Salário para o cargo de Operador de manobras (auxiliar de ferrovias)
CBO 7831-10 > Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos

Operador de manobras (auxiliar de ferrovias) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Manobram veículos ferroviários e estacionam trens. Acoplam e desaclopam vagões e carros, operam aparelho de mudança de via (amv), revisam veículos ferroviários e controlam pátio de manobras. Preenchem registros burocráticos com informações técnicas e operacionais das atividades realizadas. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental.

Quanto ganha um Operador de manobras (auxiliar de ferrovias)

Um Operador de manobras (auxiliar de ferrovias) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.574,18 e R$ 2.905,67, com a média salarial de R$ 1.841,66 e o salário mediana em R$ 1.816,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de manobras (auxiliar de ferrovias)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.841,66 22.099,89 460,41 8,57
1º Quartil 1.574,18 18.890,13 393,54 7,33
Salário Mediana 1.816,00 21.792,00 454,00 8,45
3º Quartil 2.215,98 26.591,81 554,00 10,31
Teto Salarial 2.905,67 34.867,98 726,42 13,52


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Trabalhadores de manobras sobre trilhos e movimentação e cargas
        • Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.662 - 2.739 1.959,29 1.661,64 1.982,00 2.261,64 2.739,37
Curitiba - PR 1.453 - 2.408 1.722,36 1.452,90 1.694,50 1.987,74 2.407,61
Belo Horizonte - MG 1.440 - 2.845 1.728,85 1.440,10 1.548,00 2.349,21 2.845,43
Rio de Janeiro - RJ 1.418 - 2.405 1.613,51 1.417,93 1.493,00 1.985,32 2.404,67
Fortaleza - CE 1.430 - 1.892 1.476,85 1.430,48 1.454,00 1.562,08 1.892,04
Porto Alegre - RS 1.548 - 2.266 1.650,10 1.547,85 1.614,00 1.870,90 2.266,09
São Bernardo do Campo - SP 1.831 - 3.262 2.262,61 1.831,19 2.343,00 2.693,14 3.262,01
Campinas - SP 1.720 - 2.640 1.893,05 1.719,58 1.872,00 2.179,84 2.640,29
Recife - PE 1.412 - 1.964 1.489,69 1.412,00 1.458,00 1.621,25 1.963,71
Uberlândia - MG 1.412 - 2.522 1.747,38 1.412,00 1.753,00 2.081,95 2.521,72
Goiânia - GO 1.448 - 2.751 1.785,31 1.447,79 1.697,34 2.271,58 2.751,41
Brasília - DF 1.454 - 2.309 1.654,79 1.453,60 1.648,00 1.906,13 2.308,76
Juiz de Fora - MG 1.622 - 2.288 1.781,60 1.621,73 1.806,34 1.888,91 2.287,90
Campo Grande - MS 1.533 - 2.567 1.740,86 1.532,67 1.672,00 2.119,67 2.567,40
Botucatu - SP 1.920 - 2.326 1.920,26 1.920,00 1.920,00 1.920,60 2.326,29
Guarulhos - SP 1.628 - 2.812 1.965,92 1.628,01 1.982,00 2.321,42 2.811,77
Caldas Novas - GO 1.550 - 1.985 1.589,88 1.550,20 1.580,74 1.638,83 1.985,00
Anápolis - GO 1.647 - 2.481 1.856,05 1.647,00 1.922,00 2.048,47 2.481,16
Ribeirão Preto - SP 1.651 - 2.565 1.840,33 1.651,47 1.799,00 2.117,69 2.565,00
João Monlevade - MG 1.469 - 2.198 1.689,23 1.469,31 1.733,00 1.814,87 2.198,22


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.673 - 2.987 2.010,63 1.673,24 1.982,00 2.465,80 2.986,65
Minas Gerais 1.434 - 2.607 1.717,14 1.434,14 1.632,00 2.152,74 2.607,46
Paraná 1.461 - 2.544 1.780,95 1.461,48 1.805,00 2.100,28 2.543,93
Rio de Janeiro 1.418 - 2.376 1.621,26 1.418,48 1.504,00 1.961,48 2.375,80
Goiás 1.477 - 2.760 1.793,19 1.476,62 1.713,00 2.278,80 2.760,15
Ceará 1.429 - 1.902 1.479,42 1.429,02 1.454,00 1.570,53 1.902,28
Rio Grande do Sul 1.543 - 2.497 1.732,65 1.543,05 1.620,00 2.061,47 2.496,91
Espírito Santo 1.558 - 2.734 1.797,14 1.557,89 1.625,00 2.256,98 2.733,72
Pernambuco 1.412 - 2.545 1.622,82 1.412,00 1.500,00 2.101,48 2.545,38
Bahia 1.435 - 2.654 1.672,91 1.434,59 1.480,00 2.190,93 2.653,72
Santa Catarina 1.687 - 3.414 2.116,40 1.686,64 1.959,00 2.818,80 3.414,22
Distrito Federal 1.454 - 2.309 1.654,79 1.453,60 1.648,00 1.906,13 2.308,76
Mato Grosso do Sul 1.527 - 2.567 1.736,37 1.526,76 1.672,00 2.119,67 2.567,40
Mato Grosso 1.481 - 2.769 1.895,28 1.481,15 1.936,00 2.286,10 2.769,00
Pará 1.474 - 2.212 1.661,62 1.474,29 1.679,00 1.826,28 2.212,05
Maranhão 1.425 - 2.912 1.793,37 1.424,51 1.620,00 2.404,10 2.911,92
Amazonas 1.471 - 2.454 1.713,96 1.471,25 1.570,25 2.026,00 2.453,95
Alagoas 1.445 - 2.615 1.773,63 1.444,63 1.675,50 2.159,13 2.615,20
Rio Grande do Norte 1.435 - 2.428 1.733,00 1.434,50 1.878,00 2.004,83 2.428,31
Tocantins 1.650 - 2.823 1.997,88 1.650,33 2.000,00 2.330,83 2.823,18
Piauí 1.620 - 2.372 1.850,00 1.619,75 1.958,00 1.958,00 2.371,59
Rondônia 1.860 - 2.686 1.963,83 1.860,00 1.860,00 2.217,33 2.685,70
Paraíba 1.412 - 2.283 1.517,00 1.412,00 1.412,00 1.884,50 2.282,56
Sergipe 1.412 - 1.782 1.423,80 1.412,00 1.412,00 1.471,00 1.781,72


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos atuam em empresas ferroviárias de transporte de carga e de passageiros como assalariados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno) e a céu aberto. O agente de pátio atua também em ambiente fechado e o manobrador, em veículos. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse. Em algumas atividades podem estar sujeitos à exposição de materiais tóxicos, a ruído intenso e aos perigos inerentes a trabalhos realizados em rede aérea elétrica.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos

Para o exercício da ocupação de manobrador requer-se ensino fundamental para o de agente de pátio, ensino médio. A formação profissional ocorre mediante curso básico de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas-aula, realizado na própria empresa ou em instituições de formação profissional. O pleno desempenho das atividades é alcançado com a prática profissional no posto de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de manobras (auxiliar de ferrovias)

Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos devem:

  • preencher registros burocráticos;
  • desacoplar vagões e carros;
  • operar amv (aparelho de mudança de via);
  • revisar veículos ferroviários;
  • controlar pátio de manobras;
  • estacionar trem;
  • observar normas de segurança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • manobrar veículos ferroviários;
  • acoplar vagões e carros;

  • Atividades

    • acionar chave manual;
    • aproximar máquina do vagão;
    • calçar o trem;
    • liberar vagões para partida;
    • abrir amv;
    • demonstrar humildade;
    • comunicar descarrilamento de trens;
    • acompanhar descarregamento quando houver anormalidade;
    • limpar locomotivas;
    • licenciar trem via gps (global position system);
    • certificar-se das manobras nos pátios;
    • conferir freios manuais e calços;
    • engatar mangueiras de ar;
    • verificar calço do trem;
    • informar a chegada de vagões ao cliente;
    • deixar trem dentro do marco;
    • manter confidencialidade acerca de acidentes;
    • preencher planilhas de circulação de trens no pátio;
    • emitir documentação de vagões;
    • acionar freio de emergência ou de serviço;
    • fechar a torneira de ar;
    • demonstrar presteza;
    • desengatar mangueiras;
    • comunicar-se com cco sobre recolhimento de trens;
    • travar chave na posição desejada;
    • engatar máquina nos vagões;
    • sinalizar manualmente;
    • conferir posição da chave;
    • demonstrar força física;
    • aplicar procedimentos de primeiros socorros;
    • abastecer locomotiva com areia;
    • demonstrar visão logística;
    • assumir responsabilidades;
    • retirar obstáculos dos trilhos;
    • conectar plugues ou jumpers entre vagões locomotivas;
    • verificar posição dos engates;
    • verificar ponta da agulha;
    • verificar bitola das linhas;
    • averiguar local onde o trem está estacionado;
    • comunicar anormalidades à área de manutenção;
    • exprimir polidez;
    • inspecionar timoneira;
    • abrir mandíbulas;
    • atentar para anormalidades;
    • demonstrar iniciativa;
    • aplicar freio de serviço de emergência no veículo;
    • orientar maquinista via rádio ou por sinais manuais;
    • recarregar freio se necessário;
    • limpar chave;
    • utilizar sinais luminosos;
    • mostrar-se atento;
    • executar programação de manobras;
    • acompanhar cauda do trem;
    • registrar eventuais perdas de mercadorias;
    • combinar manobra com o manobrista;
    • inspecionar estado físico dos vagões;
    • destravar a chave;
    • conectar engate no trem;
    • verificar sistemas de freios;
    • alimentar o sistema operacional;
    • prender mangueira no suporte;
    • abrir torneira angular de ar;
    • cumprir ordens;
    • alinhar engates;
    • contatar centro de controle operacional sobre circulação de trens;
    • utilizar epi;
    • executar engate;
    • utilizar rádio transceptor;
    • executar pequenos reparos nos vagões;
    • preencher planilhas de carregamento e descarregamento;
    • acompanhar maquinistas em viagem;
    • verificar fechamento das portas ou lacres dos vagões;
    • demonstrar autocontrole;
    • solicitar prioridade de formação de trens;
    • informar situação do pátio;
    • acionar freio manual dos vagões;
    • desacoplar plugues ou jumpers;
    • conferir documentos das mercadorias dos vagões;
    • lubrificar chave;
    • preencher planilha de lotação no pátio;
    • separar locomotiva dos vagões;
    • conectar adaptador de engate no trem;
    • demonstrar agilidade;
    • autorizar entrada de trens no pátio;
    • demonstrar paciência;
    • confirmar engate;
    • identificar bitolas e linhas;
    • manifestar prudência;
    • acionar alavanca de corte do engate;
    • identificar tipo de vagão e destino;
    • mapear vagões e trens nas linhas;
    • atualizar-se;
    • comunicar ao cco liberação de trens;


    Setores que mais contratam Operador de manobras (auxiliar de ferrovias) no mercado de trabalho

    • Estacionamento de veículos
    • Transporte ferroviário de carga
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana
    • Outras atividades de serviços pessoais
    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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