobre condições operacionais, comerciais e climáticas;
- rotular mídia digital;
- localizar área de atendimento;
- executar testes de conexão e comunicação;
- efetuar retransmissões devido a falhas;
- verificar resultados de processos e operações;
- consultar procedimentos padronizados para transmissão de dados e de radiocomunicação;
- organizar cronograma de atividades;
- diagnosticar tipo de ocorrência;
- manter controle emocional;
- demonstrar capacidade de concentração;
- executar cronograma de atividades;
- administrar situações de conflitos;
- trabalhar em equipe;
- criptografar arquivos e mensagens;
- bloquear tentativa de acesso não autorizado;
- registrar ocorrências do período de trabalho;
- verificar a conectividade entre os equipamentos do bastidor;
- organizar material de trabalho (fitas, cd);
- priorizar operações emergenciais;
- identificar possíveis falhas do equipamento na transmissão;
- ajustar equipamentos para operação;
- limpar equipamento periodicamente;
- demonstrar iniciativa;
- avaliar resultados de impressão;
- acompanhar transferência de mensagens e arquivos;
- participar de ginástica laboral;
- manter-se atualizado profissionalmente;
- transmitir mensagens e dados;
- respeitar hierarquia;
- acionar setores competentes para emergências (polícia, bombeiros, sos, salva-mar, salva-aero);
- receber solicitação de suporte técnico;
- ordenar sequência de impressão;
- relacionar-se com outros órgãos e usuários de comunicação;
- executar testes de capacidade de transmissão;
- protocolar recebimento de mensagens e arquivos;
- acionar suporte técnico especializado;
- confirmar transferência de mensagens e arquivos;
- tomar decisões;
- comprometer-se com o trabalho;
- regular climatização do ambiente;
- efetuar cópia de segurança de dados;
- calcular a capacidade do tráfego de dados;
- decriptar arquivos e mensagens;
- executar plano de contingência;
- identificar localização do usuário;
- consultar manuais e documentação básica;
- zelar pela segurança no ambiente de trabalho;
- testar fontes de alimentação de energia;
- zelar pela qualidade das informações;
- manter sigilo das informações confidenciais;
- montar fita ou cartucho no computador central;
- interpretar códigos de comunicação (morse, cw);
- cumprir normas e regulamentos;
Setores que mais contratam Operador de sistemas de informática (teleprocessamento) no mercado de trabalho
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
- Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
- Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
- Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
- Serviços de comunicação multimídia - scm
- Supermercados
- Consultoria em tecnologia da informação
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
- Provedores de acesso às redes de comunicações
- Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
- Serviços de engenharia
- Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
- Outras atividades de telecomunicações
- Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
- Instalação e manutenção elétrica
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de teleatendimento
- Construção de estações e redes de telecomunicações
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais