Operador de secador na fabricação de açúcar · CBO 8413-15

Operador de secador na fabricação de açúcar · CBO 8413-15

CBO 841315 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Opera moenda de cana-de-açúcar, acionando seus comandos elétricos e controlando seu funcionamento, a fim de obter o caldo necessário à produção de açúcar. preenche boletins com dados da produção e registros das ocorrências. realiza manutenção de primeiro nível no equipamento.

Também chamado de Operador de moenda na fabricação de açúcar · Parozeiro

O ofício do Operador de secador na fabricação de açúcar em uma frase CBO 841315

Síntese

O Operador de secador na fabricação de açúcar (CBO 8413-15) opera moenda de cana-de-açúcar, acionando seus comandos elétricos e controlando seu funcionamento, a fim de obter o caldo necessário à produção de açúcar. Preenche boletins com dados da produção e registros das ocorrências. Realiza manutenção de primeiro nível no equipamento. Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de higiene, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Como o CBO 8413-15 se traduz na rotina

Prepara e organiza o trabalho, interpretando a ordem de produção. Verifica a disponibilidade de matéria-prima para a obtenção da quantidade prevista de caldo de cana-de-açúcar. Seleciona instrumentos de trabalho. Consulta informações de controle laboratorial para a operação da moenda.

Opera a moenda, acionando os comandos elétricos, controlando a velocidade da esteira transportadora com cana-de-açúcar desfibrada, e monitorando a pressão hidráulica, a rotação da moenda e a temperatura dos mancais. Regula a vazão de água para umidificar o bagaço da cana.

Preenche boletins com dados de produção e com registro das ocorrências que afetam o processo produtivo e a qualidade do produto. Presta informações técnicas oralmente e por escrito.

Conserva o local de trabalho limpo e organizado. Mantém instrumentos de trabalho limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso.

Limpa, lubrifica e realiza pequenos reparos no equipamento. Identifica falhas durante o funcionamento, registrando as ocorrências e requisitando serviço de manutenção. Auxilia na manutenção programada.

Faz descarte de resíduos, seguindo os procedimentos estabelecidos pela empresa para o atendimento às normas ambientais.

Zela pelas condições de segurança, cumprindo as normas internas, utilizando os equipamentos de proteção individual, identificando e informando as condições inseguras de trabalho, e prevenindo acidentes.

Pulso do mercado para CBO Operador de secador na fabricação de açúcar

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 8413-15 se encontra hoje em zona de sob pressão.

Termômetro de Carreira
Sob pressão
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Leve saldo negativo nos últimos meses
Volatilidade
Rotatividade moderada
Volume
Ocupação de nicho específico no mercado formal
  • DensidadeOcupação de nicho específico no mercado formal
  • MovimentoSob pressão no curto prazo
  • VolatilidadeRotatividade moderada
  • Saldo de vagasLeve saldo negativo nos últimos meses
  • Escolaridade típicaEnsino médio completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais predominantemente jovens, na primeira fase de carreira
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaRegime CLT, 44h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 8413-15

Os principais empregadores concentram-se em: Usinas de Açúcar, Usinas de Álcool, Destilarias de Cachaça, Refinarias de Açúcar, Cultivo de Cana-de-Açúcar.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Para o exercício dessas ocupações requer-se prática profissional no posto de trabalho. O pleno desempenho das atividades ocorre com a experiência profissional ao longo do tempo, dependendo da ocupação exercida: para o operado de tratamento da calda, até dois anos de atuação na refinação do açúcar para os operadores de equipamentos e de cristalização, entre três e quatro anos de prática na refinação do açúcar para o operador de moenda, entre quatro e cinco anos de experiência na fabricação do açúcar.

Saberes que sustentam o CBO 8413-15

Tabela CBO · posição 2 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Domínios de formação geral e/ou transversal 8 tópicos
CampoTópicoSaberDomínioRecorrênciaPeso
Ciências biológicasEcologia e gestão ambientalOutros conhecimentos de ecologia e gestão ambiental - coleta e descarte de resíduos dos processos sucroalcooleiros244
Ciências exatas e informáticaFísicaOutros conhecimentos de física - grandezas físicas: conceito e medição de massa, volume, vazão, pressão e temperatura233
Matemática e estatísticaAritmética233
QuímicaOutros conhecimentos de química - química aplicada aos processos sucroalcooleiros222
Tecnologia da informação e comunicaçãoInformática233
Internet133
Linguística, letras e artesLínguasPortuguês: comunicação oral e escrita233
Português instrumental333
Domínios técnico-profissionais da produção de bens e serviços 17 tópicos
CampoTópicoSaberDomínioRecorrênciaPeso
Administração, gestão e negóciosOrganização da produçãoProdução em batelada133
Produção em fluxo contínuo133
Planejamento e controle da produção (pcp)Planejamento do trabalho333
Qualidade e produtividadeControle da qualidade233
Saúde e segurançaErgonomia245
Segurança no trabalho355
Processos de produção industrialAutomação nos processos de produção industrialAutomação de máquinas industriais222
Informações tecnológicas de fabricação de produtos alimentícios, bebidas e fumoProcessos de fabricação do açúcar344
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de fabricação de produtos alimentícios, bebidas e fumo - etapas do processo de produção de açúcar: moagem da cana-de-açúcar, tratamento do caldo, evaporação, cristalização, supersaturação, centrifugação, secagem, outras244
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de fabricação de produtos alimentícios, bebidas e fumo - operação de moendas de cana-de-açúcar455
Outros conhecimentos de informações tecnológicas de fabricação de produtos alimentícios, bebidas e fumo - tipos de caldo: caldo rico ou primário, caldo pobre ou secundário, caldo misto, caldo sulfitado, caldo caleado333
Informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentosOutros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - instrumentos usados no controle da produção de açúcar: manômetro, vacuômetro, termômetro, densímetro, refratômetro (brix), tacômetro, outros233
Outros conhecimentos de informações tecnológicas referentes a instalações e equipamentos - máquinas e equipamentos usados na produção de açúcar: moenda, evaporador, cristalizador, centrífuga, secador, agitador mecânico, flotador, esteiras transportadoras, compressores, trocador de calor, balança, filtro rotativo, peneiras, outros344
Manutenção industrialLubrificação234
Outros conhecimentos de manutenção industrial - manutenção de primeiro nível de equipamentos de produção de açúcar344
Normas técnicas e regulamentadoras para a área industrialNormas regulamentadoras para área industrial222
Normas técnicas para área industrial222

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 2 de 8
Habilidades cognitivas 7 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
comunicaçãoCompreensão oral44
Expressão oral33
Compreensão escrita44
Expressão escrita33
RaciocínioRaciocínio concreto para seguir instruções55
Raciocínio abstrato para resolução de problemas44
Trabalho com númerosCompreensão numérica44
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 15 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades físicasCoordenação corporal bruta44
Equilíbrio corporal bruto44
Flexibilidade de extensão44
Flexibilidade dinâmica44
Habilidades psicomotorasEstabilidade (firmeza) braço-mão44
Precisão de controle44
Destreza manual55
Coordenação multimembros44
Habilidades sensoriaisAtenção auditiva44
Percepção de profundidade55
Visão a distância33
Visão de perto (ou a curta distância)44
Visão periférica44
Discriminação de cor visual55
Outras habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais (especificar: ....)Outras - sensibilidade olfativa44
Habilidades práticas 7 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades interpessoaisTrabalho em equipe44
Troca de informações33
Cooperação44
Habilidades operacionaisAplicação de instruções simples e rotineiras55
Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas33
Habilidades organizacionaisAnálise de garantia de qualidade22
Análise de riscos33

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 2 de 8
TipoPosturaPeso
Avaliação de trabalho ou atividadeAvaliação do próprio desempenho, com alguma orientação4
Trabalho sob supervisão diretaTrabalho sob supervisão direta, com alguma autonomia4

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Atuam na fabricação de produtos alimentícios, de bebidas e de álcool como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, sob supervisão permanente, em ambiente fechado e no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno). No desenvolvimento de algumas atividades podem permanecer expostos à ação de materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas.

Verbos do dia a dia do CBO 841315

O que se faz na prática
Controlar a velocidade da esteira transportadora com cana-de-açúcar desfibrada
Auxiliar na manutenção programada
Registrar as ocorrências
Identificar falhas no funcionamento das máquinas e equipamentos
Trabalhar em equipe
Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança
Realizar pequenos consertos
Regular a vazão de água de embebição ao bagaço
Interpretar dados técnicos
Monitorar a temperatura dos mancais
Consultar informações de controle laboratorial para a operação da moenda
Comunicar-se com facilidade

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Operador de secador na fabricação de açúcar (CBO 8413-15) pertence à família dos Trabalhadores na fabricação e refino de açúcar, dentro do grande grupo dos trabalhadores da produção de bens e serviços industriais .

8 Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
84 Trabalhadores da fabricação de alimentos, bebidas e fumo
841 Operadores de equipamentos na preparação de alimentos e bebidas
8413 Trabalhadores na fabricação e refino de açúcar
841315 Operador de secador na fabricação de açúcar

Profissões irmãs na família CBO 8413

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Operador de secador na fabricação de açúcar

CBO 841315

Qual é o CBO do Operador de secador na fabricação de açúcar?

O código é CBO 8413-15 (ou CBO 841315 sem o hífen), dentro da família 8413 (Trabalhadores na fabricação e refino de açúcar), no grande grupo 8 (Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais ).

O que faz um Operador de secador na fabricação de açúcar?

Opera moenda de cana-de-açúcar, acionando seus comandos elétricos e controlando seu funcionamento, a fim de obter o caldo necessário à produção de açúcar. Preenche boletins com dados da produção e registros das ocorrências. Realiza manutenção de primeiro nível no equipamento. Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de higiene, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e seguran…

Que formação é necessária para o CBO 8413-15?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Usinas de Açúcar, Usinas de Álcool, Destilarias de Cachaça, Refinarias de Açúcar.

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 44 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 8413-15

Mesmo subgrupo · CBO 841